Logo Hardware.com.br
StJimmy2k
StJimmy2k Veterano Registrado
1.7K Mensagens 16 Curtidas
#2 Por StJimmy2k
21/03/2007 - 19:07
HUMM disse:
afinal de contas.. ext3 fragmenta ou nao?

TODOS, os sistemas de arquivos fragmentam, sem exceções. Mas aí vem a história: uns fragmentam mais(Ex: FAT32, FAT16, FAT...), outros fragmentam menos(Ex. NTFS), e tem aqueles que tem um nível de fragmentação desprezível, como é o caso do ext3, reiserfs, e outros mais modernos usados pelo GNU/Linux.

[]'s!
Júnior_kdm
Júnior_kdm Tô em todas Registrado
3K Mensagens 1 Curtida
#4 Por Júnior_kdm
21/03/2007 - 22:32
HUMM disse:
humm.. eu procurei na internet mas nao achei materia que explica o funcionamento do ext3

alguem sabe de algum?

eu queria entender, no caso, pq o ext3 fragmenta menos..


no focalinux só achei isso...
A desfragmentação normalmente é desnecessária no GNU/Linux porque o sistema de arquivos ext2 procura automaticamente o melhor local para armazenar o arquivo. Mesmo assim, é recomendável desfragmentar um sistema de arquivos assim que sua taxa de fragmentação subir acima de 10%. A taxa de fragmentação pode ser vista através do fsck.ext2. Após o fsck.ext2non-contiguos.


http://www.guiafoca.org/guia/inic_interm/ch-manut.htm
angeloshimabuko
angeloshimab... Veterano Registrado
933 Mensagens 67 Curtidas
#5 Por angeloshimab...
22/03/2007 - 09:01
StJimmy2k disse:
TODOS, os sistemas de arquivos fragmentam, sem exceções. Mas aí vem a história: uns fragmentam mais(Ex: FAT32, FAT16, FAT...), outros fragmentam menos(Ex. NTFS), e tem aqueles que tem um nível de fragmentação desprezível, como é o caso do ext3, reiserfs, e outros mais modernos usados pelo GNU/Linux.

[]'s!


Na verdade, dos sistemas de arquivo (FS) para Linux (Ext3, Reiserfs, XFS, JFS), o Reiserfs e o Ext3 fragmentam muito. A razão é que fazem alocação por blocos.

Os FSs dividem uma partição ou unidade lógica - o volume - em blocos, que são conjuntos de setores contíguos. Os dados e metadados (informações do FS) são gravados nos blocos. O Reiserfs e o Ext3 alocam blocos para arquivos à medida em que são gravados.

Já o XFS e o JFS mantêm estruturas em árvore que ordenam conjuntos de blocos contíguos livres (chamados extensões). Quando um arquivo é gravado, o FS procura uma extensão cujo tamanho seja maior que o do arquivo (para permitir acréscimos no mesmo). Isso diminui a fragmentação. O novo sistema Ext4 usa extensões.
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#8 Por jqueiroz
22/03/2007 - 17:07
HUMM, tem outra coisa que vc tem que levar em conta: o tipo de uso que você faz de sua máquina.

Quando você usa sua máquina como um desktop pessoal, dificilmente você irá fazer acesso a arquivos grandes simultaneamente. Assim, seus acessos serão quase sempre sequenciados, e a fragmentação será importante pra você [atrapalhando].

Quando você usa sua máquina como um servidor de rede, os vários usuários desse servidor acessam seus arquivos ao mesmo tempo. O servidor vai ler um pedaço do meu arquivo, um pedaço do seu, um pedaço do arquivo do Marcelo, etc, etc. O que é uma fragmentaçãozinha quando o acesso aos arquivos está sendo feito todo picado???
EdilsonStecca
EdilsonStecc... Membro Senior Registrado
268 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por EdilsonStecc...
22/03/2007 - 19:50
Eu tinha problemas de fragmentação quando baixava vários arquivos grandes simultâneamente (filmes, músicas, etc...). A leitura destes arquivos ficavam realmente lentas.
Para resolver o problema eu "copiava" (não "movia") o arquivo para outro local.
Fora isto, não tinha problemas com sistema ficando cada vez mais lento por causa de fragmentação.


Até,
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal