Logo Hardware.com.br
FreedCloth030
FreedCloth03... Novo Membro Registrado
12 Mensagens 2 Curtidas

Java e Banco de Dados - Duvida, Por onde começar?

#1 Por FreedCloth03... 14/09/2016 - 16:16
Olá pessoal,

Meses atrás criei uma aplicação desktop em java e usava uma tabela num banco de dados para armazenar dados comuns, exemplo, usuário, senha, url, nome e etc.

Todavia precisei usar um "intermediário" para me auxiliar: Usei um gerenciador chamado pgAdmin. Entretanto, eu queria saber se existe a possibilidade de se criar um banco de dados manualmente, simples, sem a necessidade desses gerenciadores como: Postgree, mysql, phpmyadmin. Visto que é uma aplicação leve e não precisa de um gerenciador desse porte, eu acho. E ao utilizar a aplicação em outro computador eu tinha que instalar, também, esse gerenciador.

Enfim, se possível, me digam por onde começar, o que devo estudar para aprender isso, pois estou um pouco desorientado.

Basicamente, minha ideia é que, ao executar ou instalar(futuramente, quando eu aprender como fazer um arquivo para instalação), a aplicação crie um banco de dados local e armazene, por exemplo, dados de cadastro no mesmo.

Certo de sua ajuda,

Desejo-lhes que Deus os abençoem.
Gokuro
Gokuro Veterano Registrado
704 Mensagens 76 Curtidas
#6 Por Gokuro
15/09/2016 - 17:09
FreedCloth030 disse:

Quando houver volume significativo de dados, inexistir impedimento de uso das marcas, necessidade de mais performance do aplicativo e o DB for gargalo, conveniência de uso de recursos + sofisticados como stored procedures, etc, afinal, todo software tem vantagens e desvantagens, limitações e conveniências. Portanto, compete ao desenvolvedor escolher o que for melhor pra ocasião.
Citei estes três porque são consagrados, projetos que "não adormeceram", ao menos por muito tempo, evoluíram muito, todos têm uma comunidade de desenvolvedores/usuários comprometidos, assim, não há risco de sumirem do mapa de uma hora pra outra. Enfim, use o SQLite que vale a pena (muito), aprenda a usá-lo a ponto de tirar o máximo dele, visite o site do fabricante e se convença que "este" é um MVS (most valious software).

[]'s + $uce$$o
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal