Logo Hardware.com.br
Rafael Simões
Rafael Simõe... Ubbergeek Registrado
7K Mensagens 80 Curtidas

[Dica!!] Como melhorar seu desempemnho em jogos

#1 Por Rafael Simõe... 22/10/2006 - 17:04
veja.pngComo melhorar desempenho em jogos

Estou criando esse tópico com finalidade de dar dicas a todos (inclusive aos Geeks como eu. Quando dois se juntam , lá vai “Nerdisse”) de como melhorar consideravelmente seus FPS nos jogos.

Manutenção do Windows
veja.pngPor incrível que pareça o Windows pesa bastante nos jogos, como aplicativos, anti-virus e etc...

veja.pngNão recomendo deixar principalmente aplicativos P2P (E-Mule, Shareaza, Kazaa e afins) abertos, pois cujos puxam muito o processamento que acaba dandos Slow-Down* nos jogos. Isso é muito desconfortável. Se você joga Off-line, desligue a Internet e desative Firewals, Anti-Virus e Spywares. Se joga on-line, desligue tudo que não nescessita, inclusive alguns serviços de sistema menos o Firewall e o Virus Scan.

veja.pngOutra dica que acaba forncendo um Load mais rápido nos jogos é apagar o conteúdo das pastas “Prefetch” e “Temp”. Alem de dar melhora nos jogos, irá melhorar o Windows em geral.


Manutenção física
veja.pngNa questão manutenção física eu digo na parte de deixar os coolers, slots, e orificos do PC bem limpos sem poeira melhorando a circulação de ar, que é uma das grandes causa não de Slow-Down mas sim de Crash geral no sistema.

veja.pngEu recomendo sempre deixar Dois cooler DO GABINETE. Um jogando ar quente pra fora, e outro frio pra dentro do case.

veja.pngDICA: Se você tem a Fonte Seven-Team ST350BKV ATX2.0, repare que ela tem orificos em seu lado que fica pra dentro do gabinete. Tampe-os com fita adesiva, para impedir que o ar quente que ela puxa pela ventoinha que fica na sua parte inferior volte para o Gabinete que acaba causando aquecimento.

veja.pngO aumento de Memória é relativamente importante principalmente hoje, justamente porquê os Sistemas Operacionais estão exigindo muito mais em Memória e Processamento, o que afeta diretamente o desempenho em jogos. Atualmente, no Windows XP o minímo para jogos é 1GB, mas o recomendando é 1,5GB para cima. No Windows Vista é recomendando 2GB pra cima.

veja.pngUm problema muito comum em desempenho ruim em VGA's poderosas é Memória e/ou Fonte. É Ilogíco e nada recomendável utilizar Fontes de baixa Qualidade em Sistema poderosos (e caros) tendo o Risco de danificar permanentemente o sistema além do Desempenho menor que poderá ter devido a falta de Alimentação adequada ao Equipamento.
Quando isso acontece, é recomendável utilizar fontes mais caras, só que com Qualidade superior como as Huntkey, SevenTeam e CoolerMaster.

Manutenção Logica

veja.pngManutenção lógica é na parte das mídias (HD’s, CD’s e DVD’s).
Mantenha sempre seu HD desfragmentado, pois isso irá “juntar” os arquivos do Windows (inclusive as texturas dos jogos), assim o HD tendo menos trabalho e menos tempo para acessar os arquivos do Game.

veja.pngAs Midias removíveis são importantes, pois se estiverem riscadas podem passar texturas comprometidas, dando erros, Crash, Load-Fail e outros. Por isso sempre limpe suas mídias com um pano macio sem produtos químicos apenas água. Em alguns casos pode-se usar Cera Automotiva para remover riscos mais difíceis.

veja.pngHD's mais rapidos e Interfaces mais avançadas colaboram para o Desempenho. Se você tem um HD P.ATA o desempenho teoricamente (e praticamente dependendo do equipamento) será menor que o de um HD S.ATA, tendo assim menos velocidade de Leitura/Escrita para o carregamento das Texturas dos jogos e Afins.

Tweaks especiais(Overlock, Bios-Mod e etc...)

veja.pngUma das principais técnicas para se aumentar FPS em Games é fazendo Overclock tanto na VGA, quanto no processador e memórias. Para isso, use aplicativos como o ATi Tray Tools ou o Famoso Riva Tuner.

veja.pngTambem existe o Cooler Mod, que é basicamente se colocar cooler (ou ventoinhas, é a mesma coisa) mais potentes e rapidos a fim de dissipar o calor da placa de video ou até mesmo do processador e do HD. É uma operação simples, igual a trocar o Cooler de um processador.

veja.pngO Bios Mod implica em liberar pipes e aumentar o desempenho em geral da placa de vídeo, apenas algumas que vem com pipelines travados de fabrica gnham desempenho significativamente grande.
Na BIOS da VGA pode-se aumentar os clock definitivamente, não sendo nescessária ficar realizando OverClock por Software além de algumas Opções a mais que se pode ter.

veja.pngO Overclock em Processador é um técnica mais avançada que tem que ser feita aos poucos e aos testes, para nõ abusar, esquentando o dito cujo e estorando seu core.

veja.pngEm alguns jogos é perceptível que o AA e AF dos jogos são mais pesado e menos eficientes. Para resolver esse problema, desligue o AA e o AF dos jogos e faça essa alteração no Driver.

veja.pngDrivers com Mod's feitos por outros user's chegam a ser uteis em algumas placas, como é o caso dos Omega's (www.omegadrivers.net e os NGO www.ngohq.com. Eu mesmo assim prefiro usar os do Catalyst, que perderam sua fama pela falta de qualidade nos antecessores do seu atual, mas parece que a coisa está mudando. Em caso de incompatibilidade com Drivers, é recomendvel usar o que veio com o CD da placa ou baixado do site da sua fabricante (Nvidia; ATi).


Bem pessoal, é isso. Qualquer correção postem aqui, que eu estarei disposto a corrigir e adicionar.

Creditos Rafael Simões. Guia do Hardware.net
Responder
phpcc
phpcc Ubbergeek Registrado
5.1K Mensagens 97 Curtidas
#5 Por phpcc
23/10/2006 - 00:18
muito bom amigo, mas me esclareça uma duvida

"Tampe-os com fita adesiva, para impedir que o ar quente que ela puxa pela ventoinha que fica na sua parte inferior volte para o Gabinete que acaba causando aquecimento. "

se eu fizer isso vou tampar a saida de ar da minha fonte ela vai esquentar e queimar! nao estou certo? ou nao?
LQ Imports - Mobos, CPUs, VGAs e muito mais ( [email]ph-imports@hotmail.com[/email] )

A diferença entre o forte e o fraco é a persistência.
IvanPFilho
IvanPFilho Zumbi Registrado
7.3K Mensagens 103 Curtidas
#7 Por IvanPFilho
23/10/2006 - 07:12
phpcc vc está certo! Esqueci de comentar isso qdo li... EU não recomendo fazer isso, se bem q tem o outro lado da saida de ar... qdo fiz isso o cooler da minha fonte ST 420W parou no outro dia, sei q era defeito da série, mas imagina se isso acontece com fora da garantia?!

é isso!
AMD Ryzen 5 5600X |ASRock Steel Legend B450M |XPG D10 32GB DDR4 3200 |Cooler Master Masterwatt 550W |Galax RTX 2060 6GB
phpcc
phpcc Ubbergeek Registrado
5.1K Mensagens 97 Curtidas
#9 Por phpcc
23/10/2006 - 10:52
pois eh, eu ia comprar uma 7T pra min, mas acabei por comprar um TT, por causa desse detalhe
ja vi um usuario dizendo q a dele queimou qd ele fez isso, mas duvido, pois pelo q disseram ela continua jogando ar pra fora (nao fica com todos os buracos tapados)
LQ Imports - Mobos, CPUs, VGAs e muito mais ( [email]ph-imports@hotmail.com[/email] )

A diferença entre o forte e o fraco é a persistência.
Ail5on
Ail5on Super Zumbi Registrado
8.1K Mensagens 463 Curtidas
#15 Por Ail5on
27/10/2006 - 18:56
merece virar uma FAQ!!!!

parabéns!!!
Core i7 8700k 3.7GHz + WC  corsair H90 | Asus Z370-H Gaming | Zotac GTX 1080Ti 11GB 352 Bits  @ 2025MHz | 64GB DDR4 2666MHz Micron(16GBx4) | 2x SSD M.2 NVMe 1TB RAID 0 -  Western Digital Black | HD - 1TB Western Digital Blue  - 5400 Rpm | EVGA 1000w Modular |AOC AGON 25" 240Hz 0,5ms punk.gif Tudo com Deus, nada sem Jesus!!!!! rolleyes.png
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal