Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Grandes mudanças no Slackware Linux 13.0

#1 Por Equipe GdH 09/10/2009 - 12:50
ImagemGrandes mudanças no Slackware Linux 13.0

No fim de agosto, o Slackware Linux, a mais antiga distribuição Linux em atividade, anunciou sua nova e importante versão. Uma análise aprofundada do Slackware 13.0 me pareceu obrigatória. Nesta análise, estou me focando no Slackware no desktop. A distribuição tem a merecida reputação de ser estável e confiável. Ela sempre brilhou nessas áreas, e essa tradição se mantém na versão 13.
Caitlyn Martin
09/10/2009

https://www.hardware.com.br/analises/slackware13/

Comente aqui!
Responder
Hax0rs
Hax0rs Membro Junior Registrado
74 Mensagens 2 Curtidas
#2 Por Hax0rs
09/10/2009 - 13:03
Concordo plenamente em sempre fazer uma análise sobre a distribuição.
A 12.2 por sinal é uma ótima distro.
Apesar de que a 13 ainda não tive a proeza de poder usar.
Pois todas as vezes que fiz o download da distro dava como corrompido.
Então compilei o kernel e deu tudo certo.
XD
hahahaahah
Mais só terei uma análise exata quando conseguir instala-lo no computador.

Estejam entre os melhores, ou morram como o resto.diabinho.png atencao_regras.gif cap_hmm.png bebi_demais.gif
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#6 Por Bit0N3
09/10/2009 - 18:53
eu tinha instalado o 12 pra testar e nao achei isso tudo que pintam dele de complicado.

a diferença basica que achei da instalaçao de um ubuntu da vida foi ter que digitar o setup, config, install, nao lembro, quando iniciou, e o ubuntu da vida ja inicia isso sozinho, um tem a interface em modo texto o outro em modo grafico e quando terminou a instalaçao o ubuntu ja liga o kdm, gdm, xdm da vida pro usuario fazer login e o outro cai no prompt pra se por o startx , X , xinit da vida, que depois dentro do proprio gerenciador da pra ligar o gdm da vida se quiser.

sei la se eu q sou ainda muito leigo em linux e nao consegui captar a complexidade extra tao grande do slackware ou se quem usa pinta ele a mais pra assustar novos users.

mas eu gosto da linha slackware, inclusive uma das minhas distros preferidas, o slax, que é baseado nele é bem legal e vale a pena a moçada testar. roda direto do pendrive e é todo modular. muito show de bola tb. e herda toda estabilidade do slackware.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
Core_Dump
Core_Dump General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 111 Curtidas
#7 Por Core_Dump
09/10/2009 - 19:48
ice2642 o Slackware te da um SO pronto para usar, apenas basico. Tenta o seguinte no Slackware 12.2 para baixo:

Instalar o MySQL
VirtualBox com uma interface de rede bridge
Dispositivo USB na VirtualBox
Servidor Apache com mod_python
Ou mesmo tenta usar um placa de rede wireless

Vai descobrir que um pouco mais dificil que no Debian, por exemplo.
adeus.gif
TiagoVieira
TiagoVieira Super Participante Registrado
581 Mensagens 27 Curtidas
#8 Por TiagoVieira
09/10/2009 - 20:32
Talvez para configurar seja um pouco mais complicado mesmo, e não difícil. Só procurar no google que acha.

É igual que fazem com o arch, dizem que é dificil instalar configurar e tudo mais, mas não achei isso! Só estou apanhando para instalar minha placa wireless, mas isso é o gosto de aprender!.....rsrsrsrs

Slackware sem dúvida é um excelente sistema, mas as distros tendem a ficar mais amigáveis mesmo.


Abraços
eliaspraciano
eliaspracian... Membro Senior Registrado
244 Mensagens 5 Curtidas
#9 Por eliaspracian...
09/10/2009 - 21:42
Certeiras as palavras da Caytlin ao afirmar, no último parágrafo, o Slackware continua sendo o Slackware, estável e confiável. Com certeza, a dificuldade de realizar algumas tarefas de manutenção acabam por nos empurrar para outras distros. Por que, no final das contas, nem todo mundo é usuário de um sistema operacional, mas dos aplicativos que rodam sobre ele.
Chega um ponto em que você mexe mais no Slack do que nos seus aplicativos de trabalho... (rsrsrs)
Contudo, eu não deixaria de recomendá-lo a iniciantes. Pelo contrário, acho que ele tem características importantes para quem deseja aprender (mesmo) a fazer as coisas no Linux.
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#10 Por Bit0N3
10/10/2009 - 00:08
TiagoVieira disse:
Talvez para configurar seja um pouco mais complicado mesmo, e não difícil. Só procurar no google que acha.

É igual que fazem com o arch, dizem que é dificil instalar configurar e tudo mais, mas não achei isso! Só estou apanhando para instalar minha placa wireless, mas isso é o gosto de aprender!.....rsrsrsrs

Slackware sem dúvida é um excelente sistema, mas as distros tendem a ficar mais amigáveis mesmo.


Abraços


Pois é.

muita gente nao testa pq cria um panico devido aos comentarios, e no fim é super tranquilo, so seguir tutoriais e tal qq um consegue usar.

Igual ao slack, eu tava quando instalei tao na neura que iria ser a coisa do outro mundo, sempre primeira coisa crio um user e seto um sudo pra nao melar o sistema, ai hehehehe tentava dar os comandos pra conectar o wifi tipo ifconfig, iwconfig da vida e fiz como user 500 e nao como root, ai nem me liguei , ja achei que era alguma config doida q eu nao sabia o problema e fiquei vasculhando coisas de bestera pra achar como conectar, nem perdi muito tempo e desinstalei achando q iria ser super dificil, mas ja tava ate o xfce pronto pra usar pra dar ideia. e se nao me engano vem ainda com wicd o slack, ate mais facil a coisa, tudo mastigado.

pode ser que as versoes antigas era mais punk e tal, mas se vc q ta lendo é user novo e nao tem preguiça de ler tutoriais e tal, pode ir fundo que vc consegue na boa.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
C-47
C-47 Zumbi Registrado
1.3K Mensagens 2.2K Curtidas
#11 Por C-47
10/10/2009 - 09:05
drakstar disse:
Concordo plenamente, comecei no Linux em 1996 com o slackware e vesti a camisa por muito tempo, mas hoje as coisas mudaram e não se admite mais uma distribuição sem facilidades de uso, pois ná pratica não se pode esta perdendo tempo com ajustes finos.


Mandriva spring 2009
Windows XP Sp3


Tambem concordo. Distros como o slackware e archlinux, são boas para quem quer aprender o interior do sistema, como as coisas são configuradas, etc. Mas, no final, vira tudo uma decoreba.
Core_Dump
Core_Dump General de Pijama Registrado
3.2K Mensagens 111 Curtidas
#12 Por Core_Dump
10/10/2009 - 09:31
ILS disse:
Tambem concordo. Distros como o slackware e archlinux, são boas para quem quer aprender o interior do sistema, como as coisas são configuradas, etc. Mas, no final, vira tudo uma decoreba.


Nao penso dessa forma. Usando o slackware aprendi a identificar bem o hardware, adicionar e remover modulos do kernel, conheci melhor como compilar programas. Claro que muita coisa tem que "decorar", mas o principio de funcionamento fica mais claro quando feito na mao.

O ultimo problema que resolvi foi uma camera Philips que nao funciona no Linux (093a:262c Pixart Imaging, Inc.); bastou conhecer a biblioteca libv4l e a mesma esta funcionando no Slackware.

Tem gente que instala uma placa wireless, um dispositivo Bluetooth, tudo com aplicativo grafico; mas nem sabe para que serve o hcitool, iwconfig, iwlist etc.
Se o X cair e sobrar apenas um terminal fica completamente perdido.

E nao se trata de conhecimento inutil. Quem trabalha com redes e servidores sabe bem a importancia de conhecer esse "decoreba".
adeus.gif
gilvane.neo
gilvane.neo Novo Membro Registrado
35 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por gilvane.neo
10/10/2009 - 11:50
Eu acredito que quem quer aprender tem de explorar todas as alternativas que conseguir, se for novato e achar que encarar uma distro mais espartana vai ser muito complicado então pega uma mais amigavel e vai explorando até se sentir mais confiante e aí encara uma menos amigavel.

Pra quem gosta, fazer as coisas na "unha" é muito mais interessante do que pegar tudo já pronto.

Mas existem pessoas que não tem tempo nem interesse em fazer isso, neste caso tem sim que haver uma opção, a maioria das pessoas quer usar a internet, ouvir música e muitas outras coisas e não quer saber como as coisas acontecem, simplesmente quer que aconteçam, nem todo mundo quer ser mecânico, porém quase todos querem um carro.
edojuara
edojuara Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#14 Por edojuara
10/10/2009 - 13:42
Pra quem é slackuser a muito tempo, não quer largar tão cedo. Já testei n.. ditribuições e o slackware é que mais me adaptei e aprendi. Hoje meu conhecimento e trabalho com linux se deve a esta distribuição. A versão 13.0, tão esperada por mim, supri todas as espectativas. Agora pra quem acha que slackware é difícil, chato, nostálgico, entre outras coisas, tentem então o gentoo. afff vão desistir no momento em que entrar no site para baixar a distro. Não que seja uma distro ruim, muito pelo contrário. É uma das melhores que já instalei e testei. Isso sim é que é aprender a usar linux de verdade e não "Ubuntu". Me livrem desta cruz chamada, "Ubuntu". Tão ruim quanto o tal que domina o mercado de SO. rsrsrsrsrs.....
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal