diego_uss
Geek
Registrado
5.2K Mensagens
0 Curtidas
ponto flutuantes são os numeros não inteiros.
que cuida deles é a FPU (Floating Point Unit), que usa muito a FPU é jogos, programas de imagem, de renderização 3d.
falow!
AXP 1.466@2.066(1.7+@2.6+)| 512 DDR400|Shuttle AK35GT2R| Radeon 9600pro| 40gb 7200rpm| Sattelite case moded|
TrancëJay
Tô em todas
Registrado
3.2K Mensagens
4 Curtidas
Alguém me explica oque é esse danado aí?
Valeu :lol:
espada olímpica mano! massa teu emoticon...
tipow, também nunca entendi direito essa história de ponto flutuante.
Pelo que aprendi (me corrijam se eu estiver errado), é mais ou menos o seguinte fazendo uma analogia: vocês já pararam para pensar porque quando você tecla 2 + 2 em uma calculadora, aparece a resposta 4?
A calculadora tem uma espécie de ponto flutuante também, bem rudimentar é claro, daí
como o Diego falou, a unidade de ponto flutuante é que realiza esses cálculos no computador, agora não me lembro se só são realmente os números não inteiros.
Aproveito este tópico para perguntar uma coisa: não sei se tem algum programador aqui no fórum, queria saber porque quando estamos usando o turbo pascal num computador com P4 da muito erro de ponto flutuante, mesmo o algorítmo estando correto...?
gunther
Super Participante
Registrado
809 Mensagens
2 Curtidas
Também podemos dizer, para efeitos práticos, que é o responsável pela projeção em 2D (tela) dos pontos do sólido que estão no eixo Z (aquele que te atravessa passando pela tela e vai embora). Só não entendo qual a relação do ponto flutuante com a compressao de waves para o formato MP3...
"No micro não temos 3D, temos sim uma simulação de 3D projetada na tela". Quem me disse isso foi um jornaleiro...que tinha uma cara de quem era NERD estudante de engenharia nos anos setenta! Acho que faz sentido, a tela só tem duas dimensões.
Não gostam do Hitler? Parem de copiar o cara. Politicamente corretos... O cara pega um diploma e acha que tem vontade própria... Patético!
DCNunes
General de Pijama
Registrado
1.8K Mensagens
405 Curtidas
Aproveito este tópico para perguntar uma coisa: não sei se tem algum programador aqui no fórum, queria saber porque quando estamos usando o turbo pascal num computador com P4 da muito erro de ponto flutuante, mesmo o algorítmo estando correto...?
Não me lembro deste tipo de problema amigo...como é o erro exatamente?
TrancëJay
Tô em todas
Registrado
3.2K Mensagens
4 Curtidas
Não me lembro deste tipo de problema amigo...como é o erro exatamente?
tipow, pelo menos lá na escola, na hora de compilar alguns códigos aparece do nada a mensagem: 'floating point error', e o pc trava.
Os professores dizem que isso acontece pq as instruções do SSE2 trabalham numa frequência tão rápida que não conseguem distinguir operações simples. Mas acho que essa resposta não tem muito haver não...
mjs
Ubbergeek
Registrado
9.4K Mensagens
2 Curtidas
:. ALU
Arithmetic Logic Unit. Como o nome sugere, é a parte do processador principal encarregada de processar os cálculos de ponto flutuante. O termo ALU, dependendo da conotação, pode ser tanto usado em relação ao coprocessador aritmético como um todo, quanto em relação a apenas uma das unidades de execução que formam os coprocessadores modernos.
Pelo que sei o processador é responsável pelos números inteiros, que na matemática são: inf... -2,-1,0,1,2... inf, que é largamente utilizado em programa que não usem desenhos, como programas para escritório, etc. É o coprocessador aritmético, também chamado, ALU, FPU... é responsável pelos número quebrados como, também pela matemática: inf... -2.5, -1, -1/2(0,5), 0, 1.7, 2.9 ... inf... que geralmente são muito utilizados nos jogos, nas texturas, etc... Se não me engano é isso, se estiver equívocado, avisem-me... é que faz tempo que li sobre esses jargões. :wink:
DCNunes
General de Pijama
Registrado
1.8K Mensagens
405 Curtidas
Acabei esquecendo de responder a pergunta principal...
Até onde sei, ponto flutuante é uma notação para se representar o conjunto dos números reais. Na forma decimal, essa é a representação:
M X E
onde M (mantissa) é um número fracionário nas seguintes faixas:
-10 < M <= -1
ou
1 <= M < 10
e E é 10 elevado a um expoente inteiro.
Qualquer cálculo de números em ponto flutuante é feito pelo "co-processador" aritimético do computador, ou pela emulação deste(nos pc antigos sem o co-processador).
É isso ae...
Falou!
fcm
Cyber Highlander
Registrado
34.8K Mensagens
474 Curtidas
tipow, pelo menos lá na escola, na hora de compilar alguns códigos aparece do nada a mensagem: 'floating point error'...
Hehehe, essa do SSE2 não cola... deve ter algum problema no uso do programa ou ele não é otimizado para as instruções SSE2...
"No micro não temos 3D, temos sim uma simulação de 3D projetada na tela".
Nunca pensei nisso muito a fundo... mas no monitor é claro que só pode aparecer em 2D, pois ele só mostra alí, na tela, e não mostra por exemplo uma coisa próxima de vc pra por exemplo em um jogo de tiro vc imaginar um tiro cheando até acertar a sua cara... mas use um óculos 3D... ele mostra objetos longe e perto com uma realidade muito maior que no monitor, e no exemplo do jogo de tiro, parece que vc vai ganhar um piercing na testa... mas que um pc faz imagens 3D faz, mas não tem toda a sua realidade usando um monitor, mas dá pra perceber como ele faz gráficos 3D...
M: Dell Vostro 3550 | i7-2670QM | 16GB DDR3 | SSD Crucial 480GB+ WD Black 750GB 7200RPM
HTPC: Phenom II X4 945@3.4 | MA785GM-US2H | 8GB DDR2-1000 | HD7770 Ghz | Sandisk Plus 120GB | DSA-5060V
Oldschool: XP-M 2200+@3700+ | A7N8X-E Deluxe | 2GB @DDR440 | X1650 Pro | WD 80GB
carlos seo
Tô em todas
Registrado
2.2K Mensagens
15 Curtidas
Acabei esquecendo de responder a pergunta principal...
Até onde sei, ponto flutuante é uma notação para se represe...
Correto! Maneira bem simples de explicar como funciona a representação ponto flutuante.
DCNunes
General de Pijama
Registrado
1.8K Mensagens
405 Curtidas
tipow, pelo menos lá na escola, na hora de compilar alguns códigos aparece do nada a mensagem: 'floating point error'...
O q pode estar acontecendo mesmo é vc estar passando um valor real inválido para alguma função. Por exemplo, a função usada para pegar a parte inteira de um número real só aceita números reais que estejam dentro do limite dos inteiros (no caso, tipo longint). Pegar a parte inteira do número 5 bilhões causaria um erro(mesmo 5 bilhões sendo um número inteiro). E quanto instruções SSE 2, acho que é papo furado mesmo. É como aquele error 200: Division by zero, quando se usa a unit crt em pcs rápidos. Falavam que o pascal era lento(hehe) mas na verdade o pc é que rápido(a propósito, há uma solução para isso). Se quiser mais informações, acho melhor a gente conversar lá na área de programação. Blz?
Correto! Maneira bem simples de explicar como funciona a representação ponto flutuante.
Valeu! 8)