Logo Hardware.com.br
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas

[Tutorial] Criando Textura de Madeira no Gimp

#1 Por Rogério Guer... 30/05/2021 - 01:59
"Com tantas texturas de madeira disponíveis para download, na internet, pra que aprender a criar textura?" Primeiro porque, dependendo da arte que você estiver desenvolvendo, talvez uma textura estilizada seja mais apropriada. Ou você queira dar um toque pessoal ao trabalho. Ou, ainda, talvez você seja o tipo de pessoa que prefere produzir seus próprios recursos. Seja qual for seu motivo, este tutorial é fácil de seguir e envolve pouco trabalho manual, além de ser indicado para quem quiser aprender mais sobre filtros no Gimp (muita gente não vai além do "Desfoque Gaussiano", eu também era assim... smile.png)

Anexo do post


Abra o Gimp e crie um novo arquivo com 1000 pixels de largura por 700 pixels de altura, com 300 dpi de resolução (A). Apenas por enquanto não use outros tamanhos e outra resolução, pois eles influem bastante no resultado! O fundo tanto pode ser branco, outra cor ou transparente: de qualquer maneira iremos mudar a cor do fundo nos passos seguintes. Dê um duplo clique com o mouse no ícone da cor de Frente, na Caixa de Ferramentas (B). No quadro que surgir (C), mude a Cor de Frente para # 8d4f28, um tom de marrom (1) e dê OK (2). Pinte a camada inteira com essa cor, usando o atalho Ctrl+ tecla de vírgula ou indo em Editar > Preencher com cor de frente;

Anexo do post


Vá em Filtros > Filtro Ruído > Ruído RGB (D). Das quatro primeiras opções da caixa de diálogo (E), apenas a segunda e a última devem permanecer marcadas. Em "Vermelho" (1) mude o valor para 0,5. Em "Verde" e em "Azul" (2) mude cada um para valor de 0,125. Mantenha "Alfa" zerada. Clique no botão "OK" para aplicar (3). Na janela de camadas (F), crie uma nova camada, nela aplicaremos um outro filtro...

Anexo do post


Vá em Filtros > Filtro Renderizar > Ruído > Ruído sólido (G). Em "Tamanho X" e em "Tamanho Y" (1) configure para um valor de 7. Em "Detalhe" (2) para um valor de 6. As opções "Padrão" e "Turbulento" (3) permanecem desmarcadas. Clique em "OK" para aplicar (4). Antes de prosseguir, novamente o lembrete: para a criação dessa textura o tamanho e a resolução do arquivo tem grande influência no resultado! Assim, se você usar tamanho e resolução diferentes dos indicados neste tutorial, provavelmente terá de experimentar outras configurações para a maioria dos filtros aqui mostrados.

Anexo do post


Depois de aplicar o filtro, mude o modo da camada para: Sobrepor com opacidade de 63% (H). Clique com o botão direito na nova camada e escolha a opção "Combinar abaixo" (I). Nosso arquivo (por enquanto) voltará a ter uma única camada. Duplique a camada (J), clicando no quinto ícone (seta), na base da janela de camadas.

Anexo do post


Vá em Filtros > Distorções > Ondular (K). As configurações desse filtro são das que mais afetam o resultado e não há uma regra absoluta, aqui. Contudo, eu utilizei as seguintes configurações: (1) "Amplitude": 63; "Período": 125; (2) "Deslocamento de fase": 0,500; (3) "Angulo" 90; (4) "Método de reamostragem": Cúbico; (5) "Tipo de ondulação": Seno. A opção "Padrão" (6) permanece desmarcada. Clique no botão "OK" quando acabar (7).

Anexo do post


Clique com o botão direito na nova camada e escolha a opção "Combinar abaixo" (L) Duplique a camada (M), clicando no quinto ícone (seta), na base da janela de camadas. Vamos, agora, em Filtros > Desfocar > Movimento Linear desfocado (1).

Anexo do post


No quadro de diálogo, em "Comprimento" (N), ponha um valor bem alto: 800. O "Ângulo" (1) deve ficar sempre em zero; Clique em "OK" para aplicar (2). Ainda nessa camada aplicaremos um outro filtro, o qual nos dará a textura de fibra da madeira. Vá em Filtros > Melhorar > Sharpen (Unsharp Mask) (O).

Anexo do post


Estas foram minhas configurações (1): "Raio": 3,8; "Quantidade": 36,0; "Limiar": 0,038. Clique em "OK" (2) para fechar o quadro de diálogo. Mude o modo da camada (P), para "Mesclar grãos" e reduza sua opacidade para 75%.

Anexo do post


Em seguida, duplique a camada (Q), clicando no quinto ícone (seta), na base da janela de camadas. Altere o modo desta camada para "Sobrepor" e aumente sua opacidade para 88%. Clique com o botão direito na camada do topo e escolha a opção "Combinar camadas visíveis" (R). No quadro que irá surgir, deixe marcada a segunda opção (1), "Cortar para a imagem" e clique no botão "Combinar" (2);

Anexo do post


Temos a textura básica... porém, ela ainda não está ideal! Na madeira genuína as fibras não costumam ser todas retas, existem curvas, em maior ou menor quantidade e em tamanhos diferentes. E as cores e o brilho estão por demais apagados. Vamos resolver, primeiro, o problema da textura das fibras. Chegamos à parte que envolve (um pouco) de trabalho manual. Usaremos a Ferramenta de Seleção Elíptica (círculo azul). Dê um clique duplo nessa Ferramenta e, nas opções dela (S), escolha a primeira opção, em "Modo". Marque as opções "Antiserrilhamento" e "Enevoar bordas" (1) e, em "Raio" deixe: 5,0 (2). Todas as outras opções devem permanecer desmarcadas;

Anexo do post


Escolha uma área qualquer da textura e crie uma elipse com a ferramenta (T), com tamanho mais ou menos similar ao mostrado na figura. Com a seleção ativada na sua tela, vá em Filtros> Distorções > Redemoinho e beliscão (1). (Nota: Em versões antigas do Gimp esse filtro se chamava: Redemoinho e marteladas).

Anexo do post


Usaremos frequentemente esse filtro nessa etapa e a única configuração que você irá mexer nele será na primeira, "Ondulação" (1). Nessa primeira vez, você pode usar o valor padrão, "90" ou experimentar outro valor de seu agrado. Clique em "OK" quando estiver satisfeito (2). Em seguida, escolha outra parte da textura e faça uma nova elipse. É importante que você use tamanhos diferentes de elipse, justamente para "quebrarmos" a monotonia da textura (U).

Anexo do post


Empregaremos o mesmo filtro do passo anterior. Você pode acessá-lo rapidamente por meio do atalho Shift+Ctrl+F ou indo no menu (seta azul). Neste exemplo eu utilizei um valor negativo, -97, em "Ondulação" (1). Clique em "OK" para aplicar (2);

Anexo do post


A partir daí é só você repetir esses passos, sempre se preocupando em variar o tamanho das elipses e as configurações do filtro, em "Ondulação". Não haveria muitas regras a se estabelecer aqui.. apenas a recomendação de não exagerar.

Anexo do post


Ao final dessa etapa, pequenas partes da sua textura, com certeza, estarão borradas...

Anexo do post


Para resolver, vá em Filtros >Melhorar > Sharpen (Unsharp Mask) (V). Ajuste até obter uma textura nítida o suficiente. Eu utilizei as configurações indicadas na figura.

Anexo do post


Quanto à iluminação da textura, normalmente eu só faço isso depois de aplicá-la e ajustá-la onde quero. Mas vou explicar brevemente aqui, a título de exemplo. Para melhorar a iluminação da textura você pode aplicar degradês de preto (para a sombra) e de branco (para a luz). Aplique sempre em camadas separadas, jamais diretamente na textura! Use opacidades baixas no degradê (25% ou menos). Assim, caso você queira aumentar a intensidade, bastará aplicar o degradê novamente...ou, simplesmente, duplicar a camada e reduzir a opacidade, até chegar no ponto certo (W):

Anexo do post


Chegamos, enfim, à questão das cores. Para chegar à cor desejada o meio mais fácil e seguro é criar uma nova camada, colocá-la entre as camadas de luz e sombra e a camada da textura e preencher essa camada com um tom de marrom. Em seguida, basta você ir mudando o modo dessa camada de cor, assim como essa opacidade.

Na figura abaixo indicamos algumas sugestões:
(1) Esta é a cor original. (2) Cor: #800d00 - Modo: Multiplicar, Opacidade: 75%; (3) Cor: #b3a16b - Modo: Croma LCh, Opacidade: 82%; (4) Cor: #5c4d1f - Modo: Multiplicar, Opacidade: 88% e (5) Cor: #442816 - Modo: Cor HSL, Opacidade: 100%.

Anexo do post


Veja também:
Textura de Madeira Rústica no Gimp

Anexos

Responder
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal