Logo Hardware.com.br
dickzingra
dickzingra Membro Junior Registrado
135 Mensagens 1 Curtida

Pequenos travamentos em jogos - Processador ?

#1 Por dickzingra 19/12/2015 - 12:22
Eae pessoal, tem como vocês me darem uma forcinha ? Vou tentar explicar o processo todo. Baixei Dying Light pra jogar, consegui jogar ele bem tranquilo, mas me deparava com pequenos travamentos bem chatos, no qual eu pensei que era pq minha placa de video não fosse tão boa (HD 7770 1GB). Mas ai fui procurar oq tava se passando no jogo, taxa de FPS, temperaturas, uso e etc.

As configurações do jogo no qual eu estava utilizando eram no médio/low, 1080p, sem AA. E a taxa de FPS ficava naquela média de 40~60 FPS, mas logo após andar (pular uns prédios) e/ou chegar em algumas áreas novas, o FPS caia brustamente (1~8 FPS) e depois voltava alguns segundos depois. Fui checar a temperatura da placa de video, ela tava rodando na média dos 80~90C em fullload, e quando olhei pro processador... O maluco tava lá fritando quase na faixa dos 100C (o PC não apresentou nenhum travamento ou tela azul ou reiniciou, e ele ficava na faixa dos 80C em idle) fiquei alguns dias sem jogar pra não forçar muito e fui comprar uma pasta térmica.

Comprei hoje, abri o gabinete, fiz toda a limpeza do cooler e troca da pasta térmica do processador e da placa de video.

A placa de video teve uma resposta bem maior quanto a limpeza, ela chegou a ficar nos 70C mesmo com um overclock de 10% em fullload. O processador também teve uma melhora, mas ainda acho os valores um pouco altos. Ele ta nos 55~60 em idle, e na faixa dos 85 jogando.

Eu to utilizando o Everest pra fazer a checagem da temperatura, não sei quanto a precisão dele.
Agora ai é que ta, eu não sei se o problema é o processador mesmo que já está velho ou se é o cooler box que tbm já não funciona como antes (ou os dois). E o mais importante, queria saber se é o processador que está causando isso ou seria alguma otimização do jogo mal feita. Se há necessidade de comprar um novo cooler, ou caso não seja o problema dos travamentos, oq poderia ser feito pra resolver.


OBS¹: O computador (com exceção da placa de video e fonte), já possui uns 5 anos de vida ai nas costas. Pretendo comprar um novo agora em 2016, mas gostaria de deixar esse como reserva então no caso não queria gastar muito pra resolver os problemas dele. A ideia não é um upgrade (mas pode ser uma opção caso necessário) e sim mante-lo funcionando com folga.

Configurações na assinatura. ( Memória DDR2 800MHz)
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal