Logo Hardware.com.br
Clementine
Clementine Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas

Dúvidas sobre Repositórios / Mídias no Mandriva Spring

#1 Por Clementine 28/08/2007 - 12:04
Eu sou Clementine, uma usuária novata no linux com "poucas horas de vôo" ainda com este sistema operacional. Sempre usei windows mas quando vi o linux alguns dias atrás eu me apaixonei por ele...
Depois de entender mais ou menos porque o sistema operacional linux tem tantas versões diferentes, decidi escolher o Linux chamado Mandriva, acho que estou com a versão chamada Spring.

Já li bastante coisa para não ficar boiando muito... Procurei e encontrei um artigo chamado "Gerenciamento de Pacotes no Mandriva Linux" no site Mandrivabrasil.org. Apesar de achar um pouco complicado, consegui entender algumas coisas e outras ainda não... Percebi que são tantas opções de servidores para fazer atualizações que fiquei perdida de tudo... Não sei qual escolher!!! Assim segue as minhas dúvidas:

1 - Tem alguma mídia / repositório que seja mais completo? Ou mais rápido para baixar?

2 - Qual a diferença entre FPT, HTTP, RSYNC ? Tem alguns endereços que tem estas três opções, por exemplo o jussieu...

Ficarei muito agradecida pela ajuda,

Clementine Kruczynski
Codo
Codo Super Participante Registrado
917 Mensagens 14 Curtidas
#3 Por Codo
28/08/2007 - 15:06
3.2.1. O que é HTTP ? A sigla HTTP significa HyperText Transfer Protocol. O servidor HTTP é um software que utiliza o protocolo TCP/IP para estabelecer uma conexão com um cliente (geralmente em um browser tipo Netscape). O servidor examina a requisição HTTP e responde ao cliente um documento HTML (Hypertext Markup Language), que pode conter uma figura, som, VRML ou outras linguagens como Java.


http://www.linknet.com.br/duvida/ftp.php - O que é FTP?

http://www.inf.ufrgs.br/~tpbiazus/032_Backups_locais_e_remotos_usando_Rsync.pdf - O que é servidor RSYNC?

Clementine, como ninguém ainda te respondeu, fiz uma rápida pesquisa e encontrei esses links par vc começar a aprender algo sobre...descolado.png e vou aproveitar para aprender tb!rindo_ate_agora.png
Clementine
Clementine Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Clementine
28/08/2007 - 16:21
Codo,

Meu anjinho, muito obrigada, mas como que a natureza dos servidores (seja ele http, ftp, ou rsync) podem interferir na transmissão e eficiencia do download dos arquivos?

Qual tipo é o melhor para fazer download das atualizações e instalação de novos pacotes?

Como a minha banda larga não é das melhores, gostaria de utilizar o mais eficiente para o meu caso (banda larga meio lenta e instável)...

Eu vi que o ftp é mais lento, o rsync (achei este nome chique e tentei) utilizei mas parecia que dava erro durante o download e o http achei rápido mas não sei se é o melhor, pois sempre escutei dizerem que a pressa é a inimiga da perfeição (risos), assim estou indecisa...

Caso algum rapaz puder ajudar uma novata perdida nesta lista imensa de servidores, ficarei muito agradecida.... (risos)

Clementine Kruczynski


[off]
Obs.: Ao big boss de chapéu vermelho (ver no avatar dele) - acho que ele é fã do RH - que me mudou de sala, desculpe-me, prometo ficar bem comportada e não dar mais trabalho para vocês moderadores... [/off]
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.6K Mensagens 3.9K Curtidas
#6 Por apimente.br
28/08/2007 - 19:25
Nunca percebi nenhuma diferença entre FTP e HTTP, mas sempre percebi muita diferença entre os servidores... Após muitas tentativas cheguei à conclusão que os servidores do secsup (EUA) eram os que davam melhor resultado para mim (embora o pessoal elogie muito os franceses da jussieu eu nunca fui muito feliz com ele).
Semana passada troquei para o servidor da UFPR e achei que a atualização foi muito rápida, mas ainda tenho que testar mais para dar uma opinião mais definitiva.
[Dica] Mirror brasileiro para o urpmi (Mandriva)
Se puderem fazer um teste e dizer o que acharam agradecemos.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#7 Por jqueiroz
29/08/2007 - 04:07
como que a natureza dos servidores (seja ele http, ftp, ou rsync) podem interferir na transmissão e eficiencia do download dos arquivos?

Em questão de desempenho tem pouca diferença.

Mas em questão de disponibilidade, pode ser a diferença entre conseguir fazer a atualização ou não: dependendo da política local, pode ser proibido usar ftp. Ou então haver alguma outra restrição de uso, que faça com que seja mais interessante usar ftp que http.

Por isso a oferta múltipla.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
doutor zero
doutor zero Tô em todas Registrado
1.9K Mensagens 30 Curtidas
#8 Por doutor zero
29/08/2007 - 11:36
Clementine, você leu o meu tutorial no MandrivaBrasil? Ele é uma versão resumida desse texto que você citou, e está em Dicas e Truques.

Mas vou te explicar como fazer de maneira ainda mais fácil, com imagens:

- Abra o Centro de Controle do Mandriva (MCC) no Menu K (Mandriva), Sistema, Configuração, Configure seu Computador.

Imagem

- Em Gerenciador de Software, clique em 'Selecione de onde pegar os pacotes de softwares quando o sistema está sendo atualizado'.

Imagem

- No diálogo que for aberto clique em Adicionar.

Imagem

- Clique no segundo botão, 'Fontes de distribuição' e em Sim.

Imagem Imagem

- Na lista de mirrorrs que aparecerá, selecione França e ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/.

Imagem

- Após todos os repositórios terem sido adicionados, você verá que alguns não foram habilitados (os backports). Clique no quadrado à direita do nome de cada repositório contendo a palavra backport para habilitá-los.

Imagem


Pronto, todos os repositórios oficiais estão adicionados. Agora é preciso adicionar os PLF (Penguin Liberation Front) que contém pacotes que por certos motivos não podem ser distribuídos pela Mandriva, como codecs ou drivers proprietários. Faça isso para adicioná-los:

- Clique em 'Adicionar Personalizado'

Imagem

- Em 'Tipo de mídia', selecione 'Servidor FTP'

Imagem

- Em nome coloque o nome (em negrito) e a URL abaixo. Clique em OK. Você deve fazer isso para cada um dos repositórios.

plf-free
ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/plf/mandriva/2007.1/free/release/binary/i586

plf-free_backports
ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/plf/mandriva/2007.1/free/backports/binary/i586

plf-nonfree
ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/plf/mandriva/2007.1/non-free/release/binary/i586

plf-nonfree_backports
ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/plf/mandriva/2007.1/non-free/backports/binary/i586


Fora esses repositórios ainda existem os de usuários, contendo muitos programas recentes que você não encontra nos repositórios oficiais e plf. Eles estão listados no meu guia, leia-o e aprenda como adicionar.
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#10 Por Marcelo de M...
29/08/2007 - 11:58
Opcionalmente, Clementine, você pode visitar o site easyurpmi.zarb.org e configurar seus repositórios de lá, no estilo clique-avance. No final, você tem os comandos para incluí-los, basta abrir um terminal como root e copiar/colar cada comando separadamente e executá-los um a um. Sugiro que você inclua todos os repositórios menos os 'backports', que são opcionais. Com isso, você vai poder instalar muitos programas bem facilmente, além de atualizar seu sistema de maneira bem simples também...
Outra coisa, apesar do conceito de repositórios ser realmente estranho no mundo Windows, com o tempo você vai ver que é a maneira mais simples que existe de se instalar qualquer coisa em um sistema operacional... você vai até se perguntar como é que conseguiu viver sem isso até hoje... wink.png
Fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
Clementine
Clementine Novo Membro Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por Clementine
29/08/2007 - 13:39
Meus lindos!!!

Muito obrigada, muito obrigada mesmo!

Dr. Zero, meu querido, obrigada, adorei o seu mini-tuto, embora a minha dúvida fosse mais sobre qual servidor escolher, você também esclareceu esta minha dúvida indicando o servidor jussieu!!!

Contudo, fiquei intrigada, pode ser até uma questão de gosto da sua parte, Dr. Zero, mas gostaria de saber por que você optou pelo tipo FTP, na sua opinião, ele é melhor?

Bem, meus amores, eu vou fazer o seguinte:

Vou testar os servidores americanos que o Apimente sugeriu e este que o Dr Zero indicou também...

Pretendo fazer isto, pois o que o JQueiroz mencionou me chamou bastante a atenção:

jqueiroz disse:


Embora eu seja novata de tudo, vou testar e ver o que melhor servirá para mim, sinto até que estou como que indo as compras, afinal temos que escolher bastante antes de comprar um produto que iremos usar bastante, não acham? (risos)

Marcelo, gostei da sua sugestão sobre usar o terminal para configurar, me senti como se estivesse no filme Matrix utilizando o konsole com fundo preto e letrinhas verdes... (risos)...

A todos que me ajudaram, muito obrigada, irei estudar mais e mexer bastante no linux para ficar expert no assunto também!!!
Marcelo de Matos Soeiro
Marcelo de M... Super Zumbi Registrado
13.3K Mensagens 159 Curtidas
#12 Por Marcelo de M...
29/08/2007 - 15:56
Matrix?!?! Você falou Matrix?!?! No segundo filme tem a cena logo no início em que Neo sonha com a morte da Trinity... se tiver o filme, preste atenção que tem uma hora em que ela mexe em um gadget em seu pulso, tentando invadir um sistema... essa cena é famosíssima entre os nerds (nós!!!), porque, muito antenados com algumas tecnologias, os irmãos Wacholski (tomara que se escreva assim) incluíram o uso do nmap no roteiro, que é um scanner de portas usadas em sistemas *nix... ela poderia estar usando o Linux 500.32, já pensou?!?! big_green.png
Mas, não sei se achou estranha ou não a minha indicação, mas, certamente é mais fácil do que parece. Como eu disse, o site vai configurar tudo para você (também uso os Jussieu, mas, em http...). No final, basta apenas você prestar atenção nos comandos, porque eles ficam um tanto juntos, para não pegar partes de um em outro, mas, basta olhar o padrão de início e de fim que é bem simples. Daí, um copiar/colar resolve tudo...
Fique com Deus.
Mandriva 2010.2 | GNOME 2.30 | Xfce 4.6.1 | KDE 4.5.5
Linux User 169925
E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; (Jl 2:32)
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.6K Mensagens 3.9K Curtidas
#14 Por apimente.br
01/09/2007 - 09:18
Alair Santos disse:

O site não é oficial (no sentido de ser mantido e custeado pela (empresa) Mandriva), mas os servidores indicados são oficiais (para as mídias main, updates, etc) e não oficiais para as mídias PLF e outras da comunidade (por causa de em certos países certas coisas não serem permitidas, como o libdvdcss por exemplo).
Eu tenho o hábito de visitar o site de segurança da Mandriva (site oficial) para saber quais atualizações foram disponibilizadas na semana antes de fazer um update.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal