Logo Hardware.com.br
solin-9
solin-9 Novo Membro Registrado
4 Mensagens 1 Curtida

PC desligando do nada sozinho

#1 Por solin-9 20/04/2023 - 22:14
Galerinha, meu pc vive desligando sozinho do nada. as vezes são intervalos de 5-10 minutos, as vezes dura 10 segundos, as vezes 3 horas. A config dele é um:

i5 4690
8gb (2x4) de ram ddr3 1333mhz
h81m (placa mãe aleatoria generica da bluecase)
gtx 1660 galax
fonte cx550

Erro crítico clássico do windows, kernel power 41.
Bom, eu troquei de fonte, o problema continuou. não é o sistema operacional porque ele desliga sozinho antes de iniciar a bios as vezes. não é a placa de vídeo pois acontece mesmo com ela fora do pc. não é a memória ram, pois ja testei sem os 2 pentes também. acontece que fazendo um teste numa bancada sem o gabinete e só o cabo de força conectado na placa mãe (o resto tudo pra fora), eu notei que toda vez que eu conectava o cabo que alimenta o processador (aquele de 4 pinos 12v) na placa mãe, ela desligava com um tempinho. sem ele conectado, ficava completamente normal, independentemente se o processador estava na placa mãe ou fora.

A temperatura de tudo tá perfeita, e obviamente não pode ser o gabinete porque como eu disse, testei na bancada ligando sem o SW Power e mesmo assim continuou o problema.
Levei numa assistência, o pc rodou o dia inteiro sem desligar em nenhum momento, funcionou perfeitamente. porém aqui em casa já tem um outro PC, e eu testei ligar na mesma tomada que ele, pra ver se o problema era a fiação da tomada q ele tava, ou até mesmo o cabo de força da fonte. o problema continuou. testei na cozinha, em varias tomadas, testei com outro cabo de energia, e o problema persiste.

O que mais me intriga nisso é que ao mesmo tempo que parece ser o problema na entrada de 4 pinos 12v da placa mãe, também não faria sentido ser isso, já que o problema só ocorre especificamente na minha casa. Mas ao mesmo tempo, se eu desconectar o cabo da entrada, funciona normalmente.

Anexos

Eric Gagulich
Eric Gagulic... Super Zumbi Registrado
13.4K Mensagens 382 Curtidas
#4 Por Eric Gagulic...
21/04/2023 - 02:21
Sua placa-mãe e cooler da CPU aparentam estar empoeirados, se possível providencie uma limpeza.

Faça uma inspeção minuciosa no PCB da sua placa-mãe (inclusive no verso dela) em busca de algum componente SMD avariado ou com problemas de oxidação.

Se possível poste aqui mais imagens com a melhor resolução possível da sua placa-mãe inteira ou em partes.

Os demais aparelhos da sua casa apresentam algum problema de funcionamento!? É possível que a instalação elétrica da sua residência esteja com algum problema na fase/neutro ou aterramento.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.1K Mensagens 11.3K Curtidas
#5 Por PH
21/04/2023 - 08:13
solin-9 disse:


Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Obrigado por dar uma descrição bem detalhada do seu problema, assim poupa tempo. Indo direto ao que interessa, funcionou na assistência, isso já tira em parte problemas no hardware, ou seja, na placa-mãe. Digo isso, pois a placa-mãe pode ter componentes querendo dar problema e sensíveis a uma possível variação de energia. Mesmo tendo uma boa que lida bem com isso, não pode ser descartado.

Sempre teve esse problema ou começou depois de uma queda de energia ou oscilação forte?
A assistência informou se chegou a testar algum componente?
Chegou a tirar o processador para verificar se tinha algum pino encostando no outro e fora de posição?

Em vários casos que peguei desse tipo e já foi relatado aqui no fórum, o problema era de energia. Você tem aterramento na sua casa? Tem um multímetro para que possa fazer alguns testes?

Voltando para sensibilidade nos componentes da placa-mãe, pode ter problemas no VRM do processador (regulador de tensão) e isso pode começar com um curto na linha de 12v do processador. Informa se tiver um multímetro, pois vai ajudar no diagnóstico. Além do multímetro tem também outros equipamentos que facilitam muito esse diagnóstico como o Habotest, comprei um tempo atrás e postei aqui no fórum neste tópico.

Tópico relacionado ao assunto que podem servir de parâmetro para o assunto tratado aqui.

Qualidade da tomada | Hardware.com.br

Verificando a foto que enviou, da para notar que o VRM está bem empoeirado, não que seja esse a raiz do problema já que funcionou na assistência, mas seria interessante dar uma boa limpeza para verificar.

Anexo do post
Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:8-9
solin-9
solin-9 Novo Membro Registrado
4 Mensagens 1 Curtida
#6 Por solin-9
21/04/2023 - 22:42
Eric Gagulic... disse:

‎amanhã vou fazer uma limpeza nela melhor, e a parte de trás tá normal, não parece ter nenhum problema. 

não, nunca deu nenhum problema com outros aparelhos, inclusive como citei no post, meu primo tem outro PC e funciona normalmente (to usando o dele agora)

Mandei abaixo as fotos da placa mãe (ignore a pasta térmica ruim, vou trocar amanhã, e de qualquer forma o problema não é de temperatura, pois em full load meu processador não passa de 70 graus)

Atualização: 21/04/2023 22:51


PH disse:

‎Opa, tudo bem sim mano, e contigo?

Eu que agradeço pela resposta completa kkkkkkk. já fiz algumas perguntas em fórums de hardwares, mas de longe nenhuma foi tão completa quanto a sua, parabéns. Enfim, eu já suspeitava também que a placa mãe poderia estar com algum problema, porém que só se apresentava quando ligada em um lugar com uma eletricidade não tão boa.

Ele começou mais ou menos há 2 meses. quer dizer, eu nem sabia disso, percebi quando abri o visualizador de eventos do windows e filtrei apenas erros críticos. notei que desde fevereiro isso vinha acontecendo, porém com intervalos de no minimo 5 dias. no final do mês passado e no início desse mês, começou a acontecer continuamente, a cada 5-10 minutos. Claro, as  vezes dura 3 horas, mas é muito raro. Que eu me lembre, não teve queda de energia. Me disseram na assistência que testaram peça por peça e nenhuma tava com problema. Sim, verifiquei o processador,  tá completamente normal.

Não tem aterramento aqui, e em relação ao multimetro, um amigo técnico meu que tá me ajudando nesse PC tem um, amanhã vou pedir pra ele, então se puder mandar os testes que posso fazer com ele, agradeço. 

Em relação ao VRM, eu já imaginava que poderia ter algum problema, meu amigo alertou que a tensão do processador poderia estar sendo regulada de forma errada ou algo do tipo. 

Como eu disse no post acima, vou dar uma limpeza melhor amanhã, e se você quiser verificar melhor a placa mãe de perto, eu tirei ela do gabinete e mandei fotos e vídeos no ultimo post, acima desse.

edit: acho que sem querer respondi os 2 na mesma mensagem, então a foto tá aqui em baixo

Anexos

PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.1K Mensagens 11.3K Curtidas
#7 Por PH
22/04/2023 - 06:44
Bom dia!

Obrigado pelas fotos!

O aterramento é fundamental para sua segurança e dos seus equipamentos. Na assistência com certeza tem aterramento, por isso funcionou lá. Na sua casa da o problema, pois ao invés de escoar essa energia pelo terra, pode ficar no seu computador, isso pode gerar curto e danificar os componentes. Pode já ter algum componente com problema, mas quando está no aterramento tudo funciona normal, mas fora dele começam os problemas. Aconselho chamar um eletricista para ver a possibilidade de colocar o aterramento.

De qualquer forma, podemos fazer algumas verificações no VRM, mesmo não encontrada nada, já fica como experiência.

Não identifiquei na imagem, nenhum transistor mosfet com marca de queimado, mas não significa que tenha problemas.

Anexo do post

Entende de eletrônica? Bom, mesmo que não entenda vou te ajudar um pouco. Essa pecinha que tirei um print é um transistor Mosfet, ele controla a corrente e a tensão que vem da fonte de alimentação. Todos eles trabalham em conjunto, mosfet, bobina, capacitor...

Um teste básico que pode fazer com multímetro é verificar se tem curto no conector de 12v do processador, com o teste de continuidade. Se tiver curto, indica que um componente do VRM, está com problemas, geralmente o Mosfet. Se for explicar isso tudo em texto, vai ficar enorme, assim como fiz em outros tópicos, vou postar um vídeo do Youtube no qual ensinam a fazer isso. Achei um que mostra de forma simples e vai te ajudar. Nesse vídeo vai te ajudar a identificar, mas não reparar.

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:8-9
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.1K Mensagens 11.3K Curtidas
#9 Por PH
29/04/2023 - 07:32
Bom dia!

Obrigado pelo retorno, mas sabe informar onde que ela estava morrendo? De qualquer forma, boa sorte e bom uso com a nova placa-mãe.
Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:8-9
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal