Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Ubuntu: a porta de entrada para o software livre

#1 Por Equipe GdH 28/10/2008 - 13:15
Ubuntu: a porta de entrada para o software livre
Menos de 5% de usuários desktops, esta é a cota aproximada, alcançada pelas distribuições GNU/Linux. Uma marca até certo ponto insignificante, se considerarmos o público-alvo em que os esforços para a sua disseminação é direcionado. No entanto, isto não quer dizer que tais esforços não existem; mas, podemos tranqüilamente considerar que são mal empregados...
Leia a notícia completa: https://www.hardware.com.br/noticias/2008-10/49072BC0.html
Responder
apterix
apterix Zumbi Registrado
9.4K Mensagens 171 Curtidas
#3 Por apterix
28/10/2008 - 13:48
Eu até gosto do Debian e uso ele para programação, mas sem dúvida a dupla Ubuntu+gnome é imbatível!

Instala tudo: codecs, drivers proprietários etc automaticamente.

Junta a facilidade para a configuração multimedia com o eficiente ambiente Linux.

Ainda não consigo obter a mesma qualidade multimedia que tenho no Vista com o Linux, mas a distro que mais consegui chegar perto foi o Ubuntu, principalmente a partir do 8.04.

Estou agora esperando o 8.10 que finalmente reconhecerá raid via sb.
Hospedagem de sites low-end: www.ilax.com.br Com cPanel 11 e suporte técnico inteligente. isso_ai.png
Alair.com
Alair.com Veterano Registrado
1.3K Mensagens 60 Curtidas
#4 Por Alair.com
28/10/2008 - 14:59
Concordo inteiramente cm o artigo (o li completo,não apenas o título como alguns costumam fazer),não só por causa do artigo,mas eu já venho batendo nessa tecla há muito tempo,não se trata de extinguir as outras distribuições,cada um continuaria a usar a sua preferida,mas eleger apenas uma como uma espécie de distro padrão para desktops,eu também concordo que o Ubuntu seria a distro ideal para esse fim,pois é a distro com o menor índice de rejeição que existe,é a mais conhecida,é a mais usada,é indicada até em publicações impressas que são praticamente redutos da MS,enfim,todos que não gostam do Ubuntu (geralmente são usuários linux veteranos)deveriam ser mais inteligentes e parar de hostilizar o Ubuntu como se esse fosse um "segundo Windows",ao contrário do Windows,tudo que o Ubuntu ganhar em benefício de mercado,por tabela,estaria arrastando as outras distros também,pois são da mesma categoria,não que dizer que temos todos que usar o Ubuntu,mas quem optar por não usá-lo,pelo menos não desestimule que um novo usuário venha a usá-lo,bom,eu acho que estou gastando meu teclado com isto à toa,pois a galera não tem costume de ler (mal lê o título do tópico e já vem dar opinião,ignorando as demais postagens dentro do tópico)) e nem muito menos refletir sobre as coisas,pra isso dar certo,teria que haver uma reunião entre os diretores gerais das empresas responsáveis pelas distribuições comerciais do mercado (Ubuntu,Mandriva,OpenSuse,Fedora,entre outras) e definir um padrão para o mercado,mais uma vez eu repito,não seria com a finalidade de se criar uma distribuição única,mais sim de definir um padrão que atenda melhor o mercado atual e futuro,os usuários "fuçadores" ,que são minoria no universo de usuários de computadores domésticos,continuariam com o "poder" de definir o que bem entenderem em suas respectivas máquinas,caso os padrões não lhe atendessem bem.

ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7K Mensagens 2.2K Curtidas
#5 Por ivoaudio
28/10/2008 - 15:01
Eu ia sugerir o Kurumin, pela atenção ao usuário brasileiro, mas então lembrei que o suporte junto a vendedores, fabricantes de hardware e usuários seria uma tremenda sobrecarga à equipe de desenvolvimento...

Já que é para facilitar a vida de todos, creio que o Ubuntu é uma boa opção. Tem nome e cacife por trás. Respeitabilidade e continuidade assegurada são importantes nessa estratégia. É só lembrar de instalar os codecs proprietários ANTES de entregar o computador para o usuário!

Outra coisa muito importante: encontrei, em lojas, notebooks com Linux mal configurado. É um desaforo vender um notebook com tela wide e vídeo configurado para 1024x768! E o pior: a ferramenta de configuração não resolve, os drivers instalados não funcionam... Melhor tirar essas enjambrações voltadas unicamente para obter isenções de impostos e vender hardware barato e vagabundo, multar os fabricantes por propaganda enganosa e entregar produto defeituoso, e colocar algo que funcione de verdade. Linux não pode ser desculpa para vender máquinas ultrapassadas e hardware de má qualidade.

Aliás: o que está faltando é encontrar hardware BOM, topo de linha, rodando Linux, pra comparar direito com os outros sistemas.

Comecei usando o Mandrake com KDE em 1999. Passei para o Kurumin logo em seguida. Recentemente resolvi mudar para o Ubuntu por causa do Edubuntu, do Ubuntu Studio e da facilidade trazida pela ferramenta de configuração de redes sem fio, com o modo "roaming".

Só tenho dúvida se os supostos leigos, supostamente acostumados com MS Windows, não reagirão mal ao Gnome, já que o KDE é mais parecidinho com o sistema da Microsoft. Eu já usei quase tudo, desde MSX, Atari STE, Windows 3.1, 95, 98, ME, XP, MacOS 7.6, 9 e X, KDE, WindowMaker, Xfce, Fluxbox, Gnome... Descobri que o mais importante é ter acesso rápido aos programas, não interessa onde está o menu para chamá-los; pode ser no canto superior esquerdo ou inferior esquerdo da tela, no botão direito do mouse... a gente leva menos de 1 minuto para se acostumar.

E depois de conhecer o Synaptic, quem não vicia?

Ah, testei o Asus Eee e o Acer One. A interface é muito fácil de usar. Duvido que algum principiante, mesmo acostumado ao "XP", não consiga usar as maquininhas.

Aliás, essa gente que tem medo de Linux, que fala que é difícil, precisa fazer curso para aprender Orkut, MSN, Skype, Limewire, etc.? Claro que não, né! Aprendem sozinhos, ou perguntando para algum amigo, pode apostar. Acho que esse é um bom argumento para minar a resistência. E mostrar os programas equivalentes... O resto é só mania e preguiça.
Jazz rocks!
---
charles.mattioda
charles.matt... Membro Junior Registrado
68 Mensagens 1 Curtida
#6 Por charles.matt...
28/10/2008 - 15:14
Comparar diferentes sistemas simplesmente porque tem o programa X ou Y não significara mérito ou demérito para ninguém. Sim o Ubuntu em se tratando do sistema Linux pode ser considerada a distro mais indicada para iniciantes. Já para os estudantes que desejam uma certificação ou user mais experientes e programadores avançados talvez não é a mais indicada. Daí temos outras distros. Com relação a percentagem de usuários a comparação e mais complexa, devemos analisar em que se aplica o sistema em questão. Linux e um Unix amigável que concorre diretamente com sistemas muito avacados como IBM AIX, SUN OS e outros em muitos casos consegue superar esses sistemas com larga vantagem. Mas não se iluda-o os usuário de windows vista e afins, se comparados com o Apple Mac dez de versões muito antigas perdem feio e sou testemunha disso. Enquanto colocar um Kit multimídia era artigo de luxo para poucos na época do windows 3.11 vi um mac classic 3 dando um show com vídeos em uma feira do livro em Porto Alegre a muitos anos 15 anos. Comparar números de mercados a cem duvida uma elite econômica que usa o MacOX em trabalhos dos mais domésticos aos mais sofisticados. Em quanto isso no Brasil lojas dito populares como as casas Bahia vende computadores Positivos “péssimos” por sinal para pessoas que não sabem se que como ligar um DVD em uma TV com o manual na mão. Sim e melhor tem 5% de usuários com qualificação do que ter 95% de iludidos com a falsa promessa de inclusão digital do Brasil. Inclusão digital não e so financiar a venda computadores para as massas e acima de tudo qualificação técnica! E muito bom ter um tópico como o este para manter o censo critico!
bsantucci
bsantucci Veterano Registrado
781 Mensagens 42 Curtidas
#7 Por bsantucci
28/10/2008 - 16:30
Tem meu apoio, uso o Ubuntu 8.04 no escritório sem problemas, os funcionários não tiveram nenhum problema de adptação, os mais novos já conhecem o Linux .
Juntando todas as facilidades com as vantagens de não complicar por vírus e & , além de ser mais robusto e dar menos manutenção
Tablet Shig-Ling android 4.4 Kit-Kat - Intel Pention Duo Core 2000, 2gb Memória Ram NVidia 5500 skype bsan2cci LINUX USER 254153 - Ubuntu 15.10- Win 10 Pro
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#9 Por Marcos FRM
28/10/2008 - 16:47
Então, como poderíamos direcionar estes esforços em prol do Ubuntu? Através de campanhas e conscientização dos demais linuxers quanto às vantagens de se unificar os esforços para a disseminação do Software livre como um todo, concentrando-os exclusivamente para a categoria de usuários leigos e iniciantes. E uma vez bem disseminado, estes mesmos linuxers poderão encontrar um ambiente mais propícios para a disseminação de seus projetos favoritos, em um futuro não muito distante. No final, toda a comunidade ganha!

Aos usuários das demais distribuições e ambientes gráficos, em especial aqueles que certamente irão se opor a esta proposta, sejam inteligentes: deixem suas emoções e preferências de lado! Portanto, não encarem o Ubuntu como um adversário ou concorrente, e sim, como um grande parceiro e aliado na disseminação do Software Livre.

É difícil uma discussão que descambe para briga entre distros não acabar no famoso "o meu é maior que o seu". Esse tipo de comportamento é generalizado. Basta ver os comentários/posts em qualquer site que tenha como assunto o Linux. Os comentários no BR-Linux por exemplo são muitas vezes um triste exemplo.
...
Kevin-Moc
Kevin-Moc Membro Senior Registrado
348 Mensagens 7 Curtidas
#10 Por Kevin-Moc
28/10/2008 - 17:28
Alair.com disse:
não se trata de extinguir as outras distribuições,cada um continuaria a usar a sua preferida,mas eleger apenas uma como uma espécie de distro padrão para desktops,eu também concordo que o Ubuntu seria a distro ideal para esse fim,pois é a distro com o menor índice de rejeição que existe,é a mais conhecida,é a mais usada,é indicada até em publicações impressas que são praticamente redutos da MS,enfim,todos que não gostam do Ubuntu (geralmente são usuários linux veteranos)deveriam ser mais inteligentes e parar de hostilizar o Ubuntu como se esse fosse um "segundo Windows",ao contrário do Windows,tudo que o Ubuntu ganhar em benefício de mercado,por tabela,estaria arrastando as outras distros também,pois são da mesma categoria,não que dizer que temos todos que usar o Ubuntu,mas quem optar por não usá-lo,pelo menos não desestimule que um novo usuário venha a usá-lo.
refletir sobre as coisas,pra isso dar certo,teria que haver uma reunião entre os diretores gerais das empresas responsáveis pelas distribuições comerciais do mercado (Ubuntu,Mandriva,OpenSuse,Fedora,entre outras) e definir um padrão para o mercado,mais uma vez eu repito,não seria com a finalidade de se criar uma distribuição única,mais sim de definir um padrão que atenda melhor o mercado atual e futuro,os usuários "fuçadores" ,que são minoria no universo de usuários de computadores domésticos,continuariam com o "poder" de definir o que bem entenderem em suas respectivas máquinas,caso os padrões não lhe atendessem bem.


Alair.com, apoiado, de todas as opiniões acima concordo "mais" com você.

teria que haver uma reunião entre os diretores gerais das empresas responsáveis pelas distribuições comerciais do mercado (Ubuntu,Mandriva,OpenSuse,Fedora,entre outras) e definir um padrão para o mercado

Seria um LSB mais abrangente?
A TV é digital, mas você ainda precisará "mexer na antena" bom_trabalho.gif

Espero ter ajudado, se sim, retribua outro usuário por favor.

querousarlinux.blogspot.com/
ronaldomjunior
ronaldomjuni... Membro Senior Registrado
244 Mensagens 6 Curtidas
#12 Por ronaldomjuni...
28/10/2008 - 18:11
Instalei há algum tempo o Ubuntu, testei bastante e sinceramente PARA MIM não foi muito satisfatório.

MAS concordo plenamente com a idéia! O Ubuntu é bastante amigável, tem uma interface bastante atraente e até o mais leigo dos leigos, penso, conseguiria "sobreviver" com ele.

Inclusive fiquei de instalar o OpenSuse nesse final de semana na casa do meu irmão pra ele ver como é "esse tal de linux", mas já aderindo à idéia, vou instalar o Ubuntu pra ele e ver no que é que dá.

E viva o Tux!!!
Slackware 14.1 punk.gif
RKGB
RKGB Novo Membro Registrado
30 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por RKGB
28/10/2008 - 22:04
Não concordo, com o artigo não. Não como ele coloca que deve existir uma única distro como porta de entrada. Falo isto por que ai se tornaria mais uma empresa a monopolizar o mercado. E quanto o ubuntu ser amigável só por causa do Gnome. Outras distros também vem com Gnome no mesmo padrão e quanto a facilidade de instalação de codecs e afins as distros hoje já o fazem do mesmo modo e outras já trazem tudo embutido que o usuário não precisa instalar nada. E Padronizar em única distro o software livre não acho correto por que ai não seria livre na sua essência, seria da determinada Distro. O problema da dicotomia WindowsXLinux é cultural e não de usabilidade, e quanto as discussões só se ver isto com os xiitas. Aqui pra nóis quem não defende a distro que mais gosta? Todos usar Linux, Windows ou Mac é como religião cada um curte o seu, o que vai gerar todas esta discussões e assim o software livre ao contrário do que o amigo no seu artigo disse avançou a passos largos nestes últimos anos graças a estas discussões e o grande responsável por isto são as distros cada uma tentando melhorar coforme os seus usuários necessitam. Vide Red Hat, Mandriva, Slack, Ubuntu, Fedora, Debian e todas as outras menores e como usuário Linux não vejo assim a hegemonia do Ubuntu nos desktops, o que vejo na verdade é o uso cada vez maior do mandriva no Brasil e olha que eu uso Slack 12.1 distro longe de ser vista em desktop o que acontece na verdade é que muitos testam o Ubuntu mais acabam mesmo é instalando outra mais amigável ou completa, o Ubuntu depende muito de conexão com internet, quando muitas distros ai vem pronta para uso com tudo dentro. Vou chatear muitos, mais o que vale no sofware livre é isto ai, liberdade para criar e não para padronizar pois, a liberdade não padronizada.

E por falar em discussões do Linux vejam a nova cara do Windows 7 https://www.hardware.com.br/noticias/2008-10/490758D4.html Agun desavisado vai pensar que é o KDE 4 com firulas do Windows. Eles copiam do Linux e depois vem me falar de facilidade de Uso. Me poupem viu.
flattakk
flattakk Ubbergeek Registrado
3.8K Mensagens 629 Curtidas
#15 Por flattakk
28/10/2008 - 23:09
Para conseguir atrair novos usuários, principalmente os iniciantes precisa ter uma padronização.
A dificuldade de um iniciante não é aprender linux, mas pedir auxilio no aprendizado pois no seu círculo de amigos alguns usam linux mas cada um com sua distro preferida que nem sempre é igual ao meu.

Por exemplo no tópico Crianças de oito anos preferem o laptop XO com Linux, só continuarão as que tiverem a sorte de ter alguém que conheça a distribuição específica para auxiliar, o resto vai migrar pra windows que com todos os seus defeitos pelo menos é padronizado, então é só pedir ajuda pra alguém que conhece windows e tá resolvido.
arkOrange">arkOrange">
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal