Logo Hardware.com.br
alinests
alinests Zumbi Registrado
7.9K Mensagens 189 Curtidas

Guia Explicativo de Como Comprar no Paraguai

#1 Por alinests 26/08/2007 - 19:51
Fonte das dicas: http://www.comprasparaguai.com.br/dicas.php

Regras da Aduana

Esteja sempre atento às leis para não ter problemas na viagem de volta:
Entrega:
Nenhuma loja do Paraguai faz entregas no Brasil.

Cota:
A cota atual ou limite de isenção é de US$300 tanto para quem volta por via terrestre como de avião saindo de Foz. Caso a viagem de retorno seja pelo aeroporto de Ciudad del Este, o valor da cota passa a ser o de uma viagem internacional por via aérea, que é de US$500 (isso vale para qualquer viagem aérea internacional no mercosul). Isso significa que se você trouxer mais que isso, deve pagar um imposto de 50% sobre o que passar deste valor. E a cota só pode ser utilizada de 30 em 30 dias. Menores, acompanhados ou não, também têm direito à cota de isenção.

Não entram na cota roupas e outros artigos de vestuário, artigos de higiene, beleza ou maquiagem e calçados, para uso próprio, em quantidade e qualidade compatíveis com a duração e a finalidade da permanência no exterior.

O que é proíbido trazer:
· Bens cuja quantidade, natureza ou variedade revelem intuito comercial ou uso industrial;
· Automóveis, motocicletas, motonetas. bicicletas com motor, traillers e outros veículos automotores terrestres;
· Aeronaves e embarcações de todo tipo;
· Motos aquáticas e similares e motores para embarcações;
· Cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados à venda exclusivamente no exterior;
· Bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e itens semelhantes, quando trazidos por viajante menor de dezoito anos;
· Substâncias entorpecentes ou drogas;
Bens ocultos com o intuito de burlar a fiscalização;

Antes de adquirir produtos sobre os quais haja dúvida quanto à legalidade de sua entrada no Brasil, normalmente regidos por legislações específicas, tais como remédios, plantas (sementes e mudas) e armas, entre em contato com as autoridades competentes e obtenha todas as informacões necessárias.

DBA
Procure fazer a declaração de bagagem acompanhada, o DBA. Ela é feita na aduana brasileira, na volta para o Brasil. Nela a pessoa declara o que comprou e se estiver dentro da cota não precisa pagar nada. Desta forma pode-se viajar tranquilamente, sem correr o risco de ter os produtos apreendidos, já que você pode provar que está tudo legalizado.
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Aduana/bagagem/DBA_IN140Port.doc Neste Link você pode baixar o formulário da DBA.

Multa
Alguns produtos só podem ser trazidos em quantidades limitadas, como bebidas, por exemplo. O valor do bem será o constante da fatura ou da nota de compra. No caso de falta ou inexatidão destes documentos, o valor da base de cálculo do imposto será estabelecido pela autoridade aduaneira. Além disso, aplica-se multa de 50% sobre o valor excedente à cota de isenção dos bens quando o viajante apresentar DBA falsa ou inexata (Ou seja, 50% de imposto + 50% de multa, para tudo o que passar de 300 dólares).

Pneus
A menos que os fiscais percebam que você comprou e trocou os pneus no Paraguai, e veio rodando com eles, você só não pode trazer como bagagem, pois desta forma seria obrigado a pagar imposto sobre eles. E se os fiscais perceberem que os pneus que estão rodando no carro foram comprados no Paraguai podem exigir o pagamento de imposto ou até mesmo apreendê-los. A legalização dos pneus é possível somente com o pagamento da alíquota de importação, que equivale a 50% sobre o valor da nota fiscal.

Contatos
Se estiver no Paraguai e precisar de ajuda, procure o consulado brasileiro em Ciudad del Este, Rua Pampliega 205, telefone 561-500-984. Se estiver na Argentina, você poderá ser auxiliado pelo consulado brasileiro em Puerto Iguazu que fica na Av. Córdoba 264, fone 557-421-348. Existe também o contato com a Secretaria Municipal de Turismo de Foz de Iguaçu, telefone: 0800-45-1516.

A aduana de Foz do Iguaçu agora funciona 24h. Para maiores informações visite o site da Receita Federal neste link:
www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes

Dúvidas
Telefone da Receita Federal em Foz do Iguaçu:
(0xx45) 3528-0131

Telefone do posto de informações da Secretaria de Estado do Turismo em Guaíra:
(0xx44) 3642-7822
Responder
alinests
alinests Zumbi Registrado
7.9K Mensagens 189 Curtidas
#2 Por alinests
26/08/2007 - 19:53
.: Dicas gerais :.
Comprar no Paraguai pode ser muito vantajoso devido aos preços e quantidade de coisas que se acha, mas deve-se ficar atento para não ser passado para trás, pois apesar de existirem empresas sérias, pode-se ter problema com alguns malandros. Algumas dicas para ficar atento na hora das compras:

Documentos
Leve sempre RG ou passaporte, no lado paraguaio não costumam aceitar a carteira de motorista como documento.

Lojas de confiança
Prefira sempre comprar nas lojas que tem site (a não ser as que quase não tem, como lojas de bicicleta) e tente sempre pechinchar, que na maioria das vezes se consegue um desconto.

Cartão de crédito
Dá pra comprar com cartão de crédito nas maiores lojas (somente o internacional), mas cobram uma porcentagem em cima do valor. Ao fazer este tipo de pagamento, não deixe que o retirem de sua vista a fim de evitar fraudes.

Confira a mercadoria
Conferir tudo na hora de pegar os produtos, se é exatamente aquilo que foi pedido. Existem vários relatos de pessoas que depois, em casa, foram ver a mercadoria e só tinha um tijolo ou coisas do tipo. Deve-se também tomar cuidado com produtos recondicionados. Exija sempre produtos com embalagem e quando for retirar, verifique o conteúdo e compare o número de série do produto com o do termo de garantia. Lembre-se que para uma possível troca é essencial que a mercadoria tenha a etiqueta com o código do produto, além da nota de compra com o nome da empresa e os produtos adquiridos, que não deve ser esquecida. Para produtos perecíveis, verifique a data de validade.

Garantia
Ver a respeito da garantia, dê preferência para as lojas que possuam os maiores tempos.
Mas tome cuidado pois existem lojas que dizem que dão garatia em certos produtos só para atrair mais clientes, e quando se retorna para trocar não querem nem saber. Alguns produtos que não tem garantia são impressoras, monitores e televisores. Esteja atento, cada loja tem (ou deve ter) uma tabela com os produtos e seus respectivos tempos de garantia. Exija sempre a nota fiscal para ter direito à garantia e também pois é exigida na aduana.

Pagamento
Os preços são sempre em dólares, mas todas as lojas aceitam reais. A cotação de lá costuma acompanhar a do paralelo, sendo que não existe uma referência oficial do dólar cobrado no Paraguai, cada loja tem a sua. Mas existe uma grande variação na taxa de conversão. O melhor é perguntar a cotação da loja e conferir com as casas de câmbios de lá, por uma diferença de uns 5 centavos vale a pena comprar dólares nas casas de câmbio. Mas tenha cuidado e procure se informar, pois nem todas são de confiança.

Teste
Exija que se teste o que for possível (desconfie de lojas que não permitem que se teste os produtos). Voltar para trocar depois pode ficar caro.
Preços e disponibilidade
Não confie plenamente nos preços nem na disponibilidade dos itens que estão nos sites, principalmente os que não são constantemente atualizados. O melhor é ligar ou falar por MSN, sendo que e-mail dificilmente respondem. Uma boa dica para se certificar de que vai encontrar o que procura é entrar no site de uma das lojas, pegar o MSN de alguns vendedores, e conversar com o que estiver online sobre o que você quer comprar e se a mercadoria está disponivel no estoque. Faça isso um dia antes de viajar, correndo menos risco de chegar lá e não encontrar o produto. Mas para ter certeza se vai encontrar o que procura é só lá mesmo.

Transporte
Cuidado com o transporte dos equipamentos adquiridos, embalando-os corretamente com aqueles embrulhos de plástico com bolhas e colocando-os em um lugar seguro durante a viagem de volta.

Horário de funcionamento:
Seja objetivo na hora das compras. Se você for com o intuito de pesquisar preços e conhecer todos os shoppings, um dia não será o suficiente. É bom ir com uma lista bem definida do que e onde comprar, procurando antes nos sites. As lojas de lá abrem às 7:00 e fecham por volta das 16:00. Por isso é aconselhável se programar para chegar bem cedo. Quartas e sábados são os dias de maior movimento, mas dá para fazer as compras tranquilamente. Apenas procure evitar feriados, pois costumam ser de grande movimento. Aos sábados algumas lojas fecham um pouco antes. De domingo poucas lojas abrem.
Netbook Acer Aspire One D150 + HD External WD 320GB | iPod Touch 4G 8GB | iPod Shuffle 2GB | Nokia N97 Mini 8GB
alinests
alinests Zumbi Registrado
7.9K Mensagens 189 Curtidas
#3 Por alinests
26/08/2007 - 19:55
.: Evite :.
Não compre nos camelôs (as barraquinhas que ficam nas ruas) pois a maioria vende produtos fasificados, além de não possuirem garantia.

Não caia na conversa dos vendedores, pesquise antes o que você precisa e desconfie de qualquer sugestão que derem.

Jamais compre em lojas que não tenham os preços marcados nas mercadorias, evitando assim que o preço seja de acordo com a cara do cliente.

Não aceite trazer encomendas ou pacotes de terceiros. Além de constituir uma prática ilegal, você pode estar sendo usado para transportar drogas, entorpecentes, munições e outros artigos proibidos. Além disso, não aceite as "facilidades" que algumas lojas do Paraguai oferecem para entregar o produto que você adquiriu no endereço em que você está hospedado. Além de correr o risco de ter a mercadoria apreendida, você pode ter surpresas desagradáveis de ordem técnica (defeitos) ou atrasos na entrega, o que pode comprometer a sua viagem de retorno.

.: Dicas para comprar um computador :.
Estas são dicas para quem pretende montar seu próprio computador, peça por peça. Tomando os devidos cuidados, as chances de ter algum problema com o funcionamento do equipamento são pequenas.

Cheque as peças que contém pinos, se não estão danificadas, como hds, gravadores de cd e de disquete. Processadores que não estejam na caixa lacrada também devem ser conferidos.

Deve-se ter um cuidado especial com qualquer peça na hora de montar, pois qualquer defeito físico ou causado por uso incorreto a garantia não cobre.
.: Processador :. (É TESTADO)
Checar se não colocaram o selo de garantia em cima do processador (evite os deste tipo) e se não apresenta manchas, indicando que é usado.

A data de fabricação, versão e modelo são informações que indicam com certeza se o produto é novo e se é o que realmente se deseja. Por exemplo, as únicas versões do Sempron que são 64 bits possuem o código BX escrito em cima dele. Procure dar uma pesquisada sobre isso antes na internet.
.: Placa Mãe :. (É TESTADO)
Conferir o modelo na etiqueta ou em alguma impressão na placa mãe. Checar no manual os itens inclusos na caixa e conferir se todos estão presentes. Se o HD for SATA, verificar se a placa mãe é compatível e se o slot para a placa de video é AGP ou PCI-Express, de acordo com a placa de video adquirida, além do soquete e tipo de memória.
.: Placa de Video :. (É TESTADO)
Este é um componente um pouco complicado, já que muitas são vendidas como se fossem uma coisa mas na verdade não são (denominadas "maquiadas"), principlamente quanto ao número de bits. Aqui dá pra se ter uma noção de como ver isso. No mais, verificar qual barramento ela utiliza, se é AGP ou PCI-Express, o modelo, a marca, e se consta tudo que está no manual.

.: Memória :. (É TESTADO)
Verificar como são manuseadas pelos vendedores. Muitas vezes ela é manuseada de qualquer forma e até tocam nos contatos, podendo danificá-la por causa da eletricidade estática. De preferência, escolher uma que venha dentro de uma embalagem própria. Verificar também sua frequência, se é PC3200 (a que mais vale a pena para as placas mãe que utilizam DDR), ou pelo menos se é a mesma que foi pedida. Atualmente, as placas mãe soquete 775 e AM2 é que utilizam DDR2.
Além disso, conferir a capacidade e o modelo.

.: HD :. (NÃO É TESTADO)
Como nao são testados, só resta confiar na loja se são novos mesmo e se estão funcionando bem. Mas, como muitos outros componentes, uma conferida na data de fabricação, se não for muito antiga (uns 6 meses) já é um bom indicativo. Conferir também o modelo, sua velocidade (se é de 7200 RPM) e a capacidade, além do tipo, se é ATA ou SATA.

.: Drives de CD/DVD :. (NÃO É TESTADO)
Checar na etiqueta a marca e modelo, se confere com aquele que foi requisitado. Verificar também data de fabricação e perguntar se não acompanha o cabo som.

.: Gabinete :. (NÃO É TESTADO)
Verificar riscos, partes trincadas e se constam todos os componentes, além é claro, se é realmente o gabinete escolhido.

.: Mouse e Teclado :. (NÃO É TESTADO)
Procure evitar marcas genéricas, que aparentam ser bons mas que com o tempo dão problemas. Os teclados passam a ficar com as teclas barulhentas e enroscando e os mouses param de funcionar. Cuidado com os Logitech, pois muitos são piratas.

.: Fontes :. (NÃO É TESTADO)
Mas uma vez, cuidado com as genéricas. Apesar da dificuldade de se encontrar fontes com potência real, este é um item muito importante e comumente negligenciado. Para quem vai montar um computador relativamente bom, deve-se gastar um pouco a mais neste item, pois uma fonte ruim (as mais encontradas) podem comprometer várias partes do sistema, as vezes até queimando os componentes. Se for utilizar um processador e placa de video poderosos, não utilize a fonte que acompanha o gabinete. Tente encontar marcas como Thermaltake, Seventeam, Enermax.

.: Monitor :. (É TESTADO)
Verificar a data de fabricação, se existe pixel morto se for LCD (ver com tela cheia com uma só cor atraves do paint), o tempo de resposta (deve ser de no máximo 8 ms), o nível de contraste (quanto maior, melhor). No caso dos monitores CRT (os com tubo de imagem, antecessores do LCD), a diferença de preço com relação aos comprados no Brasil não é muito grande e dificilmente compensa trazê-los principalmente pelo tamanho e peso, o que torna difícil o transporte.

.: Impressora :. (É TESTADO)
Existem os modelos mais simples, de jato de tinta, os à laser e os multifuncionais, que além de imprimir também escaneiam. Existem poucas e renomadas marcas no mercado, não exigindo tanto trabalho para a escolha como ocorre com outras peças. O único porém é que requer um grande cuidado durante a compra, devendo ser testada pois não aceitam troca depois de vendida por ser um aparelho relativamente delicado.

.: Estabilizador e No-break :.
São itens que normalmente não compensa de serem comprados lá, pois os preços não são muito menores e a qualidade não costuma ser boa. Sem contar também que os que são fabricados fora do Brasil possuem uma frequência diferente (50hz contra 60hz no Brasil).
_________________________________________________________________________

PS: Eu nunca fui para o Paraguai.
retirei essas dicas de um site.
então não sei preços de passagem e etc.

thanks.
Netbook Acer Aspire One D150 + HD External WD 320GB | iPod Touch 4G 8GB | iPod Shuffle 2GB | Nokia N97 Mini 8GB
Eggi
Eggi Veterano Registrado
1.4K Mensagens 20 Curtidas
#6 Por Eggi
04/09/2007 - 16:36
Alguns adendos sobre segurança!

É interessante ressaltar também a forma como irá carregar o dinheiro, pois geralmente quem vai para fazer compras leva um montante grande e chega no balcão do caixa com aquele enorme maço de dinheiro. A dica que dou então é para separar as notas (reais ou dólares) em maços de 100 para facilitar na hora do pagamento.

Também sugiro não levar carteira, pois é alvo fácil dos batedores que perambulam por lá. Recomendo deixar cartões de crédito (se não for usar os internacionais) junto com a carteira no Brasil ou no malex da rodoviária de Foz do Iguaçu (se for para lá de ônibus). O interessante é levar uma pochete bem segura na cintura para guardar parte do dinheiro e dividir o resto em outros bolsos.

Também é legal levar uma mala boa e resistente pois as que as lojas fornecem são muito finas sujeitas a rasgarem na alça.

Para a volta o melhor é utilizar os motoboys do que os taxis (se for às compras sem carro), pois são mais rápidos e passam a fila pelo meio. (Além de ser "aquela" aventura, rsrsrs)

E por último, como mamãe já dizia: Evite andar por ruas pouco movimentadas e iluminadas (becos), não acompanhe desconhecidos se solicitarem uma "ida a outra loja", leve a mala ou compras sempre junto ao corpo nunca achando que está andando por um bosque florido e se possível vá às compras com algum amigo ou conhecido.

Não que lá seja sempre um perigo, mas boas precauções previnem possíveis furtos. smile.png
Q9650 @ 3.8Ghz| Asus Rampage Formula| G.Skill Pi 4GB DDR2@1120| XFX HD5970| 2x320GB RAID 0 Samsung 16MB|1TB Samsung 32MB| Sound Blaster X-FI Titanium| Samsung 32" Full HD| Corsair 750w| Logitech G9| Logitech Dinovo Edge| Logitech Orbit |Centurion532| Turbonet 15MB
Capitão Pirata
Capitão Pira... Novo Membro Registrado
39 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por Capitão Pira...
05/09/2007 - 12:20
Legal, agora que já sabemos comprar temos que saber o mais importante, que é trazer com o mínimo custo possível.
Quem nunca foi pirata que atire a primeira bala.

arkSlateBlue">Quer saber o quanto o brasileiro já pagou de impostos este ano? acesse o link e tome um susto porque este é o Brasil 10° economia e campeão de impostos.arkSlateBlue">
http://www.impostometro.org.br/

Indian
Indian Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por Indian
05/09/2007 - 17:29
Dr. Chapatim disse:
Adorei! Mas deixa eu ver se entendi uma coisa: Eu posso trazer US$300,00, meu pai traz mais US$300,00 e minha mãe mais US$300,00 e ninguém paga imposto né? Isso por vias terrestres...


Isso mesmo, mas lembre-se que as cotas sao individuais, portanto se for comprar 900 dolares em mercadorias peça para distribuirem os produtos em 3 notas fiscais (uma pra cada um de vcs, no valor de 300 dolares cada).
Se vc for trazer algo que custe mais do que 300 dolares, dai vc vai pagar imposto sobre o excedente, independentemente de ter mais alguem junto com vc que ainda nao utilizou toda a cota dele (ex: a mercadoria custa 350, entao vc paga imposto sobre os 50 que excederam a cota).

Falow
Eggi
Eggi Veterano Registrado
1.4K Mensagens 20 Curtidas
#10 Por Eggi
05/09/2007 - 21:15
Outra coisa importante, a cota de U$ 300,00 é válida uma vez por mês, ou seja, LEGALMENTE não se pode comprar 300 pau num fim de semana e voltar no outro para pegar mais 300, ok! smile.png
Q9650 @ 3.8Ghz| Asus Rampage Formula| G.Skill Pi 4GB DDR2@1120| XFX HD5970| 2x320GB RAID 0 Samsung 16MB|1TB Samsung 32MB| Sound Blaster X-FI Titanium| Samsung 32" Full HD| Corsair 750w| Logitech G9| Logitech Dinovo Edge| Logitech Orbit |Centurion532| Turbonet 15MB
Dan Jacques
Dan Jacques Zumbi Registrado
9.8K Mensagens 254 Curtidas
#11 Por Dan Jacques
05/09/2007 - 23:20
Belo trabalho, Aline!! Gostei!

Deu vontade de pegar minha Gertrude (minha bike) e ir no PY trazer umas muambinhas... Tipow uma P5K-SE, uma 8600GT.......

Não li o guia todo, mas não vi uma dica que pode economizar uns bons $$$ na compra:
Sempre leve dólares para comprar. Leve-os daqui, pois a cotação do dólar atualmente está abaixo dos R$2, e o dolar paralelo está custando R$2,10, ou seja, você economiza no mínimo 10% só nisso! De economia eu entendo stick_out_tongue.png

Nunca fui lá, mas sonho em um dia ir...
Stallone Cobra
Stallone Cob... Novo Membro Registrado
32 Mensagens 1 Curtida
#13 Por Stallone Cob...
07/09/2007 - 04:40
Ótimo guia mas gostaria de fazer uma pergunta.

Há algum tempo atrás, os jornais anunciaram que o cidadão que registrasse uma empresa (CNPJ) e que tivesse interesse de comercializar no Brasil mercadorias adquiridas no Paraguai poderia atravessar a aduana com o que quisesse (com exceção dos produtos proibidos que foram citados neste guia tais como automóveis) até uma cota de 120.000 reais anuais e pagaria 25% de imposto sobre os valores das notas fiscais.

A pergunta é: Isso vingou ou não?
Super Challenger
Super Challe... Membro Senior Registrado
234 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por Super Challe...
07/09/2007 - 04:55
Stallone Cobra disse:
Ótimo guia mas gostaria de fazer uma pergunta.

Há algum tempo atrás, os jornais anunciaram que o cidadão que registrasse uma empresa (CNPJ) e que tivesse interesse de comercializar no Brasil mercadorias adquiridas no Paraguai poderia atravessar a aduana com o que quisesse (com exceção dos produtos proibidos que foram citados neste guia tais como automóveis) até uma cota de 120.000 reais anuais e pagaria 25% de imposto sobre os valores das notas fiscais.

A pergunta é: Isso vingou ou não?

Certamente que não.
Athlon 64 3700 // Asus A8V-E deluxe

9400 GT 256MB // 1GB Samsung (2x512)

Maxtor 500GB Sata2 // Monitor LCD 17" LG
aureoh
aureoh Cyber Highlander Registrado
32.9K Mensagens 1.3K Curtidas
#15 Por aureoh
07/09/2007 - 05:14
Stallone Cobra disse:
Ótimo guia mas gostaria de fazer uma pergunta.

Há algum tempo atrás, os jornais anunciaram que o cidadão que registrasse uma empresa (CNPJ) e que tivesse interesse de comercializar no Brasil mercadorias adquiridas no Paraguai poderia atravessar a aduana com o que quisesse (com exceção dos produtos proibidos que foram citados neste guia tais como automóveis) até uma cota de 120.000 reais anuais e pagaria 25% de imposto sobre os valores das notas fiscais.

A pergunta é: Isso vingou ou não?


Na verdade esse acordo ficou para ser votado para o ano que vem.Ai esta a materia:
http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2007/09/legalizao-dos-sacoleiros-ficar-para.html

Mas isso ai acho que vai acabar virando em nada,eles vao fazer muitas exigencias que poucos vao poder cumprir.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal