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rmaiabh
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ITIL V4 saindo do forno

#1 Por rmaiabh 21/01/2019 - 13:01
A nova revisão do framework ITIL, a versão v4, está para sair do forno neste trimestre. Como aconteceu com a v3 em 2007, a v4 deve trazer mudanças significativas. Aderência a conceitos agora mais amadurecidos como desenvolvimento AGILE e DevOps (agora DevSecOps) devem estar entre as grandes mudanças de filosofia. Muda também a visão de que o departamento de TI deveria ser tratado como uma unidade de negócios separada e a integra à estrutura da empresa como uma área de apoio a todas as atividades. Essa, particularmente na minha opinião, é uma das maiores mudanças de conceito do framework.

Vale a pena acompanhar essas mudanças de perto para avaliar o que a sua corporação tem a ganhar.

https://cio.com.br/itil-4-itsm-fica-agil/
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TRONNER
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#2 Por TRONNER
21/01/2019 - 13:24
Deixa o Departamento de TI como um facilites, ampliando a condição terceirizada e dificultando o gerenciamento num âmbito geral por deixá-la como o centro digital nervoso mas sem o devido, há muito desejado, reconhecimento dos profissionais da área big_green.png
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#3 Por rmaiabh
21/01/2019 - 14:02
Vejo de outra maneira. Vejo a integração da área de TI. Ela passa a permear oficialmente as outras áreas. E no fim das contas, a TI sempre foi uma área de facilities.
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imhotep
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#4 Por imhotep
21/01/2019 - 14:17
rmaiabh disse:
Muda também a visão de que o departamento de TI deveria ser tratado como uma unidade de negócios separada e a integra à estrutura da empresa como uma área de apoio a todas as atividades.

Excelente! Sempre falei isso - TI não é fim, mas meio (exceção às empresas de software e hardware).
E como meio, tem q estar integrado ao negócio.
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
rmaiabh
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#5 Por rmaiabh
21/01/2019 - 15:34
imhotep disse:
Excelente! Sempre falei isso - TI não é fim, mas meio (exceção às empresas de software e hardware).
E como meio, tem q estar integrado ao negócio.


Acho que de repente muda até a percepção do profissional. Quem não entendeu que TI é um pilar de sustentação de uma empresa, mas não é um fim em si mesmo, já tem passagem garantida para o futuro, que não entendeu isso vai se enterrar na TI. Acho porém que o framework vem com pelo menos 8 anos de atraso. Deviam ter feito essa revisão em 2011 mesmo. Mas antes tarde do que nunca, não é?
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#6 Por TRONNER
21/01/2019 - 15:55
rmaiabh disse:
Vejo de outra maneira. Vejo a integração da área de TI. Ela passa a permear oficialmente as outras áreas. E no fim das contas, a TI sempre foi uma área de facilities.

Assim como COBIT, CMMI, MPS-BR, SWOT e diversas outras metodologias de governança a pretensão é poder controlar ao máximo o ambiente digital, quando bem implementados tem resultados notórios pelo adequado encadeamento das rotinas desenvolvidas e controladas com sua ajuda.
O problema continua o mesmo, quem deveria mas se recusa a entender que o computador e ambiente computacional antes apoio nas tarefas, tornou-se integrante irrevogável não só do ambiente corporativo mas também pessoal, mesmo assim vemos rotineiros desdéns ao utilizar essas ferramentas sempre esperando por milagres na exclusão de uma informação ou alteração de um arquivo, aí fica o Departamento de TI como um mago administrando e assimilando inclusive CFTV e até telefonia por conta do VoIP, controlando tudo mas não tendo o adequado respaldo quando é saturado por tantas atribuições.
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rmaiabh
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#7 Por rmaiabh
21/01/2019 - 17:06
Mas de verdade? A culpa nesses casos é do próprio departamento de TI. Boa parte dos profissionais de TI não gostam de padrões, não gostam de documentar, não se preocupam com a continuidade do serviço, escondem informações... Ou seja, adquiriram os maus hábitos dos trabalhadores modernos. Como não se preocupam em desmistificar as coisas para o usuário comum, parece que fazem magia mesmo. A questão é que a magia acabou e só restaram os truques. Muitas áreas veem os profissionais de TI como enganadores. São poucos que tem a consciência de que o fim da TI é o atendimento das demandas dos clientes.
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#8 Por esquiloesper...
22/01/2019 - 08:50
Como atuante na área eu vejo muito de perto o jogo de interesses pelo poder do controle da informação, quase sempre motivado por status.

Desde o princípio, desde a era dos CPDs em que havia pouca ou nenhuma metodologia ou padrões de desenvolvimento, tem sido assim.
A valorização da TI vem de dentro das empresas, independentemente do uso e da implantação de métodos externos; embora seja isso um bom sinal.

É importante ressaltar a diferença entre valorização "da TI" e a valorização "do profissional de TI".
Apesar da mesma origem, são coisas diferentes e, pelos motivos anteriores, por vezes até conflitantes.
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rmaiabh
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#9 Por rmaiabh
22/01/2019 - 09:16
esquiloesperto disse:
A valorização da TI vem de dentro das empresas, independentemente do uso e da implantação de métodos externos; embora seja isso um bom sinal.


Na verdade concordo mais que as pessoas não valorizam aquilo que elas não vêem claramente muita importância. O uso de ferramentas "externas" é essencial para o sucesso das operações. Infelizmente a maioria não se vale desse recurso e a maioria dos poucos que se valem não sabem como usar de forma eficiente e eficaz. A culpa nesse caso é do próprio profissional de TI.

esquiloesperto disse:
Desde o princípio, desde a era dos CPDs em que havia pouca ou nenhuma metodologia ou padrões de desenvolvimento, tem sido assim.


Cara, pode ser nos anos 50 e 60, mas nos anos 70 já existiam esses padrões que culminaram nos yellow books da IBM chamados A Management System for Information Systems. E quem eu conheço que trabalhou com mainframes sempre me disse que plataforma alta não era essa bagunça que é a baixa. O que aconteceu é que as melhores práticas se perderam. Ah, e antes de mais nada, esses yellow books foram os precursores do ITIL.
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#10 Por TRONNER
22/01/2019 - 09:28
rmaiabh disse:
Mas de verdade? A culpa nesses casos é do próprio departamento de TI. Boa parte dos profissionais de TI não gostam de padrões, não gostam de documentar, não se preocupam com a continuidade do serviço, escondem informações... Ou seja, adquiriram os maus hábitos dos trabalhadores modernos. Como não se preocupam em desmistificar as coisas para o usuário comum, parece que fazem magia mesmo. A questão é que a magia acabou e só restaram os truques. Muitas áreas veem os profissionais de TI como enganadores. São poucos que tem a consciência de que o fim da TI é o atendimento das demandas dos clientes.

Aí não engloba só TI big_green.png, vamos combinar que começa na vida pessoal esse péssimo hábito stick_out_tongue.png.
E olha que o desabafo é de quem está numa empresa com práticas de governança como o ITIL em plena utilização cool.png
Neste quesito por conta de péssimos profissionais, qualquer prestador de serviço sofre preconceitos como esse .. qualquer um.
O problema maior é o fato do ambiente computacional ser relativamente dispendioso para a empresa, não enxerga a necessidade muitas vezes onerosa de manter o parque computacional atualizado, ser um universo assustadoramente volátil exigindo profissionais cada vez mais adaptativos e especializados, não refletindo numa remuneração compatível com suas competências.
Estamos beirando o ditado tirar água de pedra com uma otimização assustadora em armazenamento, micro-serviços, ambientes multiplataforma dinamizando ao máximo as rotinas cotidianas de toda a empresa e depois tudo isso precisa ser filtrado para uma meia dúzia de tapados que só enxergam números pois só isso é apresentado à eles, desconhecendo o esforço necessário para terem disponíveis os resultados que analisam para tomarem suas decisões frown.png
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#11 Por esquiloesper...
22/01/2019 - 09:41
Isso mesmo @TRONNER, quem convive lá dentro sabe bem disso.

O profissional de TI pode ter e às vezes tem muito boas intenções, mas o ego e a sanha dos gerentes é um grande problema.

rmaiabh disse:
... Cara, pode ser nos anos 50 e 60, mas nos anos 70 já existiam esses padrões.
Claro que sei disso, mas estamos falando de Brasil... Aí está a diferença.
Em 84 eu já atuava em TI.
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