Logo Hardware.com.br
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas

[Tutorial] Desenvolvendo um Formulário PDF preenchível no LibreOffice Writer

#1 Por TRONNER 11/08/2016 - 19:19

[ *** INTRODUÇÃO *** ]

Antes de decidir desenvolver este breve guia vasculhei muito pela internet afora, os resultados massivamente direcionavam para relatórios desenvolvidos no Libre Office Calc, embora com muitas funções continuar a depender do LibreOffice Calc para funcionarem, nem todos podem ou tem senão querem tê-lo instalado em seus computadores.

O LibreOffice Writer também tem um ambiente generoso em recursos para desenvolver estes formulários, se perguntarem qual o motivo de utilizar o LibreOffice Writer e não no Microsoft Word, foi simplesmente por afinidade.

Embora o Microsoft Word tenha até mais recursos quando comparado ao LibreOffice Writer, sofre da mesma limitação de formulários criados no LibreOffice Calc, funcionando somente neles, é como criar uma aplicação no Microsoft Access com seu banco de dados em mdb, basicamente só funciona com ele.

O problema está em muitas vezes não desejarmos ter um formulário similar a uma ficha cadastral com validação de campos, cálculos automáticos, histórico de ações mas apenas um documento que possa substituir sua versão impressa, enviando-o por e-mail podendo ser preenchido sem a necessidade de imprimí-lo, salvá-lo e depois devolvê-lo, tudo isso permanecendo no computador visando facilitar e até melhorar a organização de cadastros entre outras informações que possam ser utilizadas.


[ *** PREPARANDO O AMBIENTE *** ]

Não entrando em detalhes sobre onde encontrar, instalar e iniciar o LibreOffice, vamos começar habilitando os dois controles que interagem com o desenvolvimento de formulários.

Habilitando o painel Controles de Formulário:
Clique em Exibir >> Barra de Ferramentas >> Controle de Formulários.
Anexo do post


Habilitando o painel Design de Formulário:
Clique em Exibir >> Barra de Ferramentas >> Design de Formulários.
Anexo do post



[ *** CONHECENDO OS RECURSOS *** ]

Abaixo uma visão exibindo melhor suas principais funções:
Anexo do post


[ *** DESENVOLVENDO O FORMULÁRIO *** ]

Considero interessante inserir estes controles no documento para ficar mais familiarizado com eles, uma vez que não obedecem ordem de margem ou parágrafos sendo flutuantes no documento, isto acontece também nos outros módulos como o LibreOffice Calc.

Desta maneira o documento será em sua maioria guiado por células porém pela ótima flexibilidade do LibreOffice para ajustes nas suas dimensões, não será um transtorno no final das contas na ordenação e alinhamento entre textos comuns e os campos de formulário.

Para iniciar o formulário que deve ser feito no modo Design de Formulário, clique no respectivo botão deste painel conforme imagem anterior(ícone esquadro / lápis /régua). Por ele podemos editar os campos dinâmicos inseridos(objetos do formulário) e também alternar para o ambiente onde podemos testá-lo inserindo alguns textos ou selecionando as opções incluídas.

Iniciando o formulário, defini o cabeçalho contendo um logo e um título, obviamente referente ao formulário a ser disponibilizado, por enquanto similar a outros editores de texto deixando apresentável caso seja impresso, inclusive com uma pequena borda.

No campo abaixo, selecionei o objeto Caixa de Texto, fiz seus devidos redimensionamentos e ao clicar nele é exibido o painel ao lado com suas propriedades, tentei deixar o máximo de opções disponível demonstrando as configurações que fiz, inclusive o texto flutuante, exibido quando posicionado o mouse sobre o campo.

Anexo do post


Neste campo fica mais divertido sua personalização, este é o objeto Caixa de Listagem que após definido seu tamanho exibe um pequeno menu para mais configurações, basta cancelar este menu para ter acesso à suas opções. Observe que na opção Entradas da Lista cadastrei algumas cidades porém existe um macete neste campo onde não há retorno automático de parágrafo, caso vá digitando sem critério o texto final será o único exibido.

A dica aqui é a cada item da lista, apertar no teclado o ctrl+enter para descer nela e assim por diante até quantos itens forem necessários, evite usar o mouse pois ele costumeiramente tira o foco do campo. A mensagem Selecione pela seta ao lado >> foi inserido no campo acima deste, por isto não é exibido na imagem.

Anexo do post


Já no objeto Botão de Opções existe outro macete, caso você insira sequencialmente os campos, ao alternar no modo digamos de pré-visualização ele não respeitará nenhuma ordem, a dica aqui é conforme exibido no menu de Propriedades do Objeto, deixar todos com o mesmo nome, desta forma é criado um vínculo para ficar selecionado somente uma opção das que forem inseridas no formulário.

Anexo do post


Aqui o truque foi mais simples, usando a estrutura de células para alinhar melhor os campos onde depois inseri um grande objeto Caixa de Texto, depois fiz as devidas formatações no seu painel de Propriedades do Objeto como fonte, tamanho, fundo, tipo de caixa e outros para distinguir melhor os campos preenchíveis.

Anexo do post


Finalmente no rodapé mais alguns campos inclusive formatados como data e um texto em destaque [ CLIQUE AQUI ], nele foi configurado um link de e-mail que deveria enviar este documento porém não validei sua utilidade, deixando para os mais curiosos esse evento.
Anexo do post


Painel de configuração ao adicionar o hyperlink existente no texto [ CLIQUE AQUI ].
Anexo do post



[ *** PUBLICANDO O PDF EDITÁVEL *** ]

Depois de tudo concluído embora exista a opção Exportar como PDF no menu principal do LibreOffice, o correto para ativar esses recursos é utilizar o menu através da opção Arquivo e então nele Exportar como PDF. Na próxima tela, como deverá estar configurado para ativar os campos dinâmicos do formulário [FDF].
Anexo do post


[ *** CONSIDERAÇÕES FINAIS *** ]

Por fim, como sugestão de programas que reconhecem este comportamento indico o Foxit Reader { clicando aqui } e PDFXChange { clicando aqui }sendo ótimos na compatibilidade com esses recursos além de mais leves e atualizados que o famoso Adobe Acrobat.

Aos que tiverem mais disponibilidade e curiosidade para conhecer outros inúmeros recursos, é garantia de poderem desenvolver relatórios cada vez mais elaborados.
Anexo deixo o arquivo gerado pelo LibreOffice Writer .PDF de exemplo assim como o arquivo padrão LibreOffice Writer .ODT pra quem quiser editar e saber como ele é.

Anexos

Responder
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#3 Por TRONNER
11/08/2016 - 19:50
TmfeijoMMonroe disse:
Boa noite ! Prezado TRONNER
Um excelente e respeitado material . isso_ai.pngbom_trabalho.gifbom_trabalho.gif
Abraços

Obrigado colega @TmfeijoMMonroe wink.png , o texto do tutorial também foi elaborado no LibreOffice Writer e por isso só percebi algumas imagens que ficaram menores na página do forum ao inserí-las aqui, amanhã possivelmente capturo novamente estas telas e coloco em tamanho mais legível smile.png
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal