Indutor é um componente eletrônico, por exemplo: Assim como um capacitor. A diferença entre eles é a forma em que armazenam e descarregam a energia acumulada. Em um capacitor a energia fica acumulada entre duas placas com um material dielétrico, já nos indutores acontece em forma de um campo magnético. Basicamente é um componente formado em espiras de fio. Quando uma corrente elétrica percorre estes fios é gerado um campo magnético; se desenergizarmos estas espiras o campo ao redor induzirá uma tensão, assim constatamos o efeito de indução, então, porque não chama-lo de indutor?
Sabemos como ele funciona, mas podemos fazer indutores de varias formas e modelos, mas como diferencia-los? Porque existem tantos formatos? A primeira questão indiferente do formado ou de algumas características peculiares é de que precisamos definir o quando de energia ele acumula. Assim temos uma medida, chamamos de Henries, porque? Bem, Joseph Henry em 1830 construindo eletro-imãs, descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, independente de Faraday que também tinha seus estudos, não é atoa que a unidade de medida dos capacitores é Farads, enfim... Como estamos falando de indutores, seria justo usar Henries, afinal Joseph foi que publicou primeiro suas conclusões. Tamanhos e formatos veremos mais adiante.
Sendo a unidade de medida: Henry, sabemos que a indutância é definida em "xx"H'enries', (H=Henry) as nomenclaturas H, mH e uH basicamente servem para simplificar os números, ou melhor dizendo, as casas decimais. Assim como o K=000 (representa três zeros), ou o deslocamento da vírgula três casas para direita, mH (mili henries) e uH (micro henries) representam o deslocamento da vírgula tres casas para esquerda, seis, e assim sucessivamente.
Pela teoria, quando maior a indutância (o valor em 'H'), mais energia é acumulada em campo magnético no indutor. "L" é o símbolo usado para representar um indutor em um circuito.
Associação de Indutores:
A energia elétrica é medida de duas formas: Em Volts (a diferença de potencial) e em Amperes (o fluxo de elétrons no condutor), assim como em um encamamento: "Quanto maior a bitola, maior será o fluxo". Desconsiderando a tensão neste momento, só existe campo magnético no indutor se circular uma corrente elétrica por ele, logo, é importante conhecer o fio, para definir os limites. De uma forma resumida: Se associarmos indutores em série, aumentamos a indutância (o percurso da corrente), mas fica valendo a corrente suportada pelo menor deles, em paralelo o contrário, a indutância diminui mas a corrente suportada é maior, muito semelhante ao que acontece com os resistores. Não acho tão comum esta aplicação, por isso não vou colocar contas.
Tipos de Indutores:
Fio enrolado, é isso. Com o tempo e estudos, outras formas de aperfeiçoar os indutores surgiram. Dependendo do núcleo, seja o ar ou ferro-magnético, as características desses componentes são alteradas, sendo mais viáveis para cada tipo específico de aplicação. Um transformador também é um indutor, ora, a tensão é induzida de um indutor para outro, ou em outras palavras: "transformada". Um transformador tem um núcleo feito de chapas de silício, estas são usadas porque funcionam melhor na frequência de oscilação da rede elétrica (50/60Hz - Hertz, não Henries), já em fontes chaveadas e conversores que funcionam em altas frequências usam ferrites, que proporcionam melhores resultados. Tudo depende da aplicação. De um modo geral, colocar um núcleo de material ferroso no meio das espiras aumenta a indutância em função da relação de espiras e diminui o tamanho, e o uso de matéria prima.
Mas o próprio indutor em si, para que serve? Bem ele precisa estar num circuito para ter sua função provada. Outra de suas características é se opor a passagem de altas frequências, como ele armazena anergia, quando o sinal tende a variar ele se descarrega, atenuando sinais de alta frequência. Isso quer dizer que pode ser usado em filtros, como por exemplo de passa baixas (sub-woofers), alguém já deve ter ouvido falar em crossover.
O aspecto deles podem ser muitos, abaixo exemplifico alguns modelos comuns que encontrei na internet como exemplo:
Fonte: http://www.eletronpi.com.br/curso_eletronica_basica_028_indutor.aspx
O valor deles pode ser expresso tanto por extenso como por código de cores, assim como acontece com os resistores, ou de outras formas.
Indutores em nosso dia-a-dia:
Agora que conhecemos este componente, não é difícil encontra-lo a nossa volta. Qualquer carregador ou fonte usa um elemento magnético, nos circuitos internos sejam de televisores ou celulares existem diversos deles, enfim, estamos rodeados de tecnologia, e estão presentes no nosso dia-a-dia mesmo não sabendo de que eles existam.
----------------------------------------
Se alguém quiser fazer alguma observação ou comentário fique a vontade.