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phoenix18
phoenix18 Membro Junior Registrado
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Como funciona a programação de jogos? Os Detalhes? e como se tornar um profissional?

#1 Por phoenix18 30/05/2009 - 19:22
Galera queria saber muito como funciona a Programação de Jogos e design e o que uma pessoa Formada ou cursando Ciência da computação precisaria pra poder Programar Jogos?

Quais os detalhes dessa area do tipo na criação dos personagens?

E em que a pessoa tem que se especializar pra poder engreçar nessa area

E se o mercado ta bom pra esse tipo de programação

Por favor quem souber alguma dessas informações por favor postem ai!boa.gif
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TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#2 Por TerraSkilll
01/06/2009 - 10:30
phoenix18
Primeiro, e principalmente, paciência e muito estudo. Pode não parecer, mas o desenvolvimento de (bons) jogos é uma das áreas mais avançadas da programação (acho que só perde para computação científica). Você vai ter que ler e estudar muito (muito mesmo). E precisa gostar muito de matemática.

Como você tem (eu suponho) formação em Ciência da Computação, os conceitos de orientação a objetos e desenvolvimento não lhe são estranhos. Isso ajuda bastante.

Quais os detalhes dessa area do tipo na criação dos personagens?

Desenho é essencial. E não basta gostar, tem que desenhar mesmo. Uma boa noção de proporção e formas, além de espaço, pode ser muito útil. Conceitos de animação e roteiro (história do jogo), ambientação. Sem falar no design gráfico (tanto 2D quanto 3D). Uma porrada de coisas. mostrando_lingua.png

Sugiro que, mesmo se for tentar algo mais simples (um Adventure 2D, por exemplo), não tente fazer tudo sozinho. Chame um amigo, nem que seja para fazer os desenhos no computador. Além de ser mais produtivo dividir as tarefas, é sempre bom trabalhar em equipe e trocar ideias. bom_trabalho.gif

E em que a pessoa tem que se especializar pra poder engreçar nessa area

Um monte de coisas, algumas eu já citei, as outras em alguns dos links abaixo. Só uma pequena correção: é ingressar, não engreçar: comunicar-se bem também é essencial para essa área. Imagina você escrevendo o tutorial do jogo e escrever algo como engreçar.

E se o mercado ta bom pra esse tipo de programação

O mercado nacional está começando a se desenvolver de maneira séria. Não que não houvesse antes um mercado satisfatório, mas agora as empresas estão enxergando a área de jogos no Brasil como uma área com forte potencial. Se você estiver bem (em termos de conhecimento), pode se dar bem, mas ainda não há grandes softhouses de jogos nacionais (não no porte das internacionais ). O mercado internacional já é outra história... smile.png

Alguns links úteis sobre programação de jogos:

Gamedev.com.br/
Unidev
http://www.gustavobarbieri.com.br/jogos/jogo/doc/
http://www.sobresites.com/desenvolvimentodejogos/
http://agnor.gamedev-pt.net/

Ferramentas de desenvolvimento (são mais simples essas, para começar):
RPG Maker
Game Maker

Tinha um para jogos de luta, mas não lembro o nome...

Há também cursos para desenvolvimento de jogos (na Anhembi Morumbi, na Unicsul e no Senac, em São Paulo, se não me engano; não conheço outras). Prepare-se: são cursos caros. cap_triste.png

Também tenho vontade de seguir por esta área, mas o tempo não me deixa (sem falar no $$$ cap_feceiro.png: ). Quem sabe mais pra frente.

Em tempo: a Ubisoft (Splinter Cell, Assassin's Creed), se não me engano, abriu um escritório no Brasil. Só não sei se é para desenvolvimento.

Abraço.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
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phoenix18
phoenix18 Membro Junior Registrado
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#3 Por phoenix18
01/06/2009 - 11:13
TerraSkilll disse:
phoenix18
Primeiro, e principalmente, paciência e muito estudo. Pode não parecer, mas o desenvolvimento de (bons) jogos é uma das áreas mais avançadas da programação (acho que só perde para computação científica). Você vai ter que ler e estudar muito (muito mesmo). E precisa gostar muito de matemática.

Como você tem (eu suponho) formação em Ciência da Computação, os conceitos de orientação a objetos e desenvolvimento não lhe são estranhos. Isso ajuda bastante.


Desenho é essencial. E não basta gostar, tem que desenhar mesmo. Uma boa noção de proporção e formas, além de espaço, pode ser muito útil. Conceitos de animação e roteiro (história do jogo), ambientação. Sem falar no design gráfico (tanto 2D quanto 3D). Uma porrada de coisas. mostrando_lingua.png

Sugiro que, mesmo se for tentar algo mais simples (um Adventure 2D, por exemplo), não tente fazer tudo sozinho. Chame um amigo, nem que seja para fazer os desenhos no computador. Além de ser mais produtivo dividir as tarefas, é sempre bom trabalhar em equipe e trocar ideias. bom_trabalho.gif


Um monte de coisas, algumas eu já citei, as outras em alguns dos links abaixo. Só uma pequena correção: é ingressar, não engreçar: comunicar-se bem também é essencial para essa área. Imagina você escrevendo o tutorial do jogo e escrever algo como engreçar.


O mercado nacional está começando a se desenvolver de maneira séria. Não que não houvesse antes um mercado satisfatório, mas agora as empresas estão enxergando a área de jogos no Brasil como uma área com forte potencial. Se você estiver bem (em termos de conhecimento), pode se dar bem, mas ainda não há grandes softhouses de jogos nacionais (não no porte das internacionais ). O mercado internacional já é outra história... smile.png

Alguns links úteis sobre programação de jogos:

Gamedev.com.br/
Unidev
http://www.gustavobarbieri.com.br/jogos/jogo/doc/
http://www.sobresites.com/desenvolvimentodejogos/
http://agnor.gamedev-pt.net/

Ferramentas de desenvolvimento (são mais simples essas, para começar):
RPG Maker
Game Maker

Tinha um para jogos de luta, mas não lembro o nome...

Há também cursos para desenvolvimento de jogos (na Anhembi Morumbi, na Unicsul e no Senac, em São Paulo, se não me engano; não conheço outras). Prepare-se: são cursos caros. cap_triste.png

Também tenho vontade de seguir por esta área, mas o tempo não me deixa (sem falar no $$$ cap_feceiro.png: ). Quem sabe mais pra frente.

Em tempo: a Ubisoft (Splinter Cell, Assassin's Creed), se não me engano, abriu um escritório no Brasil. Só não sei se é para desenvolvimento.

Abraço.



Legal o que vc me passou, eu so preciso agora de dados mais tecnicos e fontes pq eu to fazendo um seminario sobre Jogos la da Facul bom_trabalho.gif

Ja consegui a historia dos games
Mercado
Pirataria
Mas preciso de Programação ainda mais e Design ainda mais, depois fecho com a conclusãobom_trabalho.gif


Se tiver mais dados tecnicos ai e poder me passar eu agradeço muito
O sol nasce pra todos!!!
Convite para comunidades do orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5860479
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breve mais convites pra comunidades relacionadas a Informatica e Games
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#4 Por TerraSkilll
01/06/2009 - 11:52
phoenix18
Depende do que você quer dizer com "dados técnicos". Refere-se às tecnologias empregadas?

Vejamos:
- Linguagens de programação: atualmente, praticamente qualquer uma serve, mas C++ é mais comum, além de VB;
- Engines: a maioria dos jogos modernos comerciais trabalha sobre alguma "engine", que é basicamente um conjunto de funções prontas para a fabricação de um jogo. Pesquise sobre "Unreal Engine", "Cry engine", etc.
- Ferramentas: geralmente vêm junto com a engine (quando se tem uma). Pesquise sobre 3D Game Studio, XNA Game Studio; para gráficos, pesquise as ferramentas 3D (Maya, Blender) e 2D;
- Tecnologias 3D: pesquise sobre DirectX e OpenGL, as mais comuns para 3D;

Seria interessante você pesquisar também sobre as diversas equipes que trabalham em um jogo: equipe de programação, de design gráfico, de áudio (faz as músicas e sons do jogo), publisher (faz a divulgação do jogo) e etc. Uma boa seria você mostrar o ciclo de desenvolvimento de um jogo, desde o princípio.

Mais do que isso não tenho como te dizer, pois não trabalho com desenvolvimento de jogos cap_triste.png. Faça uma boa pesquisa: há muito material na net pra isso também.

Só tome cuidado para não fazer um trabalho muito longo e detalhado. O conteúdo deve ser objetivo, ainda mais por ser um seminário. É muita coisa para se passar, e pode ser cansativo para o ouvinte (ainda mais com a parte de história, pirataria e etc).

Poste depois o resultado do trabalho, e as impressões do público. Boa sorte.

Abraço.
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phoenix18
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#5 Por phoenix18
01/06/2009 - 12:00
TerraSkilll disse:
phoenix18
Depende do que você quer dizer com "dados técnicos". Refere-se às tecnologias empregadas?

Vejamos:
- Linguagens de programação: atualmente, praticamente qualquer uma serve, mas C++ é mais comum, além de VB;
- Engines: a maioria dos jogos modernos comerciais trabalha sobre alguma "engine", que é basicamente um conjunto de funções prontas para a fabricação de um jogo. Pesquise sobre "Unreal Engine", "Cry engine", etc.
- Ferramentas: geralmente vêm junto com a engine (quando se tem uma). Pesquise sobre 3D Game Studio, XNA Game Studio; para gráficos, pesquise as ferramentas 3D (Maya, Blender) e 2D;
- Tecnologias 3D: pesquise sobre DirectX e OpenGL, as mais comuns para 3D;

Seria interessante você pesquisar também sobre as diversas equipes que trabalham em um jogo: equipe de programação, de design gráfico, de áudio (faz as músicas e sons do jogo), publisher (faz a divulgação do jogo) e etc. Uma boa seria você mostrar o ciclo de desenvolvimento de um jogo, desde o princípio.

Mais do que isso não tenho como te dizer, pois não trabalho com desenvolvimento de jogos cap_triste.png. Faça uma boa pesquisa: há muito material na net pra isso também.

Só tome cuidado para não fazer um trabalho muito longo e detalhado. O conteúdo deve ser objetivo, ainda mais por ser um seminário. É muita coisa para se passar, e pode ser cansativo para o ouvinte (ainda mais com a parte de história, pirataria e etc).

Poste depois o resultado do trabalho, e as impressões do público. Boa sorte.

Abraço.



Não o Trabalho terá no Maximo 10 paginas e os slides no maximo 15 slides

Vou colocar fotos do Slide hehefaceiro.png



Na verdade eu me expressei mal

O que eu quero é como eu como futuro Programador teria que fazer pra me tornar um Programador de Games
Como funciona essa programação
Se o mercado esta bom pra essa area Indices disso

Pra poder eu fechar uma conclusão em cima disso entende?








E achou legal os SLides?

Anexos

O sol nasce pra todos!!!
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TerraSkilll
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#6 Por TerraSkilll
01/06/2009 - 13:11
phoenix18

Acho que entendi agora. Mas boa parte do que você perguntou eu acho que já respondi (sem muitos detalhes, mas respondi): quanto a conhecimento e mercado. No geral, posso dizer que é um mercado em expansão no Brasil. Não tenho nenhum índice dessa área.

Se precisa de mais detalhes, pesquise nos sites que eu te passei. Se não me engano, no Unidev há um fórum também. Lá, sua pergunta pode ter melhores respostas.

Não o Trabalho terá no Maximo 10 paginas e os slides no maximo 15 slides

Dez páginas é o conteúdo da apresentação toda? Ou é a parte "escrita" do trabalho? Quanto aos slides, depende de como estão divididos entre os assuntos (história dos games, pirataria, desenvolvimento, etc). É difícil dizer se são muitos ou poucos, depende da ideia que você quer passar.

E achou legal os SLides?

Estão legais, mas tente manter um padrão entre eles, em termos de cores (cor de fundo, principalmente), tipo da letra, tamanho do texto. Isso dá um ar mais "profissional", na minha opinião. O último slide (com o Sonic e o Mario) ficaria bom como padrão, basta diminuir o tamanho deles e posicioná-los de forma a ocupar pouco espaço e não desviarem a atenção.
O primeiro (do NES) sofre por ter o texto se confundindo com o fundo. Use imagens de fundo transparentes, nesses caso, e texto escuro (não precisa ser preto, pode ser um azul marinho). Mas, se for fazer um slide padrão para toda a apresentação, esse fundo possivelmente cairá fora.

Claro, isso tudo na minha opinião. Posso ter falado besteira. Veja com seu professor se não há como fazer uma prévia dessa apresentação, para ver o que pode ser melhorado. ideia.png

Ps: bacana a tabela periódica de personagens. Tem ela em tamanho grande, pra me mandar (ou um link para baixar)? cap_feceiro.png:

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#7 Por phoenix18
01/06/2009 - 13:18
TerraSkilll disse:
phoenix18

Acho que entendi agora. Mas boa parte do que você perguntou eu acho que já respondi (sem muitos detalhes, mas respondi): quanto a conhecimento e mercado. No geral, posso dizer que é um mercado em expansão no Brasil. Não tenho nenhum índice dessa área.

Se precisa de mais detalhes, pesquise nos sites que eu te passei. Se não me engano, no Unidev há um fórum também. Lá, sua pergunta pode ter melhores respostas.


Dez páginas é o conteúdo da apresentação toda? Ou é a parte "escrita" do trabalho? Quanto aos slides, depende de como estão divididos entre os assuntos (história dos games, pirataria, desenvolvimento, etc). É difícil dizer se são muitos ou poucos, depende da ideia que você quer passar.


Estão legais, mas tente manter um padrão entre eles, em termos de cores (cor de fundo, principalmente), tipo da letra, tamanho do texto. Isso dá um ar mais "profissional", na minha opinião. O último slide (com o Sonic e o Mario) ficaria bom como padrão, basta diminuir o tamanho deles e posicioná-los de forma a ocupar pouco espaço e não desviarem a atenção.
O primeiro (do NES) sofre por ter o texto se confundindo com o fundo. Use imagens de fundo transparentes, nesses caso, e texto escuro (não precisa ser preto, pode ser um azul marinho). Mas, se for fazer um slide padrão para toda a apresentação, esse fundo possivelmente cairá fora.

Claro, isso tudo na minha opinião. Posso ter falado besteira. Veja com seu professor se não há como fazer uma prévia dessa apresentação, para ver o que pode ser melhorado. ideia.png

Ps: bacana a tabela periódica de personagens. Tem ela em tamanho grande, pra me mandar (ou um link para baixar)? cap_feceiro.png:

Abraço.



Verdade Seus comentários tem sentido vou formatar algumas coisas

http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&sa=1&q=tabela+periodiaca+games&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=

Ai tem varias tabelas periodicas de Games

E apartiir de Sonic e Mario todos são padrões so no inicio q ta assim cheio e imagens
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