Logo Hardware.com.br
CarolinaC
CarolinaC Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

[Resolvido] Placa de vídeo com mau contato?

#1 Por CarolinaC 12/12/2015 - 14:31
Boa tarde! Estou precisando de ajuda, e já vou adiantando que não conheço muito de hardware. Vou descrever o que está acontecendo.

Essa semana meu monitor desligou enquanto eu jogava (The Sims 4, jogo super leve), achei que fosse problema no cabo HDMI, já que desde que comprei o monitor ele sempre piscava e eu constatei que é problema do cabo, troquei para o VGA e nada. Peguei um monitor velho de outro computador e liguei o cabo nele, e o vídeo voltou. Depois eu voltei a ligar no meu monitor, e o vídeo voltou, porém com uma resolução muito baixa (800x600), aumentei a resolução para a máxima permitida (2560x2048, que no entanto, meu computador nunca tinha reconhecido uma resolução tão alta), ele desligou de novo, troquei o cabo do VGA para o HDMI, e ele ligou de novo com resolução baixa (800x600), aumentei a resolução para a máxima permitida (1920x1080), e pronto, tudo funcionando.

Porém ontem, enquanto jogava o mesmo jogo, a placa de vídeo travou (congelou a imagem e o som fez um ruído bem alto), o vídeo desligou e meu computador reiniciou sozinho, porém o vídeo continuava desligado. A primeira coisa que fiz foi pegar o outro monitor velho para testar, mas o vídeo não voltou. Até que liguei o monitor somente na placa onboard, e o vídeo voltou (percebi que os drivers da placa de vídeo pareciam não estar instalados). Abri o gabinete, tirei a placa de vídeo, limpei os contatos e recoloquei, entretanto eu percebi que a placa fica um pouco solta, e que ela está fixada somente com os ganchos próprios do gabinete (um Sentey Halcon). Depois de limpar tudo e recolocar, tentei ligar no monitor, e nada. Tentei no monitor velho, e nada. Fiquei trocando o cabo VGA de um monitor para o outro, na esperança de algum funcionar, até que o velho funcionou, depois coloquei no monitor novo e funcionou também. Não testei novamente a placa enquanto jogo, porém faço arquitetura e uso programas pesados como Sketchup, AutoCAD, Revit e Lumion, e nunca tinha acontecido isso.

A minha suspeita (de uma pessoa bem leiga, diga-se de passagem), é que a placa de vídeo está com mau contato, justamente por ficar meio solta. Tentei improvisar a fixação com algum parafuso que tinha em casa, mas nenhum segurou a placa (não fui eu quem montei o computador, então não tenho os parafusos do gabinete/peças).

Descarto a possibilidade da fonte não estar aguentando, porque tenho uma Corsair CS750M.

Alguém tem alguma sugestão do que pode ser, e como resolver esse problema?

A configuração completa do computador é:
Placa mãe H87M PLUS
Processador intel i7 4770
Placa de vídeo GeForce GTX770 2GB
Memórias RAM Corsair de 16GB (2x8GB)
Fonte Corsair CS750M

Tenho o computador a quase 2 anos, ele tem a mesma configuração desde que comprei.

Desculpem o texto enorme, e obrigada desde já!
Responder
ZAKE
ZAKE Zumbi Registrado
2.6K Mensagens 1.1K Curtidas
#4 Por ZAKE
12/12/2015 - 17:03
CarolinaC disse:
A minha suspeita é que a placa de vídeo está com mau contato, justamente por ficar meio solta.
Placa de vídeo GeForce GTX770 2GB


Já apareceu listras e/ou chuvisco na tela, em um desses travamentos ???
Vem monitorando a temperatura nos ultimos meses ???

Essa pequena folga é normal e permitida pelo slot.
O que não pode e ficar "solta".
Atenha-se ao encaixe perfeito no slot PCI-express.
E quanto retirar do slot cuide pra que a sujeira que esta em volta não entre no slot.

O fato da imagem carregar em resolução baixa indica alguma dificuldade em carregar o driver.
Ocorrendo tambem com o video onboard pode desconfiar de alguma atualização do Windows recente.

Só aconselho não ficar trocando de monitor.
Fique com o monitor que você realmente usa e por cabo HDMI.
Desse modo terá uma referência.

Boa Sorte ....

_
Você é livre pra fazer escolhas, mas é prisioneiro das consequências - Pablo Neruda.
CarolinaC
CarolinaC Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por CarolinaC
12/12/2015 - 18:09
Nunca apareceu listras nem chuviscos, o que acontecia era que o vídeo desligava por alguns segundos devido ao mau contato do hdmi, passei a usar o vga e não piscou mais. A temperatura eu nem sei direito como vê, mas ontem enquanto procurava por uma solução eu entrei na bios e estava marcando 40oC, o que eu acho ser normal.

Quanto ao slot, na verdade que ele estava bem limpo, inclusive o interior do gabinete, tinha bem pouca poeria, limpei com uma flanela que não solta fiapos antes de tirar a placa, e depois usei um pincel com álcool isopropilico no slot e borracha no encaixe da placa.

As atualizações do Windows estão desativadas, e o driver do vídeo foi atualizado recentemente, porém a primeira vez que deu o problema o driver era o mais antigo, foi entre o primeiro problema e o segundo que o driver foi atualizado pelo próprio sistema da geforce.

O monitor eu estou usando um só mesmo, só peguei este velho para testar, mas estou usando com o cabo vga pois era o que eu estava usando antes, como comentei acima.
james_bond
james_bond General de Pijama Registrado
1.8K Mensagens 380 Curtidas
#6 Por james_bond
13/12/2015 - 03:13
Tenta conseguir 2 parafusos propícios para a rosca que encaixa atrás do gabinete e serve para apoiar a placa de vídeo, antes coloca bem a placa no slot pci-e esperando fazer um pequeno barulho da travinha que fica no próprio slot, após isso acocha os dois parafusos e seta a placa no mesmo monitor que você já vem usando ela, só que com o cabo que está funcionando normalmente(vga).

Depois disso posta para a gente os resultados que te ajudamos.

Até mais!
Monitor IPS LG 22MP55 / Asus P9 x79 / Intel Xeon 2680 V2 @ 3.6ghz deca-core + Water Cooler H60 / Geforce RTX 2070 8GB GDDR6 OC fábrica / 16GB DDR3 1866 quad channel / SSD 120GB 850 Evo / HDD 1TB Seagate Barracuda / HDD 400GB Seagate / Gravador DVD Sony / Fonte XFX 600W 80 plus / Windows 10 Pro x64
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#7 Por Kraftwerk
13/12/2015 - 11:16
anjinho.gif

Geralmente servem os parafusos que fixam a fonte ou fecham o gabinete. Como a fonte é fixada por quatro parafusos, aproveitar um apenas não vai causar problemas.

adeus.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
CarolinaC
CarolinaC Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por CarolinaC
14/12/2015 - 00:50
Fiz o que o Kraftwerk sugeriu, usei um dos parafusos que prendem a fonte para fixar a placa, ela está bem mais firme agora. Testei o computador durante o jogo, joguei por uma hora e não aconteceu nada, mas vou testar mais vezes, por mais tempo, e dou um retorno! Obrigada por enquanto!

EDIT
Joguei hoje por 5 horas e não deu problema! Vou testar mais uma vez, e se correr tudo bem, vou marcar o tópico como resolvido. Obrigada smile.png

EDIT 2
Joguei ontem por mais umas 4 horas e também não deu problema. Não sei se foi a limpeza do slot ou o parafuso, mas alguma coisa deu certo! Obrigada a todos smile.png
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal