Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

Sete passos essenciais para eleger sua distribuição favorita

#1 Por Equipe GdH 11/11/2009 - 11:48
ImagemSete passos essenciais para eleger sua distribuição favorita

Um dos inconvenientes para novos usuários Linux está na escolha da distribuição ideal. Diferente e outros escritos sobre o assunto (que tendem a justificar a escolha de uma ou outra distribuição), este texto tem como objetivo fornecer alguns parâmetros para facilitar a escolha de uma distribuição. Vejamos os 7 passos essenciais...
Ednei Pacheco
11/11/2009

https://www.hardware.com.br/artigos/sete-passos-escolha-distro/

Comente aqui!
Responder
autcom
autcom Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#4 Por autcom
11/11/2009 - 18:15
O artigo é excelente, tirando muitas duvidas do iniciante, mais porém, faltou um oitavo passo que seria a conexão com internet. Se o usuário tiver um link de internet em banda larga ( adsl, radio, a cabo, etc ) todas as distros mencionadas funcionam sem problemas, mas se o usuário tiver um link de internet discado ou 3G, então as opções diminuem muito, no brasil poucas distros fazem isto com competencia, poderiamos citar ( BIG Linux, Resulinux, Livre S.O. ) as quais não precisam de intervenção manual para conectar com links discados. Já testei todas as distros nacionais e internacionais derivadas de Debian, Red Hat, Fedora, Mandriva, OpenSuse, Ubuntu, testado em desktops e notebooks.


Parabéns e Sucesso.......
kuruminlinux
kuruminlinux General de Pijama Registrado
3.1K Mensagens 141 Curtidas
#8 Por kuruminlinux
12/11/2009 - 14:05
A distribuição ideal depende de cada um e gosto não se discute, mas serve como orientação básica e o artigo está bem escrito. Alguns até comparam o gnu linux a cerveja, pois cada um tem a sua marca predileta.
abraços.
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
PCLinuxOS Brasil em http://www.pclinuxosbrasil.com.br

VonNaturAustreVe
VonNaturAust... Super Participante Registrado
517 Mensagens 46 Curtidas
#10 Por VonNaturAust...
13/11/2009 - 18:52
kuruminlinux disse:
A distribuição ideal depende de cada um e gosto não se discute, mas serve como orientação básica e o artigo está bem escrito. Alguns até comparam o gnu linux a cerveja, pois cada um tem a sua marca predileta.
abraços.


Falou tudo a distribuição ideal depende do gosto do usuário, distribuições linux são como times de futebol cada um tem o seu é o defende com unhas e dentes.

[]'s
Att,
Herberson S. Miranda
Website: https://blog.0fx66.com/
junior_mcz-al
junior_mcz-a... Super Participante Registrado
368 Mensagens 53 Curtidas
#11 Por junior_mcz-a...
13/11/2009 - 19:26
Eu que ainda nem me aventurei pra valer no mundo linux gostei muito do artigo. Talvez a intenção não fosse colocar os tópicos em ordem cronológica, mas se fosse o suporte a hardware deveria ser o segundo.
A pior coisa pra um iniciante eh ter que quebrar a cabeça com hardware (até mesmo para Windows).
Intervenções manuais para iniciantes então é um pesadelo ... o modo de texto deve passar longe, ainda mais se vc só pretende usar o computador sem se aperfeiçoar no estudo da informática.
Ainda bem que o linux evoluiu muito em interface gráfica, o quanto mais ele se aproximar das "facilidades" do windows, mais vai atrair usuários deste a experimentá-lo. Daí é só esperar que as particularidades façam a diferença na escolha.
PS.: Não tenho nada contra o windows smile.png
Usando Debian Linux 9 "Stretch"
elias zoby
elias zoby Membro Senior Registrado
446 Mensagens 5 Curtidas
#12 Por elias zoby
17/11/2009 - 17:14
É sempre bom ter artigos divulgando GNU/Linux. Entretanto discordo da classificação fácil e comum, mas errônea, em: distros p/ iniciantes, médios e avançados. Citando o próprio Ednei:
"Não se iluda algumas características de certos perfis. Por exemplo, distribuições para usuários experts e hardcores podem - à primeira vista - parecer mais difíceis de serem ajustadas e configuradas; porém, trazem um nível de flexibilidade tal que poderão ser muito mais interessantes para serem customizadas pelo usuário. Inclusive, as distribuições friendly (ou newbie, dependendo da fonte de consulta) geralmente não são tão customizáveis, dependendo das implementações feitas pelos distribuidores." Nesse parágrafo foi brilhante. Só faltou dar o próximo passo, mudar as classificações.

Ao final do artigo ele mesmo reconhece q apesar de não gostar das distros p/ experts, sente ainda saudade do Slackware. A grande questão é se o sujeito gosta de fuçar no sistema p/ obter programas q façam o q e do jeito q o usuário quer, ou se prefere fazer do jeito e o q o desenvolvedor acha q ele pode ou deve fazer. Esse é o divisor de águas.

Correndo o risco do pedantismo, uma classificação da qual gosto mais seria baseada numa série de perguntas p/ sim ou não.

1) Sabe e ou gosta de configurar seu computador em linha de comando (prompt), e se vira no inglês "informático"?
2) Gosta de saber como funcionam as coisas por trás das telas?
3) Já entrou e fez alguma alteração (ou saberia fazê-lo se quisesse) no BIOS/CMOS/Setup do micro, sabe quanto tem de RAM e quanto dela é destinada ao vídeo?
4) Sabe o que são as diversas placas e componentes (motherboard, rede, modem, serial, PCI...), o nome e fabricante das suas (pelo menos acha que seria capaz de descobri-lo se quisesse), diferença entre mouse serial, USB e PS/2?
5) Quando seu micro precisa ser consertado ou reconfigurado você chama um técnico, sem antes fuçar pelas entranhas do soft- ou hardware pelo menos alguns dias?
6) Só sabe dar cliques no mouse, digitar seus textos, ver suas imagens, e não é capaz de configurar o sistema se não houver ícones (com perguntas tipo sim ou não) para clicar?
Agora o resultado.
Se respondeu sim à primeira e a pelo menos 2 das 3 questões seguintes, você provavelmente gostará de distros mães (entre as quais se dão as maiores diferenças internas no GNU/Linux), que têm uma infinidade de recursos, podem ser configuradas para dar o máximo ou para ser usadas num micro velho, mas lhe pedem algum trabalho. Sua distro pode ser Debian, Fedora, Slackware... Agora, se às 4 questões você deu enfáticos "sim" e quer mesmo aprender, comece por Slackware.
Se respondeu sim somente às 2 últimas questões, você quase certamente teria dificuldade até para instalar uma distro mãe, e se instalasse não saberia o que fazer após o reboot. É melhor usar uma das filhas, preferentemente com os diversos serviços pré-configurados de forma a servir a todos os tipos de micros e usuários, ainda que à custa de menor rendimento ou maior consumo de recursos. Leia primeiro suas características em cada site: SucciLinux, Dreamlinux, Resulinux, Brlix (antiga Famelix), Ubuntu etc.

Pode se perguntar — E cadê Archlinux, Gentoo, Crux...? .
— Quem as usa sabe escolher sozinho smile.png

Referência
http://concordancia.webs.com/linux.html
-------------------

Quando alguém lê e não entende o que o autor quis dizer: um dos dois é analfabeto.

concordancia.webs.com
D. Henryk
D. Henryk Geek Registrado
1.4K Mensagens 311 Curtidas
#13 Por D. Henryk
18/11/2009 - 10:03
Muito bom esse tópico! Realmente é um daqueles que mereciam ficar fixos!
Off: O tópico aponta rês tipos: newbie/export/hardcore. Em qual delas o Debian se encaixaria melhor, expert ou hardcore?



LukasR disse:
Aos interessados, existe um teste online que ajuda a escolher a distribuição ideal:

Linux Distribuition Chooser
http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br


Muito bom seu link, deveria ser um ponto de partida obrigatório para muitos recém-chegados o Linux...

E adivinha meu resultado em tal teste, falando nisso?

Linux Mint (100%);

Debian (100%) (puxa, ficou em segundo, fala sério! Todos sabem que sou apaixonado pelo Debian e o utilizo!!!);

100% Ubuntu (é, às vezes fico querendo um Ubuntu aqui ou ali por causa dos pacotes mais recentes, mas não dá... Debian e eu temos mesmo um amor que dura pra sempre e_o_amor.gif )

95% Kubuntu (na época em que eu preferia o KDE ao Gnome, eu só usava o Kubuntu... interessante ele ter aparecido na minha lista...

Abraços.
ideia.png:: Leia a Bíblia


(...) Político mal-intencionado (...) ->> Pleonasmo detectado.
sandrosfc
sandrosfc Membro Senior Registrado
297 Mensagens 31 Curtidas
#14 Por sandrosfc
19/11/2009 - 15:19
Bom artigo,estou no GNU/Linux a cerca de 7 meses e tenho gostado bastante,aprendendo várias coisas novas,sem falar no desempenho que é muito melhor que no windows...sou feliz usuário de Debian e estou usando tb o Arch que é muito bom. Abraço.
Asus TUF Gaming B560M-Plus#i5-11400F#2x8GB DDR4 @3200 XPG Spectrix D60G#Gammaxx 400 v1#Gamemax GM600 Plus Bronze#Galax RTX 3060 12GB#XPG Gammix S11 Pro 512GB - Netac N930E Pro 1TB#Windows 11 Pro
Gadit X RTB PGG-XC1#LG 24MK430H-B
Sn@ke Byte
Sn@ke Byte Super Participante Registrado
827 Mensagens 25 Curtidas
#15 Por Sn@ke Byte
21/11/2009 - 02:38
LukasR disse:
Aos interessados, existe um teste online que ajuda a escolher a distribuição ideal:

Linux Distribuition Chooser
http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php?lang=pt-br

Fiz o teste achei bem legal...
Pelo menos saiu minha Distro favorita (Mandriva) entre as opções...
As outras 100% foram:
Fedora/Kubuntu/OpenSuse

Abraços
Linux Distro Mandriva Free 2010.1/i586
Linux User #495346

Visitem: http://mandrivahacks.blogspot.com/
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal