07 alternativas ao Pinterest para você se inspirar

07 alternativas ao Pinterest para você se inspirar

O Pinterest é uma rede social bastante usada pelas pessoas para buscar e salvar inspirações sobre os mais diversos assuntos. Criadores de conteúdo dos nichos de culinária, decoração, fotografia, mesa posta, moda, viagem e tantos outros têm no Pinterest uma grande fonte de inspiração para os seus conteúdos.

Mas o Pinterest não é a única rede social ou aplicativo que você pode usar para buscar inspirações. E neste artigo você verá sete alternativas ao Pinterest que podem servir como um plano B ou C na hora de você se inspirar. Vamos lá!?

Leia também
05 aplicativos para quem ama fotografia
Melhores apps para fazer Stop Motion no Android e iOS

01. Behance

Behance

A Behance é uma plataforma bastante usada por designers. Criada pela Adobe, a Behance é bastante usada como um portfólio virtual, onde os designers mostram seus trabalhos e conceitos.

Nela a pessoa cria um perfil, onde pode detalhar mais sobre o seu trabalho e especialidades. Além disso, você pode navegar por categorias, como 3D, fotografia, moda e outras. Os usuários usam a Behance não apenas para mostrar o seu trabalho, mas também para seguir outros profissionais e buscar inspiração para os projetos nos quais estão trabalhando atualmente.

Usando o aplicativo da Behance, que está disponível gratuitamente para Android e iOS, você pode mandar mensagens para os usuários, ver conteúdo da Adobe Live e publicar stories que ficam visíveis na página principal da plataforma. Portanto, se você é um designer profissional ou está procurando por um, a Behance é um bom lugar para você achar.

02. Designspiration

Designspiration

O site Designspiration se descreve da seguinte maneira: “Designspiration é um centro de criatividade e uma ferramenta para coletar e compartilhar ideias.” Só por essa frase já podemos ter uma boa ideia do objetivo do site.

O site existe desde 2010 e nele você pode buscar inspirações para os mais diversos temas. Você pode criar coleções variadas, separando-as por temas específicos. É possível também fazer pesquisas por imagens a partir de uma paleta de cores. A plataforma também oferece um plano pago, que traz uma série de recursos extras.

03. Dribbble

Dribbble

O Dribbble segue a mesma pegada da Behance, ou seja, é um portfólio virtual para designers e agências de marketing. Esta plataforma é voltada para designers profissionais, mas nada impede que você a use para buscar inspiração para os seus projetos.

Você pode usar a Dribbble para buscar inspiração para desenvolver logos, marcas, identidades visuais, tipografias, cartazes, UI voltada para aplicativos móveis, web design e assim por diante. Basta pesquisar pelas categorias.

Outro diferencial da plataforma é que ela possui cursos e até mesmo vagas de trabalho para designers profissionais.

04. Flickr

Flickr

É bem verdade que o Flickr não está mais em seu auge de popularidade. Mas isso não quer dizer que a plataforma de fotos não possa ser usada como uma fonte de inspiração. A plataforma surgiu no longínquo ano de 2004. E, originalmente, ela era uma plataforma para você salvar e organizar suas fotos na nuvem.

O diferencial do Flickr, porém, é que ele permite que você torne alguns registros públicos. Assim os fotógrafos (profissionais e amadores) acabaram usando o site para divulgar os seus trabalhos e também para buscar inspiração.

O Flickr permite que você organize suas fotos por categoria, se conecte com grupos de temas específicos e ainda tire fotos na hora. A plataforma pode ser acessada pelo computador ou pelos apps para Android e iOS. Há ainda um plano pago que traz mais funcionalidades.

05. Mix

Mix

O Mix é um aplicativo que tenta simular o visual do TikTok. No aplicativo, que está disponível gratuitamente para Android e iOS, você pode pesquisar por imagens, vídeos, GIFs e até mesmo artigos sobre determinado tema.

O aplicativo é dividido em duas abas: For You (Para Você) e Descobertas. Na primeira o aplicativo seleciona conteúdos que ele acha que podem interessar a você, com base em suas atividades. Já na segunda aba você pode explorar novos conteúdos e buscar inspiração em tópicos de seu interesse.

O Mix traz ainda algumas mecânicas de redes sociais, como curtir postagens, seguir os perfis que você mais gostar e compartilhar o conteúdo em outras plataformas.

06. Tumblr

Tumblr

Quem te viu, quem te vê, hein Tumblr? Esta rede social de microblogs surgiu em 2007 e foi muito popular em seus primeiros anos de existência. Comprada pelo Yahoo! em 2013 por mais de US$ 1 bilhão, a plataforma perdeu popularidade desde então. Em 2019 foi vendida para a Automattic, dona da plataforma de blogs WordPress, por menos de US$ 3 milhões.

Apesar de não ser mais tão popular, o Tumblr pode continuar servindo de inspiração em alguns casos. Os usuários podem postar os mais variados formatos de conteúdo, tais como textos, imagens, GIFs, diálogos e vídeos. Em seu auge o site era muito popular por seu amplo acervo de GIFs.

No Tumblr você pode seguir perfis, pesquisar por imagens das mais diversas categorias e até mesmo seguir hashtags, tal qual o Instagram. Os conteúdos mais populares e recomendados para você podem ser encontrados na aba “Explorar”. O Tumblr é acessível pelo computador e também pelo aplicativo para Android e iOS.

07. We Heart It

We Heart It

Por fim, nossa última recomendação é a plataforma We Heart It. O visual dela lembra bastante o Pinterest. Esse site surgiu em 2007 e tem um modus operandi bem similar ao Pinterest. Você pode procurar imagens por categorias, curtir, salvar e compartilhar as imagens em outras plataformas.

No We Heart It você cria o que eles chamam de canais. Nos canais você segue as temáticas que mais lhe interessam. É possível também seguir perfis específicos de criadores de conteúdo que você admira. A plataforma pode ser acessada pelo computador e também pelos aplicativos móveis (Android e iOS). O site conta ainda com um plano pago que retira todos os anúncios.

Por fim, não podemos deixar de falar que a plataforma permite que você faça upload de seus próprios trabalhos também, criando seus próprios canais.

E então, o que achou das alternativas sugeridas? Conhece algum outro site/aplicativo que você usa para buscar inspiração? Então deixa aqui nos comentários!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X