Considero o atual estado das regras de conduta ruim: texto desorganizado, com regras duplicadas, português precário. Segue proposta para um novo conjunto de regras, mantendo o espírito atual, mais sucinto e organizado.
Algumas diretrizes balizaram a reforma:
- Evitar o uso de exemplos excessivos. Usando enumerações abertas ("aaa, bbb, ccc." ao invés de "aaa, bbb e ccc."), fica implícito que a relação inclui itens não listados. O objetivo dos exemplos é servir, como supõe-se, apenas de exemplo, não listar todos os cenários possíveis de aplicação de cada regra. O efeito de regras concisas é o mesmo (ou até superior), pois definimos uma normal geral e os exemplos, em última análise, não são necessários para a aplicação das mesmas.
- Fundir regras com propósitos iguais ou parecidos.
- Evitar detalhismo desnecessário. Por exemplo, as proibições "material que isso ou aquilo" englobam todas formas de postar o conteúdo vetado. Não é preciso especificar regra por regra que links para outros sites também são levados em conta.
- Não dividir regras. Usar numeração sequencial, sem letras.
Pontos pendentes:
- As sanções existentes são três (advertência, suspensão e banimento), certo?
- Coloquei na regra de proibição de anúncios uma restrição a pessoas jurídicas (para os anúncios permitidos nas assinaturas). Parece-me ser o almejado pela administração, porém precisa de confirmação. Se necessário, basta remover.
Revisei o texto com bastante afinco, mas pode ter escapado algum erro ou incongruência. Sugestões são bem-vindas!
Com as modificações, o texto ficou ~40% menor, mais organizado, e acredito conseguir enquadrar todas as regras anteriores.
Estatísticas
Regras atuais: 1679 palavras, 10652 caracteres
Novas: 1021 palavras, 6542 caracteres
- Home
- >
- Fórum
- >
- Administração
- >
- Fale conosco: c...
- >
- Proposta de reforma das r...
Nenhum tipo de sociedade organizada pode funcionar sem regras. Nós não seremos diferentes. As regras são um conjunto de normas estabelecidas para manter a ordem e o bom funcionamento do fórum. Nossas regras são elaboradas criteriosamente com a finalidade de prestar um serviço gratuito de informações sobre informática, de forma organizada e acessível. Ao cadastrar-se neste fórum, você está implicitamente concordando com as regras aqui contidas, cuja leitura é de sua responsabilidade, e submetendo-se a elas. Caso alguma das regras descritas seja desrespeitada, os moderadores intervirão para tomar as atitudes cabíveis.
A não obediência das regras gera sanções (advertência, suspensão ou banimento), com ou sem pontuação, dependendo do caso.
Proibições
Não poste:
Regra 1 - Material que viole direito autoral. Essa é uma fonte potencial de problemas para o fórum. Mensagens que enquadrarem-se nessa regra serão fortemente moderadas. Exemplos: chaves/cracks para softwares pagos, ROMs de videogames, qualquer material cuja licença não permita distribuição.
Regra 2 - Material que ensine ou incite atos ilegais, danosos ou antiéticos. Exemplos: fornecimento de software malicioso, técnicas para burlar bloqueios de administradores de rede, procedimentos para disfarçar defeitos.
Regra 3 - Material pornográfico ou com caráter sexual.
Regra 4 - Mensagens incitando discriminação de qualquer tipo.
Regra 5 - Mensagens duplicadas com o objetivo de tentar obter respostas mais rapidamente, bem como a criação de tópicos de dicas ou notícias já existentes. As mensagens poderão ser bloqueadas, unidas ou apagadas pelos moderadores sem aviso prévio.
Regra 6 - Mensagens em sequência, sem que outro usuário tenha postado nada, antes do prazo mínimo definido na regra 22.
Regra 7 - Mensagens de cunho comercial. São proibidas mensagens contendo anúncios, propaganda de produtos e/ou serviços. As mensagens poderão ser apagadas sem aviso prévio. Em caso de reincidência, o usuário poderá ser suspenso ou banido. Anúncios somente são permitidos quando colocados na assinatura, com a condição de não serem de pessoa jurídica.
Regra 8 - Mensagens de SPAM. Serão encaminhadas para o provedor de acesso do emissor e excluídas imediatamente. Mensagens de pirâmides, como as famosas "ganhe dinheiro fácil", serão encaminhadas à Polícia Federal já que trata-se de crime previsto no Código Penal. O usuário enquadrado será automaticamente banido.
Regra 9 - Imagens maiores que 1024x768 pixels e/ou 200 KiB, pois prejudicam o carregamento da página. Lembre-se que nem todos acessam o fórum com conexão rápida. Pelo mesmo motivo, não permitimos o uso de imagens nas assinaturas, com exceção dos emoticons disponibilizados pelo próprio fórum.
Regra 10 - Off-topic nas salas técnicas do fórum. Entenda-se como off-topic assuntos não condizentes com o propósito do fórum. Para isso, existe a sala "Papo Aberto".
Não use:
Regra 11 - Vocabulário de baixo calão, ofensivo, inclusive abreviado ou ofuscado. Observação: termos indefinidos como #&*$@!* e o emoticon
Regra 12 - Linguagem inadequada, como miguxês, internetês. Exemplo: menSAGENxXx EScrItAxXx AXXim.
Regra 13 - Palavras em maiúsculo (exceto siglas e nomes escritos originalmente em maiúsculo), pois equivalem a GRITAR de acordo com a netiqueta. Também não é permitido o uso de caracteres especiais no título visando chamar a atenção.
Regra 14 - Títulos discriminatórios, como "só para feras", "esta é só para quem sabe", ou vagos, como "me ajude", "estou desesperado", "socorro", "urgente". Use no título algo que dê uma ideia do assunto abordado.
Da criação de novos usuários
Regra 15 - Não é permitido a um mesmo usuário criar diversos logins a fim de tentar se fazer passar por outra pessoa. O usuário que esquecer sua senha e fizer nova conta, deverá entrar em contato com a moderação para regularizar sua conta antiga.
Regra 16 - Não é permitido que usuários banidos ou suspensos criem novos cadastros. Se a moderação identificar um novo cadastro de um usuário banido, este também será banido.
Regra 17 - Não é permitido o empréstimo de login para outro usuário, por qualquer que seja o motivo.
Disposições gerais
Regra 18 - Será considerado flooder aquele que postar mensagens que não colaborem com o assunto em discussão. Exemplos: "joga fora", "eu também gostaria de saber".
Regra 19 - Será considerado flamer aquele que entrar em discussões sem sentido, agredir verbalmente os demais e postar mensagens provocativas com o propósito de gerar animosidades. Utilize seu tempo para ajudar, não para criar confusão.
Regra 20 - Será considerado coveiro aquele que resgatar tópico antigo e já encerrado (onde não caiba mais discussão). Se a informação presente no tópico antigo tiver importância, crie um novo tópico, coloque sua dúvida/complemento e adicione um link para o antigo.
Regra 21 - Crie tópicos nas salas corretas. Todas as salas têm descrições de seus conteúdos. Notícias devem ser postadas na sala "Notícias" e estão sujeitas à aprovação da equipe. Na dúvida, abra um tópico na sala "Fale conosco: críticas e sugestões ao fórum".
Regra 22 - É permitido o uso de UP para tornar tópicos ativos novamente. Deve ser usado com moderação e apenas depois de decorridas pelo menos 12 (doze) horas desde o anterior. Deve-se apagar o UP anterior para evitar sequência. Após 10 (dez) dias, o motor do fórum não permite editar ou remover mensagens, neste caso, peça para um moderador fazê-lo ? preferencialmente reporte a mensagem (ver regra 26). Se for notado o uso de UPs para aumentar o número de posts, o usuário será advertido.
Regra 23 - Não é permitido pedir ou ofertar reputação. O usuário que o fizer, além de sofrer sanções, poderá ter sua reputação reduzida ou zerada. Se o usuário enviar MP para vários outros pedindo reputação, poderá ser também enquadrado por SPAM (regra 8).
Regra 24 - Reclamações fundamentadas, feitas de forma ordeira e com críticas construtivas são bem-vindas. Seja educado e utilize a sala "Fale conosco: críticas e sugestões ao fórum". Reclamações feitas sem seguir tais parâmetros poderão render sanções ao autor. Não são toleradas ofensas e xingamentos à equipe. Usuários que fizerem ofensas diretas à equipe serão banidos.
Regra 25 - Reincidência em infrações leves. Quando for detectada uma grande frequência de infrações não causadoras de pontuação.
Regra 26 - Não atue como moderador do fórum. Caso perceba alguma regra não sendo cumprida, utilize o botão
...
Agradecemos sua colaboração. Irei encaminhar aos Administradores para avaliação.
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.
Twitter da comunidade
Marcos FRM, a sugestão foi analisada pelos Administradores e por implicar em mudanças em muitas engrenagens internas do fórum foi decidido que não será aplicada por hora.
De qualquer forma, agradecemos seu empenho.
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.
Twitter da comunidade