Logo Hardware.com.br
Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas

O futuro em um tópico

#1 Por Gordon 25/11/2008 - 22:58
Pessoal, não sei se é impressão minha, mas acho que está chegando gente demais aqui no fórum com dúvidas sobre faculdade com o mesmo critério com que se compra um celular novo. Tenho percebido uma quantidade enorme de adolescentes que chegam
na lata: "Então, o que ganha mais CC, EC, SI, Análise de projetos, sub-análise de recursos de gerência de supervisão de desenvolvimento de software????" . Sabem, decisões erradas fazem com que anos sejam perdidos mais para frente, é bobeira pensar que alguém com 40 anos aprende com a mesma velocidade que alguém de 20 (da mesma forma que quase ninguém percebe que um recém-nascido aprende mais por dia do que universitário em semana de prova smile.png). Fazer uma faculdade qualquer, e ainda por cima tratar tudo com descaso achando que um diploma na gaveta vai ser motivo para alguém lhe dar emprego, é uma aposta de altíssimo risco, e normalmente culmina com o fracasso. Tenho visto um leva de pessoas ditas formadas, principalmente em CC que não passam de programadores de baixa qualidade que ficam batendo cabeça nas empresas trabalhando como mecânicos de PC (porque os técnicos de veradade dificilmente são formados em CC). Então, perderam dinheiro, e principalmente, anos de suas vidas sendo enganados e agora pagam o preço por essa inocência, ou mesmo ignorância de não querer ver a verdade por trás do mercado altamente lucrativo das faculdades privadas.

Se a coisa toda for feita direito, o sucesso é certo. Um exemplo: http://www.cpqd.com.br/1/709+filhotes-da-unicamp-faturam-r--milhoes.html

Então só queria saber se eu estou vendo coisas, ou se está acontecendo isso mesmo. Se tiver mesmo, estamos diante do nascimento de uma geração de pseudo-profissinais que vão engrossar a lista do seguro desemprego daqui uns 5 anos. Preocupante.
Responder
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 930 Curtidas
#2 Por Quemel
25/11/2008 - 23:22
Gordon
Então só queria saber se eu estou vendo coisas, ou se está acontecendo isso mesmo. Se tiver mesmo, estamos diante do nascimento de uma geração de pseudo-profissinais que vão engrossar a lista do seguro desemprego daqui uns 5 anos. Preocupante.


Caro Gordon,

você não ESTÁ vendo coisas, muito pelo contrário vê até demais "cegos conduzindo outros cegos".

Por ser o GDH um espaço democrático é inevitável que os PPs venham até aqui destilar o "achismo". Ademais, já dizia Demming: "quem pede bobagem, merece ser enganado".

Parabéns pelo post, mesmo correndo o risco de receber pedradas. Em alguns casos, o aspirante ganharia mais se fizesse um telecurso 2º grau em Comunicação e Expressão.
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#3 Por foca
26/11/2008 - 08:32
Discordo você não esta vendo coisas, você simplesmente postou aqui um fato.
Tem pessoas baseando decisões inteiras de vida em um tópico, eu já desisti de responder em tópicos desse tipo, vai que daqui a 10 anos a pessoa me amaldiçoa porque eu apoiei ele a fazer a faculdade X e a vida dela ficou uma droga.
Uma unica coisa que eu discordo de você é sobre a capacidade de aprender, eu ainda tenho a mesma capacidade de aprender e reter informação que tinha com meus 10, 15, 20 anos eu só não tenho a mesma disposição de passar pelo processo de aquisição do conhecimento e isso que influencia mais nas minhas decisões agora, como exemplo eu estava pensando em fazer uma faculdade de biomedicina, o valor é razoavel a faculdade é pertissimo de casa, mas eu não tenho mais paciencia de ficar 4 anos indo para um mesmo lugar e escutar um professor falar por horas, eu adoraria aprender, mas não estou disposto a passar pelo longo e desgastante processo de aquisição do conhecimento.
Acredito que é isso que faz com que profissionais mais antigos deixem de investir em varias áreas e se foquem em uma determinada tecnologia, quando se tem 25 anos dá para se atirar para todos os lados e aprender o maximo possivel sobre tudo, fazer varios cursos, ler varios livros, instalar varios sistemas, quando se tem 40 anos, você ainda é capaz de fazer tudo isso, mas não tem a disposição para fazer isso, se fecha em uma coisa e se foca nela porque é mais facil e menos desgastante, sua capacidade de aprendizagem não foi comprometida, mas sua capacidade de passar pelo processo de aquisição do conhecimento sim.

A primeira dica que eu dou para qualquer um de 16~17 anos que me pergunte o que fazer na faculdade é para pensar com calma, não é uma semana pensando que se decide a vida eu já comecei e parei varias faculdades desde os meus 17 anos se tivesse feito elas seria um Analista de Sistemas Bacharel em Ciências Economicas Tecnologo em Banco de Dados e Processamento de dados especialista em informática em saúde.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
Gordon
Gordon Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 49 Curtidas
#5 Por Gordon
26/11/2008 - 12:08
Quanto à idade, considero que é um pouco tudo: as pessoas normalmente perdem o ânimo e realmente é bem difícil ver alguém que deu o "pulo do gato" depois dessa idade, especialmente na área acadêmica. Não estou falando de capacidade mental, longe disso, mas começar do zero em certas áreas pode ser muito desanimador a partir de uma certa idedae, principalmente na área de TI em que ficar 2 meses recebendo pouca informação já deixa qualquer um "boiando".

Em relação ao Guia do Estudante, não lembro de ter pêgo um para ler. Mas tudo que vem da Abril é bom ter cuidado. Os critérios daquele ranking da Info sobre as melhores faculdades renderam boas risadas esse ano.
Cansei da Privada! -- Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu estudo, mais sorte eu tenho. (Adaptado - Thomas Jefferson)
Tha_megabeeth
Tha_megabeet... Membro Junior Registrado
62 Mensagens 2 Curtidas
#6 Por Tha_megabeet...
27/11/2008 - 13:40
Olá, galera!
Sou estudante do 2° semestre de CC.
Dúvida em que profissão seguir é normal, mas deve-se ter uma idéia do que gosta de fazer.
Na minha turma mesmo, quantas pessoas já desistiram? Inúmeras. E isso não vai parar ainda. Os que desistiram é pq não gostavam da área suficientemente para se esforçar um pouco e acompanhar o conteúdo.
Muitos dos estudantes desta área estão ali:
1- porque acham que é mais fácil ganhar dinheiro ou
2- porque os pais querem se orgulhar deles e acham essa a carreira promissória.

Qualquer profissional pode ser bem sucedido independente da área, contanto que faça o que gosta da melhor maneira possível!

Parabéns pelo post, Gordon.
E com certeza deve ser indicada nos tópicos com essas questões.

Abraço a todos!
~~ Girls programmers never die. They are just cast into void ~~

diabinho.png

"E sem saber que era impossível,ele foi lá e fez."
Jean Cocteau
/@*TKM*@\
/@*TKM*@\ Veterano Registrado
1.2K Mensagens 4 Curtidas
#7 Por /@*TKM*@\
27/11/2008 - 13:46
Gordon disse:
"Então, o que ganha mais...


Hoje esse é um dos principais quesitos da maioria ao escolher os cursos. Geralmente quem faz essa pergunta "não sabe o que quer fazer da vida". Só esta procurando alguma coisa que de dinheiro....
Nada "dá dinheiro" se a pessoa não tiver responsabilidade o bastante para parar e pensar no que fazer e por que fazer.
[]
Pedro Carnielli
Pedro Carnie... Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por Pedro Carnie...
27/11/2008 - 14:02
Concordo com vcs
mas acrecentaria o motivo num 3 da listinha do Tha_megabeeth
é q o cara sai do 3 ano e só pq gosta de ficar na internet o dia inteiro vendo orkut e outras inutilidades da internet acha q vai se dar bem num curso de TI , SI, CC e etc

ai chega no segundo ano de curso normalmente (pq é ai q começa a aparecer a faculdade em si) eles desistem achando que todo mundo é louco
heheheh

Parabéns pelo post, Gordon.
machado.pedroso
machado.pedr... General de Pijama Registrado
4K Mensagens 75 Curtidas
#9 Por machado.pedr...
27/11/2008 - 14:09
O que ganha mais ?

A maior pergunta para uma pessoa aderir a um curso é essa.

Como médicos tem fama de ganahr bem, muitos podem achar que trabalhar com informatica nunca vai ter a suposta renda.

Porem tanto medico, analistas, advogados, o que faz o seu salário é você e não o curso.

O advogado que não teve esforço durante seu curso e dedicação, concerteza nao vai ganahr o mesmo que o que teve dedicação e correu atrás.

O pessoal acha qe é só fazer o curso e que vai ganhar para ficar parada depois.

Ja vi uns caras aqui da cidade que tem faculdade, mas trabalham de motoboy(nao desvalorizando a profissão), mas se o cara cursou a faculdade, pq trabalha de outra profissão que nao precisa de um estudo superior ?
Vendo HD4870 512/256 Sapphire - 315R$
Tha_megabeeth
Tha_megabeet... Membro Junior Registrado
62 Mensagens 2 Curtidas
#10 Por Tha_megabeet...
27/11/2008 - 14:15
Verdade, Pedro!!
Apesar de nova na área, a quem me pergunta eu indico fazer um técnico antes de uma faculdade (foi o que eu fiz: técnico em paralelo com o 3° colegial). A maioria não sabe (assim como eu não tinha noção de programação) e quer fazer faculdade. A partir daí tem-se uma noção do que é a área de Informática e, principalmente, ter certeza do que cursar na faculdade.

Abraços.
~~ Girls programmers never die. They are just cast into void ~~

diabinho.png

"E sem saber que era impossível,ele foi lá e fez."
Jean Cocteau
machado.pedroso
machado.pedr... General de Pijama Registrado
4K Mensagens 75 Curtidas
#11 Por machado.pedr...
27/11/2008 - 14:20
Tha_megabeeth,

Eu terminei o tecnico em informatica, antes do 2º grau até, e ja estou atuando na área.

Para minha pessoa será bem mais facil fazer uma faculdade, pois ja tenho em mente o que quero.

Agora quem nao tem em mente uma profissão, pode ser o mais Inteligente da escola toda, que não vai adiantar em nada na hora da ingressão a faculdade.
Vendo HD4870 512/256 Sapphire - 315R$
Tha_megabeeth
Tha_megabeet... Membro Junior Registrado
62 Mensagens 2 Curtidas
#12 Por Tha_megabeet...
27/11/2008 - 14:26
machado.pedroso,
Então você concorda que depois de um técnico se sente preparado para ingressar em um curso universitário, até porque o curso é bem mais proveitoso quando o estudante já tem uma base.
O cara que fica no orkut e quer fazer qualquer curso de informática, sente-se totalmente perdido quando entra na sala e aquele cara lá na frente ta falando de um tal de algoritmo: "mas q diabos é isso?".

Enfim, tem q gostar; ou desiste fácil.
Boa tarde!!
~~ Girls programmers never die. They are just cast into void ~~

diabinho.png

"E sem saber que era impossível,ele foi lá e fez."
Jean Cocteau
Pedro Carnielli
Pedro Carnie... Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por Pedro Carnie...
27/11/2008 - 14:39
Só para vcs terem noao, no meu primeiro ano de SI tinha alunos na sala que na aula de lógica simplesmente perguntava para o professor pra q q servia aquilo. (no meu ponto de vista um absurdo , se o cara nao sabe o q é logica o q ele ta fazendo na vida ou melhor o q ele ta fazendo dentro de uma sala de curso de informatica )

Só para levantar um assunto eu acho q o q mais atrapalha na faculdade é que todos vaum para a faculdade esperando aprender uma profissao (independente do curso) e sai de la (logico qu ecom mais experiencia e tal ) mas com um leque de profião muito maior do q ele tinhe em mente de quando ele começou. Só para em esprear melhor
Quem fez um CC pode atuar em que area???
Quem fez SI pode atuar em q area???
é uma leque muito grande para a atuação e ser expecifico em nenhuma delas
machado.pedroso
machado.pedr... General de Pijama Registrado
4K Mensagens 75 Curtidas
#14 Por machado.pedr...
27/11/2008 - 14:43
Sim, Pedro tem gente que fica boiando até em curso tecnico.

Acho que devia ter requisitos no curso tec de informatica,
Na minha turma tinha pessoas que nunca tiveram contato se quer com uma computador e muito menos interesse, e eu me perguntava o que a pessoa quer aqui entao.

Não que eu queira excluir as pessoas, porem se quer aprender word,powerpoint e internet tem que começar por um curso basico de informatica e depois de ter noção ae sim ir para o tecnico.

Pq se não fica dificil até para o professor ensinar, como que um professor vai progredir com a turma, se tem um nivel desparelho de entendimento.
Vendo HD4870 512/256 Sapphire - 315R$
Tha_megabeeth
Tha_megabeet... Membro Junior Registrado
62 Mensagens 2 Curtidas
#15 Por Tha_megabeet...
27/11/2008 - 15:25
Nossa, me fez lembrar meu curso em 2006. Aconteceu o mesmo que nos seu, machado.
A maioria entrou querendo aprender Office! Então também não entendiam o pq de lógica e Estatística.
E os professores não podiam parar a matéria por eles. Então houve disistências, reprovações, choro, Ihhh assim como tem na facu tbm.
Sempre a mesma coisa.
~~ Girls programmers never die. They are just cast into void ~~

diabinho.png

"E sem saber que era impossível,ele foi lá e fez."
Jean Cocteau
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal