Logo Hardware.com.br
fmmass
fmmass Veterano Registrado
1.4K Mensagens 22 Curtidas

Desinstalando o Linux...

#1 Por fmmass 08/03/2004 - 01:06
Olá!

Minha sobrinha vendeu o computador dela. É um Pentium II 266, com 8 GB de HD. Instalei o Mandrake 9.1. Ficou uma partição win98 com 3GB e uma partição linux com 5GB.
O novo dono do computador pediu pra tirar o linux e deixar a partição primária com 5GB e a partição secundária com 3GB.
Com o CD 1 do mandrake exclui a partição linux e redimensionei a partição win para 5GB. Feito isso, com o disco de boot do win98, digitei "fdisk /mbr" pra apagar o lilo da MBR. Reiniciei o computador, o win98 reiniciou normalmente, mas...
Minha sobrinha estava fuçando o win98 e descobriu que a partição continuou com o mesmo tamanho de antes. Mesmo com o redimensionamento, a partição continuou com 3GB. Entretanto, o fdisk acusa 5GB. Só o windows que não consegue ler que a partição mudou de tamanho.
Pra complicar, minha sobrinha excluiu a partição win98 e reinstalou o win98. Formatou o hd e fez novas partições antes de reinstalar. E mesmo assim, o windows reconhece apenas os 3GB de antes. Ela repetiu a operação três vezes e sempre com o mesmo resultado.

Já aconteceu isso com alguém? Alguém sabe o que tá acontecendo?
Alguém poderia me dar uma forcinha?

Abraços!
luciano
luciano Super Participante Registrado
747 Mensagens 3 Curtidas
#4 Por luciano
08/03/2004 - 01:46
Sim, talvez realmente tenha formatado 3 vezes, mas isso não é o mesmo que excluir partições: Particionamento e Formatação são operações completamente diferentes. E o fdisk /mbr não remove as partições, apenas regrava o código do Master Boot Record, e deixa intacta a tabela de partições. É um recurso feito principalmente para limpar a MBR do código de possíveis vírus.
Você precisa iniciar o computador com um disquete de boot, e, sob DOS apenas, executar o fdisk e mandar ele excluir as partições existentes através da opção própria naquele menu que aparece.

Boa sorte.
1) Phenom II FX8350 2) Athlon X4 645
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal