Logo Hardware.com.br
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4.1K Mensagens 1.2K Curtidas
#2 Por TerraSkilll
25/08/2014 - 18:00
É uma questão pessoal mas, se está aprendendo do zero, acho que compensa aprender a 2.0 direto. Ela já está razoavelmente madura e contém muitos tutoriais, e a maioria do que vier por aí deve ser para essa versão. Além disso, a SDL 2.0 contém novidades interessantes, dentre elas:

- suporte a aceleração por hardware (jogos mais rápidos);
- suporte a Android e iOS (plataformas importantes de jogos atualmente);
- suporte a OpenGL 3.0+ e OpenGL ES (facilitando jogos 3D);
- suporte a dispositivos touch;

Abraço.
...
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4.1K Mensagens 1.2K Curtidas
#4 Por TerraSkilll
26/08/2014 - 16:16
Rik Ferreira
Existem diferenças grandes, mas também muitas sutis. Não são só coisas acrescentadas, mas coisas que agora são feitas de forma diferente, ou mesmo recursos removidos. A página que linkei mostra as mais significativas. Se você aprender SDL 1.2, terá de adaptar um pouco seu conhecimento para trabalhar com a 2.0. Não que isso seja impossível (não chega nem a ser difícil), mas é algo a mais para se preocupar. E algumas das vantagens (como aceleração por hardware) podem compensar utilizar só a 2.0.

Como disse, é uma questão pessoal. Se o material que você tem de SDL 1.2 é excelente, continue com ele, mas leve em consideração que terá de aprender a 2.0 em um futuro próximo, se for continuar com essa biblioteca.

Abraço.
...
Rik Ferreira
Rik Ferreira Novo Membro Registrado
24 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Rik Ferreira
27/08/2014 - 09:32
Pois é, decidi começar de novo pela 2.0, já tinha brincado um pouco com a 1.2 mas é melhor mudar logo.

Só mais uma dúvida: eu ainda não domino o C++, programo bem em C mas não sou acostumado com C++. É melhor eu começar a ver C++ antes ou dá pra ir levando em C, já que a SDL é escrita em C?
Intel Core i5, Intel HD 4000, 6GB RAM, 320 GB HD, Dual Boot Windows 7 & Linux Mint MATE
tpcvasco
tpcvasco General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 330 Curtidas
#7 Por tpcvasco
27/08/2014 - 11:20
TerraSkilll disse:


Isso quer dizer q é possível fazer aplicativo pra mobile usando SDL? Mas, por exemplo, pelo q eu saiba SDL é pra C e app pra Android é feito em Java...
"Milhouse: - Médicos e bombeiros são heróis.
Bart Simpson: - Olha, as casas continuam pegando fogo e as pessoas continuam doentes. Os verdadeiros heróis são os Schwarzenegger's, os Stallone's, e, em menores proporções, os Vandame's..."
Rik Ferreira
Rik Ferreira Novo Membro Registrado
24 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Rik Ferreira
27/08/2014 - 15:30
Entendi cara, é que a minha dúvida era referente à orientação a objetos do C++ mas acho que dá pra ir levando a SDL por agora.

Uma dúvida que me apareceu agora: aquele tipo SDL_Window, por que eu preciso dele nos programas? Eu fiquei meio confuso porque tem horas que eu preciso trabalhar com a surface da janela, outra hora eu tenho que trabalhar com a janela em si, fiquei meio perdido nesta parte.
Intel Core i5, Intel HD 4000, 6GB RAM, 320 GB HD, Dual Boot Windows 7 & Linux Mint MATE
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4.1K Mensagens 1.2K Curtidas
#9 Por TerraSkilll
27/08/2014 - 19:23
tpcvasco
Isso quer dizer q é possível fazer aplicativo pra mobile usando SDL? Mas, por exemplo, pelo q eu saiba SDL é pra C e app pra Android é feito em Java...

O SDL no Android usa JNI (Java Native Interface), que é um recurso que permite carregar bibliotecas de outra linguagens (não sei quantas) para o Java. Seria como, num programa Java, você carregar uma dll e utilizar as funções dessa dll. É algo meio chato de fazer (e propenso a erros), mas já existe há bastante tempo e permite muitas coisas (é útil, por exemplo, para fazer comunicação do Java com bibliotecas de portas seriais e/ou impressoras fiscais). A página contém alguns exemplos, mas é um recurso razoavelmente novo da SDL, então não está muito documentado ainda.

Note que o Java é a linguagem padrão do desenvolvimento Android, mas não é a única. Com o uso do NDK, é possível utilizar escrever programas "nativos" (C/C++), além de haver bindings (é esse o termo certo?) para outras linguagens.

Rik Ferreira
Entendi cara, é que a minha dúvida era referente à orientação a objetos do C++ mas acho que dá pra ir levando a SDL por agora.

O fato de usar SDL (ou mesmo C++) não te obriga a utilizar orientação à objetos.

Uma dúvida que me apareceu agora: aquele tipo SDL_Window, por que eu preciso dele nos programas? Eu fiquei meio confuso porque tem horas que eu preciso trabalhar com a surface da janela, outra hora eu tenho que trabalhar com a janela em si, fiquei meio perdido nesta parte.


SDL_Window é o objeto referente à janela onde roda seu programa (ou seja, onde são [URL="https://wiki.libsdl.org/SDL_CreateRenderer?highlight=%28SDL_Window%29"]renderizados os surfacesURL]).

Abraço.
...
Rik Ferreira
Rik Ferreira Novo Membro Registrado
24 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por Rik Ferreira
28/08/2014 - 21:39
Pois é, eu curti bastante algumas coisas da linguagem mas não pretendo ficar estudando somente C++, vou ir aprendendo com o tempo e com a necessidade.

Gostei bastante dessa wiki da SDL, vai ajudar bastante quando eu tiver alguma dúvida sobre a biblioteca.

De qualquer forma, obrigado, me esclareceu bastante coisa, eu meio que tinha medo de pegar a SDL 2 (ou preguiça de aprender todo o conteúdo do 0) e acabei tomando coragem de estudar tudo desde o começo, afinal, eu nem tinha ido tão longe assim antes.

Obrigado.
Intel Core i5, Intel HD 4000, 6GB RAM, 320 GB HD, Dual Boot Windows 7 & Linux Mint MATE
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal