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igormenezes
igormenezes Novo Membro Registrado
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Linguagem de programação para IA, robótica e games

#1 Por igormenezes 13/02/2012 - 00:45
Pessoal, vamos abrir um debate sobre programação para Inteligência Artificial e para robótica e games.

Sei que para Web existem linguagens como PHP, C#, JSP.

Desktop temos, VB, C#, Java.


Mas para games, inteligência artificial e robótica, quais linguagens são utilizadas?

E como vocês olham o mercado para esse ramo aqui no Brasil? Pois aqui a maior demanda é Web.


Abraços,
PHIRON
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#2 Por PHIRON
13/02/2012 - 08:23
Nossa, existem diversas linguagens para isso, geralmente o pessoal escolhe a que mais se identifica ou que tem maior valor no mercado, eu vi diversos artigos a respeito da lua e do python também, já conhece alguma dessas?

Veja Também : A linguagem lua e sua aplicação em jogos.

Lembrando que tanto a lua como o python geralmente são usados como linguagens de apoio inseridas no código da aplicação, como linguagem principal é recomendado linguagens compiladas como C/C++ que possuem alta performance.
Visual Basic e C# também são boas, no entanto C/C++ é melhor ainda pois não usam a camada do .Net Framework para funcionar.
TerraSkilll
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#4 Por TerraSkilll
13/02/2012 - 15:40
igormenezes
Respondendo pelo PHIRON:

Você diz que essas linguagens, são usadas para desenvolvimento de games, inteligência artificial ou games?

Para qualquer coisa.

O que você precisa entender é que, a grosso modo, qualquer linguagem serve para desenvolver qualquer coisa. O que muda é o modo como você desenvolve. Claro, certas "combinações" são mais comuns que outras (C++ para jogos, por exemplo), mas isso não é regra.

Abraço.
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PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
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#5 Por PHIRON
13/02/2012 - 20:07
igormenezes disse:


TerraSkilll disse:


Exatamente, os caras criam a engine inteira através do C/C++ por exemplo, e então programa a inteligência dos bots em python e lua, porquê? porque são linguagens mais "fáceis" de trabalhar, não são propensas a erros de compilação e simplesmente funcionam, sem falar que possuem diversos módulos prontos e funcionais de maneira que a pessoa precisa programar menos e usar mais bibliotecas prontas.
marciohp
marciohp Super Participante Registrado
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#7 Por marciohp
13/02/2012 - 21:32
Faço das minhas palavras as dos colegas acima. Comecei aprendendo C na faculdade e até hoje, 12 anos depois, tem horas que bate a saudade de voltar a aprender de novo.

C/C++ é a base de tudo. Depois que você tiver "ninja" no assunto, vc parte pra outra, baseando-se sempre em C.
[i5 2500] [P8H67-M Pro] [2x4Gb Corsair Vengeance@1333] [Seagate 2Tb 7200 64Mb S3] [CM 690 KKN-5] [EVGA GTX680 P4-2682-KR] [XFX 750W Core-Edition] [LG 47" LED 3D] [MODISC Blue-Ray R/RW] [Win 10 Pro]
PHIRON
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#10 Por PHIRON
17/02/2012 - 08:47
igormenezes disse:


Não, é como está dito no documento, a linguagem lua por exemplo, seria uma linguagem de apoio.
Geralmente o pessoal que produz efetivamente os jogos não produzem a engine do jogo, ou quando é a mesma empresa, os times são separados.
A engine geralmente é escrita em C/C++ as que eu tenho conhecimento são escritas nessas linguagens, então com a engine pronta o pessoal programa o jogo propriamente dito, que aí entra a questão de IA, programação da física, etc. Então é usado uma linguagem de apoio, algumas engines como a unreal possuem a própria linguagem de apoio, outras usam linguagens estabelecidas no mercado, como python, lua, C# ou até mesmo o VB.
Dê uma pesquisada a respeito de engines de jogos, existem muitas gratuitas.
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#12 Por PHIRON
17/02/2012 - 23:12
igormenezes disse:


Engines são o motor que faz o jogo funcionar, é ele quem torna possível o funcionamento do mesmo, a grosso modo seria mais ou menos o que um sistema operacional faz, mas é claro tecnicamente diferente.
Existe um projeto chamado PHP-Gtk, que tem como proposta portar o php para desktop, mas não fez muito sucesso.

Aqui vão os links:

Motor de Jogo

Lista de Motores de Jogos

PHP-GTK
urbanus
urbanus Super Participante Registrado
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#13 Por urbanus
18/02/2012 - 14:02
Vou contribuir pouco aqui, apenas um reforço ao que já disseram.
Certamente C e C++ são a base indicada.
Para dispositivos embarcados, e outros utilizados em robótica, C é uma linguagem poderosa, de baixo nível, multiplattaforma, entre outras qualidades.
Quanto aos jogos, o padrão da indústrias para gráficos 2D e 3D é OpenGL, que tem "binding"s para C, C++, Fortran, Java entre outras, além de ser escrito em C.
Lua, desenvolvida no Brasil, serve como linguagem script do tipo cola (glue em inglês) e está presente em muitos jogos famosos.
Se você tiver uma base sólida em C/C++, o resto é moleza.
Vendo câmera Nikon D3000, pouco uso, lente 18-55mm, por R$ 800,00 + frete.
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#14 Por PHIRON
18/02/2012 - 23:45
urbanus disse:


Sim, mas na realidade pra quem realmente quer produzir jogos, eu acho que o que vale mais é a linguagem de "cola" como você disse ou mesmo script porque produzir o jogo e a engine é um trabalho gigante, impossível de fazer sozinho ou com poucas pessoas, além é claro, de provavelmente ser uma perda de tempo, no máximo customizar alguma engine opensource que existir é o viável.
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