Boa tarde Segue algumas dicas para elaborar um bom C.V 1. Seu nome deve estar escrito de forma completa, ou seja, sem abreviações. 2. Informar corretamente seu contato, endereço, telefones e e-mail. 3. Informar seu Objetivo em relação a cargo. 4. Informar claramente sua Formação se está completa ou cursando, muito útil no caso de Estágio. 5. Acrescentar cursos e idiomas,e sua fluência. 6. Especificar os últimos empregos, não esquecendo do nome da Empresa, Ramo de atividade, Cargo e Tempo de Experiência, dados extremanente importantes. 7- NÃO tire fotocópias (xerox) do seu currículo para distribuir. Prefira tirar mais cópias impressas: pode sair mais caro, mas na busca por um emprego vale a pena. Fotocópias muitas vezes saem manchadas e/ou tortas; 8- NÃO coloque foto; 9- NÃO mencione documento algum no seu currículo (CIC, RG, Título Eleitoral, Carteira de Motorista, CREA, CROSP ou seja lá o que for); 10- Mentir no seu C.V. é um desperdício do seu tempo e do seu potencial empregador. Adicionar seis meses no tempo de um emprego anterior, pode parecer uma ideia boa, mas se você for apanhado, irá perder as hipóteses de ficar com o emprego. 11- Tente mantê-lo com uma página e com uma folha separada para referências. Se não tiver espaço para toda a informação, não reduza o tamanho da letra. Isso só irá fazer com que o empregador perca rapidamente o interesse em ler o seu C.V. 12- Dois pares de olhos vêm mais que um. Peça a alguém para ler o seu C.V., sempre pode encontrar alguns erros ou oferecer sugestões. Depois de você ter lido o seu C.V. quatro ou cinco vezes é difícil concentrar-se e ser objectivo. É sempre boa ideia voltar a le-lo no dia seguinte, com a cabeça mais fresca. Como escrever corretamente o seu C.V (dicas de português/gramática) 1- Evite usar pronomes na primeira pessoa. Utilize frases como "Fui responsável"ao invés de "Eu fui responsável".. 2- Verbos auxiliares como ser, estar, ter, vir, andar, enfraquecem reivindicações e credibilidade dando impressão de algo que esta fazendo a muito tempo e sem impacto algum. Diga "gerencio" ao invés de "estou gerenciando". 3- Verbos passivos não sugerem "ação". Utilize "implantei" ao invés de "projetos foram implantados". A voz ativa transmite mais confiança. 4- Abreviações são informais e não universais - mesmo quando são especificas da carreira. ex. net no lugar de internet 5-utilize fontes sóbrias, como Arial, Verdana, Times New Roman, Tahoma. Guarde as fontes enfeitadas, manuscritas e rebuscadas para outros fins. 6- um currículo cheio de cores pode ser mais chamativo, mas um todo em preto é muito mais bonito e elegante; 7- revise o texto minuciosamente antes de imprimir. Erros de Português e de digitação são imperdoáveis; 8-NÃO assine o curríulo. Agradeço a contribuição da Penny lanne e de todos que de alguma forma estão contribuindo para o tópico! Vamos lá pessoal!!! ajudem!
Olha dica eu não tenho, mas quero dar os parabéns por essa iniciativa. Com certeza, vai ajudar muita gente (inclusive eu).
Depende. Se perceber que isso pode ajudar..coloque!. Depende muito do cargo que vc estiver concorrendo. De uma forma geral EU não colocaria.
Certo, mas eu perguntei pelo fato de no meu CV constarem cursos de oratória, no caso para citar domínio de técnicas de apresentação.
Como citei acima acho que depende muito a que cargo vc esta concorrendo. Se vc procura um cargo extremamente técnico e que não tenha contato com o público não acho que seja necessário.
Pois, no caso eu estou procurando estágio *mesmo que não seja remunerado* para as areas de hardware, redes, webdesign e programação. Mesmo se oferecendo para trabalhar de graça tá dificil.
ue??? não se coloca documentação no curriculun??? tenho parentes que mexem com isso a anos e me disseram que tem que colocar sim :?: :?: :?: :?: