Mini FAQ: Como devo tratar a bateria do meu notebook?

  1. João Marcelo
    Pensando na crescente popularização dos notebooks, e conseqüente demanda por informações a respeito dos cuidados com a bateria, resolvi criar esse pequeno FAQ para ajudar os novatos na área.

    O tutorial é fruto de muita pesquisa e saudável troca de informações com os colegas do fórum. Por favor, sintam-se a vontade para fazer alguma observação, caso julguem necessária.

    Tentei fazê-lo o menos entediante possível, por isso abordo os assuntos de maneira um tanto superficial, de forma que não canse a leitura, caso alguém queira se aprofundar basta uma pesquisa mais detalhada pela internet. Recomendo para iniciar o link: http://www.batteryuniversity.com/




    1 – Meu note acabou de chegar. Devo dar uma carga de quantas horas antes de usá-lo?
    R – Não é necessário dar carga inicial nos notes atuais, já que a maioria esmagadora possui baterias de íons de lítio, que não possui efeito memória. A famosa carga inicial era um requisito das antigas baterias a níquel-metal-hidreto.



    2 – Por que a bateria não vem completamente carregada de fábrica?
    R – Apesar de não possuir efeito memória as baterias de íons de lítio não devem ser guardadas totalmente carregadas ou totalmente vazias por longos períodos de tempo. Isto se deve ao processo interno de armazenamento de energia das células.



    3 – Como funciona esse processo?
    R – Os íons de lítio "liberam" energia quando passam do estado sólido para o líquido, sendo que normalmente eles ficam alternando de estado entre eles, mesmo com o note desligado. Quando guardamos a bateria completamente carregada ou vazia, a grande maioria dos íons ficam em um estado estático (sólido ou líquido), pois não tem "espaço energético" suficiente para mudar de estado, sendo assim eles acabam "congelando" naquele estado e perdem a capacidade de reter e/ou liberar corrente.



    4 – Isso não seria o efeito memória?
    R – Não, nas baterias de níquel-metal-hidreto o processo de recarga da bateria deveria ser efetuado praticamente no final da carga, para que ela “aprendesse” que poderia armazenar carga até aquele nível. Nas de íons de lítio isso não ocorre, na verdade é recomendável nunca deixá-las esgotar a carga por completo, recomenda-se carregá-la antes de se esgotar a carga.


    5 – Então devo usá-la apenas até a metade?
    R – Não precisa exagerar, vez ou outra não há problema em deixar a carga terminar. O problema é quando isso se torna o padrão de uso.


    6 – Isso é muito complicado. Não seria então melhor usar o note o tempo todo na tomada?
    R – Esse é um erro comum. Muitos deixam o note por meses na tomada e quando vão usá-lo apenas com a bateria, ela dura somente alguns minutos. A bateria tem de ser "ensinada" de tempos em tempos, não deve ficar 100% do tempo na tomada. Ela foi feita para ser usada.


    7 – Então não seria melhor retirar a bateria do note e usá-lo apenas na tomada?
    R – Apensar de uma corrente de pensamento defender que a bateria deve estar sempre no note para servir como descarga de corrente excedente, os notes atuais possuem fontes inteligentes associadas com circuitos que detectam as variações e as corrigem sem necessidade de mandá-las para a bateria. Mas pense bem, se um dos equipamentos mais desejados pelos usuários de computadores é um nobreak, por que retirar o nobreak natural do note, a bateria? Você não a estará poupando ao retirá-la.


    8 – E seu eu for viajar por muito tempo sem o note? Como devo guardar a bateria?
    R – Nesse caso retire a bateria e guarde-a entre 40 e 50% de carga, para que os íons possam se movimentar livremente entre os diferentes estados energéticos. Mas se realmente passar muito tempo sem o note, peça para alguém utilizá-lo vez ou outra.


    9 – Posso dar várias cargas seguidas? Por exemplo. Usá-la no sofá, depois ligá-la na tomada, retirar da tomada e tornar a ligar?
    R – Não, evite retirar e colocar na tomada em curtos intervalos de tempo.


    10 – Qual o indicativo que a bateria está terminando sua vida útil? E de quanto tempo é essa vida útil?
    R – Apesar de totalmente carregada ela passa a durar cada vez menos. A vida útil é de, em média, 2 anos, apesar de alguns usuários conseguirem mantê-la funcionando satisfatoriamente por até 4 anos, isso em raríssimos casos. É normal a bateria perder alguma capacidade de carga com o tempo, ou seja, uma bateria que segurava um note por 2 horas, pode segurá-lo por 1 hora e 40 minutos após alguns meses de uso.


    11 - Quando for rodar softs pesados, devo usar a bateria ou o carregador? (sugestão do Matheusos)
    R - Quanto mais rápido for o consumo da bateria, menor sua vida útil, por isso se puder evitar de rodar softs que exijam muito da máquina através da bateria você estará aumentando a vida útil dela.


    12 – Resumindo: Devo sempre manter a bateria no note e utilizá-la de vez em quando, mas qual seria o prazo de tempo para usar o note na bateria ou tomada?
    R – Como tudo na vida use o bom censo. Quando estiver em casa e tiver uma tomada por perto, use-o na tomada. Caso queira utilizá-lo na varanda, sofá ou cama, ou ainda em locais externos, use a bateria, sem stress. Chega uma hora que sua bateria vai acabar mesmo, por isso não adianta “poupa-la” em demasia.


    13 – Existe alguma forma de manter a bateria sempre perto de sua carga nominal?
    R – Sim, de tempos em tempos é necessário educar a bateria fazendo ciclos de calibragem.



    14 – Como faço a calibragem da bateria?
    R – Faça o procedimento abaixo a cada 60 a 90 dias.

    a - Ligue o carregador e após a luz de carga indicar que a carga foi concluída deixe o carregador conectado por pelo menos mais duas horas, você pode usar o micro normalmente durante esse tempo.
    b - Com o micro ainda ligado, desconecte o carregador e use o note até ele desligar sozinho, evite FORÇAR o descarregamento rápido rodando programas com esse intuito, faça o uso normal do note.
    c - Após o desligamento, deixe o note "descansar" por pelo menos 5 horas com a bateria descarregada.
    d - Carregue normalmente até a luz indicar que a carga foi concluída. Pronto, bateria calibrada.



    Tente seguir esses passos (do FAQ), mas não se desespere por vez ou outra não conseguir.

    Abraços

    OBSERVAÇÃO: Os procedimentos acima valem para toda e qualquer bateria de íons de lítio, porém caso o fabricante de sua bateria/notebook recomende um procedimento diferente, utilize-o.



    EDIT: A título de curiosidade, ou para aqueles que tem coragem e sabem das consequências que tal ato pode causar, estou adicionando um pequeno vídeo ensinando a "recondicionar" baterias de notebooks.

    Quero deixar BEM claro que não me responsabilizo por nada.

    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BtqRvAu71Gw&feature=channel

    Vale lembrar que se o procedimento for feito de forma errada pode causar queimaduras, explosões ou danificar o notebook.

    T+
  2. Matheusoc
    hahahah, eu vou dar uma dica um pouco diferente

    a melhor coisa de um notebook eh a mobilidade, as vezes eu to usando numa peça da casa, e quero ir para a outro comodo, e se a bateria nao estiver conectada ou carregada faz com que essa praticidade seja perdida


    use e abuse da bateria , quando ela começar a durar menos, compre outra para cuidar seguindo as recomendações acima :D
  3. João Marcelo
    Matheus, concordo com você, por isso que coloquei a citação da minha esposa no final. Porém alguns vícios podem ser corrigidos com a leitura do FAQ.

    Notei que muitos usuários novos ficam meio perdidos em relação à bateria do note, sendo o erro mais comum deixar o note o tempo todo na tomada.
  4. Matheusoc
    os neurotico com bateria me fazem lembrar as pessoas que deixam plastico no estofado do carro pra durar mais, gente que deixa aquele plastico horrivel na tela do celular, etc.... aehaeuaeheuahaeuhe :lol:

    ta excelente a FAQ, minha sugestao é de acrescentar dicas de configuração de software para otimizar o uso na bateria

    como o notebook hardware control

    http://www.pbus-167.com/

    e dicas de nao utilizar aplicativos pesados como jogos, rodando direto da bateria. Quanto mais rapido a bateria eh consumida, mais ela desgasta

    ;)

    ah, dicas de configuracao win XP/vista, como desligar os alarmes e stand by automatico na hora de descarregar pra calibrar
  5. João Marcelo
    Valeu pela força Matheus!

    Realmente esqueci de mencionar o desgaste da bateria devido ao descarregamento rápido. Adicionei isso já.

    Quanto aos softs e otimização, bem como as configurações de gerenciamento de energia dos diversos S.O. deixo para outro acrescentar ou eu mesmo, mas no momento não estou com muito tempo para pesquisar o procedimento em outros S.O. que não os que uso. Mas valeu pela dica, acredito que até mesmo sua menção a isso vai estimular àqueles que lerem o tópico à pesquisar. ;)
  6. icefly
    Muito bom: simples, prático e direto; mais um voto ai para a campanha do pino :comemorando:
    Já ponho em prática essas medidas a algum tempo, principalmente não deixar a carga baixar de 40% com frequência e fazer a ciclagem a cada 1 ou 2 meses.

    Quanto a não discutir com sua mulher, eu faço o seguinte: nem digo nada prá ela, simplesmente ajusto o nivel de alerta da bateria para 50% e 40%o nivel para a hibernação, assim ela mesma se encarrega de pegar a fonte pensando que a bateria está acabando :mostrando_lingua:

    Comecei a fazer isso depois que a bateria de um notebook que tinhamos em casa começou a ganhar desgaste aparentemente sem motivo: mas depois eu fui descobrir que ela usava o note na bateria até o talo, perto de 0% eheh.
  7. João Marcelo
    Ice, gostei da dica de "adiantar a hibermação", vou por em prática com a gerência aqui em casa ;)
  8. apimente.br
    Por decisão da Moderação o tópico foi fixado na sala Notebooks, Laptops e afins.


    PS: feita limpeza no tópico...
  9. eagleeye
    Pessoal,
    Sou novo nesse ramo de Notebooks mas estive lendo a parte 3 do documento da http://www.batteryuniversity.com/partone-19.htm que fala da armazenagem da bateria quando não em uso.
    Seria correto que eu entendi que deve-se descarregá-la até uns 40% e guardá-la no refrigerador dentro de sacos plásticos (tipo herméticos-ZIP- para evitar a condensação) e fazer a ciclagem (a cada mês pôr a bateria no notebook e usá-la normalmente deixando a carga cair de 40% a 1% para depois carregar a bateria novamente e descarregá-la até os 40% novamente e armazená-la de volta no refrigerador?
    Alguém aqui faz isso ?
    Pergunto isso pois no local onde moro a temperatura e umidades são altas portanto faria sentido guardar uma bateria de notebook na parte de baixo da geladeira (onde normalmente se guarda frutas e verduras ?) se isso for aumentar sua vida útil (uma nova está por R$ 550,00).
    Como uso o notebook normalmente na tomada elétrica (AC) e retiro a bateria do Note...isso realmente é o mais indicado ?
    []s a todos
  10. João Marcelo
    Realmente quanto menor a temperatura menor a perda da bateria, para comprovar basta fazer o velho experimento da pilha descarregada no congelador. Porém nada disso é viável, e na minha opinião não justifica tamanha paranóia.

    Do que adianta ter um note sem mobilidade? Realmente, se você quiser seguir a recomendação do artigo, basta guardar a bateria em um zip bag na geladeira. Mas nesse caso estaria usando o note sempre na tomada, qual seria o sentido então em ter um note?

    Aproveite a mobilidade que seu note pode lhe proporcionar.

    Abraços
  11. eagleeye
    Tens razão quanto a "paranóia",
    Têm que "desencanar" da bateria...

    Grato pelo tempo.
  12. Morte_ed
    e se a bateria ta tipo vamos dizer "caducando" por uso incorreto tem como dar um folego nela?
  13. João Marcelo
    Infelizmente se ela tiver muito tempo de uso é difícil conseguir reverter, porém você pode tentar fazer duas calibragens seguidas da bateria. Algumas baterias melhoram um pouco após isso.

    Boa sorte
  14. Morte_ed
    Tem como saber se é o note que naum está carregando direito?
    pq meu caso é o seguinte eu tenho um compaq e derrepente a bateria naum ta segurando carga nenhuma... e quando segura um pouco ela naum acaba de um em um % ela desce de cinco em cinco %.... é uma pergunta que eu tenho curiosidade pq sempre mexi com desktop desde 1995 mas note é o primeiro e ja acho que começei errado que nem meu primeiro pc um aptiva da ibm pentium 166mhz arquitetura fechada...... e tem a seguinte duvida é que meu pc tem 256Mb de ram com winxp service pack 3 e o HD fica fazendo swap a milhão e acho que isso tbm alem de esquentar o note estressa a bateria (me corrigan se eu estiver errado) colocando 1 Gb mais a bateria vai aguentar mais tempo.... errei? e a vida util dela vai melhorar.....
  15. João Marcelo
    Provavelmente seu note esta carregando corretamente, o problema é de sua bateria, baterias viciadas apresentam esse comportamento. Caso você a tenha deixado na tomada durante a maior parte do tempo, provavelmente ela não servirá mais.

    Teoricamente quanto menor o acesso ao HD menor o consumo da bateria e maior a vida útil da mesma. Recomendaria o Up de memória não só pela bateria, mas pelo desempenho em geral do note.

    Boa sorte.
  16. fmpfmp
    Bom, eu pretendo usar meu note direto na tomada, então a bateria só vai funcionar mesmo como nobreak. Eu imaginava que eu poderia carregar a bateria, tirar da tomada, e carregar de novo, mas parece que esses ciclos constantes não é bom. No meu caso o que é melhor, tirar da tomada de quanto em quanto tempo? Se bem que dois anos de vida é muito pouco tempo de vida útil, acho que não adianta se preocupar muito.

    Meu note esquenta muito, de modo que é meio incômodo usá-lo no colo por muito tempo. Assim só devo usá-lo a maior parte do tempo numa mesa. No manual até recomenda não fazer isso.

    Outra coisa que percebi é que quando eu jogo a bateria não carrega, o que mostra realmente o efeito que o calor tem nela.

    Abraços.
  17. fabio_k
    realmente, baterias evoluem mais lentamente comparados a tecnologia de processadores, memórias que a cada dia, exigem mais e mais do nosso coitado notebook.. enfim, eu raramente usava a bateria, até ler em um site (confiável), que, a bateria serve tanto como um no-break quanto como um estabilizador.. a partir desse dia, a minha bateria fica aqui, no note mesmo quando estou usando na tomada..
    raramente eu uso só a bateria, mais dps de ter lido as dicas, vou tentar utilizar melhor ela.
    obrigado pelas dicas, foram bem valiosas =)
  18. icefly
    Usar notebook com bateria é bom, imagine vc transfrerindo um arquivo gigante pro hd e de repente falta, com o hd girando a mil??
    Imagino ser um risco perdê-lo desse jeito.
  19. pHNino
    Me tirem uma dúvida:

    Qual a diferência das baterias de 4, 6 e 8 células ?
  20. fabio_k
    se não me engano, qto mais células, maior a carga da bateria, mais tempo ela pode ficar ativa =)

    mais falando em mobilidade, eu até concordo com o q vcs estão falando. Mas não totalmente. A mobilidade do notebook não se resume apenas em usa-lo na bateria, se ver livre dos fios, mais também na facilidade de carrega-lo para outros lugares, mesmo que ao chegar, você use na tomada, já ganha de 10x0 de ter que levar o desktop com o monitor, teclado e mouse juntos!