Logo Hardware.com.br
leno
leno Novo Membro Registrado
34 Mensagens 0 Curtidas

Direitos autorais

#1 Por leno 07/12/2011 - 11:06
Devido a dificuldade de se encontrar programas gerenciadores de lan house para linux, estou planejando fazer um programa para esse sistema operacional.

O gerenciador/cliente teria uma versão tanto para linux como para windows.

Minha dúvida é:

Posso fazer a interface do programa, semelhante à um gerenciador comercial?

Posso criar uma ferramenta que possibilite a importação do banco de dados de outros gerenciadores para o meu programa gerenciador ?

Estarei violando os direitos autorais fazendo isso?

Obs.: O programa será totalmente gratuito e não terá versão premium.
tpcvasco
tpcvasco General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 330 Curtidas
#2 Por tpcvasco
07/12/2011 - 11:40
Há opções sim. Melhor do q reinventar a roda ;-)
http://www.pliniotorres.com/lan-house-livre-com-linux/
http://www.baixaki.com.br/cats.asp?so=3&c=202&nc=cybercafes-e-lan-houses
http://zeiberbude.sourceforge.net/
http://cyborg.sourceforge.net/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-o-gerenciador-de-Lan-House-no-Linux
http://www.portalcriativa.com.br/
http://www.cyber-cafe-software.com/por/Linux/
"Milhouse: - Médicos e bombeiros são heróis.
Bart Simpson: - Olha, as casas continuam pegando fogo e as pessoas continuam doentes. Os verdadeiros heróis são os Schwarzenegger's, os Stallone's, e, em menores proporções, os Vandame's..."
leno
leno Novo Membro Registrado
34 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por leno
07/12/2011 - 12:39
tpcvasco.

Você tem razão, mas não estou querendo dizer que não exista gerenciadores para lan houses em linux.

A dificuldade à que estou referindo, é encontrar softwares totalmente gratuitos em português, sem premium e sem propagandas.

Muitos gerenciadores brasileiros famosos para lan house, que você não citou, já possuem seu cliente em linux. Entretanto todos esses que possuem versão free tem o problema da propaganda nos terminais clientes. A propaganda só é retirada se você comprar a versão premium.

Quando penso em fazer uma interface parecida com um programa brasileiro que tem muitos usuários, estou pensando em facilitar a adaptação do cliente ao usar um novo programa.

O Openasb é nota 10, mas infelizmente o gerenciador funciona apenas no linux.

Não vou desistir. Já estou terminando a modelagem do banco de dados.
utikawa
utikawa Membro Junior Registrado
81 Mensagens 5 Curtidas
#4 Por utikawa
08/12/2011 - 07:38
É possível que ocorra algum problema com direitos autorais pois você estará "copiando" a idéia do outro software. Mesmo que não exista nenhuma marca registrada ou algo do tipo pode ser que quem se sinta incomodado entre na justiça.
Mas eu não imagino que isso chegue a acontecer, tem que incomodar muito para justificar abrirem o processo.
Agora algumas perguntas:

1) Sobre as propagandas:

Qual a origem das propagandas? Elas atrapalham o uso? Será que não existe uma forma de você direcionar as suas propagandas no lugar das que vão normalmente?
Assim você pode direcionar conteúdo da própria lan house para os clientes... Será que é o cliente mesmo que busca as propagandas na internet diretamente (como um google adsense, por exemplo) ou o servidor que as envia?

2) Como foi dito acima, não é melhor aproveitar algum projeto existente ao invés de reinventar a roda? Ou passar a contribuir com algum projeto que tenha esse mesmo objetivo (ser totalmente free) ou um fork mesmo.

3) Em qual linguagem você está pensando em fazer este software?

E parabéns pela iniciativa! É difícil ver alguém que se propõe a fazer algo totalmente gratuito, sem qualquer intenção de lucro posterior...
Marcelo Utikawa da Fonseca
tpcvasco
tpcvasco General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 330 Curtidas
#5 Por tpcvasco
08/12/2011 - 11:18
Bom, se mesmo com tantos projetos vc ainda assim quer projetar o seu, vai em frente, quem sou eu pra impedir? wink.png Mas, assim como foi dito por nosso amigo utikawa acima, ao invés de começar do zero total, sugeriria um fork.
Agora, não entendi sua pergunta do banco, primeiro vc tinha receio de copiá-lo de um programa, depois vc disse q já estava modelando vc mesmo. Então não tem cópia alguma...
E quando aos direitos autorais da interface, não conheço mto esses softwares, mas creio q a interfaces de todos eles deva ser bastante semelhante, assim como acontece em outros tipos de softwares (browsers, por exemplo, têm todos basicamente a mesma cara). Então não acho q seja "roubo de ideia".
Mas pq não fazer o seu software com uma interface diferente? Esse poderia ser exatamente o diferencial dele. Pq ficar no lugar comum? Ter uma interface mais clean, ou mais completa, ou mais bonita, etc... Poderia ser exatamente oq o tornaria melhor q os outros. Vide o Google Chrome q, no nicho dele, mudou o padrão de interface dos browsers.
"Milhouse: - Médicos e bombeiros são heróis.
Bart Simpson: - Olha, as casas continuam pegando fogo e as pessoas continuam doentes. Os verdadeiros heróis são os Schwarzenegger's, os Stallone's, e, em menores proporções, os Vandame's..."
leno
leno Novo Membro Registrado
34 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por leno
08/12/2011 - 12:10
Nunca pensei em copiar a modelagem do banco de dados de gerenciador algum. Estava falando a respeito da importação dos dados de cadastro de clientes ou de produtos de outro banco de dados.

Estou me referindo apenas ao layout do programa. Quando penso nisso, não é porque estou com preguiça em implementar o meu proprio layout. Estou pensando apenas no usuario que já está acostumado com outros programas comerciais.

Quanto a modelagem do banco de dados, estou usando o powerdesign.

Achava que o único problema era se eu copiasse parte do codigo, ou imagens do programa.
Entretanto, como eu já suspeitava, pode ser arriscado copiar ou se inspirar no layout.

1) Quanto as propagandas, estou me referindo as propagandas do yahoo. Elas ocupam boa parte da área do cliente. E também mudam a página inicial. A area do usuário fica limitada, obrigando o uso do navegador em tela cheia.

2) Eu já pensei nisso. Pensei em aproveitar o projeto do Openasb que usa o gambas. Ele fornecia até o código fonte. Infelizmente a página está offline.

3) Eu sou Engenheiro e programo em Delphi, PHP, Java, C++ e C#. No windows e no linux, o gerenciador será implementado em Lazarus e o cliente será feito em C. Na minha monografia já utilizei o Lazarus e apesar da lentidão na hora da compilação, gostei muito dele. No linux, talvez seja necessário utilizar outra solução, durante o desenvolvimento.
Não implemento em PHP(minha linguagem favorita), porque estou pensando no usuário comum, que pode achar dificil na hora da instalação.


Vou continuar no meu projeto.

Obrigado.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal