07 dicas para tirar melhores fotos com o smartphone a noite

07 dicas para tirar melhores fotos com o smartphone a noite

Atualmente até mesmo smartphones medianos possuem boas câmeras. Durante o dia, especialmente em boas condições de iluminação, é muito fácil tirar uma foto decente para postar nas redes sociais. O problema é quando chega a noite.

Para que uma câmera faça uma boa foto o sensor precisa receber luz suficiente. Câmeras do tipo DSLR e Full Frame, por exemplo, possuem sensores bem grandes e sensíveis, capazes de capturar uma boa quantidade de luz mesmo em ambientes com baixa iluminação. O mesmo não ocorre com os smartphones, que possuem sensores bem menores. Veja a diferença de tamanho na imagem abaixo:

Como você pode ver, o sensor da câmera de um smartphone é menor do que o de um drone! E, durante a noite, onde geralmente os ambientes não são bem iluminados, esses sensores têm uma grande dificuldade em captar a luz.

Mas, felizmente, existem alguns truques e macetes dos quais você pode se valer para tirar boas fotos com o celular mesmo durante a noite. Essas dicas também valem para ambientes internos com iluminação artificial não adequada.

01. Ative o HDR

A função HDR (High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico) pode ajudar a tirar fotos melhores a noite. O que essa função faz? Ela gera uma foto mais nítida, com um bom equilíbrio entre as áreas escuras e claras da imagem. Ou seja, você dificilmente terá uma foto com uma área escura demais ou clara demais (estourada).

Na prática, quando você ativa o HDR no celular e tira uma foto, o smartphone tira entre 3 a 5 fotos seguidas (depende do modelo). Mas em cada uma das fotos o tempo de exposição muda. Uma das imagens será com superexposição (muito clara). A outra foto será com subexposição (muito escura) e a última foto terá uma exposição média.

Daí o processador do smartphone irá juntar as 3 imagens, buscando um equilíbrio entre as áreas claras (superexpostas) e as áreas escuras (subexpostas) da foto. O resultado é uma imagem com ótimo contraste, onde as áreas claras não ficam estouradas e você ainda consegue ver os detalhes dos locais mais escuros.

Mas atenção! É importante deixar o celular o mais estável possível na hora de tirar uma foto com HDR ligado. Pois qualquer movimento, seja da câmera ou de alguma coisa na cena, irá se transformar em um borrão na imagem.

02. Mantenha o smartphone estável

E já que estamos falando em estabilidade, esse é outro ponto fundamental para tirar boas fotos a noite: tente manter o smartphone o mais estável possível. Um item que pode ajudar e muito nessa missão é um tripé.

Não precisa necessariamente ser aqueles tripés enormes, pesados e de uso profissional. Pode ser um tripé de mesa mesmo, feito para celulares. Eles são menores e podem ser usados em qualquer superfície plana, como uma mesa, balcão ou até mesmo um muro. E esses tripés menores também cumprem muito bem a função de deixar o celular bem paradinho.

Mas, se você não quiser andar com um tripé por aí, há um macete para deixar o celular um pouco mais estável usando somente as mãos. Ao invés de você estender os braços para tirar a foto, procure deixar os cotovelos encostados na lateral do seu corpo. Esse apoio vai dar um pouco mais de sustentação e deixar o celular mais estável.

03. Use o flash (mas só às vezes)

Como falamos no início do artigo, a luz é algo fundamental para ter uma boa fotografia. Portanto, se você tem pouca luz no ambiente, que tal colocar um pouco de luz artificial? É aí que entra o flash.

Todos os smartphone possuem ao menos um flash LED na parte traseira. Mas o flash deve ser usado com muita moderação. A luz do flash é de curto alcance. Portanto, só use-o se for fotografar objetos ou pessoas que estejam perto. Se for algo que esteja um pouco mais longe, o flash não terá efeito nenhum.

Outra dica é sempre conferir a foto depois. Às vezes o flash deixa as pessoas com um aspecto estranho, como por exemplo: olhos vermelhos, pele esbranquiçada ou amarelada demais ou, ainda, sem sombra alguma. Portanto, sempre verifique se as pessoas na foto ficaram com o aspecto Ok antes de postar.

04. Use e abuse do modo manual (Pro)

Toda câmera de smartphone possui o modo manual, também chamado de Modo Pro. Esse modo permite que o usuário tenha mais controle sobre a configuração da câmera, tais como sensibilidade do sensor, tempo de exposição, balanço de branco e até mesmo qual lente será usada.

Vamos explicar abaixo os principais parâmetros que você deve alterar para ter mais luz quando for fotografar à noite.

4.1 ISO

O ISO é a sensibilidade do sensor da câmera do celular. Sim, você pode controlar quão sensível à luz o sensor da câmera será. O menor valor do ISO é 100. Aqui ele está com a sua sensibilidade mínima e precisa de bastante luz para tirar uma foto aceitável.

Os valores do ISO sempre dobram. O mínimo é 100. Depois vem 200, depois, 400, 800, 1600, 3200 e assim por diante, sempre dobrando. Quanto maior o valor do ISO maior será a sensibilidade do sensor à luz. Isso significa que quando a câmera está com o ISO muito alto, ela consegue captar uma boa quantidade de luz mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

Mas tem um problema. Em valores de ISO muito altos, as fotos costumam apresentar muita granulação e esmaecimento de cores. Portanto, a nossa dica é aumentar o ISO o mínimo necessário. Quanto menor o valor do ISO melhor será a qualidade da imagem. 

4.2 Tempo de exposição

Outro fator que vai definir quanta luz chegará até o sensor da câmera é o tempo de exposição. Esse parâmetro define quanto tempo o obturador da câmera ficará aberto. Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma analogia bem simples.

O obturador é como se fosse uma “cortina” que cobre o sensor. Quando ela está fechada, nenhuma luz chega no sensor. Quando a cortina (obturador) abre, a luz chega até o sensor, que pode captar a luz para formar a imagem na foto. Quando você clica para tirar a foto, o obturador abre e fecha em questão de milissegundos. No modo de câmera Manual é possível controlar o tempo de abertura do obturador, em outras palavras, o tempo de exposição do sensor à luz.

Um tempo de exposição muito baixo faz com que o obturador abra e feche em frações de segundos. Assim menos luz chega ao sensor, o que resulta em uma foto mais escura. Já um tempo de exposição mais longo faz com que o obturador demore mais para fechar, fazendo com que o sensor tenha mais tempo para captar luz.

Em fotos noturnas o ideal é aumentar o tempo de exposição do obturador, assim o sensor fica exposto à luz por mais tempo, gerando imagens mais claras. E um tempo de exposição mais longo permite que você coloque um valor de ISO menor, que é o ideal.

4.3 Dica adicional

E só para finalizar essa etapa de modo Pro, uma dica extra é sempre usar a lente com maior abertura. Os smartphones atuais estão vindo agora com mais de uma lente na traseira. Temos lente angular, grande angular, macro e até lentes zoom.

Cada lente possui um tamanho de abertura, que é por onde a luz passa. Quanto maior a abertura, mais luz vai passar. Em geral, a lente principal do celular é a que tem maior abertura. Consulte essa informação nas especificações técnicas completas do celular.

Uma abertura de f/1.9 já é interessante para se ter boas fotos a noite. Fique atento que quando se trata de abertura de lente, os valores são inversamente proporcionais. Como assim? Vou explicar. Uma abertura f/2.4 é menor do que uma de f/1.8. Quanto menor for o número maior será a abertura.

05. Modo Noturno

Muitos smartphones modernos estão vindo agora com o chamado Modo Noturno que, como você pode imaginar, é um modo próprio para tirar fotos a noite. Ao ativar essa configuração, o smartphone seleciona automaticamente os melhores parâmetros para fotos a noite.

Mas, além disso, o software da câmera realiza um enorme pós-processamento na imagem, para deixá-la o mais clara e nítida possível, mesmo com pouquíssima luz. E os resultados são deveras impressionante. Isso é fruto de anos e anos de aprendizado de máquina. Veja um comparativo abaixo de uma foto com modo noturno e outra sem modo noturno.

06. Evite usar o zoom digital

Se você quer tirar uma boa foto noturna evite usar o zoom digital. Quando você aproxima a imagem artificialmente, ela tende a perder qualidade de maneira drástica. A imagem ficará cheio de granulados, tremida e também muito escura.

Se o assunto que você quer fotografar está muito longe, tende se aproximar o máximo possível. Se o celular que você tem em mãos conta com zoom óptico você pode até tentar usá-lo, embora as lentes de zoom tenham aberturas bem pequenas, que acabam deixando a imagem naturalmente mais escura.

07. Softwares de edição de imagem

Por fim, a nossa última dica é que você use softwares de edição de imagem. Nem sempre é possível tirar a foto perfeita apenas com as configurações da câmera. Por isso, para melhorar ainda mais a imagem, use um bom aplicativo de edição.

Com ele você pode aumentar o brilho da imagem, aumentar o nível de contraste, saturação, balanço de branco e até mesmo remover olhos vermelhos. Eis abaixo algumas sugestões de bons aplicativos de edição de imagem:

  • Google Fotos;
  • Snapseed;
  • Adobe Lightroom;
  • Adobe Photoshop Mix;
  • Afterlight;
  • VSCO.

Conclusão

Claro que as dicas acima não podem ser aplicadas todas de uma vez. Para cada situação você deve empregar algumas delas. Mas temos certeza que apenas por aplicar algumas das dicas explicadas acima você vai melhorar em 100% suas fotos noturnas.

E aí, tem mais alguma dica para tirar boas fotos noturnas? Pois diga aqui nos comentários!

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X