Logo Hardware.com.br
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas

Tutorial: Aprenda a Instalar hd Sata!

#1 Por _oeek_ 01/04/2007 - 19:36
Devido ao número grande de dúvidas no fórum, decidi postar esse tutorial para melhor explicar como deve ser feita a instalação de um hs Sata.

Para começar, devemos instalar nosso hd na porta Sata 1 na placa-mãe. Devemos também habilitar o jumper Sata enable(caso a placa-mãe possua). Qualquer dúvida de como realizar essas operações, consulte seu manual, ele foi feito para isso.

No cd dos drivers da placa-mãe devemos ir na pasta raid(na maioria das vezes) e gravar o conteúdo em um disquete vazio e formatado.

Instalação:

Entrando no setup da máquina, devemos visualizar a configuração assim:
-none
-none
-none
-none

Se você tiver instalado um ha IDE, ele aparecerá normalmente, mas se não tiver, as configurações serão iguais a de cima.
Na guia ADVANCED BIOS FEATURES, coloque o first boot device para CDROM. Iremos dar um boot pelo cd de instalação do Windows XP Professional nesse tutorial, mas podemos executar da mesma forma nas distribuições NT, 2000 e Server 2003.

A seguir, colocamos o cd do Windows dentro do drive de CD-ROM e o disquete com os arquivos que gravamos do cd de drivers da placa-mãe.
Para sair do setup, apertamos F10 e salvamos as configurações do setup da BIOS. O computador reiniciará dando boot (inicializando) através do CD de instalação do Windows.

Após iniciar o computador através do CD do Windows, chegaremos num ponto super importante da instalação. Enquanto o CD estiver carregando os arquivos necessários para a instalação do Windows, várias opções irão ser exibidas na parte inferior esquerda da tela. Devemos prestar atenção até a opção "Pressione F6 se quiser instalar um drive SCSI ou RAID de terceiros...". Devemos imediatamente apertar a tecla F6 para que seja possível a instalação do Hd Sata.

Logo após, outras opções serão exibidas, enquanto a instalação é carregada, mas nenhuma delas serão de nosso interesse. Aguarde até que o CD seja carregado e apareça a seguinte tela informando que o windows não conseguiu detectar o tipo do seu HD. Como a controladora SATA não é nativa, devemos instalar agora os drivers utilizando as opções mostradas na parte inferior da tela.

Devemos escolher a opção 'Especificar dispositivo adicional' apertando a tecla 'E'. Logo após, o disquete que gravamos os arquivos será carregado e seguinte tela aparecerá pedindo para informar o sistema operacional.

Escolha a opção referente ao sistema operacional que está instalando. No nosso caso, Windows XP. Novamente o disquete será carregado para a "instalação" dos arquivos.

Pronto, agora é só apertarmos a tecla ENTER para continuar a instalação do Windows formatando e particionando, se necessário, nosso hd Sata.
Dica importante, logo após a primeira reinicialização, entre no setup da BIOS, opção ADVANCED BIOS FEATURES e altere o first boot device para SCSI.

Mas atenção, essa opção serve apenas se você instalou o Windows no o seu Hd Sata e quiser que ele seja inicializável, caso contrário, o Windows não será carregado ou será carregado pelo seu HD IDE (se você tiver um).

Postado por: Dosho's
Tutorial de: Virilha Capoeira

Bom proveito para todos!! boa.gif

''Se gostaram ou não comentem''.
Responder
Pieter
Pieter Membro Senior Registrado
332 Mensagens 3 Curtidas
#4 Por Pieter
01/04/2007 - 22:10
Vai ajudar muita gente, muito bom!!!
Tem muitas mobos que não precisam desse procedimento, ou melhor não precisam dos drivers raid pra funcionar o hd sata, é só fazer a instalação normal do windows sem nenhum disquete.
Asus M4N72-E
Athlon II X2 245
VGA XFX GTS250
HD Sata 250Gb Samsung SP2504C
2x DDR2 800 - 2GB Super Talent - Dual Channel Unganged
Gravador de DVD LG
huntkey v-power 550
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#8 Por _oeek_
02/04/2007 - 14:50
Will de Moura disse:
E no vista como faz???


Vamos lá:

1- Deve entrar no setup do bios, pressione "Del " ou "F2" depende da placa mãe , após a contagem da memória , ou fique pressionando "Del" durante o post até entrar no setup do bios.

No Setup --- Main --- veja se está reconhecendo o HD sata.

Vá até - IDE Configuration e altere:

Onboard IDE operate Mode --- [ Enhanced Mode]
Enhanced Support On ---- [S-ATA]
Configure S-ATA Raid ----[ NO] --- se não vai fazer raid.

Vá até boot e altere:

1st Boot Device - [ cd-rom ,--código do dvd]
2nd Boot Device -[ HD -sata -- código do HD]

Pressione F10 para salvar e sair.

Insira o cd do windows Vista e reinicie o PC e pressione qualque tecla para dar boot pelo cd-rom ( irá pedir na tela...) e instale-o como no winxp.
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#12 Por _oeek_
02/04/2007 - 20:46
Legal Kra. É assim que deve funcionar o fórum!
Acho que esse tópico poderia ser fixo, o que acha dosho?
rbuass, muito bom vc mencionar isso pois eu tbm uso na porta 6 hehehe, mas isso é bom que em um único tópico podemos resolver problemas diversos.

Vlw...muito bom!

Rbuass, obrigado por ressaltar.
User's 86, em relação a questão de fixar o tópico isso vai ficar a citério dos administradores do fórum.
O tópico não precisa ser fixado para podermos esclarecer nossas dúvidas nesse tópico relacionado a Sata. Mas valeu a intenção!
Agradeço a todos e qualquer sugestão ou dúvidas poderão ser abertas aqui.

Att!
DanielBmx
DanielBmx Novo Membro Registrado
55 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por DanielBmx
03/04/2007 - 09:06
Will de Moura disse:
minha placa mãe é uma ASUS P5VD2-X...
Procurei muito...
mas não tem essas opções...
=////


dosho disse:
Sua mobo tem os conectores Sata ou você colocou um plug?


minha placa mãe tbm é uma ASUS P5VD2-X, mas por enquanto estou usando um HD IDE, e tenho um SATA II para instalar e não sei como ainda...
Como colocar para master???
Nessa placa tem dois conectores vermelhos (creio q seja somente para sata I) e um preto (acho q é p sata II) perto da parte traseira, como o HD é sata II devo instalar neste conector, mas nele tem escrito RAID!!!

como devo fazer??
Pentium D 820 2.8Ghz
MB Asus P5vd2-x
DDR2 512Mb/533 CORSAIR
DDR2 1Gb/533 KINGSTON
Samsung 80Gb SATA II
Monitor/TV LCD 17" LG
VGA GeForce 7600GT
_oeek_
_oeek_ Cyber Highlander Registrado
19.8K Mensagens 714 Curtidas
#14 Por _oeek_
03/04/2007 - 22:58
Creio que esse conector preto seja para SataII também. Mas não custa nada olhar no manual da placa-mãe.
Sobre a posição do jumper: Já que só tem um SataII não é necessário utilizar jumper, basta apenas conectá-lo na placa-mãe.
Sobre o Raid aconselho que leia isso aqui que com certeza irá entender bem sobre o significado Raid e tirar todas as suas dúvidas.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal