Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 966 Curtidas

O que fazer para reter desenvolvedores? Empresas de software respondem

#1 Por Quemel 10/07/2018 - 12:06
Em alta, companhias do setor adotam estratégias para manter bons talentos

Guilherme Borini
10 de Julho de 2018 - 10h41

O mundo digital e a explosão no uso - e necessidade - de software e aplicativos têm impulsionado a carreira de desenvolvedores em todo o mundo. Diante do cenário, estes profissionais ganham cada vez mais evidência no mercado.
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#2 Por rmaiabh
10/07/2018 - 12:39
As pessoas só não podem confundir desenvolvedor com programador. São atividades complementares, mas diferentes. Um não vive sem o outro, portanto é importante saber equilibrar o mercado, ou teremos um monte de desenvolvedores que na verdade são programadores.
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 966 Curtidas
#3 Por Quemel
10/07/2018 - 13:55
Caro Robert, salve!

“Infoproletários evidencia a associação oculta entre o uso de novas tecnologias e a imposição de condições de trabalho do século XIX em um dos setores considerados como mais dinâmicos da economia moderna, o informacional. Ao contrário do que é prometido pelos entusiastas deste novo segmento, os trabalhadores vivenciam uma tendência crescente de alienação do trabalho em escala global. A obra reúne uma série de ensaios que esquadrinham diferentes aspectos da rotina e do modo de vida daqueles que, apesar de frequentemente arruinarem suas vozes ao transformá-las em poderosos instrumentos de acumulação de capital, raramente são ouvidos.

A classe trabalhadora é retratada neste livro em duas representações polarizadas. De um lado, aparecem os operadores de telemarketing. Globalizados em sua relação social, totalizados em sua subordinação, monitorados em cada um de seus movimentos, punidos por cada infração às regras, resumem e simbolizam os novos trabalhadores atrelados ao resplandecente, porém inatingível, mundo do consumo. Sua imaginação é totalmente circunscrita e dirigida pelo capitalismo.

Já em outro extremo estão os aristocratas do cibertrabalho, os programadores de software, gabando-se e desfrutando de sua autonomia enquanto se movem em espiral pelo espaço e pelo tempo. Eles não são menos prisioneiros da própria individualidade, intoxicados por seu ilusório empreendedorismo.

Segundo Michel Burawoy, sociólogo que assina a orelha do livro, ”a obra aponta para a profunda transformação sofrida pela classe trabalhadora e o projeto de movimento internacional operário, ante os parâmetros verificados por Karl Marx em seu tempo. Apenas a articulação entre múltiplas identidades – de gênero, de nacionalidade, de raça, assim como de classe – forjadas em terrenos políticos que transcendam a produção imediata lhes permitirá se rebelar contra o mercado e desafiar o capital global – mas, mesmo assim, apenas em um grau limitado e de uma forma fragmentária. Essa é certamente a mensagem deste livro – que revela a experiência cotidiana vivida por essa nova classe trabalhadora globalizada ligada aos serviços”.

Fonte: Blog do QUEMEL - [Livro] Infoproletários – Degradação do trabalho virtual (clique aqui)
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal