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Rogério Guerreiro
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[Tutorial] Alguns Metais no Blender

#1 Por Rogério Guer... 14/08/2021 - 21:33
Já havia experimentado efeitos metálicos no Photoshop e no Gimp, bem pouco no Blender. Para este último programa eu havia encontrado um ótimo tutorial básico mostrando como obter efeitos de ouro, prata, bronze e cobre. Hoje modelei rapidamente uma forma no Blender, a dupliquei e, seguindo o tutorial, apliquei os efeitos. Então, exportei as formas em um arquivo png, com fundo transparente... e completei a edição com o Gimp e o Krita. Aí está meu resultado:

Anexo do post


Vamos ao início. O vídeo-tutorial é este, caso você seja iniciante no Blender e já possua alguma prática, não terá dificuldade em acompanhá-lo:


Eu modelei essa forma (A) a partir de um Torus, um objeto em forma de bóia que já vem com o Blender e suavizei-o (B) com o modificador "Subdivide Surface" (1), ou "Sub Surf", como alguns chamam. Claro, você pode usar a forma que desejar... apenas evite colocar valores demasiado altos no modificador, caso seu objeto seja muito complexo ou seu computador tenha recursos limitados.

Anexo do post


Aqui eu segui exatamente o que exatamente o que autor explicou. Minha forma saiu com algumas "rugas" na parte interna (C), talvez eu devesse ter aumentado mais o "Subdivide Surface" (falhas acontecem smile.png ). Eu indiquei os pontos mais importantes a serem configurados na aba materiais (1, 2 e 3). Na aba "Render", (D) lembre-se de marcar a opção indicada pela seta azul.

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Mais ou menos aos 2:34, o autor avisa que é preciso seguir as instruções de um tutorial anterior para a correta finalização do efeito. O vídeo é este:


Fique tranquilo, não é nada muito difícil. Você só precisará de um arquivo que já vem instalado no Blender. No meu caso eu uso o Blender 2.93 e o caminho completo desse arquivo é: "C:\Program Files\Blender Foundation\Blender 2.93\2.93\datafiles\studiolights\world\forest.exr" (sem as aspas).

Aqui um screenshot para deixar mais claro (E). Não se preocupe caso os ícones dos seus arquivos sejam diferentes da figura, isso em nada vai influir. Você pode copiar o arquivo "forest.exr"para o seu Desktop, como o autor sugeriu... ou escolher alguma pasta de destino, de preferência uma que seja de fácil acesso.

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De volta ao vídeo anterior, eu inseri a imagem (F) por meio da configuração na aba "World" (círculo azul). A princípio estranhei, porque no fundo apenas saiu uma cor marrom-escuro. Na renderização (G), a imagem apareceu no fundo, embora um tanto borrada...

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... isso, porém, não tem tanta importância porque, como o autor explicou, a única função daquela imagem "forest.exr" é ajudar na obtenção do efeito metálico. Você pode tornar a imagem transparente (como eu fiz) ou aplicar uma cor ao fundo.

Para as cores dos metais eu segui de acordo com o vídeo. A cor do Bronze (H) me deu mais trabalho: estava parecida demais com o ouro e, quando mexi na cor ela se tornava mais próxima do cobre! Mudei para a cor #88531A e reduzi a "Specular", na aba "Material" para 0.250 (I).

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Exportei a imagem dos objetos com fundo transparente em um arquivo png e conclui, assim, a edição no Blender. A textura de madeira eu criei no Gimp, como você pode ver neste tutorial. Para a edição final eu escolhi o Krita, pois já acostumei a usá-lo com frequência.

• Edit (03/09/2021): Me ocorreu que talvez seja útil postar as configurações da câmera e da luz que usei. Apenas como um ponto de partida. Dependendo do efeito que você deseja obter, você pode aumentar a intensidade da luz, mudá-la de posição ou, ainda, acrescentar outra fonte de luz. O mesmo para a câmera e os objetos, teste diversas configurações e posições para eles:

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imhotep
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#3 Por imhotep
03/09/2021 - 10:39
Eu pouco usei o Blender, @Rogério Guerreiro. A criação de texturas é como no 3DS Max?
Qd trabalhava com 3DS eu tinha uma biblioteca grande de texturas já prontas, vou ver se acho aqui e se dá pra exportar para Blender.

Acho q é um conjunto dos dois - brilho e textura em si (talvez trabalhando pra deixar um efeito de maior polimento) + a aplicação no modelo - nesse do exemplo, parecendo um anel, ficou bom, mas talvez não dê muito certo em objetos mais complexos e adequações precisarão ser feitas. Mas o jogo de luz é essencial, pra remover sombras e imperfeições, ainda q gere uma imagem impossível na vida real.
Rogério Guerreiro
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#4 Por Rogério Guer...
03/09/2021 - 11:04
• PH: Quando você abre o Blender, o programa já te fornece uma luz, mas ela serve apenas como um ponto de partida, você pode colocá-la onde achar melhor. Você também pode controlar coisas como a intensidade da luz em watts e o raio de alcance dessa iluminação e a cor dessa luz, entre outras coisas.

E no caso desse tutorial, o fundo colocado também influi muito no resultado: então, se você não coloca o fundo como indicado no segundo vídeo, o resultado fica sem graça mesmo, pelo menos foi o que notei quando fiz no Blender.

• imhotep: Eu não sei como é o 3DS Max... mas no Blender não basta apenas escolher uma textura e aplicá-la: é preciso fazer algo chamado edição de nodes para que a textura tenha um melhor resultado.

De momento, algo que posso postar como exemplo era um tutorial que eu pratiquei ontem no Blender. O tutorial era sobre a criação de uma bandeira e envolvia a aplicação de uma textura de tecido no pano da bandeira. Então houve, primeiro a aplicação da textura e uma edição, em algumas fases. As imagens seguintes mostram a segun da e a terceira fases:

Anexo do post Anexo do post

E aqui um screenshot total, mostrando como é essa edição de nodes. Note que, dependendo do efeito, isso pode ser ainda mais complexo:

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imhotep
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#5 Por imhotep
03/09/2021 - 11:11
Rogério Guerreiro disse:


• imhotep: Eu não sei como é o 3DS Max... mas no Blender não basta apenas escolher uma textura e aplicá-la: é preciso fazer algo chamado edição de nodes para que a textura tenha um melhor resultado.

De momento, algo que posso postar como exemplo era um tutorial que eu pratiquei ontem no Blender. O tutorial era sobre a criação de uma bandeira e envolvia a aplicação de uma textura de tecido no pano da bandeira. Então houve, primeiro a aplicação da textura e uma edição, em algumas fases. As imagens seguintes mostram a segun da e a terceira fases:

Anexo do post Anexo do post

E aqui um screenshot total, mostrando como é essa edição de nodes. Note que, dependendo do efeito, isso pode ser ainda mais complexo:

Anexo do post

É igual então - não depende apenas de aplicar a textura - é preciso trabalhar o modelo, pra que não pareça falso ou, pra q pareça mesmo, se for o objetivo (um desenho animado estilizado, por ex.)
Rogério Guerreiro
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#6 Por Rogério Guer...
03/09/2021 - 11:21
• imhotep: Exatamente, inclusive no caso dessa bandeira eu não usei a textura indicada pelo autor. Eu pausei o tutorial e pesquisei rapidamente algumas texturas no Google. Baixei algumas e fui testando, à medida que seguia o tutorial. Uma delas acabou servindo, pelo menos, o resultado me agradou. smile.png

Mas há, ainda, outros recursos que ainda não pesquisei: podem haver add-ons para Blender que facilitam essa parte ou pacotes de texturas que já incluam a edição de nodes para cada efeito.
PH
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#7 Por PH
11/09/2021 - 11:02
Rogério Guerreiro disse:


Mas há, ainda, outros recursos que ainda não pesquisei: podem haver add-ons para Blender que facilitam essa parte ou pacotes de texturas que já incluam a edição de nodes para cada efeito.


Bom dia!

Isso que iria perguntar, assim como no Photoshop, tem uns predefinidos que podemos modificar, até da para usar como cola para criação do zero. Até estava olhando nesta documentação! Achei alguns sites, mas são meio suspeitos para baixar.
Rogério Guerreiro
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#8 Por Rogério Guer...
11/09/2021 - 12:25
Oi, PH!

Então, o Blender é um programa bem versátil, alem de modelagem 3D, nele dá pra fazer animação 2D e 3D, edição de vídeo... Então dependendo do que você quer fazer há add-ons específicos para aquilo...e, em alguns casos, você nem precisa baixar coisa alguma: muitos add-ons já vem com o programa quando você os instala, eles só estão lá, inativos, bastando você clicar neles para poder usá-los.

Esta página cita dois links de repositórios: um é de add-ons oficiais e o outro são daqueles feitos pela comunidade. Olhando assim por cima, fica difícil você formar uma noção precisa do que cada um faz: o ideal é assistir alguns vídeos sobre um add-on específico, aí você vê para que ele serve e como usá-lo... daí você vai nos links oficiais e baixa.

Aqui tem um artigo sobre add-ons de animação para o Blender, ainda não tive chance de ler tudo, mas ele explica um pouco mais.
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