Olá a todos. Há alguns dias, um parente encontrou uma pen drive minha, USB 3.2 bastante cara e rápida que eu tinha carregado com ISOs, programas portáteis e outras ferramentas. Tinha-a perdido há uns dez dias e estava prestes a encomendar uma nova, mas quando a encontraram... no banheiro, logo inseri-la no meu laptop. Ele ligou e reconheceu com todos os dados. No entanto, o Windows alertou-me para erros no dispositivo. Não pensei muito nisso e deixei-o correr o chkdsk.
Mas quando abri um programa para testar a sua velocidade (HDD Tune e Crystalmark), ambos não conseguiram manter a velocidade e a pen drive não conseguiu funcionar durante mais de um segundo. Tive o mesmo problema com uma porta USB-C de 10 GBps com o meu adaptador externo NVME/M.2 para USB para um SSD de menor capacidade, uma vez que tinha adquirido recentemente este laptop usado e essa porta provavelmente nunca foi utilizada (além de que o notebook estava sujo num geral, limpei e troquei a pasta). Isto levou-me a utilizar esse adaptador nas portas USB-A de 5 Gbps, mais lentas, até ter substituído a porta USB-C. De qualquer forma, tentei mudar a minha pen USB para outra porta USB-A, e voilà, velocidades normais. Voltei a mudá-la para a primeira porta, o mesmo problema. Voltei a mudá-la para a segunda e... agora também tenho o mesmo problema.
A essa altura, estou preocupado com minhas portas, então tento usar o adaptador M.2 para USB mencionado acima e agora meu NVME externo nem sequer é reconhecido em nenhuma das portas USB-A. Tenho um pendrive USB 2.0 mais lento, e mesmo assim ele não estava funcionando corretamente. Tenho outro adaptador SATA para USB que ainda não testei.
Então, olho para meu pendrive recentemente encontrado e percebo que, na parte inferior do conector, há uma pequena parte texturizada e ela é... rosa. (https://imgur.com/a/ymXq7W6) Acredito que esse seja um indicador de danos causados pela água (bom trabalho para a Kingston por colocá-lo lá, suponho). Minha pergunta é: se esse for o caso, é possível que esse pendrive tenha danificado minhas portas USB-A? A oxidação pode ou não "espalhar"? Talvez também para meu pendrive mais lento e o adaptador M.2? Ou até mesmo o resto do computador? Pelo que sei, a umidade não deveria ser “transferida” tão facilmente, sem mencionar os danos causados pela água.
Devo mencionar que estou atualmente no litoral, bem próximo ao mar, e a umidade é alta aqui. Tive problemas com oxidação em minha bicicleta e em algumas peças de metal de outras coisas, como dobradiças de portas. Limpei tudo com álcool isopropílico e limpa contatos e deixei secar por algumas horas (com um ventilador comum, não consegui encontrar uma boa resposta sobre se o ar seria melhor ou não). Passados mais alguns dias, insiro novamente a pen drive e ela ainda apresenta problemas. O mais estranho é que, no caso deste adaptador M.2, ele parece funcionar normalmente quando o insiro "do zero" (ainda estou limpando sempre, por precaução), mas depois de testar a pen drive problemática, ele começa a falhar também, inclusive meu mouse. Outro problema ainda mais estranho que agora o computador deixou de entender quando as pendrives ou SSD adaptado são desconectados, de forma que continuam aparecendo no explorador de arquivos, mas se tento abrir algum pasta nova recebo erro de "local inexistente". Devo me preocupar com danos permanentes? Em caso afirmativo, somente nas portas? Se eu substituí-las (o que eu ia fazer com a USB-C de qualquer forma), elas manterão as velocidades de 5 e 10 Gbps ou poderei ficar limitado às velocidades de USB 2.0 se peças erradas forem usadas de alguma forma?
Obrigado.
felipe-frits...
Zerinho
Registrado
2 Mensagens
0 Curtidas