Linux banido pelo UNIBANCO

  1. Br1000
    Boa noite a todos.
    A uma semana ao acessar minha conta no Unibanco me foi pedido para instalar um novo dispositivo de segurança.
    Após instalar e tentar novamente acessar pediu para instalar o dispositivo.
    Liguei para o Unibanco 30 horas pedindo explicações e fui surpreendido com o anúncio que o banco não aceita mais usuários Linux. Falei um monte até fiquei muito bravo com o atendente (coitado) mas não teve jeito.
    Então seguindo a sugestão do atendente entrei no site do banco e na aba [FALE CONOSCO] e deixei um email dizendo que até o dia anterior eu fazia todas minhas operações normalmente e que agora estava barrado no banco.
    Pedi uma posição do banco quanto a isso. E que eu apostava que eles usavam Linux em seus servidores.
    Esperei por uma resposta até hoje e não tendo vindo nada da parte deles fiz nova reclamação por email e estou postando aqui, pois acho que é um desrespeito com os clientes usuários de Linux. Além de eles estarem na contramão, quando muitos usuários estão trocando o duvidoso pelo certo eles impedem que usuários Linux tenham acesso. Isso com certeza vai desencorajar muitos que serão obrigados a manter as Janela$$$ para poder saber seu movimento bancário.
    Gostaria saber onde mais devo postar esta reclamação para que o banco reveja esta posição. Procom? Defesa do Consumidor? IDEC? Algum ministério que esteja tentando implantar um programa de inclusão digital (baseado no Linux) ?
    Desculpem se falei demais mas estou indignado com a atitude deles.
    Fico aguardando sugestões e comentários.
  2. ffugita
    Eu fecharia minha conta no banco e usaria outro que permite acesso em linux, tal como o real por exemplo (sem restrições quanto a browser)... se não fosse possivel o fechamento da conta, apenas manter o menor numero de serviços possiveis (sem cartao, cheque, limite, etc) e usar cheque de transferencia para movimentar seu dinheiro em outro banco.

    O unibanco é um dos bancos com tarifas e juros mais altos tb, logo a mudança pode ser interessante pro bolso tb...
  3. MaxRaven
    Minha dica, volta a reclamar no 30horas, se possivel grava, ai apresenta a queixa ao procon, eles vão alegar que é por motivos de segurança, mas como vc paga o acesso via internet (via taxas do banco) então eles tem de oferecer o serviço, até pq ele já era oferecido e se eles tem problemas com segurança é eles que tem de resolver e não vc comprando um novo SO por conta de problemas deles.
  4. ::ChUcK::
    Abre uma reclamação no Banco Central, alegando que do dia pra noite você foi impedido de continuar acessando sua conta e isso sem prévio aviso...vai dar a maior dor de cabeça. Sei disso pois trabalho em um banco, e reclamação no Bacen é o tipo de problema que um banco quer distância...pelo menos onde eu trabalho funciona assim.
  5. Jeanks
    Isso mesmo. eu to fulo da vida com o Terra por não poder ouvir a rádio, pq uso Linux! Mandei um e-mail e o que recebi? Sistema necessário: Windows 98 ou superior e MacOS.
    O que eu vou fazer, sair fora. Não vou dar meu dinheiro pra quem não me respeita. Se eu pudesse até levava pro Proncon, mas até onde sei o Procon não pode fazer nada quanto a isso.
  6. Jiu's
    Na minha opinião saia fora desse unibanco tb tenho um financiamento nele e eita banco caro, vo fechar a conta este mes ainda, evita dor de cabeça e registra em um que atende às suas solicitações, ou instala o windows:mostrando_lingua:
  7. Jeanks
    Sei lá, como eu disse sou meio radical quanto a isso. Não tem suporte a Linux? Blz, então tchau.
    Se puder, mete no pau. Fala em Proncon. Se não puder, pula fora. boicota e ainda sai queimando pra todo mundo!
  8. ffugita
    Bem lembrado! Faça a reclamação no banco, e se não for resolvida faça a abertura de reclamação no BACEN. Os bancos morrem de medo de ter queixas no bacen, e apenas meia dúzia de queixas no BACEN já criam um grande problema pro banco....
  9. MaxRaven
    O procon pode até intermediar uma composição das partes, agora se o problema atingir muitos ele pode entrar com ações na justiça e td mais, como geralmente as reclamações são individuais acaba sendo cada um por si e as empresas levam vantagem, afinal tem um time juridico a disposição e o usuário final não. A justiça é igual pra todos que tem um bom advogado.
    Agora quanto a mudar de banco eu tbm aconselho, meu banco é um caso esquizito, no linux fica melhor que no windows e eles nem sabiam que o site funcionava perfeitamente nele hahaha, falei com o suporte reclamando que usando win/firefox o site dava umas pauleras e me mandaram usar IE, ai disse que no linux/firefox abria tudo perfeitamente e o atendente não sabia me responder o pq e nem que funcionava em linux.
    Lembro que quando era assinante da INFO sempre tinha reportagens e entrevistas com os reponsaveis de TI dos bancos, quase todos eles tinham no curriculo passagens por empresas como a microsoft e outras dedicadas exclusivamente as plataformas proprietarias, então acredito que deve rolar um jaba por de baixo dos panos.
  10. annajulia
    Eu tb acho que vc deve reclamar e ameaçar de fechar a conta.
    Ao usar o Big Linux com o Firefox 2.0 não consegui logar no Banespa.
    Mandei um email e no dia seguinte recebi resposta e o problema resolvido.
  11. allanvaliati
    Reclame novamente. Tenha o cuidade de gravar a ligação. Depois registre queixa.

    Logo quando comecei a utilizar linux o teclado digital da senha do meu banco (BANESTES) não funcionava muito bem no firefox. Enviei um e-mail reclamando e com menos de 1 semana eles acertaram.

    O importante é ter a prova nas mãos. Depois vc pode até mesmo gerar uma discussão maior na comunidade.
  12. luciano
    Colega, encerre sua conta nesse Banco (Que se não me engano já teve até o Bill Gates como garoto propaganda ) e abra uma nova em outro mais amigável. Ah, com banco todo o cuidado é pouco: para encerrar a conta, compareça a agência e solicite isso formalmente por escrito, protocolando cópia do pedido.

    O colega acima tem razão, denúncias BACEN incomodam muito mais os bancos do que queixas no PROCOM. Mas não tenho a certeza se isso tem cabimento neste caso.
  13. DCNunes
    BR1000, que dispositivo é esse? De vez em quando parece que nem o pessoal do suporte da empresa sabe do que está falando...

    ffugita, se não for perguntar muito, você é cliente do Banco Real?
  14. Br1000
    Viva o Nosso Fórum GdH
    Hoje as 1:10 da madrugada dei uma passada aqui para ver os comentários e sugestões. Dai resolvi entrar novamente no site do Unibanco para tirar um print screem com o pedido de instalação do tal dispositivo de segurança. Dai SURPRESA não houve pedido de instalação e entrou em minha conta.
    Dou o crédito do acontecido a nossa comunidade. Não precisei nem fazer reclamações junto aos orgãos citados pelos companheiros. A repercução deve ter sido tão forte que já voltaram atraz e sem pedir instalação nenhuma.

    IronManDCN

    Naquela ocasião, quando entrei no site coloquei número de agência e conta e senha apareceu um pop-up dizendo que havia a necessidade de instalação de um despositivo de segurança. Como nesta semana estive impedido de acessar pelo meu Kurumin, usei o PC de meu filho que usa Window$ XP e nele tambem me foi pedido a instalação do referido programa de segurança e assim que instalado apareceu um "selo" ao lado do meu nome indicando que o tal dispositivo estava funcionando.

    Agradeço imensamente a todos que postaram sugestões e opiniões.
    Abraços a todos.
  15. Sonics
    Po sacanagem eim :( , IronManDCN é só um palpite, mas deve ser alguma porr que usa activex ou essas outras firulas usadas pela M$
  16. Marcelo de Matos Soeiro
    Sem comentários... ou quase!!! Absurda essa situação, mas, se funcionou.... ;)
    Fique com Deus.
  17. flaviomlopes
    Também acabei de entrar na minha conta, sem pedido de instalação de plugin. O interessante disso tudo é que a primeira vez que me apareceu o tal pedido de instalação foi no kurumin. Como tenho outras duas distros instaladas (arch 0.7.2 e mandriva 2007.1 spring), tentei o acesso pelas mesmas e consegui sem que houvesse a tentiva de instalação do plugin.
    Liguei para lá e perguntei como eles explicavam que num sistema houvesse a exigência e em outro não. O atendente se limitou a dizer que eles "não davam suporte a linux".
    Depois, com o tempo, a cada tentativa de acesso, em qualquer sistema, pediam para instalar o plugin e eu instalava e após isso aparecia a tela de login normal. Mas na próxima tentativa de acesso, tinha eu que instalar o plugin novamente, apesar de já instalado. Posteriormente, a cada vez que eu abria o firefox, este dizia que tinha uma atualização e atualizava para a versão 1.0.0.1. Curioso, eu tentava acessar e era novamente obrigado a instalar e ficava nesse círculo vicioso, até que parou de pedir a atualização e passou a funcionar.
  18. Marcelo de Matos Soeiro
    Não 'davam' suporte?!?! E agora dão?!?! Gente, esse pessoal estudou aonde?!?! Por isso que eu falo da importância de que o Linux se torne um sistema desktop com boa participação no mercado. Não poderiam nos ignorar dessa maneira tão absurda e ostensiva!!!
    Fiquem com Deus.
  19. marceloy
    O cliente deveria ter a opção de escolha.

    Meu irmão por exemplo quase foi enganado pelo trojan PWS-Banker.gen.bb que atacava desde o Win98 e depois mudou para WinXP Home e de novo voltou o Banker. Fiquei impressionado, o trojan imitava bem a janela de autenticação do home banking, um porém é que não aparecia uma opção de fechar a janela, a tal janela do home banking falso ficava no desktop e pra tirar era preciso reiniciar a máquina...

    http://www.avira.com/pt/threats/section/fulldetails/id_vir/1836/tr_banker.delf.df735649.html

    Alias:
    • Mcafee: PWS-Banker.gen.bb
    • TrendMicro: TSPY_BANKER.CGU
    • Bitdefender: Trojan.Banker.Delf.DF735649


    Sistemas Operativos:
    • Windows 95
    • Windows 98
    • Windows 98 SE
    • Windows NT
    • Windows ME
    • Windows 2000
    • Windows XP
    • Windows 2003


    Efeitos secundários:
    • Utiliza o seu próprio motor de E-mail
    • Altera o registo do Windows
    • Informação de roubos

    [​IMG]
  20. orbtx
    Falando nisto, eu estive observando, a tela do terminal do caixa no Banco do Brasil, perguntei ao atendente. Ele estava rodando Linux, não sei qual Distro.
    Trabalho nos Correios, e aqui a implanção do Linux esta caminhado a passos lentos, já usamos BROffice for win/. O B. do Brasil parece ser uma das empresas publicas mais avansadas na implantação do Software Livre.
    A prefeitura da minha cidade esta implantando Ubuntu nos seus desktops.
    O mais interessante é ver a reação dos funcionarios, se não correrem atraz, ficaram tão ultrapassados quanto as Janela$.
    Um amigo que trabalha na prefeitura, me procurou para instalar e dar algumas orientações sobre Linux, estou pensando seriamente em mudar de ramo.
    Nosso conhecimento, esta valorizando-se