Logo Hardware.com.br
willianholtz
willianholtz General de Pijama Registrado
2.8K Mensagens 152 Curtidas

[oficial Linux]Configurando PCSX2

#1 Por willianholtz 04/01/2012 - 03:42
Imagem


Pessoal irei mostrar aqui como faz a configuração dos plugins do emulador de Playstation 2 o PCSX2.

Quem usa Windows pode tentar seguir o mesmo esquema, mas este tutorial está focado para usuários Linux.

Versão usada: PCSX2 SVN r5043.
Arch Linux x86_64


Minimum
Windows/Linux OS
CPU: Qualquer com suporte SSE2 (Pentium 4 and up, Athlon64 and up)
GPU: Qualquer com suporte Pixel Shader model 2.0, exceto Nvidia FX series (broken SM2.0, too slow anyway)
512MB RAM (Vista precisa de 2GB)

Recommended
Windows Vista / Windows 7 (32bit or 64bit) com o último DirectX
CPU: Intel Core 2 Duo @ 3.2ghz ou melhor
GPU: 8800gt ou melhor (for Direct3D10 support)
RAM: 1GB on Linux/Windows XP, 2GB or more on Vista


1. Configurações básicas.




aba: Configuração> configurações de emulação


Imagem


EE/IOP: Esta opção será a maneira que será feita a compilação dos games emulados pelo PCsx2, no mais deixaremos tudo padrão, porém para aumentar a velocidade no linux, devemos colocar "modo clamping" em "nenhum".


Imagem


VUs: Será feita mesma coisa deixando "modo clamping" em "nenhum".

Imagem


GS: Deixaremos padrão. No mais esta opção é para ajustar o frameskip, que seria pulo de quadros na imagem, e o acerto de velocidade, então no caso já esta tudo certinho.

Imagem


Janela de GS: Esta área é onde você determina como sua janela principal de emulação vai funcionar, não vou mencionar nada, até porque o emulador esta todo em português o que facilita muito. Porém fica uma dica:

Habilitem: sempre esconder o cursos do mouse, assim quando tiver jogando o mouse não aparecerá na frente do game. Temos três maneiras de deixar a tela em fullscreen:
Habilitando: padrão ser modo tela cheia ao iniciar.
Duplo clique ativa/desativa tela cheia (eu recomendo) mesmo com o mouse inativo.
Apertar ALT+ENTER para entrar ou sair da tela cheia.

Imagem

Hacks de Velocidade:

Esta é a melhor parte do emulador, pois aqui que você dirá para ele como deseja trabalhar, apesar de no linux nos termos mais capacidades de emular games que no Windows, por gastar menos memoria e tal, é sempre bom trabalhar com o emulador gastando menos CPU e MEMÓRIA, então para isso ativaremos os hack, como na imagem. Suas configurações devem ficar assim:

  • (TC) Taxa de Ciclo EE: 3

  • (RC) Roubo de Cliclo VU:3



Tanto um quanto o outro, pode-se deixar TC 1 e RC 0, caso sua máquina seja core 2 duo para cima e tenha uma boa placa gráfica. Caso contrário deixe ambos em 3.

Abaixo em "outros hacks" Habilite:

  • Detecção de Rotação INTC

  • DEtecção de Loop de entrada



Ao lado "Hacks de microVU" habilite:

  • Hack de sinalizador de mVU

  • HAck de Bloco mVU



E caso sua CPU tenha mais de 3 nucleos habilite o MTVU.

Há possibilidades de arrumar a configuração automaticamente, como no caso das pré-definições:

Existem 6 Níveis, sendo que 1 é mais potência e 6 é menos potência requerida pelo processador. Caso queira usar esta pré configuração, recomendo que usa "Balanceada" ou "Agressivo Plus".


2. Configurando os plugins:

Configurações> Seleção de plugins/BIOS você entrará nesta tela:

Imagem

Nela você pode escolher qual plugin deseja usar, mas no caso do linux já vem tudo definido, a não ser plugin GS que temos dois.

GSsx: Atualmente o mais usado é o GSdx que tem compatibilidade com OpenGL 3 e 4 para placas com suporte, e temos também o modo software que serve para que não possui placa gráfica.

Imagem

A configuração é muito simples, como eu possuo placa de vídeo optei por deixar no modo OpenGL(software), para quem não tem placa de vídeo aconselho deixar em "software" que é o primeiro da lista.

Então em "extra SW render threads" deixei em 2, pois como será trabalhado com openGL(software), posso habilitar meus CPU's para trabalhares juntos, aqui você pode colocar a quantidade de núcleos que seu processador possui.

(veja no fim do tópico)O plugin vem com o OpenGL(Hardware) que trabalha apenas com a placa de vídeo, mas atualmente não funciona muito bem com placas compatíveis com OpenGL 3, somente 4.

ANTENÇÃO: O plugin GSdx possui OpenGL HArdware e Software, porém ainda esta em fase de desenvolvimento, ou seja experimental, não esperem funcionamento 100% do plugin, por enquanto os usuários linux devem se contentar com games rodando a 80% de velocidade e 40FPS. Mas em alguns games já esta funcionando bem como em Resident Evil: Code Veronica e OutBreak 2. O resto ainda esta pesado, mas deve melhorar assim que o plugin for desenvolvido e bugs consertados.

Imagem

ZZOgl: Este é um plugin utilizado para VGA's antigas, não roda muita coisa, mas quem usa placas compatíveis com DX8 ou openGL 2 terá de usar este plugin, ou partir para modo software do GSdx.

Imagem

Plugin PAD: O plugin para controle é o ONEpad mais simples não existe. Aqui podemos ajustar a configuração do controle para jogar, você pode ajustar da sua maneira, caso use teclado, ele já vem configurado, mas é sempre bom dar uma olhada nos comandos, já quem usa controle fica mais fácil, é só arrumar de acordo com os botões.

Imagem

SOM: O plugin de som usado no linux é o SPU2-X. Outro plugin que não requer configuração, mas caso esteja dando problemas, certifique-se que esta usando o modulo de som correto, no meu caso uso ALSA, no entanto temos: ALSA, OSS, JACK. Selecione qual é o melhor para você. Em "interpolation" deixe em: Linear(simple/OK sound).


O restante dos plugins: USB, DEV9, FW, não são usados e muito menos possuem configuração no linux. São plugins nulos.


Imagem

BIOS: Aqui são selecionadas as bios que iremos usar no emulador.

AS BIOS são necessárias para poder funcionar o emulador. Atualmente o emulador pede para colocar as bios na pasta /home/usuario/.config/PCSX2/bios, mas nada impede de você mudar a localização delas, desabilitando "usar configuração padrão" e selecionar ao lado onde esta as suas BIOS.

Imagem

PASTAS: São nada mais que as pastas do sistema como savestates, logs, screenshots. Não tem necessidade de mexer aqui, a não ser que saiba o que faz.

---------------------------------------
Poderá haver atualizações fiquem ligados
---------------------------------------

Consertos recentes:
OpenGL HW já funciona, basta melhorar a compatibilidade.
Nova GUI para plugin GSdx, com configurações mais automáticas.
Filtro de textura adiciona.
---------------------------------------

Então é isso pessoal, o linux pode não possuir games feito para eles, porém temos ótimos emuladores que pode deixar qualquer um babando. Espero que gostem do tutorial

deixarei alguns screenshot dos games para vocês:

Final Fantasy XII
Imagem

Kingdom Hearts
Imagem


Créditos a mim mesmo. O mesmo tutorial se encontra no meu BLOG: MENTE INSANA
Renanlinus
Renanlinus Geek Registrado
1.3K Mensagens 305 Curtidas
#9 Por Renanlinus
18/09/2012 - 19:38
Olá pessoal,

Vou deixar aqui uma dica para o PCSX (emulador de Playstation):


Sempre deixei de jogar alguns jogos no meu Linux, porque de vez em quando preciso formatá-lo. Só que agora aprendi uma coisa: Quando formato o computador posso não perder meus jogos salvos em Memory Cards, é só abrir a pasta do PCSX, copiar os Memories e quando formatar é só colar lá novamente.


Espero ter ajudado!!!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal