Como organizar o feed do Instagram: apps e dicas

Como organizar o feed do Instagram: apps e dicas

Organizar o feed do Instagram pode ser muito útil em diversas situações e para vários tipos de usuários. É inegável que a plataforma de fotos e vídeos do Facebook mudou ao longo do tempo. Se, em seus primórdios, o Instagram era uma rede social exclusiva para iOS e usada somente para postar fotos de momentos pessoais; hoje a plataforma possui mais de 1.3 bilhão de usuários e é usada para os mais diversos fins.

Existe muita gente hoje em dia ganhando dinheiro com seus perfis no Instagram. Desde pequenos empresários e lojistas até influenciadores digitais. Por isso, saber organizar o feed do Instagram é tão importante para se destacar em meio a tantos usuários.

Neste artigo nós iremos mostrar como organizar o feed do Instagram de diferentes maneiras. Quais as vantagens de fazer isso e também quais aplicativos podem lhe auxiliar nesta tarefa. Preparado? Então vamos começar!

Leia também
Instagram verificado: o que é e como obter?
Como inserir música nos seus posts do Instagram

O que é um feed organizado?

organizar o feed do Instagram

Com certeza já deve ter acontecido com você. Abriu um perfil no Instagram e, de cara, ficou impressionado com a qualidade visual do perfil. As cores são harmônicas, as fotos parecem que contam uma história, a composição dos elementos parece ter sido escolhida a dedo. É muito bonito de se ver realmente. E existe toda uma estratégia por trás disso.

Encare o feed do Instagram como uma vitrine para os seus produtos ou serviços. Os donos de lojas físicas dão muita atenção às suas vitrines. Afinal de contas, elas são as responsáveis por atrair os olhares e a atenção de potenciais consumidores. E uma vitrine atraente tem justamente o poder de atrair o cliente para dentro da loja.

O mesmo acontece com o feed do Instagram. Um feed bem feito, organizado e bonito, vai chamar a atenção do usuário. Então ele vai ficar tentado a olhar os posts individuais, a ler as legendas e, caso ele goste do conteúdo, a se tornar um novo seguidor. E se você usa o Instagram para vender algum produto ou serviço, isso pode significar um novo cliente.

organizar feed do Instagram

Vou citar aqui alguns exemplos. Imagine que você tenha uma loja de roupas. Pode ser uma boa ideia organizar o seu feed por coleções. Ou se você vende artesanato, por que não organizar o feed por categoria de produtos? Se você é dono de uma pousada, além de usar fotos profissionais e de alta qualidade, que tal escolher uma paleta de cores e organizar o seu feed com base nisso?

Portanto, organizar o feed do Instagram é muito mais do que simplesmente escolher fotos bonitas. É ter um objetivo em mente e postar de acordo com ele. É saber usar bem a sua paleta de cores, a composição das imagens e saber contar uma história através de todos os elementos.

Aplicativos para organizar o feed do Instagram

Para organizar o feed do Instagram você pode contar com a ajuda de diversos aplicativos, que certamente vão facilitar o processo. Abaixo você confere algumas sugestões.

Editores de imagens

VSCO

Antes de mais nada, um feed organizado precisa sim ter fotos bonitas. Para isso, nada melhor do que contar com um bom editor de imagens. Felizmente, tanto na App Store (iOS) quanto na Google Play (Android) existem centenas de aplicativos com este fim.

Dentre os mais conhecidos e usados estão o VSCO (Android | iOS), que conta com uma ampla seleção de filtros. Além disso, há opções para o tratamento de imagens. Outra ótima opção é o Snapseed (Android | iOS), um editor de imagens muito completo e, ao mesmo tempo, simples de usar. Você pode alterar os parâmetros das imagens, tais como brilho, saturação ou contraste apenas deslizando o dedo pela tela do smartphone.

Outro aplicativo bastante popular é o Afterlight (Android | iOS), que oferece mais de 70 filtros e diversas opções para o tratamento das imagens. De qualquer forma, a dica aqui é testar diversos aplicativos e ver com qual deles atende as suas necessidades ou é mais simples de usar. Opção é o que não vai faltar.

UNUM

UNUM

O UNUM (Android | iOS) serve para você visualizar antecipadamente como ficará o seu feed com as fotos que planeja postar. Ele é grátis para baixar mas possui alguns recursos pagos. No entanto, apenas com a versão gratuita já dá para planejar o seu feed com antecedência.

Basta subir as fotos da sua galeria de imagens e organizá-las no UNUM. Aí você consegue ver como ficará a harmonia das imagens escolhidas, as cores, a composição e outras coisas. O recurso de criar mosaicos também está disponível na versão grátis. Os mosaicos são uma ótima forma de deixar o seu feed mais impactante.

Preview

Preview

O aplicativo Preview (Android | iOS) é uma alternativa ao UNUM. Ele é mais completo e possui uma versão Pro que desbloqueia todas as funcionalidades. Com ele você consegue não apenas organizar as fotos do feed antes de postá-las. Mas o aplicativo também disponibiliza estatísticas dos posts, traz alguns filtros do Instagram, função de repost, pesquisa as melhores hashtags e também permite fazer o agendamento das postagens.

Canva

Canva

O Canva (Android | iOS) é, sem dúvida alguma, um dos melhores aplicativos que eu já usei. Ele traz uma infinidade de templates para você usar no seu feed do Instagram. Os templates são feitos por designers profissionais e abordam várias temáticas.

Assim, basta abrir o Canva, escolher o seu template favorito e modificar os textos, as imagens e até as cores. O legal é que o Canva possui imagens adequadas não apenas para o feed do Instagram, mas também para os Stories, Facebook, capa de YouTube e muitos outros formatos.

É possível também fazer uma assinatura e liberar todos os recursos, como templates Pro, elementos e imagens profissionais.

8 ideias para organizar o feed do Instagram

Abaixo nós apresentamos 8 ideias para você se inspirar e organizar o feed do Instagram da melhor maneira possível. Saca só!

01. Quadrados

Vamos começar pelo mais fácil de todos. Neste tipo de layout você só precisa se preocupar em usar o mesmo filtro e mesma paleta de cores em todas as imagens. Ou seja, você não precisa se preocupar com todo o feed de uma vez, como é o caso dos mosaicos. Vá avançando um quadrado por vez usando o mesmo filtro e o mesmo esquema de cor.

02. Diagonal

O feed em diagonal é bem fácil de fazer e traz um resultado bem interessante. Aqui você precisa escolher uma “categoria” ou “tema” para um conjunto de 3 fotos. Daí, usando os apps UNUM ou Preview você as organiza em diagonal.

Veja os exemplos abaixo. Na foto da esquerda temos 3 fotos de uma garota na diagonal. Note que a cor predominante é o amarelo. Já na foto do meio temos uma coluna em diagonal com fotos de sorvete e outra com fotos de café. Por fim, a última foto organizou as imagens em cores. Há 3 fotos vermelhas na diagonal, 3 fotos brancas e 3 fotos de comida.

03. Azulejos

Esse tipo de feed remete a uma parede revestida de azulejos. Ou seja, aqui você vai alternar entre dois ou mais estilos diferentes. A forma mais comum de usar esse tipo de feed é alternar entre uma foto comum e uma citação ou frase impactante.

Veja os exemplos abaixo. É importante também que as fotos estejam de acordo com a sua identidade visual, ou seja, a paleta de cores predominante.

04. Linha por linha

Esse tipo de feed é muito interessante pois favorece o storytelling. Aqui cada linha conta uma história. Ou cada linha pode ser dedicada a uma categoria ou temática.

Por exemplo, imagine que você esteja documentando a sua viagem. Em cada linha, ou seja, a cada 3 fotos, você pode contar algo que aconteceu de manhã, à tarde e à noite. Aqui as possibilidades são praticamente infinitas. Basta usar a criatividade.

05. Linha no meio

O feed do tipo Linha no meio é bem impactante logo de cara. Ele consiste em ter uma linha no meio separando dois estilos diferentes. Geralmente, a maioria usa a linha do meio para trazer citações ou frases, usando um fundo neutro dos lados. Mas você pode fazer o que quiser.

A ideia é que a linha do meio guie o seguidor, contando uma história. A vontade que dá é só de ficar rolando o feed. Use a sua criatividade para decidir o que colocar nas fotos laterais. O ideal é que elas se relacionem com as fotos que estão no centro. Veja alguns exemplos abaixo:

06. Arco-íris

A ideia com este feed é que as cores mudam à medida que você rolar o feed para cima ou para baixo. Obviamente que este tipo de feed requer muito mais trabalho, organização e planejamento. Mas com certeza o seu perfil se destacará se você conseguir implementar.

A dica aqui é usar cores diferentes a cada 3, 6 ou 9 fotos. Veja alguns exemplos inspiradores abaixo:

07. Quadros

A ideia deste tipo de feed é fazer parecer com que as fotos sejam quadros. Para isso, você deve inserir bordas brancas nas imagens. Nos apps de edição e de preview que indicamos acima há vários estilos de bordas que você pode usar. É só soltar a criatividade e experimentar.

08. Mosaico

Este é o tipo de feed mais famoso e talvez um dos mais usados. O mosaico funciona como um quebra-cabeça, onde cada foto ajuda a montar uma imagem maior. Mas atenção! É importante que cada foto faça sentido separadamente. Senão a pessoa só vai entender se vir o perfil completo, o que nem sempre acontece.

Seguem alguns exemplos para você se inspirar.

Conclusão

Portanto, organizar o feed do Instagram não é um bicho de sete cabeças. Basta você ter bem definido qual o seu objetivo com o seu perfil. Escolher uma boa paleta de cores, que seja condizente com a sua personalidade e com os temas que você abordará no seu perfil.

Tendo definido esses pontos, é só partir para a organização do feed. Se preferir, escolha uma das 8 opções de layout que exemplificamos neste artigo. Tenho certeza que aplicando estes pontos você conseguirá criar um feed bem organizado e atrativo para os seus seguidores.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X