Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Será que o Linux está ficando muito lento e 'inchado'?

#1 Por Equipe GdH 08/02/2010 - 09:58
Será que o Linux está ficando muito lento e 'inchado'?

Eis um aspecto do software livre e de código aberto que está voltando a ser discutido: por anos, prevaleceu a ideia de que um software desse tipo precisava ser leve e elegante para ser considerado pronto para o uso. Mas alguns eventos recentes mostraram que, no caso do kernel do Linux, isso de certa forma deixou de ser verdade: o desempenho vem caindo lenta e regularmente. Como isso é possível?
Mitch Meyran

https://www.hardware.com.br/artigos/linux-lento-inchado/

Comente aqui!
werner1
werner1 Membro Junior Registrado
114 Mensagens 1 Curtida
#2 Por werner1
08/02/2010 - 12:01
Eu também penso muito sobre isso, eis que faço uma distro para que compilo e empacoteo constantemente o kernel, e tambem testo sempre a mais nova versão, no momento 2.6.33-rc7 de ontem:
http://guyane.dyn-o-saur.com/info.php
Realmente, aumenta o numero dos drivers etc no kernel. Estão sendo tirados drivers também, mas menos pela idade do que pela raridade da referida hardware.

O resultado das minhas considerações sobre isso é: O Linux tem de continuar funcionando de qualquer jeito com toda hardware ainda existente.

No outro lado, o problema na verdade não é tão grave, porque podem ser compilados muitos drivers como modules, que são carregados somente pela hardware existente no computador do usuário.

E isso é que depende das distros tratar da forma mais adequada.

Daí, devem ser continuados todos drivers providenciado pelo codigo-fonte do proprio kernel. Porém, as distros devem adaptar e compilar o kernel duma forma, que só a hardware mais frequente ou necessaria para fazer a instalação seja embutida no kernel, todos outros drivers devem ser compilados como modulos. Também devem ser feitas as outras adaptações bom para o uso 'desktop' - por exemplo, nos kernels 'normais' não deve ser compilado dentre a parte para Android, ou para systemas especials de aparelhos (como maquina-de-cafe ou onde roda o Linux hoje no dia também).

Um exemplo para um bom equilibrio e boa adaptação sempre era o kernel compilado para Slackware, que daí sempre rodava mais rápido e menos pesado do que, p.ex., Mandrake.
NOVO ! Linux SYS 0.23-r4+ do 21/1/2010 -- 18 GB programas -- Instalaçao Automatica http://linux.softpedia.com/get/System/Operating-Systems/Linux-Distributions/SYS-34168.shtml
DVD da Instalaçao: ftp://ftp5.gwdg.de/pub/linux/install/sys Pacotes: ftp://ftp.uni-siegen.de/pub/sys-linux
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#3 Por PHIRON
08/02/2010 - 13:31
Eu também não conheço a fundo o sistema para opinar a nível tão técnico como foi mostrado no artigo, porém acredito que o linux tem sim ficado mais "pesado" com o tempo, por outro lado, percebe-se que algumas coisas tem melhorado muito o desempenho, como por exemplo, o Xorg que tem evoluído muito ultimamente, de qualquer forma, ao ver esse artigo me preocupou o fato do mesmo estar se tornando mais lento em ambientes de servidores, esse foi desde sempre o campo principal do mesmo e não creio que seja sadio para a plataforma mudar de enfoque.
Marcos FRM
Marcos FRM Highlander Registrado
10.3K Mensagens 712 Curtidas
#4 Por Marcos FRM
08/02/2010 - 14:44
O EXT4 que deu para trás nos últimos lançamentos. No 2.6.28 o desempenho era muito bom, porém, por causa das aplicações viciadas no EXT3 operando no modo data=ordered, começaram a aparecer casos de perda de dados em desligamentos incorretos. Então, foram feitas modificações no código do EXT4 para evitar isso e o resultado é que desde lá o desempenho só vem caindo.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_2632_fs&num=1

Vamos ver com o Ted Ts'o trabalhando para o Google a coisa melhora.
http://www.h-online.com/open/news/item/Ted-T-so-moves-to-Google-904219.html
...
Marcrock
Marcrock Super Participante Registrado
440 Mensagens 26 Curtidas
#6 Por Marcrock
08/02/2010 - 15:16
O kernel Linux tem como principal objetivo ser flexível e ter um desempenho bom em muitas plataformas antigas, então paga-se um preço por isso, que é uma certa carga de dispositivos de legado que devem continuar sendo suportados, além das novidades que sugem a todo momento. É fato que o kernel está mudando muito rapidamente e as vezes temos que sacrificar um pouco de desempenho para obter melhor estabilidade!!! Uma das questões mais discutidas ultimamente são as compilações do kernel otimizadas em baixa latência para Desktops Multimídia, eu compilei um aqui e posso dizer que houve melhora no desempenho, além de usar outros recursos no agendador de tarefas para testar.

Até +.adeus.gif
punk.gif Biostar A780L3L - Athlon II X2 - 4GB DDR3 - Sabayon Linux punk.gif
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#7 Por PHIRON
08/02/2010 - 15:27
Marcrock disse:


Eu também já compilei um kernel com resultados fascinantes, o problema é que não temos ferramentas mais automatizadas para isso e acompanhar os lançamentos é complicado big_green.png , cada nova mudança mais significativa do kernel envolve alguns parâmetros a mais de configuração que fazem e muita diferença, particularmente para o meu sistema as opções que mais fazem diferença são: Kernel Realtime e desabilitação do SMP porque minhas duas máquinas possuem processadores monocores, porém recentemente descobri que se eu colocar nosmp como parâmetro do kernel eu desabilito o SMP sem precisar de compilação, com isso eu fiquei preguiçoso...
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#8 Por Bit0N3
08/02/2010 - 17:23
Eu acredito que todos OSs vao ficando mais pesado por causa que precisam atender as exigências que os usuários esperam de um OS moderno.

Interfaces graficas mais aprimoradas e mais resoluçao, gerenciadores internos para facilitar o uso, por exemplo, checar se o usuario fez algo errado, resumindo, estruturar o sistema para o usuario leigo conseguir usar sem problemas de forma mastigada com uma aparencia bonita.

[]'s
Recomendação: Lord of the rings online MMORPG SHow de bola, roda no fedora pelo lutris.
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#9 Por PHIRON
08/02/2010 - 17:34
ice2642 disse:


Sim, mas o problema é que o kernel linux tem, nos últimos tempos agragado muitas funções em si que prejudicam a sua performance, e ao agregar essas funções é necesário criar códigos para prevenir os erros resultantes dessas funções agregadas, o problema é que a partir daí, temos que verificar como o kernel deveria ser construído(monolítoco ou não monolítico) e a questão começa a ficar muito técnica, técnica demais para esse mero mortal aqui hehe, as questões são complexas demais, veja que no texto discute-se em deixar determinada função em espaço de usuário ou não, carregar função x ou y ou não, o interessante é que o kernel linux me parece um pseudo microkernel, tem características de microkernel por causo dos módulos de kernel e tem características de monolítico como é o caso dos drivers que podem alterar o comportamento do kernel, isso é uma característica muito ruim pois um driver mal feito pode abrir as pernas do pinguim, então o cara tem que criar um patch para essa falha e dá-lhe kernel inchando.
A vantagem de termos um kernel livre é essa, todo mundo pode ver os seus defeitos e opinar, pena que essa discussão em especial está em um nível muito diferente do meu...
Atento
Atento Tô em todas Registrado
2.5K Mensagens 9 Curtidas
#10 Por Atento
08/02/2010 - 17:52
Do meu nível também, mas vou opinar.
O que me preocupa não são kernels inxados para usuários domésticos. O que realmente me preocupa é a utilização dos mesmos kernels para servidores.

Talvez separar o desenvolvimento em 2 árvores, uma voltada para servidores e outra para desktop, por exemplo.

Porém outro problema que surge fazendo essa divisão seria também a divisão de esforço para correções etc. Enfim, é um assunto delicado...
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#11 Por PHIRON
08/02/2010 - 17:58
Atento disse:

Eu também imaginei isso, porém como você mesmo disse:

Atento disse:


Eu acho que eles deveriam continuar o foco nos servidores mesmo, afinal a parcela de usuários de desktop é menor, portanto creio eu, que seria mais sensato não beneficiar alterações que melhore a experiência em desktop em detrimento ao desempenho em servidores. Nesse caso, empresas como canonical e mandriva que tem versões focadas em desktops poderiam manter alterações no kernel ou mesmo se unir(acho improvável) para desenvolverem melhorias no kernel para desktop, mas a preocupação maior seria com certeza os servidores, mas como disse, é minha opinião apenas.
werner1
werner1 Membro Junior Registrado
114 Mensagens 1 Curtida
#12 Por werner1
08/02/2010 - 20:03
Falado subjetivamente pela percepção, eu acho que não tem 'perigo' que o kernel fica lento demais.

Como já foi dito, é só configurar o kernel para a aplicação visada.

Não é necesario as distros alterarem o código do kernel. Porêm, talvez fazer 2 ou 3 compilações diferentes com parametros alterados.

Já mais que suficiente parametros que façam sentido, pode-se alterar com o menuconfig no inicio da compilação. Inclusive tem um parametro pela latência ou rapidez reagir a comandos.

Nos não precisamos compilar pacotes binários para aspiradores-de-po ou tais aparelhos que rodam com Linux. Basta uma compilação para o desktop, e outra para servidor.

O kernel compilado com smp quase sempre é mais rápido também em máquinas com um so processador.

Meus proprios kernels para o SYS correm bem, eu uso o mesmo kernel tambem para meu próprio computador/servidor. O mais lento do servidor é sempre a conexão. Também uso o mesmo kernel no meu laptop msi wind u100, e antes no eeepc. Porque funciona bem em todos deles, até agora não sentiu a necessidade compilar o kernel com varias configurações à escolha.

No entanto, eu compilo o kernel para inclusive os 486. O mesmo fazem muitas distros. Pois deve funcionar em qq hardware ainda existente. Para acelerar todo em maquinas modernas, seria isso o item mais importante a alterar (ie., optimalizar para o Pentium iii, pelo menos)

A razao maior pela qual o kernel do Slackware é bem rápido, é pela configuração boa do tratamento de multithread.



Mas como ja disse, subjetivamente não estou preocupado. O kernel, caso sobrecarregado com coisas embutidas (em vez de compiladas como modules) fica um pouco mais lento e pesado, mas a rapidez dos processadores etc progrede muito mais rápido.
NOVO ! Linux SYS 0.23-r4+ do 21/1/2010 -- 18 GB programas -- Instalaçao Automatica http://linux.softpedia.com/get/System/Operating-Systems/Linux-Distributions/SYS-34168.shtml
DVD da Instalaçao: ftp://ftp5.gwdg.de/pub/linux/install/sys Pacotes: ftp://ftp.uni-siegen.de/pub/sys-linux
werner1
werner1 Membro Junior Registrado
114 Mensagens 1 Curtida
#14 Por werner1
08/02/2010 - 22:11
O Tannenbaum não pode falar muito. Primeiro, o Minix monolitico seria a primeira coisa que fica elefantoso e lento, ai não tem como ter modules. Segundo, ele deve se preocupar com adiantar o Minix 3, e não somente na hora quando ele quer vender um livro ...
NOVO ! Linux SYS 0.23-r4+ do 21/1/2010 -- 18 GB programas -- Instalaçao Automatica http://linux.softpedia.com/get/System/Operating-Systems/Linux-Distributions/SYS-34168.shtml
DVD da Instalaçao: ftp://ftp5.gwdg.de/pub/linux/install/sys Pacotes: ftp://ftp.uni-siegen.de/pub/sys-linux
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal