PHIRON
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Nossa, existem diversas linguagens para isso, geralmente o pessoal escolhe a que mais se identifica ou que tem maior valor no mercado, eu vi diversos artigos a respeito da lua e do python também, já conhece alguma dessas?
Veja Também : A linguagem lua e sua aplicação em jogos.
Lembrando que tanto a lua como o python geralmente são usados como linguagens de apoio inseridas no código da aplicação, como linguagem principal é recomendado linguagens compiladas como C/C++ que possuem alta performance.
Visual Basic e C# também são boas, no entanto C/C++ é melhor ainda pois não usam a camada do .Net Framework para funcionar.
igormenezes
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Você diz que essas linguagens, são usadas para desenvolvimento de games, inteligência artificial ou games?
Abraço,
TerraSkilll
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igormenezes
Respondendo pelo PHIRON:
Você diz que essas linguagens, são usadas para desenvolvimento de games, inteligência artificial ou games?
Para qualquer coisa.
O que você precisa entender é que, a grosso modo, qualquer linguagem serve para desenvolver qualquer coisa. O que muda é o modo como você desenvolve. Claro, certas "combinações" são mais comuns que outras (C++ para jogos, por exemplo), mas isso não é regra.
Abraço.
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PHIRON
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Exatamente, os caras criam a engine inteira através do C/C++ por exemplo, e então programa a inteligência dos bots em python e lua, porquê? porque são linguagens mais "fáceis" de trabalhar, não são propensas a erros de compilação e simplesmente funcionam, sem falar que possuem diversos módulos prontos e funcionais de maneira que a pessoa precisa programar menos e usar mais bibliotecas prontas.
igormenezes
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O que seria esse engine? E a inteligência dos bots, vcs sabem as tags usadas, ou algum exemplo?
Mas esse negocio, que qualquer linguagem fazer, tipo PHP não faz esse tipo de coisa, pois é pra web.
Abraço,
marciohp
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Faço das minhas palavras as dos colegas acima. Comecei aprendendo C na faculdade e até hoje, 12 anos depois, tem horas que bate a saudade de voltar a aprender de novo.
C/C++ é a base de tudo. Depois que você tiver "ninja" no assunto, vc parte pra outra, baseando-se sempre em C.
[i5 2500] [P8H67-M Pro] [2x4Gb Corsair Vengeance@1333] [Seagate 2Tb 7200 64Mb S3] [CM 690 KKN-5] [EVGA GTX680 P4-2682-KR] [XFX 750W Core-Edition] [LG 47" LED 3D] [MODISC Blue-Ray R/RW] [Win 10 Pro]
PHIRON
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Sim, culturalmente o PHP é usado pra web, foi feito pra isso, mas é possível sim usá-lo fora disso.
Você leu o link que te passei a respeito da linguagem lua?
igormenezes
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Eu dei uma lida na introdução, seria os jogos feitos em C/C++, e junto dele seria usado a lua, certo?
PHIRON
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Não, é como está dito no documento, a linguagem lua por exemplo, seria uma linguagem de apoio.
Geralmente o pessoal que produz efetivamente os jogos não produzem a engine do jogo, ou quando é a mesma empresa, os times são separados.
A engine geralmente é escrita em C/C++ as que eu tenho conhecimento são escritas nessas linguagens, então com a engine pronta o pessoal programa o jogo propriamente dito, que aí entra a questão de IA, programação da física, etc. Então é usado uma linguagem de apoio, algumas engines como a unreal possuem a própria linguagem de apoio, outras usam linguagens estabelecidas no mercado, como python, lua, C# ou até mesmo o VB.
Dê uma pesquisada a respeito de engines de jogos, existem muitas gratuitas.
igormenezes
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Vou dar uma pesquisada sim, sobre engines para jogos.
Mas o que seria essas engines?
E outra coisa, você falou que se usa PHP, para outra coisa além de web?
Abraço,
PHIRON
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Engines são o motor que faz o jogo funcionar, é ele quem torna possível o funcionamento do mesmo, a grosso modo seria mais ou menos o que um sistema operacional faz, mas é claro tecnicamente diferente.
Existe um projeto chamado PHP-Gtk, que tem como proposta portar o php para desktop, mas não fez muito sucesso.
Aqui vão os links:
Motor de Jogo
Lista de Motores de Jogos
PHP-GTK
urbanus
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Vou contribuir pouco aqui, apenas um reforço ao que já disseram.
Certamente C e C++ são a base indicada.
Para dispositivos embarcados, e outros utilizados em robótica, C é uma linguagem poderosa, de baixo nível, multiplattaforma, entre outras qualidades.
Quanto aos jogos, o padrão da indústrias para gráficos 2D e 3D é OpenGL, que tem "binding"s para C, C++, Fortran, Java entre outras, além de ser escrito em C.
Lua, desenvolvida no Brasil, serve como linguagem script do tipo cola (glue em inglês) e está presente em muitos jogos famosos.
Se você tiver uma base sólida em C/C++, o resto é moleza.
Vendo câmera Nikon D3000, pouco uso, lente 18-55mm, por R$ 800,00 + frete.
PHIRON
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Sim, mas na realidade pra quem realmente quer produzir jogos, eu acho que o que vale mais é a linguagem de "cola" como você disse ou mesmo script porque produzir o jogo e a engine é um trabalho gigante, impossível de fazer sozinho ou com poucas pessoas, além é claro, de provavelmente ser uma perda de tempo, no máximo customizar alguma engine opensource que existir é o viável.
PHIRON
Zumbi
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Só pra ilustrar um pouco, tem um ótimo artigo que ensina a criar um jogo em 40 horas, ainda não testei porque não é muito a minha praia, mas pra vocês que querem trabalhar com jogos pode valer à pena testar pra ver o que acontece.
Criando um Jogo em 40 horas.