Logo Hardware.com.br
nocego
nocego Super Participante Registrado
352 Mensagens 61 Curtidas

Qual vídeo codec usar?

#1 Por nocego 17/12/2016 - 14:51
Quando eu vou embutir legenda num filme pelo TEncoder, eu busco tentar deixar o filme igual ao original, por isso checo as propriedades do filme pelo MediaInfo. O problema é que o MediaInfo dá as seguintes informações a respeito do Vídeo:

Formato: MPEG-4 Visual
ID do Codec: XVID
ID do Codec/Dica: XviD

Na opção para escolher o Video Codec do TEncoder tem tanto o Mpeg 4 quanto o Xvid. Qual das duas eu devo escolher?
Havokdan
Havokdan Tô em todas Registrado
592 Mensagens 242 Curtidas
#2 Por Havokdan
17/12/2016 - 18:40
Xvid é um encoder do padrão MPEG -4 ASP, assim como o Divx 3,4,5 e 6, também conhecido como h263, provavelmente o Tencoder se refere MPEG 4 encoder como o encoder nativo do ffmpeg/memcoder/mplayer. O Padrão MPEG 4 ASP teve vários encoders, o mais conhecido/usado é o Xvid.
x264 é um encoder do padrão MPEG-4 AVC (Sucessor do que eu mencionei acima, o ASP), também conhecido como H264, assim como mencionei no no MPEG-4 ASP, esse padrão teve vários encoders, sendo o mais conhecido e usado o x264.
Agora nós temos o MPEG-4 HEVC, também conhecido como H265, cujo um dos encoders que despontam como muito usado é o x265, tal como acima, existem outros, tal como o Divx 265 e etc.

Agora quanto a qualidade, evidentemente seria o HEVC a melhor opção, mas tem ver qual é o propósito que você tem para esses arquivos, pois HEVC dentre os acima mencionados, tem menos dispositivos compatíveis, tal como Smart TVs e afins, consome mais CPU/GPU, principalmente para arquivos de qualidade alta (Grande resolução e configurações fodas e afins), além de ser o mais lento em razão de ser o mais poderoso. Já os demais já oferecem mais compatibilidade, sendo o Xvid/Mpeg.4 ASP já caiu em desuso para novos encodes, vc ainda encontrar vídeos por aí nesse formato, mas já se foi o tempo dele, o H264 é a melhor opção, ele é usado no Netflix, Youtbe por exemplo (Não com exclusividade, no caso do Youtube, eles usam o VP8/VP9 em alguns casos).

Mas vc colocou a questão sobre a escolha entre Mpeg 4 e Xvid. Só de escolher um dos dois, sem tunar para o caso específico, fará pouca diferença, a qualidade depende também das opções utilizadas pelos codecs quando da conversão, onde o Xvid é mais poderoso.
nocego
nocego Super Participante Registrado
352 Mensagens 61 Curtidas
#3 Por nocego
18/12/2016 - 21:26
Valeu pelo esclarecimento.

Ontem tentei embutir legenda num filme pelo TEncoder e ele não embutia. Essa foi a segunda vez que eu não tava conseguindo embutir legenda num filme. Eu sempre deixava o Audio Codec como MP3, nesse eu havia deixado como AC-3. Depois que mudei novamente para MP3 o TEncoder embutiu normalmente a legenda no filme.

Você sabe por que isso aconteceu?
Havokdan
Havokdan Tô em todas Registrado
592 Mensagens 242 Curtidas
#4 Por Havokdan
19/12/2016 - 06:48
Isso é difícil saber, que tal você postar o Media Info completo do arquivo fonte da conversão (Omitindo apenas o nome do arquivo, mas com a extensão). Conheço vagamente o Tencoder, mas pelo que me lembro, ele basicamente usa só o ffmpeg/memcoder para a conversão, então pode haver um bug nos aplicativos em relação a esse arquivo específico, a mudança ou não no formato de áudio, em tese, em nada deveria afetar isso.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal