Saiba como proceder se ocorrer um erro com o leitor de impressões digitais do seu smartphone

Por: Larissa Ximenes

Caso o leitor de impressões digitais do seu celular exiba erro, saiba que é possível que esse problema seja solucionado sem precisar levar o aparelho na assistência técnica. Caso seja um bug simples ou apenas sujeira, você poderá voltar a usá-lo em poucos minutos.

Por isso, hoje vamos te mostrar neste artigo alguns motivos mais simples que podem causar um erro no sensor de impressão digital tanto de Android quanto de iOS e o passo a passo de como resolver o problema.

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O leitor de impressões digitais pode dar erro?

O leitor de impressões digitais está presente atualmente em praticamente todo smartphone, e se tornou uma ferramenta importante de proteção. Ele evita que pessoas precisem ficar digitando senhas e pins a todo momento para destravar a tela do aparelho, ao mesmo tempo que também impede que qualquer pessoa que o tenha em mãos possa fazer isso.

Porém, ocasionalmente, assim como qualquer ferramenta de um dispositivo móvel, o leitor de impressões digitais pode apresentar alguns erros. Embora em algumas vezes pode ser mesmo um problema com o componente que será preciso trocar ou consertar, em outras não passa de um problema simples.

O mais simples deles e que também acontece com mais frequência é simplesmente a presença de sujeira no leitor, o que impede a leitura correta da impressão digital do usuário. Essa sujeira pode estar tanto no leitor do aparelho, na parte de fora, ou até mesmo no próprio dedo. Isso acontece mais frequentemente no caso de leitores ópticos.

Então, caso o leitor de impressões digitais do seu smartphone apresente algum erro de leitura, a primeira coisa que você deve fazer é limpar o aparelho e o seu dedo, só para garantir que o problema não é sujeira.

Inclusive, esse erro com sujeira pode acontecer até mesmo na hora de cadastrar a impressão digital, que acaba ficando gravada com a sujeira. Então quando o usuário usa o dedo limpo, a leitura não bate. Nesse caso, se mesmo limpando os dedos continue dando erro, tente cadastrá-la novamente. Principalmente caso o erro aconteça logo após o cadastro.

Isso é bem simples de fazer, vamos mostrar o passo a passo.

Android

No caso dos Androids, pode ser que o caminho de um smartphone de uma fabricante seja levemente diferente do que outros, mas no básico é a mesma coisa. A posição do leitor também pode variar, sendo alguns deles no botão Home, outros no botão de ligar e desligar, outros em um botão dedicado ou até mesmo sob a tela.

Na maioria das vezes a opção para cadastrar uma nova digital está dentro de Configurações e e, seguida em “Segurança” ou “Tela de boqueio e segurança”.

Entrando nessa área, você vai encontrar uma opção dedicada para a Impressão Digital, então é só clicar nela.

Nesse caso, você pode apagar a impressão já registrada, já que o intuito é fazer uma nova, e é o mais indicado para não dar nenhum tipo de conflito. Geralmente ao lado da impressão já gravada tem um ícone de um lixinho, e é ali que você apaga ela.

Em seguida, é só inserir uma nova, em uma opção que geralmente é “adicionar impressão digital”. Dessa vez, tenha certeza de que tanto o sensor quanto seus dedos estão limpos para evitar qualquer problema com sujeira na hora de gravar seus dados biométricos. Também é importante que o dedo esteja seco e limpo.

Uma dica legal é usar álcool isopropílico para limpar todo o smartphone, já que ele é um produto específico para isso e cumpre o que promete.

iPhone

Esse problema também pode acontecer com um iPhone, que usa o que a empresa chama de Touch ID. E, assim como no Android, pode ser um problema também com sujeira, então é preciso gravar uma nova digital.

Porém, uma dica importante aqui é verificar se o seu iPhone já está rodando a última versão o iOS, o que pode ser uma causa do problema no leitor de impressões digitais. Para isso, vá em Ajustes, depois em Geral, e por sim em Atualização de Software. Caso tenha opção para atualizar, faça isso.

Depois, volte para o app Ajustes e então escolha a opção Touch ID e Código, e confirme se a opção Desbloquear iPhone ou iTunes e App Stores está ativa.

Para registrar uma nova digital, vá em Ajustes, depois em Touch ID e Código e depois em Adicionar Impressão Digital.

Casos isolados onde o leitor de impressões digitais não adianta

Existem algumas situações específicas onde o smartphone exige o código PIN, então a impressão digital não vai funcionar. No Android isso depende muito de fabricante, mas é geralmente quando o usuário passa um determinado período de tempo sem usar o código PIN ou quando reinicia o smartphone.

No iPhone, por exemplo, algumas dessas situações são essas ou caso a impressão digital não seja reconhecida 5 vezes seguidas, caso o aparelho não tenha sido desbloqueado em um período de 48 horas, quando você acaba de registrar ou apagar uma impressão digital, quando abre a opção Touch ID e Código no aplicativo Ajustes ou quando se usa o SOS e Emergência.

Outros motivos que podem estar dando erro

Embora sejam bem básicos, existem outros motivos que fazem com que a leitura do dedo no sensor possa dar problema. Além do caso de dedos sujos ou engordurados, também é preciso posicionar de forma correta e o dedo correto.

Quando se cadastra uma digital em um smartphone, ele dá margens de erros pedindo para que o usuário posicione o dedo de diversas formas diferentes. Porém, mesmo com essa margem, pode ser que você coloque o dedo de uma forma que não é reconhecida, então sempre posicione de forma correta.

Algumas pessoas acreditam que ao registrar o dedo indicador da mão direita, vai funcionar também com o indicador da mão esquerda, o que não é verdade. Cada dedo tem sua digital própria, então ou você cadastra as digitais de todos ou lembre-se sempre de qual está cadastrado para colocar o certo.

No caso de impressão digital com sensor sob a tela, a própria película pode ser a vilã. Caso você tenha aplicado uma película recentemente e depois disso o sensor começou a apresentar problemas, então a culpa provavelmente será dela. Aqui nesse caso será preciso retirar a película para fazer o teste sem ela, e caso seja ela mesmo tente dar prioridade a películas da própria fabricante.

Outro motivo pode ser o superaquecimento do aparelho. Caso seu smartphone esteja quente devido ao uso mais pesado de suas funções como jogos, por exemplo, isso pode acabar afetando o funcionamento de outros componentes, como o próprio sensor. Nesse caso, desligue o celular, espere alguns segundos até ele esfriar mais, e então ligue de volta. Lembrando que, ao fazer isso, ele vai exigir o PIN.

Na verdade, mesmo que o celular não esteja quente, vale a pena reiniciar caso o sensor apresente problemas, já que as vezes o sistema está sobrecarregado com tarefas secundárias e pode acabar travando.

Por fim, se nada disso resolver o problema o sensor continue apresentando erros, então o aconselhável é levar mesmo o aparelho em uma assistência técnica especializada para que eles possam descobrir se o problema está mesmo no componente.

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