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Bbruno
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Orientações para TCC sobre Desenvolvimento de Jogos 2D

#1 Por Bbruno 13/08/2014 - 09:56
O título diz tudo, preciso de algumas dicas, orientações sobre um tema delimitado sobre o desenvolvimento de jogos 2D para Smartphone, recomendações de livros...
Alguém com experiência poderia me mostrar o caminho?









att
MasacoteG
MasacoteG Novo Membro Registrado
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#2 Por MasacoteG
13/08/2014 - 10:09
ja escolheu a plataforma de programaçao?
dps q escolher nela voce se baseia oq pode fazer oq nao pode, começe com alguns desenhos de cenarios basicos dps mais complexos, personagens as mesmas coisas, nao é pq o jogo é 2D que so precisa ser feito os desenhos em 2d sempre faça um 3d pra ter noçao doq vai poder por pra nao ficar feio nem nada, dps voce trabalha com textura nada muito chamativo, algumas coisas basicas, dps que tiver esses 2 voce começa a trabalhar na programaçao, mas ai se pode usar o UDK - maya - photoshop, livros eu nao tenho para te indicar mas posso da uma pesquisada e te informar melhor
Atenciosamente,
Enrique Nogueira
Bbruno
Bbruno General de Pijama Registrado
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#3 Por Bbruno
13/08/2014 - 13:12
MasacoteG disse:

A plataforma a ser utilizada será Unity 3D, programando em C#.
Esse lance de personagens 3D em jogos 2D é uma boa.. já vi alguns games assim e fica realmente legal.
Minha dificuldade é em manipular imagens e etc... Nunca trabalhei sério com Photoshop... mas enfim..
A dificuldade maior será em associar a ideia geral, com o assunto delimitado? A parte escrita não tenho nem noção..








att
MasacoteG
MasacoteG Novo Membro Registrado
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#4 Por MasacoteG
14/08/2014 - 14:51
Entao um bom jogo é aquele q te envolve com a historia, e que tambem nao canse voce olhar por muito tempo, entao nada muito brilhoso cores mt fortes nem nada desse tipo.
Puzzle seria uma boa pq se mecheria na programaçao, nao tente nada muito broken de começo, mas eu acho dahora aquele puzzle que voce tem q ir la buscar as peças dps vim trazer na maquina, e voce mesmo encaixar
exemplo - preciso de uma peça X vou la e busco em um lugar y volto com ela ate o lugar que preciso encaixar ai abre uma janela eu escolho a peça e monto no lugar dela certinho
Atenciosamente,
Enrique Nogueira
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#5 Por TerraSkilll
14/08/2014 - 21:38
Entao um bom jogo é aquele q te envolve com a historia, e que tambem nao canse voce olhar por muito tempo, entao nada muito brilhoso cores mt fortes nem nada desse tipo.

Entendo o seu ponto, mas acho que é complicado resumir um jogo bom a certos aspectos. Tetris é basicamente o oposto disso que você falou (não tem história e é geralmente supercolorido) e eu considero (e muita gente que eu conheço) um bom jogo.

Bbruno
Concordo um pouco com os colegas. É importante você saber distinguir o que compõe o desenvolvimento de um jogo. A parte tecnológica é uma coisa (linguagens, frameworks, ferramentas), a parte conceitual outra (estilo, mecânica de jogo, público alvo). Tentar construir um jogo muito complexo pode não só ser frustrante e cansativo, como acabar não dando os resultados que você espera (o jogo acabar ficando ruim e - o pior - você sendo reprovado).

É um TCC, o que implica um prazo. Qualquer prazo impacta diretamente na complexidade que você pode construir. Um jogo de mecânica e gráficos simples (lembrando que simples é diferente de sem qualidade) pode ser uma boa opção. Você pode inclusive fazer um remake de um jogo clássico (Damas? Tetris? Bejeweled?), adicionando alguma mecânica que você ache interessante (ou, quem sabe, um enredo).

Como você mesmo comentou que tem dificuldade em Photoshop, fico pensando que 3D talvez seja um passo um tanto grande. É tentador fazer os modelos em 3D e depois poder colocá-los em diversas poses, mas a curva de aprendizado de qualquer ferramenta 3D não costuma ser pequena. Montar alguns sprites em uma ferramenta vetorial (como o Inkscape) pode ser tão produtivo quanto, com uma curva de aprendizado bem menor. Há também boas engines para jogos 2D para smarphones, como a Cocos2D, libgdx, AndEngine, etc.

Quanto à parte escrita, é como qualquer outro TCC: você diz o que vai fazer, como vai fazer e por que fez determinadas escolhas, os resultados obtidos e dificuldades encontradas. Provavelmente seus orientadores poderão te fornecer materiais de referência, e há vários modelos pela internet afora.

Recomendo uma visita ao Ponto V.

Abraços.
...
MasacoteG
MasacoteG Novo Membro Registrado
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#6 Por MasacoteG
15/08/2014 - 10:46
TerraSkilll disse:



Mais me diz voce consegue jogar tetris por 5 horas seguidas igual quando voce joga um jogo pra zerar?
A questao é saber quanto tempo ele tem pra fazer o jogo e qual vai ser o mais rapido,e se for fazer um remake de um jogo, faça direito pq se nao tu perde tempo pra fazer algo q no final nao vai valer nada.
Atenciosamente,
Enrique Nogueira
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
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#8 Por TerraSkilll
15/08/2014 - 12:10
Mais me diz voce consegue jogar tetris por 5 horas seguidas igual quando voce joga um jogo pra zerar?

Não é o foco da discussão aqui, mas sim, eu consigo jogar Tetris por 5 horas (ou conseguia, ultimamente tenho jogado pouco, qualquer que seja o jogo). Veja que você está novamente colocando um critério (quantidade de horas) como fator de jogo "jogo bom". É isso que eu não concordo, apesar de entender seu ponto. Um jogo bom é capaz de entreter por horas da mesma forma que entretém por minutos.

A questao é saber quanto tempo ele tem pra fazer o jogo e qual vai ser o mais rapido,e se for fazer um remake de um jogo, faça direito pq se nao tu perde tempo pra fazer algo q no final nao vai valer nada.

Foi basicamente o que eu disse.

Abraços.
...
Bbruno
Bbruno General de Pijama Registrado
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#9 Por Bbruno
03/09/2014 - 10:48
TerraSkilll disse:


marcos andrade22 disse:

Desculpa a demora galera..
Muito bom Terra..
A ideia de fazer um remake é uma boa ideia.. Acho que vou seguir com a ideia de fazer algo em 2D mas com boa qualidade..
A grande dificuldade está sendo em delimitar o problema de pesquisa.. Não queria envolver outros fatores que não fossem o tecnológico (questão de saúde por exemplo, benefícios de jogos para pessoas X, com idade X.......)
Então será que o caminho seria me basear em uma ferramenta, ou seja, o problema de pesquisa e as hipótese seriam com base em uma ferramenta/linguagem/etc por exemplo.. (cocos2d etc....)?








att
Henry-Keys
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#10 Por Henry-Keys
08/09/2014 - 08:14
Bbruno disse:


Eu acho que o foco da pesquisa seria apresentar técnicas de elaboração de jogos (2D nesse caso) sem necessariamente adentrar nos detalhes técnicos das ferramentas (biblioteca, framework, linguagem, etc) em uso.
Seria conveniente por exemplo falar de:
- Quadros por segundo;
- APIs de renderização low-level (Direct3D, OpenGL, OpenGLES);
- Resolução e densidade de píxeis;
- Texturas, Sprites, Tilemaps.

Resumo, falar de técnicas e truques comumente usados no desenvolvimento de um jogo bidimensional (podes até certo ponto exibir somente as técnicas usadas no seu joguinho).

Espero ter contribuído.

PS: Recomendo fortemente o uso do Cocos2D-X ou do SDL2.
sephiroth0
sephiroth0 Super Zumbi Registrado
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#11 Por sephiroth0
12/09/2014 - 00:51
Se tem pouco conhecimento na área, recomendo cautela também no 3D. 2D já vai ter dar um enorme trabalho e a complexidade de fazer um jogo 3D é muito maior. Se for sozinho, lembre-se que não é somente a programação. O desenvolvimento da arte gráfica e efeitos sonoros leva um bom tempo. Alám da escrita, que é o que dependendo da pessoa, pode dar mais trabalho.
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