Logo Hardware.com.br
F.Torres
F.Torres Super Participante Registrado
462 Mensagens 38 Curtidas

Questão de idade na TI

#1 Por F.Torres 16/06/2016 - 08:38
Buenas galra!
Então, ultimamente conversando com amigos e colegas sobre áreas da TI, perfil do profissional e qual rumo seguir dentro da TI.. Sempre surge a questão da idade.
Claro que, para qualquer área e para qualquer, carreira, quanto mais novo começar, melhor.
Mas e para aqueles, como eu com quase 30 anos, que escolheram uma nova carreira e/ou se encontraram na TI, as oportunidades de emprego para esse pessoal ''mais velho'' são boas ou a dificuldade é grande ainda?

Essa questão acho que encomoda um pouco, mas pra mim quem tem foco e se dedica não faria diferença se é mais novo ou mais velho, ou sabe mais ou sabe menos..
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#2 Por TRONNER
16/06/2016 - 09:15
Existe numa forma geral o ciclo produtivo de um profissional na visão do mercado e das empresas. Começa aos 14 e encerra aos 30epoucos anos. Depois disso e atualmente indiferente de área está muito complicado recolocação ingresso ou mesmo migração de empregos.
Existe uma imensidão de possibilidades mas numa tentativa de resumir o cenário é o que costuma acontecer.
Por exemplo por muitos anos a experiência em carteria era mandatória para concorrer a uma vaga no mercado da informática mas perceba que atualmente nem diploma de inglês é pedido, houve uma flexibilidade procurando por quem tenha experiência e fluência mas a comprovação por documentos está mais voltada hoje para a prática, novamente generallizando.
Além disso vai depender da sua região para perceber como é a recepção de profissionais da área de informática e absorção deles, difícil sintetizar num modelo global de ingresso no mercado de trabalho.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
DuduSP
DuduSP Super Participante Registrado
162 Mensagens 61 Curtidas
#3 Por DuduSP
16/06/2016 - 10:29
F.Torres disse:


Olá bom dia!

Olha, recomendo a você fazer uma pesquisa nos sites de empregos, principalmente na área de TI. Talvez você encontre uns 2 ou 3 diferentes, mas a maioria dos anúncios não menciona idade na descrição da vaga. Sendo assim, te digo que nunca é tarde entrar na área de TI. Mas tenha em mente que terá maior dificuldade de ingressar, pois haverá uma concorrência com pessoas com um currículo melhor, principalmente no que se refere ao quesito experiência que, infelizmente, ainda é o maior handicap pretendido pelo mercado. Digo infelizmente, porque muitas vezes as empresas perdem grandes talentos, grandes profissionais por este não ter experiência. Tem estudo, fala outras línguas, tem facilidade de aprender, sabe trabalhar em equipe, etc. mas, por não ter a bendita experiência, não tem oportunidade. Acho absurdo. Eu tenho 38 anos, e trabalho com TI há 12 anos, ou seja, comecei com 26, idade considerada tarde para iniciar numa carreira. E detalhe: sem faculdade. Ainda resisto à idéia de fazê-la, sou convicto que faculdade não acrescenta nada de prático no seu dia a dia num datacenter, mas, talvez por conta das exigências do mercado, terei que ceder.

Espero que consiga o que deseja. Abraços.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal