Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 966 Curtidas

A falência da comunicação nos profissionais de TI

#1 Por Quemel 15/09/2008 - 17:27
Como fasso para ser um profissional de sucesso? Poço participar do processo de estágio? As duas orações não fazem parte de auguma obra de ficção, mas de tópicos postados em foruns de informática por adolescentes aspirantes às carreiras de tecnologia da informação. A maioria tem aver com orientação vocassional, mas grande parte está relacionada com informação proficional.

Os especialistas na Última Flor do Lácio são unânimes: é preciso aperfeiçoar as habilidades de comunicação ainda no ensino médio. Esperar para descobrir isso num estágio ou prova pode depor contra a imagem do estudante, por mais competente que ele seja nas habilidades técnico-instrumentais.

Foi o que aconteceu com Eliezer (nome fictício), estagiário de tecnologia da informação (TI) acionado para resolver um problema no computador do departamento de comunicação de certa empresa. A questão era simples: recuperar o arquivo “situacao_2007.doc” que havia sido apagado. Quando renomeou o novo arquivo, ninguém mais conseguiu achar o documento no servidor. O aluno trocou a letra “s” por um “c”. Fora a vergonha, a situação do aprendiz não se alterou. Apesar do deslize, sua competência técnica como estagiário de informática não foi questionada. O estudante de computação, que pediu para não ser identificado, alegou pressa na digitação e que nem tinha lido direito a ficha de atendimento. Pressa é a desculpa mais comum nesse tipo de erro. Pela posição das letras no teclado, a justificativa não consegue convencer.

Segundo a editora de opinião do jornal Correio Braziliense, Dad Squarisi, são duas questões distintas. Uma é a comunicação em ambientes virtuais, onde escrever “blz” e “naum” não compromete a imagem do profissional. “A nova forma de comunicação é permitida na internet, mas não pode extrapolar para o mundo real”, diz a professora.

A outra questão está relacionada a ortografia. Escrever “vocassional” ao invés de vocacional não é problema de pressa ao digitar, mas de desconhecimento da grafia. A professora aconselha muita leitura para superar essa deficiência. “Quando se tem o hábito de leitura, fica muito mais fácil saber a forma correta das palavras”, afirma a jornalista.

Doutor em lingüística, Cristovão Tezza afirma que a grafia incorreta é um mal menor diante dos outros problemas relacionados à língua portuguesa. “Escrever casa com ‘z’ pode ser resolvido com uma consulta ao dicionário ou por alteração da norma”, enfatiza o professor. A deficiência, segundo o autor, está mais relacionada à expressão subjetiva das palavras, isto é, à concatenação e à exposição lógica das idéias. “Penso, logo escrevo” seria a solução do problema lingüístico se Renê Descartes, o filósofo francês, pudesse opinar.

A capacidade de pensar antes do ato de escrever pode, inclusive, evitar que o corretor ortográfico do processador de texto imponha um erro pior do que aquele que se propõe a combater.
Seja qual for a postura adotada, os futuros profissionais não podem descuidar dos processos comunicacionais, até porque em muitas situações você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

Por falar em impressão, a que deve ter ficado é a má, se o leitor permanecer apenas no primeiro parágrafo do texto. Algumas palavras foram grafadas de forma incorreta, justamente para chamar a atenção e alertar para o constrangimento da situação. Se você não percebeu o problema, está na hora de ter como companhia o Aurélio.
Denilson Marcos
Denilson Mar... Super Zumbi Registrado
9.3K Mensagens 409 Curtidas
#3 Por Denilson Mar...
15/09/2008 - 21:46
Até o ensino médio eu tinha a "mania" de escrever a linguagem da internet, quando fui trabalhar em uma contabilidade que vi o quando poderia prejudicar. Acabava por escrever palavras de forma incorreta ou abreviada. Hoje tomei o costume de apenas escrever do jeito certo, meus posts são escritos da melhor forma possível, com o "treino" você dificilmente escreve errado (Fórun, cincero, educassão e outras pérolas...).

Para facilitar, o Firefox tem um corretor ortográfico.
pflynn
pflynn Ubbergeek Registrado
5.5K Mensagens 122 Curtidas
#4 Por pflynn
16/09/2008 - 10:26
É, a coisa é complicada. Aqui mesmo no forum encontramos muitas pérolas do tipo:


O que qui vocês achão dessa configurasão?


e a desculpa da pressa reina absoluta. Fora quem acha que escrever corretamente não faz diferença para um profissional de TI. Ainda ouço muitos: "não preciso escrever tudo certo porque sou programador".
------------------------------------------------
Muito bom. Mas tijolo não revida!
------------------------------------------------
Lukas.Bios
Lukas.Bios Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 301 Curtidas
#5 Por Lukas.Bios
16/09/2008 - 10:48
Concerteza Pleno acordo

Hoje muitos jovens somente falam com a linguagem da internet, porem quando vão para alguma empresa ou trabalhar em alguma area de TI começam a fazer as mesmas coisas.Isso é muito ruim pois pode prejudicar seu trabalho na mesma.
Eu também era assim, hoje com o passar dos anos na faculdade posso ver que se quisermos mesmo não precisamos falar errado no msn,orkut etc.. , só ter uma boa leitura e aprender a escrever bem
Não existe Homens melhores que outros Homens, apenas Homens mais preparados.
Roteiro Final / Principais areas de TI
imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas
#6 Por imhotep
16/09/2008 - 11:30
O problema não se restringe a TI. Cansei de ver engenheiros espantado.png:, advogados espantado.png:, jornalistas espantado.png:, escrevendo lixo...

É o resultado de um ensino que te prepara para passar no vestibular, mas não te estimula a pensar...
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
Codo
Codo Super Participante Registrado
917 Mensagens 14 Curtidas
#7 Por Codo
16/09/2008 - 12:41
Neneko disse:


imhotep disse:



O hábito da leitura se adquire com um projeto educacional em que desde a pré-escola até o término do curso superior o aluno seja envolvido pelo aprendizado, pelo gosto de descobertas através da leitura, independente se ele seguirá a carreira de advogado, de engenheiro, ou mecânico ou lixeiro, ou se se empregará na minha casa como empregada(o) doméstico! É preciso fazer com a criança aprenda a pensar, tome gosto pelos estudos, enfim, é preciso "redescobrir" o Brasil"bravissimo.gif
Abraços

Codo
rmitsunaka
rmitsunaka Super Participante Registrado
504 Mensagens 8 Curtidas
#8 Por rmitsunaka
16/09/2008 - 13:25
hehe! concordo, creio que algumas pessoas conseguem distinguir o uso da linguagem "virtual" da "real", como no meu caso, para escrever aqui mesmo no forum eu escrevo de qualquer jeito, mas quando vou escrever um e-mail ou algo que seja mais formal, sei como escrever, pois leio bastante.
Creio que o que falta na nossa cultura hoje em dia é o hábito de ler, digo ler coisas boas e úteis como bons livros.
"Quer ser feliz por um momento, vingue-se
Quer ser feliz para vida toda, perdoe"
Acer Aspire Timeline 4810T - Core2Solo 1.4Ghz - 4GB DDR3 - 3MB L2 - 320GB
Athlon II X2 245 2.9GHz 4GB DDR2 HD 500GB GF-9500GT 1GB
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas
#10 Por jose_silva_n...
18/09/2008 - 17:09
Codo disse:



Boa tarde,

Sem dúvida. Mas para isso é preciso investimento, e não basta "apenas" ter dinheiro, o conhecimento também precisa ser valorizado pela nossa sociedade; caso contrário, não vai funcionar.
Essa falta de hábito pela leitura não é apenas culpa das nossas escolas, em geral, no seio das famílias, não se lê.
Nos últimos dias, a camada "pré-sal" seria a salvação da lavoura; sem o que eu acabei de dizer, não acredito que vá funcionar.
Quanto a se escrever corretamente (não que eu seja um bom exemplo...), eu resolvi lendo muito, lendo clássicos, tanto nossos quanto universais. Fiz isso porque nunca tive a paciência de memorizar um monte de regras de sintaxe (sempre me pareceu algo artificial).


Fique com Deus
eyamamoto
eyamamoto Super Participante Registrado
865 Mensagens 13 Curtidas
#12 Por eyamamoto
19/09/2008 - 17:17
Uma vez , na 3ª ou 4ª série, quando eu tinha uns 9,10 anos, a professora nos pediu para copiar um texto da lousa, contendo alguns erros de acentuação, gramática, etc, para depois grifa-los

Eu copiei tudo, e achei que fiz errado pois não consegui grifar nada do texto... Fiquei com cara de tacho, mas depois descobri que havia copiado todo o texto sem nenhum erro instintivamente.

Porque ? Eu lia muito, desde livros sem nexo nenhum (Lembro que li uma enciclopédia sexual que falava sobre gravideez, doenças, prevenção... não zoem uahuahuahu big_green.png ) , lia e relia as super interessantes que ainda tenho hoje (tenho uma sobre o LHC, creio que fui um dos poucos na minha idade a saberem sobre esse projeto, antes de divulga-lo), vários outros livros...

Se você não gosta de ler clássicos, romances e etc, leia algo que te interessa, pelo menos. Mas não fique sem ler nada.
rindo_atoa.gif
Lady Maggot
Lady Maggot Membro Senior Registrado
285 Mensagens 13 Curtidas
#13 Por Lady Maggot
20/09/2008 - 19:26
arkOrchid">É verdade. E pra tomar gosto pela leitura é recomendável começar desde criança. Também foi meu caso. Eu gosto muito de ficção, romances, e gosto mais ainda de ler informações sobre as coisas.

Mas cada dia a leitura tá ficando mais pra escanteio. E as crianças não gostam mais de ler. Não culpo a TV, video-games e celulares da vida. Eu culparia mais os pais por não se esforçarem pra fazerem seus filhos desejarem livros e mais livros.

Depois crescem e escrevem tudo errado. foi_ruim.gif



Um comentário a parte, pro amigo a cima... Esse "o cara tussiu" é daquela zoação de 'tradução' de anime? nao_quero_nem_ver.png
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#14 Por rmaiabh
22/09/2008 - 19:47
Olha, a minha parca experiência com a língua escrita eu desenvolvi lendo. Nunca fui de ler muito (Eyamoto, acredito que lemos a mesma enciclopédia... hehehehehehe), mas tive boas oportunidades de desenvolver uma escrita mais próxima do desejável. Tive boas professoras de redação, de literatura e de português também.


O grande problema de hoje não é a leitura (que na minha época era um problema pela falta de recursos, as bibliotecas eram mais difíceis e os livros caros), pois essa desculpa já é bem velha e a bem da verdade ela surgiu numa época que os livros custavam uma fortuna, e até porque nunca se viu tanto texto disponível de forma fácil e gratuita, ou seja, de forma acessível. O problema, sim, é o interesse em ler. E mais que isso, o interesse em escrever corretamente. Boa parte das pessoas não se interessam em se fazer entender, escrevem um monte de lixo e acreditam que estão se comunicando. O grande segredo de se escrever bem é imaginar, se colocar no lugar do outro, do leitor, e saber: isso que eu estou escrevendo realmente vai ser entendido pela outra pessoa?

Eu fico perplexo com a quantidade de mensagens incompreensíveis que se acham, até aqui mesmo no fórum. Já houveram ocasiões em que eu pedi para o interlocutor esclarecer, pois cheguei até a pensar que se tratava de conteúdo criptografado.

Como diria Abelardo Barbosa: Quem não se comunica, se trumbica.

Como eu diria baseado em AB: Quem não se comunica bem, se trumbica também.
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal