Logo Hardware.com.br
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas

Dois problemas no WattOS

#1 Por Rogério Guer... 12/02/2015 - 14:44
Quem já experimentou a distro WattOS, sabe que ela roda muito bem em computadores antigos e de poucos recursos e isso me interessou bastante. Baixei a versão R8 da distro e instalei num pendrive de 4GB para experimentar. Gostei, inclusive ela reconheceu minha mesa digitalizadora Wacom. Porém, a WattOS vem com poucos programas (e nenhum programa gráfico como o Gimp e o Inkscape) e não pude colocar persisência no pendrive (o Univesal USB Installer, pelo menos não me deu essa opção).

Como eu tinha um outro pendrive disponível, de 8GB, resolvi instalar nele a distro segundo as instruções deste tutorial do Viva o Linux. Desse modo, eu poderia fazer mais testes com a distro, instalando os programas necessários, pois o problema da persistência estaria resolvido. Deu certo, fiz duas partições nesse pendrive, uma para o sistema com pouco mais de 6GB e o restante para a swap. Gravei, inclusive o grub na partição linux do pendrive como recomendou o tutorial. Funcionou bem... mas aí tem dois probleminhas que não estou conseguindo resolver:

1) Toda vez que quero acessar as duas partições do meu HD (Win Xp + partição dos arquivos pessoais), tenho que digitar a senha, só assim o sistema as monta! Não há alguma maneira de montar as partições do HD automaticamente. eu imaginei que fosse no arquiv fstab, porém ali só mostra as partições do pendrive, vejam só:

#### Static Filesystem Table File
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/sdc1
UUID=1d4c0564-78f6-42a8-866c-db6ceabf5b22 / ext4 rw,errors=remount-ro 0 1
# /dev/sdc2
UUID=5d0b61e4-9c3d-43ab-8284-de900807a6fb swap swap sw 0 0

2) Outro problema é a respeito da hora do sistema, está sempre errada. Já acertei com aquele comando date, via terminal... no entanto, quando saí do linux e reiniciei o computador para ligar o Windows, percebi que o relógio do Windows estava com duas horas de atraso. Acertei a hora e, ontem, quando fui ligar o WattOS, vi que o horário estava errado novamente! Como resolver esse problema definitivamente e sem que isso interfira com o relógio do Windows?
Responder
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas
#3 Por Rogério Guer...
12/02/2015 - 19:52
As partições do HD não estão listadas no fstab: só aparecem as do pendrive.

Tudo normal com o Bios. Eu liguei o Windows agora e o horário está correto. É só quando dei aquele comando date no linux que afeta o horário da partição Windows, quando inicio por ela. Então, o problema é com o WattOS mesmo... e ele não tem nenhuma opção gráfica para corrigir a hora, a não ser pelo terminal.
quemsou_naodigo
quemsou_naod... Cyber Highlander Registrado
28.8K Mensagens 1.8K Curtidas
#4 Por quemsou_naod...
12/02/2015 - 19:54
Rogério Guerreiro disse:
As partições do HD não estão listadas no fstab: só aparecem as do pendrive.

Então, pra montar automaticamente você deve inserir a partição lá.
Não está montando sozinho porque não está lá no arquivo.
Leiam: Guia de Utilização (Novo Fórum) e Regras de Conduta.
---------------------------------------------
LinuxUser #468957
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas
#5 Por Rogério Guer...
12/02/2015 - 21:15
Oi, eu ia editar minha mensagem, não pude porque travou o firefox aqui...

Constatei que a minha Wacom está apresentando problemas no WattOS , tal como ocorreu com o Bodhi. E se um simples comando date está interfirindo com o Windows, prefiro nem arriscar editar o fstab. Já testei um monte de distro, poucas reconheceram a Wacom e nessas poucas a mesa sempre começou a apresentar um comportamento estranho, depois de algum tempo.

Obrigado pela ajuda, mesmo assim! Se quiser fechar o tópico...
Rogério Guerreiro
Rogério Guer... Super Zumbi Registrado
1.4K Mensagens 1.7K Curtidas
#8 Por Rogério Guer...
13/02/2015 - 17:52
clodoaldops disse:
Para testar novas sistros e lançamentos eu tenho uma partição de 39 GB no meu HD.
Wattos.R8 é derivado do Debian e não mais do Ubuntu .
Eu acho que montar partições NTFS automatimante meio arriscado. Eu só faço isso com ext4 mesmo.


Ilkyest disse:
tem o ntfs-config, com o pacote ntfs-3g que pode dar uma mão aí, mas ele nada mais faz que adicionar as entradas ao FSTAB


Minha partição Windows está em FAT, pois é um HD antigo de 20 GB. Sim, a WattOS é derivada do Debian e achava que, por esse motivo, essa distro se daria bem com a Wacom. E acabou sendo mais outra que falhou...
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal