Emulação de Consoles no PC (2018)

  1. -Uchiha-
    Bem vindo a versão 2.0 do antigo tópico de emulação do Guia do Hardware.

    NOTA: Na escolha de um emulador, dê prioridade aos Cores disponíveis no Retroarch!




    INFORMAÇÕES SOBRE O TÓPICO
    • Este tópico encontra-se em construção e constante melhorias dos guias já existentes.
    • Nos guias serão priorizados a acurácia da emulação.
    • O Tópico está aberto à colaborações. Caso queira contribuir com algo, entre em contato por MP.
    • Os guias de configuração requerem um grau mínimo de conhecimento em informática.
    • Caso encontre alguma informação incorreta ou divergente, por favor informe para que possamos estar revisando e melhorando os guias.
    • Configurações de Input (teclas) serão feitas priorizando o uso de um gamepad.
    • Certifique-se de ter todas as APIs listadas abaixo (Visual C++, .NET Framework, DirectX e etc) instaladas para evitar erros ao executar o emulador.
    • Verificar a versão do seu Sistema Operacional (x86 ou x64) para que seja feito o download da versão adequada do emulador.
    • Caso não tenha conhecimento nenhum sobre emulação de forma geral, Leia o texto Introdução à Emulação.
    • Serão utilizadas melhorias visuais quando disponíveis. Tais melhorias pode ter impacto na perfomance de acordo com a potência do PC.
    • Caso tenha um computador (low-end), e queira contribuir com informações sobre o desempenho, faça um teste e nos informe o resultado!
    • Em jogos Multi plataformas, sempre teste em ambas as plataformas. O emulador Y pode emular melhor do que o emulador Z.

    CLASSIFICAÇÃO DA EMULAÇÃO

    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG] Praticamente todos os jogos da plataforma serão emulados corretamente
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG] A maioria dos jogos serão emulados corretamente salvo excessões
    [​IMG][​IMG][​IMG] Diversos jogos serão emulados corretamente, mas requer tweaks
    [​IMG][​IMG] Alguns jogos são emulados corretamente (Fullspeed)
    [​IMG] Poucos jogos são emulados corretamente


    COLABORADORES

    [​IMG]
    [​IMG]



    [​IMG]
    [​IMG]



  2. -Uchiha-
    [​IMG]
    • EMULAÇÃO
    É o termo utilizado quando se desenvolve softwares que simulam determinado console em outro dispositivo. Devido a sua arquitetura fixa, mas de hardware modular e evolutivo, o computador é o dispositivo universal utilizado na emulação de consoles. Devido a necessidade da força bruta no processo de engenharia reversa, necessitando muitas vezes de um hardware 10x + mais poderoso que o console nativo, e as linguagens de programação, o computador se torna o melhor lar para os emuladores.
    • EMULADORES
    São Softwares desenvolvidos em sua grande maioria de maneira independente a fim de realizar a engenharia reversa de determinado console fazendo com que seja possível a simulação do mesmo em um computador ou outro dispositivo.
    • DUMP DE JOGOS
    É a técnica utilizada para a retirada do conteúdo de cartuchos e mídias ópticas para o formato digital a fim de redistribuição ou backup. Cada Console possui características e ferramentas adequadas para a extração dos seus jogos. Geralmente, o próprio console é utilizado para a extração dos jogos, alguns via software e outros via hardware. É completamente inviável fazer um tutorial abordando a extração de jogos de cada console, portanto, caso queira, realizar algum dump, você pode começar a procurar no fórum Wololo, Reddit ou no google. Bom estudo. :D
    • ROMS
    Roms são as versões digitais de jogos que foram distribuídos em forma de cartucho. Ex: Nintendo DS, Super Nintendo, Mega Drive, Atari e etc. O nome é uma sigla para Read Only Memory. que são chips localizados no interior do cartucho onde o arquivo do software está armazenado.
    Apesar de todos os arquivos de Dumps de cartucho serem chamados de ROM, cada sistema deve ter a sua própria extensão, e em alguns casos, o mesmo sistema pode ter 2 tipos de extensão de ROM. por exemplo, você pode encontrar ROM de Super Nintendo no formato (*.smc) ou (*.sfc).
    A grande maioria dos emuladores de consoles de cartucho, leem arquivos de ROM compactados no formato (*.zip).

    [​IMG]
    Exemplo de estrutura de ROMs
    • ISO
    É chamado de ISO (*.iso) todo arquivo de Dump de jogos que são provenientes de mídias ópticas. CDs, DVD, Blueray, GD-ROM e etc. As ISOs podem ter diversos formatos, no entanto, você pode encontrar uma iso com a mesma extensão mas de sistemas diferentes. Por exemplo, existem dumps de jogos de Gamecube e Playstation 2 no formato (*.iso). Obviamente, isso não significa que o jogo de X sistema funcionará em Y.

    Apesar de ter essa universalidade existem diversas extensões de arquivos (*.iso) de acordo com o software que foi utilizado para o Dump do jogo. Você precisa ver quais arquivos iso o emulador que está utilizando suporta. Alguns formatos populares são *.ccd; *.bin; *.img; *.cdi; *.mdf; *.mds; *.cue; *.nrg; *.iso e etc

    • BIOS

    Todos os consoles possuem uma BIOS, no entanto, nem todos os fabricantes (Principalmente em consoles oldschool) disponibilizam o acesso da mesma para o usuário final. Alguns emuladores conseguem emular o Hardware do console e a BIOS fazendo-se desnecessário o Dump da BIOS do console original, no entanto, para alguns emuladores é necessário o Dump da BIOS, pois o emulador somente emula o Hardware e não o Software.

    Com isso você tem 2 opções, fazer o Dump da BIOS (descrito mais acima) do seu console original ou fazer o download de um arquivo de BIOS na internet.
    O arquivo de BIOS varia muito de console para Console tanto em tamanho (KB) quanto quantidade de arquivos, extensões e formatos. O google é o seu melhor amigo.

    [​IMG]
    Tela Inicial da BIOS do GameBoy Advance
    • ROMHACK
    É o termo utilizado quando se edita uma ROM ou ISO seja para aplicar traduções, ou modifica-la completamente. Existem diversas ferramentas para que se edite uma ROM através de um patch de tradução/edição disponibilizado como o Lunar IPS. É interessante essa possibilidade pois, é possível traduzir jogos que nunca foram lançados no ocidente ou criar versões alternativa de determinados jogos.

    A scene romhack é bastante ampla nos consoles "oldschool" como SNES, GBA, PSX e etc. com diversas ROMs e até mesmo jogos completos e oficiais como foi no caso do Monica no Castelo do Dragão um hack oficial do jogo Wonderboy in Monster Land que inclusive com o remake do mesmo, lançaram um MOD para remasterizar o clássico, assim como ocorreu a uns anos atrás.


    [​IMG] [​IMG]
    Pokémon Liquid Crystal. Remake de Pokémon Crystal (GBC) feito por fã com a engine de Pokémon FireRed (GBA)

    [​IMG]
    Tales of Phantasia foi remasterizado no PSOne e nunca lançado no ocidente, posteriormente foi traduzido por fãs.

    • SAVESTATE / SAVELOAD
    Praticamente todos os emuladores possuem a função Save State / Save Load. A localização pode variar de emulador para emulador, mas todos a possuem. A função serve como um checkpoint indefinido nos jogos, de forma que você pode salvar o jogo a qualquer momento e a qualquer hora e retornar ao jogo exatamente na mesma posição.

    Existe um porém que varia de acordo com o utilizador. os Savestates podem se corromper e devido ter teclas de atalho que variam de emulador para emulador, você pode por engano acabar sobrescrevendo o seu save. Portanto, para jogos com dificuldade elevada (Contra 4?) com checkpoints inexistentes ou sem checkpoints, essa funcionalidade pode ser útil, mas recomendo não descartar que salve o seu jogo tradicionalmente utilizando as ferramentas imbutidas no próprio jogo.
  3. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: PPSSPP
    Pagina Oficial: https://www.ppsspp.org
    Console: Playstation Portable
    Plataforma: Windows/Android

    Versão utilizada: 1.4.2
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Guia: 2.0 (Adicionado inúmeras configurações)

    Última Revisão: 20/09/2017

    [​IMG]

    AVISO: Para que o guia sirva tanto para Android quanto para Windows, toda a configuração será feita utilizando a interface interativa do emulador.
    • Faça download do emulador na sua página oficial de acordo com o seu Sistema Operacional.
    • Na interface do emulador, clique em Configurações.
    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]
    • Na interface principal do emulador, clique na aba Controles
    • Por padrão, o emulador reconhecerá o seu controle e irá configura-lo automaticamente, no entanto, mesmo que seja reconhecido, você precisa acessar essa opção.
    • Clique em Mapear Controles
    • Caso o seu controle não seja reconhecido, clique no botão (+) e configure as teclas à seu critério.
    • Feito isso, clique nos botões (+) correspondente as teclas Cima, Baixo, Esquerda e Direita e configure o analógico direito do seu Gamepad também com essas teclas.
    Com isso será possível controlar a câmera de diversos jogos do PSP com o analógico da direita. A grande maioria dos jogos possuem escolhas de controle de câmera, usando o D-PAD ou os botões Triangulo, Quadrado, X, e Circulo. Faça essa alteração de acordo com o jogo como no exemplo abaixo, no Metal Gear Solid: Peace Walker

    [​IMG]
    METAL GEAR SOLID: Peace Walker utilizando os controles no modo "Action".

    [​IMG]

    [​IMG]
    Para adicionar os cheats, basta ir em CONFIGURAÇÕES -> SISTEMA -> Habilitar Cheats. Feito isso, abra o jogo desejado e vá ao Menu do mesmo (LT se estiver utilizando um controle ou ESC se estiver utilizando um teclado) e em seguida clica no menu CHEATS -> EDITAR ARQUIVO DE CHEATS, cole os parâmetros disponibilizados na página acima no bloco de notas que abrir e clique em salvar.

    Voltando ao menu do jogo, você terá agora algumas opções de FPS, marque a que melhor desejar e o jogo estará setado na nova configuração de FPS.

    Vale lembrar que isso pode causar alguns problemas já que muitos jogos de console possuem sistema de física, cutscene atrelados à taxa de quadro por segundos, no entanto isso é especialmente útil para jogos que por padrão rodam em baixas taxas de quadro como por exemplo Metal Gear Solid Peace Walker, que por padrão roda a 20FPS no hardware original e através do hack, é possível rodar a estáveis 30 FPS.

  4. -Uchiha-
    [​IMG]

    Emulador: ePSXe
    Pagina Oficial: http://www.epsxe.com/
    Console: Playstation One
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 2.0.5
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.3 (Correção de texto)
    Última Revisão: 05/09/2017


    [​IMG]
    • Faça download do emulador na sua página oficial de acordo com o seu S.O.
    • Apesar de ser possível emular a BIOS de PSX nas novas versões do emulador, é recomendável que você utilize a BIOS do PSX. Após ter a BIOS em mãos, coloque-a na pasta BIOS. Geralmente o arquivo de BIOS se chama SCPH1001.
    • Ao executar o emulador pela primeira vez, uma janela aparecerá para a configuração do mesmo. Clique em Config.
    • Caso não tenha o arquivo de BIOS, escolha a opção HLE BIOS. Caso tenha, selecione a BIOS.
    • Na próxima tela, selecione o plugin de Vídeo Pete's OpenGL2 GPU Core 2.0 e clique em Config. Deixe configurado conforme imagem abaixo:
    [​IMG]
    • Feito isso clique em Next e na próxima janela de configuração de som, clique novamente em next.
    • Na janela de configuração do leitor de CD, clique em next. utilizaremos imagens ISO para a emulação.
    • Na tela de configuração de controle, Clique em Controller 1. No canto superior direito, selecione um controle de acordo com o seu Gamepad. No meu caso, com 2 analógicos. Vale lembrar que na configuração dos analógicos, o basta selecionar uma direção do eixo. O emulador reconhece o controle por Eixos, X (Horizontal) Y (Vertical).
    [​IMG]
    • Feito isso, cliquem em Next e conclua a configuração do emulador.
    • Vá em Options -> CPU Overclocking e selecione a opção 1x. Caso não for feito isso, o emulador irá travar ao carregar um jogo.
    • Existe uma opção para widescreen no emulador (Opcional). Para ativa-la, vá em Options -> GTE Hacks e habilite a opção Widescreen.
    Caso tenha algum problema com a nova versão/configuração, nas configurações do Plugin de Vídeo, no canto inferior esquerdo (Default Settings), clique em Fast.

    Para consulta, vale verificar o tópico do Cubano no entanto, vale mais para estudo e conhecimento das funcionalidades do emulador pois está desatualizado (2005) e pode ter links quebrado.
  5. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: Project64
    Pagina Oficial: http://www.pj64-emu.com/
    Console: Nintendo 64
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 2.3.2.202
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.2 (Ajuste organizacional)
    Última Revisão: 13/09/2017

    [​IMG]
    • Faça download do emulador na sua página oficial de acordo com o seu S.O
    • Faça a instalação normalmente. Recomendo a instalação Portable para não inserir nenhuma entrada no registro do Windows.
    • Feito a instalação, vá em Arquivo -> Escolher Diretório de ROMs. Selecione a pasta onde estão as ROMs do N64. Assim que isso for feito, aparecerá uma listagem na janela do emulador com todas as ROMs.
    • Vá em Opções -> Configurações e desmarque a caixa Esconder configurações Avançadas.
    [​IMG]
    • Ceritifique-se de que os plugins selecionados são esses abaixo ou versões superiores do mesmo.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Vá em Opções -> Configurar Plugin do Controle. Caso tenha um gamepad, clique na caixa XInput e configure os controles. É importante que você clique nos 2 botões save. Particularmente, achei muito ruim configurar os controles desse emulador então caso tenha um gamepad do XONE ou X360, estou anexando nesse post o arquivo de configuração. Basta coloca-lo na pasta do Emulador, e na janela de configuração do controle, clicar em Load Profile e selecionar o arquivo. Feito isso, clique em Save -> Save e o controle está configurado.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Caso queira aplicar algumas melhorias, abra o jogo vá em Opções -> Configurar Plugin dos gráficos, e agora a opção abaixo estará habilitada.
    [​IMG]
    • Apesar de ter algumas configurações de UI bastante nonsense o emulador possui uma opção de configuração de plugins por jogo. Isso é importante pois, determinados jogos, funcionam melhor com o plugin de vídeo Glide64, e com isso, uma vez configurado o plugin preferencial da ROM, você não precisará ficar mexendo no emulador toda vez que quiser jogar X ou Y. Apesar do Glide64 ser melhor para determinados jogos, não recomendo a utilização do mesmo pois ele não é perfeito em nenhum deles, somente funciona melhor que o Plugin de Vídeo Jabo. Para realizar essa configuração, execute o jogo, vá em Opções -> Configurações clique no nome do jogo em questão, e configure o plugin de vídeo selecionando Glide64.
    [​IMG]
    O emulador permite injetar texturas externas e em melhor definição nas ROMs e será demonstrado posteriormente.
    Abaixo a atual compatibilidade das ROMs de Nintendo 64 no emulador:


    Arquivos Anexados:

  6. -Uchiha-
    [​IMG][​IMG][​IMG]
    Emulador: VisualBoyAdvance
    Pagina Oficial: Inexistente. Fork Page: http://vba-m.com/index.php
    Console: Gameboy, Gameboy Color e Gameboy Advance
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 1.8.0
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.5 (Melhoria geral do guia e acréscimo de informações de Gameboy e Gameboy Color)
    Última Revisão: 13/09/2017
    [​IMG]
    [​IMG]
    • Copie o arquivo de configuração (Considerando que você tenha um gamepad) em anexo no post e cole na pasta do emulador. Ou caso deseje configurar você mesmo, siga a imagem abaixo:
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Para habilitar as melhorias visuais no emulador, conforme imagem abaixo, primeiro selecione uma resolução dentre as 4 disponíveis (1x, 2x, 3x ou 4x) e em seguida escolha o filtro da sua preferência.
    [​IMG]
    O emulador também possui suporte para o uso de skins. Caso tenha interesse, tem algumas nesse site que são apenas visuais e outras você pode encontrar no Deviantart onde algumas são completamente funcionais. Para habilitar as skins, vá em Options -> Video -> Render Method -> Select Skin.

    [​IMG]

    Arquivos Anexados:

    • vba.ini

      Tamanho:
      2,1 KB
      Visitas:
      37
  7. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: ZSNES
    Pagina Oficial: http://www.zsnes.com
    Console: Super Nintendo
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 1.5.1
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.6 (Revisão de texto e redução de imagens)
    Última Revisão: 13/09/2017

    Existe um outro emulador de Super Nintendo chamado SNES9X que desempenha muito bem o seu papel e possui uma "Interface Windows". No entanto, a data da última versão oficial lançada do ZSnes é de 2007, enquanto o SNES9X teve sua última build oficial lançada em 2006. Existem forks do SNES9X mais atuais mas devido a perfeição do ZSnes, não creio ser necessário a mudança.

    [​IMG]
    • Faça download do emulador na sua página oficial de acordo com o seu S.O
    [​IMG]
    • Clique em Config -> Input para configurar o seu controle. Clique em Keyboard/Gamepad e depois em Set Keys e siga as instruções na tela. Estarei anexando ao post, um arquivo de configuração de controle. Basta coloca-lo na pasta do emulador.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Clique em Config -> Video para configurar a resolução de tela e filtros do emulador. Essa parte requer atenção para as siglas. Na Aba Modes, existem diversas resoluções disponíveis para escolha. No caso da imagem abaixo, 512x448. Ao lado direito das resoluções, está a legenda de cada sigla. Portanto, caso deseje aplicar Filtros, sempre escolha a opção DR ou DS.
    [​IMG]
    • Na mesma janela, clique na Aba Filters, escolha o filtro de sua preferencia. Recomendo o HQ Filter 2x, mas caso queira o ar nostálgico de um CRT, marque a opção Scanlines da sua preferência, 25%, 50% ou Full.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Para carregar os jogos, clique em Game -> Load e no lado direito, selecione o diretório onde se encontram as ROMs. Cada letra representa um HD/Partição do seu computador. No meu caso, E:\Super Nintendo.
    [​IMG]

    [​IMG]

    Arquivos Anexados:

  8. -Uchiha-
    [​IMG]

    Emulador: Demul
    Pagina Oficial: http://demul.emulation64.com/
    Console: Dreamcast
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 0.7 111117
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.9 (Aumento da pontuação devido a melhoria na qualidade da emulação)
    Última Revisão: 22/10/2018

    [​IMG]
    • Faça download do emulador na sua página oficial
    • Você precisa da BIOS original do Dreamcast para a emulação do mesmo. Você pode fazer dump da BIOS do seu Dreamcast ou encontra-la na Internet. Nesse caso, o arquivo se chama dc.zip e deve conter os seguintes arquivos no seu interior. OBS: Caso você não possua o arquivo correto, a mensagem abaixo aparecerá no emulador ao tentar executar algum jogo.
    [​IMG]
      • Com o emulador e a BIOS em mãos, execute o emulador e uma janela aparecerá informando que o Plugin e BIOS não estão configurados. clique em OK e uma segunda janelá aparecerá. Coloque a BIOS na pasta ROMs que foi criada com o emulador. Caso queira escolher outro diretório, clique em Add e selecione a pasta onde estão os jogos do Dreamcast no seu computador. No meu caso E:\Dreamcast. De resto, deixe configurado como na imagem e clique em OK
    [​IMG]
      • Agora será feito a escolha da BIOS. Clique em Config -> Dreamcast Bios e selecione a BIOS de acordo com os seus jogos. Recomendo a utilização da BIOS v1.01d (World)
    [​IMG]
    [​IMG]
    • Clique em Config -> Controls para configurar o seu gamepad. Na janela que aparecerá, clique em Joy 1 na guia Dreamcast e configure o controle de acordo com a sua preferencia. Abaixo segue o layout do gamepad original do Dreamcast.
    [​IMG]
      • Clique em Config -> Video e selecione a resolução e Aspect Ratio de sua preferência. Não há necessidade de alterar nada mais.
      • Clique em File -> Run Dreamcast e a janela abaixo aparecerá. Certifique-se de que a caixa "popup this window before start emulation" esteja marcada para que você escolha o jogo que deseja emular toda vez que executar o emulador.
      • Clique em Select, escolha o jogo que deseja emular e em seguida OK.
    [​IMG]
    O Dreamcast possui um sistema de savegame através de memory cards. Esse dispositivo era chamado de VMU. Esse dispositivo é emulado e disponibilizado no formato de 2 arquivos existente na pasta memsave, com os nomes de vms00.bin e vms10.bin. Isso é exibido para o jogador através de duas pequenas janelas no lado direito do emulador conforme imagem abaixo.

    [​IMG]
    A configuração dos VMUs é feita na interface do emulador ou pela BIOS. Através da interface, vá em Config -> Maple Device Manager e a janela abaixo aparecerá. Nela, note que existe a opção para até 4 gamepads e 5 dispositivos extras para cada Gamepad. Caso queira criar novos VMUs, selecione nesses slots, VMU e em seguida, aperte o botão Edit. Na nova janela, você terá opções para formatar, criar novos VMUs e transferir saves entre VMUs.

    [​IMG]
    Existe também a possibilidade de fazer esse gerenciamento através da própria BIOS do Dreamcast. Para isso, na tela da BIOS, vá em File -> Selecione o VMU -> Gerencie os Saves conforme imagens abaixo.
    OBS: Para acessar a BIOS, na interface do emulador, vá em File -> Run Dreamcast -> Clique no botão Eject -> OK

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]
    • O Dreamcast possui como mídia física o GDROM, que é um tipo de CD-ROM com capacidade máxima de 1.2GB. Os dumps perfeitos dessas mídias físicas tem o formato (*.gdi) no entanto, o emulador suporta arquivos de imagem populares como (*.cdi; *.mds; *.ccd; *.nrg; e *.cue). A diferença entre um arquivo (*.cdi) para um (*.gdi) é que, para fazer com que a imagem seja do tamanho de um CD-ROM (*.cdi), existe uma compressão dos arquivos de audio/video reduzindo a qualidade dos mesmo.
    Abaixo você vê um exemplo estrutura de um dump (*.gdi) perfeito utilizando o jogo Shenmue.

    [​IMG]

    [​IMG]
    • Caso tenha um controle sem fio ou que entra em modo de economia de energia (X360, XONE) ao reativar o controle, o emulador não responderá os comandos. Você precisa estar com o controle ativo antes de executar o emulador.
    • O emulador possui configurações para melhorias visuais (Shader e internal resolution) apenas no plugin de vídeo antigo gpuDX11old, no entanto, as melhorias aplicadas parece não surtirem efeito corretamente no emulador. Isso aparentemente foi notado pelos Devs que desabilitou essa opção na nova versão do plugin.
    • O erro abaixo pode ocorrer durante a troca de um jogo de região diferente. Para resolver esse problema, feche e abra o emulador novamente.
    [​IMG]
  9. -Uchiha-
    [​IMG]
    [​IMG]
    Emulador: Raine
    Pagina Oficial: https://raine.1emulation.com/
    Console: Neo Geo/Arcade
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 0.64.13
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.2 (Edição de imagens e revisão de texto)
    Última Revisão: 13/09/2017

    Ao se falar de emulação de Arcade, logo pensamos no M.A.M.E e realmente é um excelente emulador, no entanto é um emulador recomendado para quem é Hardcore ou colecionador. Quem deseja simplesmente recordar os jogos mais populares da era dos Arcades, existem diversas outras opções de emuladores e muitos, com desempenho superior ao MAME. A questão é que, pouca gente sabe mas a maioria dos Arcades populares são fabricados ou tem participação direta da Capcom e Sega, sendo assim, Emulando o Neo Geo você vai conseguir emular 90% dos clássicos dos Arcades que fizeram sucesso no Brasil.

    E por que não o M.A.M.E? Bem, caso deseje emular Arcades utilizando o MAME, clique aqui e boa sorte. Não estou utilizando o MAME como emulador principal (Apesar de aclamado, popular e em constante desenvolvimento) devido o fato de que para se emular um jogo no M.A.M.E, muitas vezes você precisa do romset daquele jogo. Muitas ROMs de jogos Arcade possuem diversas versões, e para o MAME executar determinado jogo, muitas vezes ele precisa de toda as versões desse jogo. Por exemplo, para você jogar Pac-man, não basta você possuir a ROM do Pac-Man (USA). Você precisará da ROM original japonesa Puckman. Pois as demais versões necessitam de arquivos que só existem na ROM original, similar ao atual sistema de DLC. E para quem quer simplesmente jogar e/ou não tem conhecimento para adquirir tais arquivos ou simplesmente não quer perder tanto tempo fazendo isso, o M.A.M.E é inviável.

    Existem diversos emuladores de NeoGeo e no antigo tópico de emulação, eu sugeria a utilização do NeoRageX, no entanto, apesar de ainda estar sendo desenvolvido, em um contexto geral que inclui boa emulação, facilidade de configuração e compatibilidade, o Raine é a melhor opção atualmente.

    [​IMG]
    • Faça download da última versão do emulador na sua página oficial de acordo com a versão do seu S.O
    • Ceritifique-se de ter o windows atualizado com todas as APIs como DirectX, Visual C++, Net Framework e afins. Possíveis erros de DLL que venha a aparecer é devido a ausência desses softwares.
    • Coloque as ROMs na pasta criada ao descompactar o emulador.
    • Ao executar o emulador, a janela abaixo aparecerá,
    [​IMG]
    • Clique em Change/LoadRom e a listagem com os seus jogos aparecerá.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Aperte ESC para voltar a tela anterior e clique em Video Options -> Render Options e a tela abaixo aparecerá. Nessa tela, certifique-se de que na opção Rendering está habilitada a opção Texture (Possible Shaders). Com essa opção habilitada, clique em Shader e escolha um filtro de sua preferência. Para que você tenha um visual mais atualizado, recomendo o uso do Shader 5xBR Squared.shader, no entanto, existem diversas opções de Shaders para um visual retro.
    [​IMG]
    • Para configurar os controles, é necessário primeiramente executar um jogo. Recomendo que execute um jogo que utilize pelo menos quatro botões como King of Fighters.
    • Após executar o jogo, aperte ESC e siga o passo a passo abaixo considerando a configuração de um Gamepad do XOne for Windows. OBS: Caso o emulador mostre os direcionais invertidos como na imagem (Down -> Right) desconsidere e continue configurando normalmente pois esta correto.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Caso não deseje utilizar o diretório padrão de ROMs da pasta do emulador, com o mouse, clique em Change/Load Rom -> Options -> Roms Directories -> Add ROM Dir... -> -- Path e configure o diretório onde está as ROMs.
    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG][​IMG]
    Darius; Garou Mark of the Wolves; Street Fighter Alpha 3 e Metal Slug X rodando no emulador Raine
  10. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: DeSmume
    Pagina Oficial: http://desmume.org
    Console: Nintendo DS
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 0.9.11-2379
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.5 (Adição de Vídeo)
    Última Revisão: 16/09/2017

    [​IMG]
    • Faça download do emulador na sua página oficial de acordo com o seu S.O (Recomendo utilizar as Nightly Build visto que a última versão estável do emulador é de 2015 e algumas configurações/implementações relatadas aqui no tópico pode não ser correspondente a última versão estável.)
    • O Emulador utiliza Visual C++ 2010, portanto, se você tiver qualquer erro de DLL, certifique-se de ter instalado a versão x86 e x64.
    [​IMG]
    • Com o emulador em execução, vá em CONFIG -> 3D SETTINGS e configure conforme imagem abaixo:
    [​IMG]
    Configurando dessa forma, você terá uma melhoria visual considerável visto que a maioria dos jogos de DS são extremamente quadriculados e serrilhados, conforme exemplo abaixo. NOTA: Vídeo renderizado a 30FPS.


    Legend of Zelda: Phantom Hourglass com gráficos aprimorados.

    OBS: Caso sua configuração não seja forte o suficiente para tais melhorias, desmarque a caixa Enable Multisample Antialiasing e Smooth Textures. Em Deposterize Textures, marque a opção Texture Scaling 1x.

    • Muitos jogos de DS possuem uma integração no video/gameplay entre as duas telas, de forma que em certos jogos você pode estar jogando na tela inferior, e ao fazer um salto, continuar o gameplay na tela superior. Para que esse efeito seja o mais próximo do console, recomendo que vá em VIEW -> SCREEN GAP -> DS (SMALL) adicionando com isso, uma distância entre as telas fazendo ser coerente a integração entre as telas. (No vídeo acima, vocês podem perceber a importância do GAP) Ainda nessa tela, mais abaixo escolha a cor do espaço dado entre as telas (Branco, Cinza ou preto)
    • O emulador possui um bug (antigo mas não resolvido) na hora de selecionar o tamanho da tela. Conforme filtros são aplicados, a tela do emulador pode ficar maior que a resolução do seu monitor. Sendo assim, NÃO MEXA na opção WINDOWS SIZE. Para ajustar o tamanho da tela corretamente, vá em VIEW -> MAGNIFICATION FILTER e escolha se você quer a tela do emulador 2x ou 4x maior que o original já aplicando filtros de melhoria de visual. Existe outras opções de filtros mas fica ao seu critério a experimentação.
    • Devido ao bug relatado anteriormente, vá em VIEW e certifique-se de que está marcado a opção MAINTAIN ASPECT RATIO.
    • O emulador possui uma opção para utilizar a BIOS do NDS oficial, no entanto, não recomendo essa opção visto que ocasiona travamento em certos jogos.
    [​IMG]
    • Vá em CONFIG -> CONTROL CONFIG e configure as teclas (Gamepad ou Teclado) para utilizar no emulador.
    [​IMG]

    • Alguns jogos de DS utilizam o microfone, como em Lost in Blue onde é necessário no console, assoprar o microfone para aumentar a intensidade do fogo na fogueira. Essa opção no emulador pode ser realizada através de um microfone real, no entanto, não é recomendada pelos devs. Para simular essa função, vá em CONFIG -> HOTKEY CONFIG e conforme imagem abaixo, selecione uma tecla (Gamepad ou teclado) para simular o uso do microfone. No meu caso, RB.
    [​IMG]

    • O Nintendo DS é um console que tenta assim como a maioria dos Consoles/Jogos da Nintendo quebrar a 4º parede, sendo assim, além da mecânica do microfone, certos jogos como Zelda Phantom Hourglass, requer que você feche a tampa do aparelho para resolver determinado puzzle. Essa função é emulada no DeSmume através da configuração da Hotkey LID. Para isso, vá em CONFIG -> HOTKEY CONFIG e escolha uma tecla (Gamepad ou Keyboard) para simular a opção. No meu caso, LB.
    [​IMG]
    Existem outras configurações e implementações no emulador (Avançado) e que em um futuro estarei abordando. Seguindo a configuração acima, você já poderá jogar tranquilamente.
  11. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: PCSX2
    Pagina Oficial: https://pcsx2.net/
    Console: Playstation 2
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 1.5.0-2194
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.9 (Adicionado informação de CPU)
    Ultima Revisão: 29/09/2017


    [​IMG]
    [​IMG]
    Exemplo de BIOS de Playstation 2. Na imagem acima, a BIOS 2.30 do modelo 90001
    • Execute o emulador e novas pastas surgirão assim como uma tela inicial de configuração. Coloque os arquivos de BIOs na pasta bios. Volte para a janela do emulador que apareceu e clique em Próximo.
    [​IMG]
    Janela de configuração dos plugins
    • Na janela de configuração dos plugins, selecione o plugin de acordo com as instruções suportadas pelo seu processador. Atualmente, os Plugins GS de vídeo do PCSX2 funcionam com instruções SSE2, SSE 4.1, AVX e AVX2. Quanto maior a quantidade de instruções avançadas o seu processador suportar, melhor para o desempenho geral. A Ordem preferencial de escolha de plugins é AVX2 > AVX > SSE 4.1 > SSE2
    [​IMG]

    CPUs com suporte a SSE2: Clique aqui
    CPUs com suporte a AVX: Clique aqui
    CPUs com suporte a AVX2: Clique aqui
    • Uma alternativa é fazer o download do CPU-Z e verificar as Instruções suportadas pelo seu processador. No meu caso, o Ryzen 5 suporta AVX2, logo, escolherei o plugin correspondente a essa instrução.
    [​IMG]

    OBS: Não clique em Configurar os plugins de vídeo agora. falaremos mais sobre eles depois.
    • Por fim, caso você tenha um arquivo de BIOS valido na pasta bios do emulador, nessa janela você irá selecionar o arquivo de BIOS. Feito isso, clique em Concluir.
    [​IMG]

    • Com a tela do emulador já aberta, clique em Misc e desmarque a caixa Mostrar Console.
    • Clique em Configuração -> Configurações de Emulação -> Janela de GS. Nessa janela, selecione as configurações de Aspect Ratio e tamanho da janela do emulador. A maioria dos jogos de PS2 possuem a taxa de proporção em 4:3, no entanto, alguns jogos como Shadow of the Colossus possuem a opção de Aspect Ratio em 16:9. Fica a seu critério a escolha, mas recomendo que deixe em 4:3 para evitar que elementos 2D sejam "esticados" na tela.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Por padrão, o PCSX2 reconhecerá o seu Gamepad (desde que o mesmo esteja ativo antes de executar o emulador pela primeira vez). Isso ocorre devido o emulador ter suporte nativo a DirectInput e XInput. Foram realizados testes no controle X360 for Windows e XONE for Windows tanto em suas versões Wireless e USB.
    [​IMG]
    • Ainda na mesma janela, clique em Hacks de Velocidade (Clique em Configuração -> Configurações de Emulação -> Hacks de Velocidade) e Desmarque a caixa Predefinição no canto inferior esquerdo. Com isso, você poderá ajustar os Speedhacks do emulador que é fundamental para um melhor desempenho do mesmo, principalmente em configurações mais modestas. Marque a caixa MTVU (Multi-Threaded microVU1) caso o seu processador possua mais de 3 thread.
    [​IMG]
    Speed Hacks
    • Para que você tenha a melhor compatibilidade possível, é recomendado que você deixe as configurações de Taxa de ciclo do EE e Roubo de ciclo do VU em 0. No entanto, aumentar essas opções, podem trazer ganhos consideráveis de FPS, mas como consequência, pode apresentar bugs e glitches ou até mesmo travar o emulador em determinados jogos. Escolha a melhor configuração de acordo com o seu hardware. Recomendo que utilizem a Config Mid como padrão. Caso tenham algum problema em determinado jogo, escolha a Config High.
    [​IMG]

    [​IMG]
    • Clique em Configuração -> Video (GS) -> Configurações do plugin...
    [​IMG]

    O Plugin OpenGL no momento é a melhor opção (Acurácia x Velocidade) devido a possibilidade de utilizar Blending. Com isso, diversos efeitos ausentes no plugin DirectX são emulados corretamente conforme imagem abaixo.


    [​IMG]
    Metal Gear Solid 3: Snake Eater
    • Clique em CDVD -> Seleção de ISO e marque a opção Always ask when booting. NOTA: É recomendável que se utilize ISOs pois a leitura constante do DVD do jogo pode danificar a sua unidade de DVD.

    Shadow of the Colossus com melhorias visuais e 60 FPS no PCSX2

    [​IMG]

    No Guia, estamos seguindo o padrão do tópico para obter o melhor desempenho possível sem que a acurácia da emulação seja comprometida.

    Devido a variedade de engines aliada a arquitetura complexa do Playstation 2, hoje, é impossível configurar o emulador de modo que todos os jogos rodem sem problemas. Se determinado jogo apresentar problemas gráficos, existe alguns tweaks que podem ser feitos a fim de solucionar ou ao menos amenizar esses bugs, lembrando que tais modificações poderão ter impacto na performance.

    Para sanar/aliviar esses problemas, siga o fluxograma abaixo:

    [​IMG]

    Caso nada disso resolva o seu problema, o jogo possui bug(s) no emulador ainda não solucionável.

    [​IMG]
    • Para acessar a BIOS do Playstation 2, clique em CDVD -> Nenhum Disco. Em seguida, clique em Sistema -> Carregar BIOS. Nessa opção, você gerenciará os savegames dos jogos.
    [​IMG]
    Acessando o Memory Card pela BIOS do Console
  12. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: Dolphin
    Pagina Oficial: https://dolphin-emu.org
    Console: Gamecube
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 5.0-5328
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.1
    Última Revisão: 01/10/2017 (Adicionado informação sobre Ubershader)

    [​IMG]

    O emulador Dolphin emula os consoles Gamecube, e Nintendo Wii na grande maioria dos casos com perfeição. Isso ocorre devido o fato do hardware do Wii ser basicamente o mesmo hardware do Gamecube, com excessão dos controles. O Nintendo Gamecube à época em que foi lançado, era um dos consoles mais potentes da geração assim como o original Xbox. Nesse guia, abordarei somente as configurações relativas à emulação do Gamecube. Posteriormente será feito um novo guia adicionando a emulação do Nintendo Wii.

    • Faça download do emulador na sua página oficial.
    • Certifique-se de ter todas as APIs do Windows instaladas.
    [​IMG]
    • Clique no botão Controles na interface principal do emulador
    • Em Porta A, B, C, D, escolha os controladores que deseja configurar e em seguida, clique em Configurar. No caso ilustrado abaixo, estarei configurando um gamepad na porta A.
    • Como podem ver na imagem abaixo, o gamepad do Gamecube tem os mesmos botões do controle do X360, XOne e DC, no entanto, com o layout invertido. Configure ao seu critério, no entanto, acaba sendo confuso você ver na tela pressione X e você ter que apertar B.
    • Caso queiram, estarei anexando nesse post o arquivo de configuração do controle já pronto. Basta coloca-lo na pasta C:\Users\USER ID\Documents\Dolphin Emulator\Config\Profiles\GCPad ir em Profiles na guia de configuração do emulador e carregar.
    • OBS: Na parte de configuração de Rumble, tanto o gamepad do XONE quanto do X360 wireless (Ambos no Windows 10) não funcionaram. No entanto, me lembro em versões mais antigas com o controle do X360 USB e Windows 7 funcionar corretamente. Pode ser um bug da versão atual do emulador ou o fato dos controles serem wireless.
    [​IMG]

    [​IMG]

    AUMENTO DE RESOLUÇÃO INTERNA
    Assim como no PCSX2 e na grande maioria dos emuladores, a renderização em OpenGL se mostra a mais eficaz quando se trata de acurácia em emulação. O mesmo ocorre com o Dolphin. Com o emulador é possível carregar packs de texturas customizadas transformando jogos em completos Remasters em HD além do aumento da resolução interna, uso de shaders, filtros aniso e antialiasing.
    • No botão Gráficos clique em Hacks e desmarque a caixa Desativar em Frame Buffer Externo (XFB) Feito isso, marque a caixa Virtual.
    • Ainda na janela Gráficos, clique na aba Melhorias e escolha a Resolução Interna, Filtro Aniso e Antialiasing que desejar (e seu hardware permitir)
    Feito isso, você estará rodando os jogos com resolução interna ampliada. Devido a arquitetura à frente do seu tempo do Gamecube, essa função consegue que praticamente nenhum jogo com resolução interna aumentada perca efeitos visuais, algo que ocorre no PCSX2 por exemplo.


    Ultimate Spiderman rodando com resolução interna a 1080p

    TEXTURAS PERSONALIZADAS

    [​IMG]
    Legend of Zelda - Twilight Princess com pack de texturas HD feita por fãs
    Graças a funcionalidade de extração/importação de texturas (similar ao que ocorre com o Project64) o Dolphin consegue exportar e importar textura dos jogos de Gamecube e com isso, é possível criar packs de texturas fazendo verdadeiras remasterizações de clássicos.
    • Para ativas as texturas customizadas, clique em Gráficos e na aba Avançado e na guia Utilitário, marque a caixa Carregar Texturas Personalizadas.
    • Caso você tenha bastante memória RAM (8GB+) marque também a caixa Pré-carregar Texturas Personalizadas. Essa opção faz com que todo o pack de texturas customizadas sejam alocadas na Memória RAM, fazendo com que o jogo não tenha 'engasgo' por conta da velocidade de leitura do HD visto que os packs de texturas na sua grande maioria possuem mais de 1GB.
    • Na interface do emulador, clique com o botão direito sobre o jogo que deseja inserir as texturas customizadas e vá em Propriedades e em seguida até a aba Informações. Cope o ID do jogo.
    • Feito isso, vá em C:\Users\User ID\Documents\Dolphin Emulator\Load\Textures (O Dolphin cria arquivos no Disco Local C:\ independente da partição onde ele se encontra) e coloque a pasta do pack de textura customizado nomeada com o ID do jogo.
    [​IMG]

    [​IMG]
    A minha experiência com o emulador no quesito velocidade, foram as melhores possíveis, não tenho do que me queixar visto que de 35 jogos testados, somente o F-Zero apresentou um grave slowdown em determinada fase, mas acredito que seja um bug do emulador e não necessariamente um problema de hardware.

    O emulador vem praticamente otimizado e é relativamente mais leve que o PCSX2. O que você precisa fazer caso a emulação esteja lenta é:

    • No botão Gráficos na aba Hacks marcar a opção Pular acesso EFB da CPU[​IMG]
    • No botão Gráficos na aba Geral escolher a opção Direct3D11 (Pode ser útil principalmente para GPUs low end e/ou que não tenham uma implementação OpenGL refinada)
    Para testar se o seu jogo está rodando da maneira correto (Principalmente nos casos de jogos com FPS desbloqueado) executando o jogo em windowed, verifique a opção VPS. Se estiver marcando VPS 60 - 100% significa que o seu jogo está rodando igual estaria rodando no console original (mesmo que aja oscilação de FPS)

    [​IMG]
    NOTA: Todas essas mudanças irão aumentar a velocidade e consequentemente fará com que apresente bugs em determinados jogos, portanto fica ao seu critério.
    NOTA²: Alguns tutoriais na internet ensinam a modificar o clock do CPU em Configurar na aba Avançada, no entanto, isso não é um Speedhack. Alguns jogos de GC possuem o FPS desbloqueado como no caso do Need for Speed Most Wanted. Essa função serve para que o jogo rode sempre a 60 FPS no entanto, se você já está com problemas de performance, modifica-la não irá trazer benefícios, somente mais bugs.
    NOTA³: Caso queira testar combinações de configurações no emulador, deixe o mouse apontado sobre a caixa de seleção da opção e uma breve explicação será exibida. Caso encontre algo que melhore a velocidade, nos informe!

    Arquivos Anexados:

  13. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: Dolphin
    Pagina Oficial: https://dolphin-emu.org
    Console: Nintendo Wii
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 5.0-5328
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.5
    Última Revisão: 01/10/2017

    [​IMG]

    O emulador Dolphin emula os consoles Gamecube, e Nintendo Wii na grande maioria dos casos com perfeição. Isso ocorre devido o fato do hardware do Wii ser basicamente o mesmo hardware do Gamecube, com excessão dos controles. O Nintendo Gamecube à época em que foi lançado, era um dos consoles mais potentes da geração assim como o original Xbox. Nesse guia, abordarei somente as configurações relativas à emulação do Nintendo Wii.

    Caso você já tenha configurado o emulador para Gamecube, somente verifique a configuração de Controles desse guia. Todo o resto será basicamente o mesmo.
    • Faça download do emulador na sua página oficial.
    • Certifique-se de ter todas as APIs do Windows instaladas.
    [​IMG]
    O wii possui controles de movimento com giroscópio o que dificulta o mapeamento em um gamepad tradicional. Sendo assim, para ter a mesma experiência que você teria com o console, você precisará adquirir os controles originais de Wii. Esses controles são basicamente o Wii Mote, Nunchuk e e sensor bar. No entanto, existe algumas maneiras de se emular os controles de movimento em um gamepad tradicional, e que funciona relativamente bem dependendo dos jogos. Abaixo irei explicar como.
    CONFIGURANDO O CLASSIC CONTROLLER
    • Clique no botão Controles na interface principal do emulador
    • Em Wii Remote 1, 2, 3 e 4, escolha os controladores que deseja configurar e em seguida, clique em Configurar. No caso ilustrado abaixo, estarei configurando um gamepad no Wii Remote 1.
    • Como podem ver na imagem abaixo, o classic controller do Wii tem os mesmos botões do controle do X360, XOne e DC, no entanto, com o layout invertido. Configure ao seu critério, no entanto, acaba sendo confuso você ver na tela pressione X e você ter que apertar B.
    OBS: Na parte de configuração de Rumble, tanto o gamepad do XONE quanto do X360 wireless (Ambos no Windows 10) não funcionaram. No entanto, me lembro em versões mais antigas com o controle do X360 USB e Windows 7 funcionar corretamente. Pode ser um bug da versão atual do emulador ou o fato dos controles serem wireless.

    [​IMG]

    Lista de todos os jogos de Nintendo Wii compatível com o Classic Controller

    CONFIGURANDO O Wii MOTE + NUNCHUCK (CONTROLE ORIGINAL DO Wii)

    Configurando o Wii Mote no Dolphin

    CONFIGURANDO O Wii MOTE + NUNCHUCK NO GAMEPAD

    Os controles do Wii funcionam de forma que o Nunchuck tem a função de controlar o personagem com o analógico enquanto o wii mote tem a função de sensor de movimento como no balançar da espada ou apontando o controle para os menus interativos dos jogos.

    [​IMG]

    Esquema de controles do Wiimote + Nunchuck
    • Vá em Controles -> Configurar (nas configurações de Porta do Wii conforme imagem mais acima) e configure os controles conforme ilustração
    • Ainda em Controles -> Configurar clique na guia Acessório, escolha Nunchuck e clique em Configurar.
    • Abaixo temos grifados todas as partes de Motion Controls à serem configuradas.
    NOTA: A maioria dos jogos não utilizam todas as funções de motion control, portanto, configure somente a que precisar. No exemplo abaixo, veja que configurei todos os movimentos de balançar do Nunchuck para serem emulados com o Botão R do gamepad. Dessa forma, sempre que aparecesse na tela a opção para balançar, bastaria apertar R.

    [​IMG]
    Configuração de controles de movimento do Dolphin
    • Em Perfil, escreva o nome do jogo após configurar os controles e clique em Salvar. Dessa forma, sempre quando você for jogar algum jogo, selecione o perfil para agilizar o processo.
    NOTA: Caso tenha criado um Perfil para determinado jogo, compartilhe conosco! me envie o arquivo (*.ini) que fica localizado em C:\Users\USER\Documents\Dolphin Emulator\Config\Profiles\Wiimote para que possamos estar facilitando a configuração dos jogos.

    Estarei anexando ao guia um perfil básico que funcionará bem na maioria dos jogos com controle Wiimote + Nunchuck mas que eventualmente necessitará de ajustes em determinados casos com o layout abaixo.

    [​IMG]
    Layout recomendado para ser coerente com a anatomia do Wiimote + Nunchuck

    Vale lembrar que diversos jogos de Nintendo Wii possuem mais de 1 layout de controle. Nesses casos, tente sempre escolher o layout mais fácil de se configurar em um gamepad tradicional.

    [​IMG]
    New Super Mario Bros Wii é um exemplo de jogo com suporte a 2 layout de controle

    CONFIGURANDO O WII MOTE + NUNCHUCK

    Caso você tenha os controles e a sensor bar, basta nas configurações do controle em Wii Remote 1 escolher a opção Wii Remote Real (Para controles originais) ou Wii Remote Híbrido (Para genéricos).

    [​IMG]

    AUMENTO DE RESOLUÇÃO INTERNA


    [​IMG]
    Assim como no PCSX2 e na grande maioria dos emuladores, a renderização em OpenGL se mostra a mais eficaz quando se trata de acurácia em emulação. O mesmo ocorre com o Dolphin. Com o emulador é possível carregar packs de texturas customizadas transformando jogos em completos Remasters em HD além do aumento da resolução interna, uso de shaders, filtros aniso e antialiasing.
    • No botão Gráficos clique em Hacks e desmarque a caixa Desativar em Frame Buffer Externo (XFB) Feito isso, marque a caixa Virtual.
    • Ainda na janela Gráficos, clique na aba Melhorias e escolha a Resolução Interna, Filtro Aniso e Antialiasing que desejar (e seu hardware permitir)
    TEXTURAS PERSONALIZADAS
    Graças a funcionalidade de extração/importação de texturas (similar ao que ocorre com o Project64) o Dolphin consegue exportar e importar textura dos jogos de Gamecube e com isso, é possível criar packs de texturas fazendo verdadeiras remasterizações de clássicos.
    • Para ativas as texturas customizadas, clique em Gráficos e na aba Avançado e na guia Utilitário, marque a caixa Carregar Texturas Personalizadas.
    • Caso você tenha bastante memória RAM (8GB+) marque também a caixa Pré-carregar Texturas Personalizadas. Essa opção faz com que todo o pack de texturas customizadas sejam alocadas na Memória RAM, fazendo com que o jogo não tenha 'engasgo' por conta da velocidade de leitura do HD visto que os packs de texturas na sua grande maioria possuem mais de 1GB.
    • Na interface do emulador, clique com o botão direito sobre o jogo que deseja inserir as texturas customizadas e vá em Propriedades e em seguida até a aba Informações. Cope o ID do jogo.
    • Feito isso, vá em C:\Users\User ID\Documents\Dolphin Emulator\Load\Textures (O Dolphin cria arquivos no Disco Local C:\ independente da partição onde ele se encontra) e coloque a pasta do pack de textura customizado nomeada com o ID do jogo.
    [​IMG]
    A minha experiência com o emulador no quesito velocidade, foram as melhores possíveis, não tenho do que me queixar visto que de 35 jogos testados, somente o F-Zero apresentou um grave slowdown em determinada fase, mas acredito que seja um bug do emulador e não necessariamente um problema de hardware.

    O emulador vem praticamente otimizado e é relativamente mais leve que o PCSX2. O que você precisa fazer caso a emulação esteja lenta é:

    • No botão Configurar na aba Geral certificar-se de que a opção Ativar Dual Core esteja marcada.
    • No botão Gráficos na aba Hacks marcar a opção Pular acesso EFB da CPU
    • No botão Gráficos na aba Melhorias em Ubershaders, selecione a opção Híbrido. Isso irá fazer com que os stutterings não ocorram, no entanto pode impactar na velocidade da emulação. Portanto, Para Hardwares Low end, deixe desabilitado. Clique aqui e saiba mais sobre as melhorias na perfomance que a função Ubershader promove.
    • No botão Gráficos na aba Geral escolher a opção Direct3D11 (Pode ser útil principalmente para GPUs low end e/ou que não tenham uma implementação OpenGL refinada)
    Para testar se o seu jogo está rodando da maneira correto (Principalmente nos casos de jogos com FPS desbloqueado) executando o jogo em windowed, verifique a opção VPS. Se estiver marcando VPS 60 - 100% significa que o seu jogo está rodando igual estaria rodando no console original (mesmo que aja oscilação de FPS)

    [​IMG]
    NOTA: Todas essas mudanças irão aumentar a velocidade e consequentemente fará com que apresente bugs em determinados jogos, portanto fica ao seu critério.
    NOTA²: Alguns tutoriais na internet ensinam a modificar o clock do CPU em Configurar na aba Avançada, no entanto, isso não é um Speedhack. Alguns jogos de GC possuem o FPS desbloqueado como no caso do Need for Speed Most Wanted. Essa função serve para que o jogo rode sempre a 60 FPS no entanto, se você já está com problemas de performance, modifica-la não irá trazer benefícios, somente mais bugs.
    NOTA³: Caso queira testar combinações de configurações no emulador, deixe o mouse apontado sobre a caixa de seleção da opção e uma breve explicação será exibida. Caso encontre algo que melhore a velocidade, nos informe!

    Arquivos Anexados:

  14. -Uchiha-
    [​IMG]
    Emulador: Cemu
    Pagina Oficial: http://cemu.info/
    Console: Nintendo Wii U
    Plataforma: Windows
    Versão utilizada: 1.11.1
    Estado da emulação: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Versão do Tutorial: 1.2
    Última Revisão: 03/12/2017 (Correção de link)

    [​IMG]

    O emulador Cemu emula o console Wii U em seus principais títulos com bastante acurácia, no entanto, é necessário um hardware relativamente potente para emular o console com a velocidade estável. Além disso o emulador (ainda em fase beta) está em um momento "take as it is". Ou seja, faça download e utilize. Sendo assim, não há muito oque configurar no emulador. Existe alguns tweaks para aumentar a velocidade que funciona em jogo X, mas são todos "gambiarras" e não irei abordar aqui pois envolve diversas configurações e que podem mudar ou não funcionar mais com uma nova versão do emulador.

    O Cemu possui um Patreon onde doadores que contribuem com o desenvolvimento do emulador recebem a nova versão com uma semana de antecedência, no entanto, o emulador continua sendo Free. Basta esperar uma semana e a mesma versão estará disponível para o público em geral. Caso queira ajudar no desenvolvimento, seja um Patreon!

    • Faça download do emulador na sua página oficial.
    • Certifique-se de ter todas as APIs do Windows instaladas.
    [​IMG]
    • Com a janela do emulador aberta, clique em Options -> Input Settings e configure de acordo com a sua preferência. Caso possua um gamepad, estarei anexando a configuração do mesmo no post, bastando jogar o arquivo na pasta ControllerProfiles e no emulador, selecionar a opção LOAD em Profile para carregar o mesmo. OBS: O controle precisa estar ativo ANTES do emulador ser executado.
    [​IMG]


    [​IMG]
    • Toda a configuração de melhoria visual do emulador é feita em cima de Graphics Packs, que são pequenos tweaks que o emulador interpreta como configurações aumentando assim a resolução, melhorando gráficos, aplicando vsync e algumas outras melhorias e até mesmo otimização para o emulador.
    • Para fazer download de Graphics Packs, você precisa ir ao GITHUB da comunidade CEMU onde existe centenas de packs disponíveis tanto com foco em desempenho quanto melhorias visuais. Para habilitar os pacotes, você precisa ir em Options -> Graphic Packs e habilitar os pacotes que deseja ser executado ANTES de executar o jogo.
    [​IMG]


    [​IMG]
    É curioso citar como o emulador se auto-otimiza já que isso não é tão comum nos emuladores de gerações 128 bits para baixo, no entanto, o CEMU trabalha com Cache de Shaders, assim como o rPCS3. O que acontece com isso é que o emulador ao carregar um jogo, provavelmente terá um desempenho ruim, pois ele está processando os shaders e criando os arquivos. Conforme os shaders vão sendo criados em cache no computador, o emulador passa a fluir melhor já que não precisa compila-los novamente, sendo assim, ao jogar Mario Kart 8 pela primeira vez, é provável que você tenha diversos "engasgos" nas primeiras corridas, mas ao repetir as mesmas, verá que o desempenho melhor substancialmente, e esse é o motivo do por que muita gente ver vídeos no YouTube com o jogo X rodando bem no hardware Y mas travando quando você instala no seu computador. É claro que varia de hardware para hardware e enquanto alguns jogos, principalmente os remasters em HD como o Wind Waker HD e Twilight Princess HD podem não exigir um computador tão potente, outros jogos como Xenoblade e Breath of the Wild irão requerer um computador MID-High para roda-los razoavelmente.

    Além dessa "auto-otimização", existe apenas uma outra função disponibilizada para melhorar a perfomance que é Acurácia do Buffer da GPU. Essa opção pode ser acessada em Options -> GPU Buffer Cache Accuracy -> LOW

    Chega a ser curioso mas o emulador muitas vezes tem um desempenho superior utilizando Graphic Packs mesmo que seja de resoluções maiores. Por exemplo, Mario Kart 8 roda melhor no meu computador com o Graphic Pack em 2K do que rodando sem o Graphic Pack.
    Em breve estará disponível um vídeo no YouTube onde testo o jogo Legend of Zelda: Breath of the Wild na última build do emulador.

    Arquivos Anexados:

    • XONE.txt

      Tamanho:
      732 bytes
      Visitas:
      106
  15. -Uchiha-
    RESERVADO
  16. -Uchiha-
    RESERVADO
  17. -Uchiha-
    RESERVADO
  18. -Uchiha-
    RESERVADO
  19. afonso220
    Muito bom, mais em cada tópico do emulador, você poderia ter colocado qual seria a configuração minima para o emulador rodar os jogos
    sem travamentos etc, pois a maquina de teste que está usando é forte, então entende-se que quase todos vão rodar sem problemas, agora em pcs
    mais ''básicos'' ou menos parrudo, não se sabe como ira ocorrer essa emulação.
  20. -Uchiha-
    Entendo o questionamento, mas é mais complicado que isso... vou ver o que consigo fazer mais o problema é que os requisitos mínimos variam muito de jogo para jogo. Alguns jogos são mais exigentes que outros, além de em determinados casos, o emulador ser melhor otimizado para X jogo.

    De todo modo, vou tentar elaborar uma metodologia para atender isso. :isso_ai: