Logo Hardware.com.br
Daniel C.
Daniel C. Zumbi Registrado
4K Mensagens 1.1K Curtidas

[Dica] Sony Vegas - Dicas pra conseguir a melhor qualidade em gameplays.

#1 Por Daniel C. 12/05/2017 - 03:04
Como conseguir a melhor qualidade em vídeos de gameplay

Edito vídeos há mais de 6 anos e resolvi fazer esse tópico pois vejo muita gente com dificuldade pra conseguir uma boa qualidade de som e imagem nos vídeos renderizados no Sony Vegas, então vamos ao que interessa.


Cuidados antes de gravar

Se seu microfone gravar algum ruído ou se ele gravar muito mais baixo que o som do jogo vai ser necessário gravar sua voz separado da gameplay. Se seu microfone for bom, não gravar nenhum ruído e não ficar muito alto ou muito baixo você pode ignorar esses passos.

Mas porque gravar minha voz em um arquivo separado?
Se você gravar o áudio do seu microfone no mesmo arquivo da gameplay todo tratamento que você der pra sua voz vai ser feito também no som do jogo, fazendo que o som do jogo fique bastante diferente do original. Se você gravar assim também não vai ter como abaixar ou diminuir na edição somente o som da sua voz.

Mas como vou gravar separado?
Primeiramente você vai configurar o gravador da gameplay (nVidia Share, Fraps, Action, etc) pra gravar apenas o som do jogo.
Agora você vai precisar de um programa pra gravar sua voz, recomendo o Audacity pois é bastante completo e possui um filtro de ruído excelente. Clique aqui pra aprender como remover ruídos pelo Audacity.


Botando a mão na massa (Sony Vegas)

Primeiro de tudo, que tal resolver a maioria dos bugs que fazem com que o Sony Vegas crashe e pare de funcionar?
Pra isso clique em "Options" e depois em "Preferences", abra a aba "Video" e na opção "GPU acceleration of video processing" mude para "Off", feito isso clique em "OK", na caixa que aparecer clique em "OK" e reinicie o programa.

  • Ajustando as configurações do projeto.

Um erro comum de muitas pessoas é editar ou renderizar o vídeo em uma resolução diferente do vídeo original, se você renderizar seu vídeo em uma resolução maior do que a do vídeo original você vai estar aumentando o tamanho do arquivo final mas não vai estar ganhando nada em qualidade, se você renderizar seu vídeo em uma resolução menor do que a do vídeo original vai estar tirando qualidade do vídeo.
Então antes de mais nada você vai configurar a resolução do projeto de acordo com a resolução do vídeo original do gameplay, pra isso abra as propriedades do projeto (ALT + Enter) e configure da seguinte forma:
Anexo do post

Em "Width" e "Height" você preenche com a resolução do arquivo original do gameplay
"Frame rate" é o FPS que você quer no seu vídeo, selecione 29,970 (NTSC) se você quer seu vídeo final a 30FPS e 59,940 (Double NTSC) caso queira a 60 FPS.
Deixe as outras opções da maneira que está na imagem, exceto "Prerendered files folder" (deixe como estiver), feito isso dê "OK"

Importante: Se você gravou sua gameplay a 30 FPS (por exemplo) não vai adiantar nada editar e renderizar o projeto a 60 FPS, por dois motivos, na hora da renderização o seu PC vai ter que renderizar 30 quadros por segundo a mais, quadros esses que na verdade nem existem, então seu PC vai demorar o dobro do tempo que levaria se renderizasse na resolução certa, sem falar que você não vai ter nenhum ganho de fluidez. Então não edite e renderize seu projeto em uma taxa de quadros maior que a do vídeo original.

Uma dica valiosa é salvar seu projeto agora, pra isso pressione CTRL + S e salve em algum lugar, não se esqueça de ir salvando o projeto de 5 em 5 minutos com essa combinação de teclas, o Sony Vegas é um programa que as vezes crasha e você não quer perder tudo que editou não é mesmo?


Dicas de edição

  • Como deixar seu vídeo mais fluído.

Sempre que você jogar um vídeo pra sua timeline você vai clicar com o botão direito em cima do vídeo na timeline e selecionar "Properties...", em seguida marque a opção "Reduce interlace flicker" e marque também a opção "Disable resample", com isso você vai dar uma fluidez maior ao seu vídeo final.
  • Verificando os níveis de áudio.

Outra coisa importante é verificar os níveis de áudio, veja se sua voz está muito mais alta ou muito mais baixa que o som do jogo. O ideal é que a sua voz esteja predominante o tempo todo, o som do jogo deve ficar audível mas não pode atrapalhar a pessoa ouvir e entender o que você está dizendo. Caso você adicione uma música não deixe ela mais alta que o volume do jogo.
Nota: Pra equalizar os níveis de áudio não aumente muito o volume da sua voz, abaixe aos poucos o som do jogo ou da música, quanto mais você aumenta o volume da sua voz maiores as chances de causar algum tipo de distorção.

Se em algumas partes do vídeo você gritar ou falar muito alto você pode adicionar um compressor na sua voz.
Pra isso clique no seguinte botão
Anexo do post

Feito isso selecione o compressor que mais te agrada. Eu costumo usar o preset "[Sys] 1.5:1 compression starting at -24 dB" pois ele deixa a voz bem suave nas partes que você fala mais alto.
Importante: Nunca adicione compressores em faixas de música.
  • Melhorias na imagem

Você pode também melhorar a imagem da gameplay, webcam, etc, ajustando as configurações de cor, nitidez, brilho, saturação (dentre outros) mas não vou entrar em detalhes pois cada jogo encaixa com uma configuração diferente e não tem uma fórmula mágica que funciona pra todos.


Configurações de renderização

Agora chegamos na parte final, a renderização do vídeo.
O container mais usado atualmente (e o recomendado pelo YouTube) é o .mp4 com o codec H.264. Dito isso, vamos às configurações de renderização.

Na caixa de seleção de formato você deve escolher "Sony AVC/MVC (*.mp4; *.m2ts; *.avc)", selecione o template "Internet 1920x1080-30p" e clique em "Customize Template..."

Vá para aba "Video" e deixe as configurações dessa forma:
Include video: Marcado
Frame size: Selecione na lista a resolução desejada
Allow source to adjust frame size: Desmarcado
Profile: High
Entropy Coding: CABAC
Frame rate (fps): Selecione a taxa de quadros, 29,970 (NTSC) pra 30 FPS e 59,94 (Double NTSC) pra 60 FPS
Allow source to adjust frame rate: Desmarcado
Field order: None (progressive scan)
Pixel aspect ratio: 1,0000
Bit rate (bps): Vou deixar uma tabela sugestiva.
  • 1920x1080p 60FPS: 16.000.000
  • 1920x1080p 30FPS: 14.000.000
  • 1280x720 60FPS: 14.000.000
  • 1280x720 30FPS: 12.000.000

Number of slices: 1
Encode mode: Render using CPU only
Enable progressive download: Marcado

Na aba "Project" mude apenas a opção "Video rendering quality" para "Best"

Nas abas "Audio" e "System" não mude nada

Caso queira salve o template para usar mais tarde

E é isso pessoal, agora é só renderizar seu vídeo e ver como ficou.
Qualquer dúvida ou sugestão é só avisar.

Abraços e bons vídeos wink.png

Anexos

Responder
Daniel C.
Daniel C. Zumbi Registrado
4K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por Daniel C.
30/10/2017 - 13:02
Alterações


30/10/2017

  • Alteração no container de renderização de .wmv para .mp4

O container .wmv é ótimo mas .mp4 parece conseguir tempos de renderização menores, sem falar que utiliza o codec H.264 (que é o recomendado pelo YouTube).
  • Alteração na tabela sugestiva de bit rate

Depois de pesquisar e fazer e vários testes vi que o YouTube aplica uma compressão ao vídeo upado, fazendo com que o mesmo perca bastante qualidade de imagem, renderizando próximo ao bit rate sugerido pelo YouTube você poupa seu tempo tanto pra renderizar quanto pra upar seu vídeo, já que ele vai sair com tamanho final bem menor.
Ryzen 5 3600X / 1060 6GB / 16GB DDR4 2400mhz
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal