Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Que tal proclamar a independência de seu PC?

#1 Por Equipe GdH 08/07/2008 - 13:59
Que tal proclamar a independência de seu PC?
O site Link do O Estado de São Paulo publicou no último dia 24/06 uma análise muito interessante sobre a autonomia no uso do software livre, seja no sistema operacional e seja em alguns programas similares aos do Windows, suficientes e eficientes no seu propósito. E mais ainda, SEM PIRATARIA...
Confira a notícia em: https://www.hardware.com.br/noticias/2008-07/48739B49.html
Responder
Moop
Moop Super Participante Registrado
642 Mensagens 22 Curtidas
#6 Por Moop
09/07/2008 - 06:28
Aqui estaria eu a repetir o "ótima matéria", mas infelizmente não posso, pois ela é "tendenciosa", com informações que não são verdadeiras. Um exemplo?

De onde eles tiraram que é necessário no mínimo 128 megas de memória gráfica para executar o Windows Vista? Será que eu, rodando o Vista com video onboard intel (945) usando apenas 8 megas de memoria grafica fiz algum milagre? Ou o artigo "esqueceu" de informar ao usuário que aquela quantidade de memória seria necessária apenas se ele ligasse os (inúteis) efeitos 3D?

Porque o artigo sugere que o usuário que quer economizar compraria o Vista Home Premium e não o Vista Home Basic?

Porque o artigo ignora a existência de excelêntes software gratuitos (não necessariamente de codigo aberto) para windows? Como alternativa de gravação de CDs e DVDs só comprando o Nero? Sem mais comentários...

"Softwares livres ocupam menos espaço e exigem menos desempenho dos computadores..." Ok, alguém pode me explicar porque o simples fato de disponibilizar a fonte do programa faz com que ele fique "leve"? Porque os programas proprietários não podem ser leves?

Porque o artigo "esquece" de informar ao usuário que alguns itens de hardware podem nem ser reconhecidos? Minha placa wireless só passou a funcionar bem a partir do kernel 2.6.25, se eu usasse o Ubuntu 8.04, recomendado no artigo, teria tido boas dores de cabeça...

Parando por aqui eu pergunto, precisava disso? Se o artigo tivesse sido mais completo e menos "evangelizador" ainda sim incentivaria o uso de software livre, mas a tendência em querer ganhar usuários, na minha opinião, estragou o artigo.
deffinne
deffinne General de Pijama Registrado
3.9K Mensagens 290 Curtidas
#7 Por deffinne
09/07/2008 - 07:04
Aqui estaria eu a repetir o "ótima matéria", mas infelizmente não posso, pois ela é "tendenciosa", com informações que não são verdadeiras. Um exemplo? 

De onde eles tiraram que é necessário no mínimo 128 megas de memória gráfica para executar o Windows Vista? Será que eu, rodando o Vista com video onboard intel (945) usando apenas 8 megas de memoria grafica fiz algum milagre? Ou o artigo "esqueceu" de informar ao usuário que aquela quantidade de memória seria necessária apenas se ele ligasse os (inúteis) efeitos 3D?

Porque o artigo sugere que o usuário que quer economizar compraria o Vista Home Premium e não o Vista Home Basic?

Porque o artigo ignora a existência de excelêntes software gratuitos (não necessariamente de codigo aberto) para windows? Como alternativa de gravação de CDs e DVDs só comprando o Nero? Sem mais comentários...

"Softwares livres ocupam menos espaço e exigem menos desempenho dos computadores..." Ok, alguém pode me explicar porque o simples fato de disponibilizar a fonte do programa faz com que ele fique "leve"? Porque os programas proprietários não podem ser leves?

Porque o artigo "esquece" de informar ao usuário que alguns itens de hardware podem nem ser reconhecidos? Minha placa wireless só passou a funcionar bem a partir do kernel 2.6.25, se eu usasse o Ubuntu 8.04, recomendado no artigo, teria tido boas dores de cabeça...

Parando por aqui eu pergunto, precisava disso? Se o artigo tivesse sido mais completo e menos "evangelizador" ainda sim incentivaria o uso de software livre, mas a tendência em querer ganhar usuários, na minha opinião, estragou o artigo.
Até que enfim!
Alguém que realmente, lê...
John Player Special
John Player... Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 88 Curtidas
#8 Por John Player...
09/07/2008 - 18:17
bom. eu não axei a matéria tendenciosa não. o msm não posso dizer do site, q é bem favorável ao software livre.
não digo q a matéria é tendenciosa, pq ao lado de informações discutíveis, como a dos colegas acima, há algumas tb francas.
por exemplo, o infograma diz q o broffice é tão eficiente qt o office, e ainda não tem frescura. eu discordo, ainda axo o office melhor. portanto, dizer q é tão é um erro. mas logo embaixo, ele reconhece q o gimp não tem tantos recursos qt o photoshop, e reconhece a dificuldade das 3 janelas (uma praga para os leigos).
a afirmação de q por ser livre tem melhor desempenho e ocupa menos espaço, tb não sei q lógica tem. menos espaço, talvez pq tenha menos recursos. de qq forma, ele tb fala q quase não há games desenvolvidos para linux. se fosse uma matéria tendenciosa, diria (como alguns linuxers dizem) q praticamente td de jogo roda bem no linux.
não axo q a matéria é tendenciosa. axo ela fraca.
de qq forma, não é essa matéria nem nenhuma outra q vai fazer diferença.
afinal, a maioria usa o windows pirata.
Kosloski
Kosloski Geek Registrado
2.1K Mensagens 119 Curtidas
#9 Por Kosloski
09/07/2008 - 18:51
Qualquer que seja a comparação entre duas coisas [entenda-se com a definição ampla da palavra 'coisa'] que possuem suas próprias qualidades, e seus defeitos, gerarão discussões em qualquer lugar.

A grande questão é: o Linux tem seu futuro glorioso em desktops, sim, pois cada vez mais usuários de desktop fazem com que o modem wireless sei lá das quantas funcione em uma versão próxima.

O Windows tem seu tempo de vida? Sim, em termos. Mas sempre haverá fãs e saudosistas, o que não vejo nada demais.

A realidade é distorcida? Sim, de todos os lados, por todos os tipos de users.


Eu estaria usando o Kurumin 7, que comprei aqui pelo GdH, não o faço por conta de minha vga [descobri como resolver, mas quando resolvo meu hd não reconhece]. Diz-se que na versão 8 [KNG] isto está resolvido...
O que quero dizer: quanto tempo o usuário final está apto [ou satisfeito] em esperar que seu SO livre esteja funcionando "liso" como ele acha que o Windows funciona atualmente?


É discutir 'sexo de anjos'... Existência de Deus, bem contra o mal...
O que é bom para mim, ou para um grupo, não necessáriamente é bom para o outro.


A grande vantagem do Linux [não exatamente 'a' grande vantagem, mas a vantagem que mais levo em consideração a ser levantada aqui], é que não é feito por uma pessoa só, e que existem diversas distros para quem quiser arriscar-se nesse mundo
Ubuntu User number # 30297
Linux User number # 535853

Venha jogar comigo! (jogo de geopolítica e estratégia)



Rafael Simões
Rafael Simõe... Ubbergeek Registrado
7K Mensagens 80 Curtidas
#11 Por Rafael Simõe...
09/07/2008 - 21:49
deffinne disse:
Disse tudo.

Certamente, quem paga pelo produto não quer deixá-lo pelo que investiu.


Isso mesmo. Tenho o Windows XP Home Edition e Windows Vista Home Premium x64 originais. Seria idiotice minha não usar dois sistemas que eu paguei.

Hoje eu uso o XP no Desktop e o Vista Home Premium no note que eu comprei hoje, que veio com o Vista Starter.
Octaiver Matt
Octaiver Mat... Ubbergeek Registrado
5.6K Mensagens 213 Curtidas
#12 Por Octaiver Mat...
09/07/2008 - 21:55
Moop disse:
Aqui estaria eu a repetir o "ótima matéria", mas infelizmente não posso, pois ela é "tendenciosa", com informações que não são verdadeiras. Um exemplo?

De onde eles tiraram que é necessário no mínimo 128 megas de memória gráfica para executar o Windows Vista? Será que eu, rodando o Vista com video onboard intel (945) usando apenas 8 megas de memoria grafica fiz algum milagre? Ou o artigo "esqueceu" de informar ao usuário que aquela quantidade de memória seria necessária apenas se ele ligasse os (inúteis) efeitos 3D?

Porque o artigo sugere que o usuário que quer economizar compraria o Vista Home Premium e não o Vista Home Basic?

Porque o artigo ignora a existência de excelêntes software gratuitos (não necessariamente de codigo aberto) para windows? Como alternativa de gravação de CDs e DVDs só comprando o Nero? Sem mais comentários...

"Softwares livres ocupam menos espaço e exigem menos desempenho dos computadores..." Ok, alguém pode me explicar porque o simples fato de disponibilizar a fonte do programa faz com que ele fique "leve"? Porque os programas proprietários não podem ser leves?

Porque o artigo "esquece" de informar ao usuário que alguns itens de hardware podem nem ser reconhecidos? Minha placa wireless só passou a funcionar bem a partir do kernel 2.6.25, se eu usasse o Ubuntu 8.04, recomendado no artigo, teria tido boas dores de cabeça...

Parando por aqui eu pergunto, precisava disso? Se o artigo tivesse sido mais completo e menos "evangelizador" ainda sim incentivaria o uso de software livre, mas a tendência em querer ganhar usuários, na minha opinião, estragou o artigo.


Concordo em gênero, número e grau.
Infelizmente essa onda do software livre está sendo empurrada pelos esquerdistas, anti-Microsoft, anti-EUA e afins, que estão inventando mentiras para convencer as pessoas a migrarem.
Temos que ter o pé no chão.

Dá muito bem pra comprar um Windows e usar o resto grátis, ou até comprar o office também. Temos vantagens, e temos que pagar para isso. Não dá para comparar a facilidade do Windows com a do Linux ainda. O Windows custa? Custa, mas tem coisas envolvidas que fazem valer, que o Linux não tem.
Se o Linux estragar o hardware do meu pc, como o Ubuntu fez com laptops, matando os HD's na versão 7.04, alguém vai se responsabilizar?

Será que poderei mesmo rodar tudo que quero, ou serei limitado pela gama oferecida pelo sistema? E mais, por que o artigo desconsidera as pessoas que usam Windows original, tratando de "livrar-se da pirataria"? Como se Windows fosse caro...Hoje está muito barato. Se comprar um PC já com Windows pré instalado, o Home Premium sai por míseros R$100,00 incorporado ao preço.


E outra coisa que esquecem de mencionar sobre o Vista, é que na verdade os efeitos AERO 3D rodam com 64MB; 128 é só para resoluções acima de 1280x1024.
Octávio Augusto (www.octaivermatt.com)
GA-970A-UD3 | AMD FX8320 @4.2GHz | 16GB DDR3 1600| SB-XFI | 640GB RAID0 + 1,5TB | 5770 HAWK @1GHz | C3Tech DSA5060V
HP G42-371BR Turion P560 2.5GHz, 6GB 1333, HD6370M
rubensk8
rubensk8 Geek Registrado
2.4K Mensagens 111 Curtidas
#13 Por rubensk8
10/07/2008 - 00:34
Moop

Aqui estaria eu a repetir o "ótima matéria", mas infelizmente não posso, pois ela é "tendenciosa"
Eu também achei um pouco, mas não deixa de ser boa!
Diria que para rodar com folga teria que ter uns 6BG de HD e 512 de ram. E não os 4 de hd e 256 de ram da matéria.
Porque o artigo sugere que o usuário que quer economizar compraria o Vista Home Premium e não o Vista Home Basic?
Porque para um país como o Brasil eles são muito caros!
salário mínimo: R$ 415,00! Quanto custa o Windows mais barato junto com o office?
Porque o artigo ignora a existência de excelêntes software gratuitos (não necessariamente de codigo aberto) para windows? Como alternativa de gravação de CDs e DVDs só comprando o Nero? Sem mais comentários...
Porque o Nero é praticamente sinômimo de gravador de CD/DVD. Assim como o Windows é sinômimo de "Computador". Por isso que a matéria é boa apesar de tendenciosa! E os softwares livres "apresentados" são ótimos e gratuitos!
"Softwares livres ocupam menos espaço e exigem menos desempenho dos computadores..." Ok, alguém pode me explicar porque o simples fato de disponibilizar a fonte do programa faz com que ele fique "leve"? Porque os programas proprietários não podem ser leves?
"O próximo passo foi a criação dos gerenciadores de pacotes, programas que permitem baixar e instalar novos programas de forma automática, verificando as dependências e, caso necessário, baixar outros programas e bibliotecas de que o programa inicial precisa. Já vimos alguns exemplos do uso do apt-get, o gerenciador usado nas distribuições derivadas do Debian. Além dele, temos também o urpmi, usado no Mandriva, o yum, usado no Fedora, e o emerge, usado no Gentoo.
Você pode perguntar por que não fazem como no Windows, onde cada programa tem seu instalador. Na verdade, muitos programas são distribuídos desta forma, como o Java, OpenOffice, Firefox, Thunderbird, VMware e diversos games. Nestes casos, você simplesmente executa o arquivo e o instalador se encarrega do resto da instalação. O inconveniente é que estes pacotes são desenvolvidos para funcionar em qualquer distribuição, por isso incluem todo tipo de bibliotecas e módulos de que o programa possa precisar, sem reaproveitar os componentes que você já tem instalados. Isso faz com que os pacotes sejam práticos de instalar, mas em compensação bem maiores (e mais pesados), assim como muitos dos programas do Windows."
http://www.gdhpress.com.br/kurumin7/leia/index.php?p=cap3-3

Para você ter uma idéia, eu não uso o Windows, fiz uma instalação padrão, ele fica lá paradão no hd. O meu sistema oficial é o Ubuntu, e mesmo assim o Windows, está ocupando 2GB a mais!
Porque o artigo "esquece" de informar ao usuário que alguns itens de hardware podem nem ser reconhecidos? Minha placa wireless só passou a funcionar bem a partir do kernel 2.6.25, se eu usasse o Ubuntu 8.04, recomendado no artigo, teria tido boas dores de cabeça...
Nossa! Parabéns as distribuições!! Estão ficando cada vez melhores!! Já pensou? Não pagou nada tem um sitema bonito, usável, e o kernel ficando cada vez mais compatível. O Vista só veio melhorar depois de 18 meses de lançado, mesmo com todo apoio dos fabricantes de hardware.


====================================
Octaiver Matt

Infelizmente essa onda do software livre está sendo empurrada pelos esquerdistas, anti-Microsoft, anti-EUA e afins, que estão inventando mentiras para convencer as pessoas a migrarem.
Temos que ter o pé no chão.
Não vi ninguém inventar nada desse tipo! tem algum link desse fake?
Dá muito bem pra comprar um Windows e usar o resto grátis, ou até comprar o office também. Temos vantagens, e temos que pagar para isso. Não dá para comparar a facilidade do Windows com a do Linux ainda. O Windows custa? Custa, mas tem coisas envolvidas que fazem valer, que o Linux não tem.
Isso é algo muito relativo. Eu e diversos colegas usamos GNU/Linux e não sentimos falta de nada!
Se o Linux estragar o hardware do meu pc, como o Ubuntu fez com laptops, matando os HD's na versão 7.04, alguém vai se responsabilizar?
Tá isso foi um problema no gerenciamento de energia ACPI, em uma versão passada! O Windows também causa perdas tão grandes quanto essa e ninguém reclama, mas bastou o Linux, proto é o fim do mundo!
Será que poderei mesmo rodar tudo que quero, ou serei limitado pela gama oferecida pelo sistema? E mais, por que o artigo desconsidera as pessoas que usam Windows original, tratando de "livrar-se da pirataria"? Como se Windows fosse caro...Hoje está muito barato. Se comprar um PC já com Windows pré instalado, o Home Premium sai por míseros R$100,00 incorporado ao preço.
Cada caso é um caso, o GNU/Linux tem seus programas bem característicos! Sobre o Windows original, a própria Microsoft critica o Brasil:

"O Windows Starter Edition foi um meio que a Microsoft criou com dois objetivos: diminuir a pirataria em vários países “em desenvolvimento” (não existe Windows Starter Edition nos EUA ou na Europa, por exemplo) e se defender do Linux, numa época em que cada vez mais computadores são vendidos de fábrica com Linux pré-instalado. Ela fez uma versão mais reduzida e limitada do Windows, e claro, mais barata – mas ainda assim, não sai de graça. Ele é personalizado para alguns países, gerando edições diferentes (inclusive com limitações diferentes) dependendo do local. Não está disponível para venda em lojas, apenas é fornecido em regime OEM, pré-instalado em computadores novos."
https://www.hardware.com.br/artigos/fuja-windows-starter/
John Player Special
John Player... Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 88 Curtidas
#14 Por John Player...
10/07/2008 - 09:33
rubens, concordo com vc q está sendo melhorado mt coisa. a tendencia do linux é espalhar.

só discordo na questão do código fonte. não da sua explicação, q é correta, mas do julgamento. a maioria dos usuários (e isso tb explica a predileção pelo windows), tirando os apaixonados por linux, odeia apt-get, linha de comando, kpackage, synaptic ou coisas do gênero.

o q eles querem é clicar no arquivo baixado e instalar de boa, independente se tem bibliotecas desnecessárias ou adicionais. tem um tópico q eu criei, sobre tentar instalar um programa torrent. creio q se fosse outro usuário, nunca mais ia querer saber de linux. claro, em alguns casos, se torna mt fácil. mas pra mim não resolveu. https://www.hardware.com.br/comunidade/problema-configurar/818964/

com o java, foi outra dor de cabeça. o q o linux precisa é de soluções padronizadas, q funcionem de imediato. pq os scripts mágicos são tão discutidos no novo kurumin? justamente por essa questão.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal