Logo Hardware.com.br
Edney
Edney General de Pijama Registrado
5.8K Mensagens 57 Curtidas

Faça janelas sem serrar nada!

#1 Por Edney 27/02/2003 - 11:52
Olá pessoal!
Há algum tempo já vinha pensando em como fazer cortes na tampa do gabinete para fazer desenhos e figuras complexas. Mas isso sempre requeria o uso de equipamentos industriais caros. Aí, anteontem eu sem sono me veio a idéia. Testei minha idéia no dia seguinte, filmei os passos e deu certinho.
Eis os passos, espero que o link da foto dos passos funcione.

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/edmilho

1- Tampa selecionada e previamente limpa;
2- Molde da figura que se quer fazer na tampa;
3- Figura previamente riscada na tampa a lápis;
4- Com uma lâmina afiada remove-se a pintura onde será corroído o metal para formar a figura;
5- Com uma caneta retroprojetor faz o retoque de onde a pintura foi raspada sem querer;
6- Com uma massa de calafetar, faz-se uma barreira com 1,5 a 2cm de altura e enche esse receptáculo com percloreto de ferro líquido;
7- Depois de algumas horas de corrosão a parada final é a camada de pintura do outro lado da tampa. Basta pressionar com os dedos e pronto;
8- Retira-se a massa e lava com água e sabão a tampa. Para remover a tinta da caneta basta usar álcool;
9- Lima e lixa para dar o acabamento, depois pinta com tinta spray ou tinta automotiva;
10- A tampa finalizada.


Detalhes.
Essa foi a maneira que eu fiz e fui bem sucedido. Porém, a cada 30 min é necessário mexer com um pincel macio a camada de óxido que se forma na superfície do metal em corrosão removendo-o. E de hora em hora eu lavava com água corrente p/ remover o óxido e colocava a solução nova. Mas a maneira correta é ter uma bacia grande o suficiente para abrigar a tampa inteira. Enche-se a bacia com 2cm de percloreto e deixa o lado a ser corroído para baixo em contato com o corrosivo. O óxido acaba se desprendendo e se depositando no fundo. Esse processo é mais rápido, principalmente se o percloreto ficar em movimento e levemente aquecido(morno). O percloreto só ataca o metal, por isso certifique-se que a tampa não está riscada, com pontos de ferrugem e tal. Não é necessário remover a tinta inteira onde se quer corroer, basta que faça uma borda de 3 a 5mm respeitando os limites do desenho. Eu usei uma chave de fenda afiada p/ remover a tinta. O tempo de corrosão vai depender da concentração do percloreto, temperatura, agitação, tipo do metal. OBS, alumínio não dá certo.
O percloreto de ferro em pó é encontrado em lojas de eletrônica, basta preparar segundo as instruções. Após a corrosão o percloreto pode ser reaproveitado, basta filtrar os resíduos da oxidação do metal.

Como podem ver, é possível com essa técnica fazer desenhos e figuras bem detalhadas. Dá p/ fazer Grill personalizado na própria tampa para diversos tamanhos de Fans. Ou, como eu fiz, iliminar o desenho com uma luz de fundo.
===============================================

Como muita gente tentou fazer em gabinetes mais antigos, os velhos AT, encontraram dificuldades em corroer o metal, uns nem conseguiram. Cismado eu também tentei em uma tampa AT, daquelas de aço bem duro.
Depois de 28 horas com um percloreto mais desgastando ainda, o mesmo que eu havia testado primeiramente na tampa ATX, consegui terminar a corrosão.
Novamente acabei fazendo um desenho mais simples já que no dia que eu fiz eu estava em semana de provas.
Eis o link das fotos:

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/351211

Mais detalhes está nos posts no decorrer desse longo tópico.
PhD in biomedical engineering, medical radiology technologist, technician in electronics and programmer in computacional nuclear physics simulation. (i7 2600|16Gb Vengeance|GA-H67A-UD3H-B3| 2X1TB Raid 0+1Tb| GF GTX 650| EMU-0404| Pioneer BDR-207| C3Tech 500W PFC)
hirashiki
hirashiki Membro Senior Registrado
295 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por hirashiki
27/02/2003 - 14:04
Bem louco o processo.. .!!! heeheh...

Quanto é q foi o custo total disso!??!
Me parece bem interessante.. mas e o medo de ter algum ponto do gabinete descancando!?:!?? .. dá um fio na barriga.... 8O 8O 8O

[]´s
My blood runs cold, when I see your face
My breathing stops, the narrow space
My brain waves factuate wherever I am
But my heart beats: 140 BPM
Edney
Edney General de Pijama Registrado
5.8K Mensagens 57 Curtidas
#6 Por Edney
27/02/2003 - 21:33
Realmente essa idéia é uma "mão na roda" para muita gente que quer fazer trabalhos detalhados no gabinete.

hirashiki.
O custo para mim foi igual a zero. Eu já tinha um percloreto velho que eu fiz há uns bons 5 anos atrás. Já tinha a chave de fenda limada. Bastou imprimir a figura e fazer o processo que eu mostrei nas figuras. Eu fiz um desenho mais simples porque estou realmente sem tempo. Era só p/ testar mesmo a idéia.
O mais caro é o percloreto, que deve custar uns 5 reais. E depois de preparado dá para usar bastante.
Há muitos anos atrás eu usava o percloreto p/ gravar meu nome e desenhos em chapas de metal, fazendo o desenho ficar em relevo. Então o princípio eu já conhecia, mas o "plim" para usar em gabinetes é que foi a sacada.
Outras partes do gabinete pode ser feito, fica a critério e bom senso da pessoa. Dá p/ fazer desenhos maneiros na tampa da fonte!!!
Se a pintura estiver OK, beleza, dá p/ colocar a tampa inteira mergulhada. Se tiver alguma parte descascada, nada que o esmalte de unha da mão não resolva. Seria bom passar um silicone ou cera de carro nas partes que não serão corroídas, ou seja, a parte com a pintura. Isso ajuda a prevenir possíveis manchas causadas pelo percloreto.

É isso gente.
PhD in biomedical engineering, medical radiology technologist, technician in electronics and programmer in computacional nuclear physics simulation. (i7 2600|16Gb Vengeance|GA-H67A-UD3H-B3| 2X1TB Raid 0+1Tb| GF GTX 650| EMU-0404| Pioneer BDR-207| C3Tech 500W PFC)
guilhermeyan
guilhermeyan Veterano Registrado
2.4K Mensagens 0 Curtidas
#8 Por guilhermeyan
28/02/2003 - 00:27
Zotz
e em que tipo de lojas, eu arrumo esse tipo de composto quimico?


Nas lojas de componentes eletrônicos. Serve pra fazer placas de circuito impressos.
PC_1 Kubuntu64 Athlon64
PC_2 Kurumin 7.0 RC3 Pentium 3
arkOrange"> PC_3 Mandriva 2009.1 AMD X2
PC_4 Kurumin 6.1 Pentium 3
PC_5 Debian Sid eee
Fórum GDH - 2.245
Fórum Kurumin - 63
Linux Counter - 289.843
ICQ
- 300862611
jcpaf
jcpaf Ubbergeek Registrado
9.2K Mensagens 4 Curtidas
#11 Por jcpaf
28/02/2003 - 03:11
Muito show!!!!!!!!!
O resultado foi impressionante... big_green.png

Algumas dúvidas Edney:

- Passo 5: porque caneta retroprojetor? Para quê riscar com esta caneta? Não entendi... retoque??

- Passo 6: Massa de calafetar?? Poderia me explicar o que é isso?? O tal percloreto só ataca o metal?? A pintura da área interna à barreira não será atingida de maneira nenhuma??

- Passo 7: não entendi bulhufas.... que camada de tinta é esta??

Sobre a necessidade de mexer a camada de óxido, poderia explicar melhor, não entendi.

Quer dizer q de hora em hora precisamos remover todo o óxido (percloreto?) e colocar uma nova solução?? Qtas horas leva o processo todo (em média)???

[]'s
# ABIT NF7-S 2.0 | 2500@3200+ | WC/Caymã | 1GB DDR400 | R9500@PRO 64MB | Seagate 250GB SATA2 | NEC ND-3540A | SM-348B | ST400WAP | Edifier e3100 | APC BE600BR | Mód. Isolador Microsol | DSLink 220U/E
Eric Gagulich
Eric Gagulic... Super Zumbi Registrado
13.4K Mensagens 381 Curtidas
#13 Por Eric Gagulic...
28/02/2003 - 04:08
Parabéns Edney,

Com certeza a confecção de case mods nunca mais será a mesma após este dia! 873696fa051b2758693e29aa3b725477

Porém não devemos esquecer do quesito "segurança" para manusear o percloreto de ferro corretamente (que é uma substância tóxica) e "cuidados" que devem ser tomados (tais como: ambiente, luvas, óculos de proteção, avental, sapato fechado e cabelo preso) antes de sair por aí aventurando-se com a utilização deste produto.
aea837ec6407bd641976127b724627a3
Maiores informações em:
FAQ - Perguntas e respostas mais frequentes sobre confecção de placas de circuito impresso
Produtos Químicos Guaçu - Ficha de Informação de Segurança (CLORETO FÉRRICO)
0V3RF4CT0R
0V3RF4CT0R Membro Senior Registrado
366 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por 0V3RF4CT0R
28/02/2003 - 07:57
A idéia do Edney é genial!!! 8) 8) 8) 8) 8)
Quem for bom em desenhos,poderá criar formatos de cortes bem criativos e originais com este método(que dariam trabalho se fossem feitos com micro-retífica)!!

Mas para quem nunca mexeu com percloreto de ferro,é bom seguir as recomendações do Erich Gagulich!
O produto mancha a pele e é difícil de sair,além de tóxico e corrosivo:
Eric Gagulich
Com certeza a confecção de case mods nunca mais será a mesma após este dia!
Porém não devemos esquecer do quesito "segurança" para manusear o percloreto de ferro corretamente (que é uma substância tóxica) e "cuidados" que devem ser tomados (tais como: ambiente, luvas, óculos de proteção, avental, sapato fechado e cabelo preso) antes de sair por aí aventurando-se com a utilização deste produto.
Edney
Edney General de Pijama Registrado
5.8K Mensagens 57 Curtidas
#15 Por Edney
28/02/2003 - 10:48
jcpaf.
Respondendo as suas perguntas:
Passo 5 e passo 7:
A camada de tinta é a pintura do próprio gabinete, você faz o desenho nela, e com uma lâmina afiada vc remove a camada da pintura onde será corroída.
A caneta retroprojetor é usada p/ fazer pequenos retoques na pintura da tampa do gabinete que tenha sido lascada após a remoção com a lâmina. A tinta da caneta adere bem, evitando que o percloreto ataque a camada de metal.

Passo 6: Infelizmente acabei não filmando só a massa. Essa massa é usada p/ formar uma barreira, em linguagem besta, uma piscina onde ficará o percloreto na área onde está o desenho a ser corroído. essa massa adere bem em superficies limpas e molda-se facilmente. Pode se ver ela melhor na foto 7.
Se a pintura for boa, o percloreto não atacará ne modo algum. Se tiver dúvida, ajuda bastante passar cera de carro antes de tudo.

Sobre mexer a camada de óxido:
Fazendo dessa maneira, o percloreto ao atacar o metal cria uma bela camada de óxido. Essa camada acaba prejudicando a velocidade de corrosão. Por isso é necessário remover de tempos em tempos essa camada com um pincel BEM macio. Mas como eu expliquei mais no final, o ideal é deixar a tampa em um recipiente grande, com a parte a ser corroída para baixo, dessa forma a gravidade faz o serviço de remoção do óxido. Essa maneira é a correta e fica muito mais rápido. Da maneira que está na foto demora muito e dá mais trabalho, mas serve p/ quem não tem uma bacia grande p/ abrigar a tampa do gabinete. Meu percloreto era velho, e o processo levou 8 horas. Com percloreto novo, e outros detalhes já falado, cai bastante o tempo de corrosão.


O desenho que eu fiz era simples, pois estou sem tempo para fazer essas coisas. Mas deu para ver que funciona.
PhD in biomedical engineering, medical radiology technologist, technician in electronics and programmer in computacional nuclear physics simulation. (i7 2600|16Gb Vengeance|GA-H67A-UD3H-B3| 2X1TB Raid 0+1Tb| GF GTX 650| EMU-0404| Pioneer BDR-207| C3Tech 500W PFC)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal