Logo Hardware.com.br
Ebf1967
Ebf1967 Novo Membro Registrado
40 Mensagens 0 Curtidas

Por que ninguém fala de ter de 'desfragmentar' o hd do tablet ou smartphone?

#1 Por Ebf1967 08/02/2015 - 10:25

É que notei que a gente precisa desfragmentar o hd do computador pra reorganizar os arquivos gravados ali, ganhando assim uma melhor rapidez na máquina. Mas, nunca ouvi falar de que seja preciso fazer isso nos tablets e smartphones, e eu vivo instalando e desinstalando programas que às vezes não quero mais.
E aí,opiniões?

Responder Tópico
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#3 Por OP
08/02/2015 - 11:06

De forma bem resumida e sem entrar em nuances técnicas, qualquer tipo de dispositivo de memória tipo cartões de memória, pendrive e companhia não precisam ser desfragmentados porque o sistema de leitura deles é diferente de um HD. Em um HD isso é feito por uma cabeça de leitura. Se ele estiver com arquivos fragmentados, ou seja, com pedaços distribuídos em diferentes setores dele, a cabeça de leitura tem que ficar buscando os pedaços dos arquivos pelos discos e isso é um processo mecânico, que gasta tempo e desgasta o sistema. Desfragmentar um HD é importante para diminuir o tempo de acesso aos arquivos e evitar movimentações desnecessárias das cabeças de leitura.
Já em um dispositivo de memória o espaço de alocação não é lido por um dispositivo móvel como as cabeças de leitura de um HD. Por isso não há necessidade alguma de desfragmentar esse tipo de dispositvo. Também influi nisso a forma como os arquivos são gravados em um HD e nesses dispositivos.

Existe uma explicação mais técnica no site do GDH.

user4
user4 Geek Registrado
1.7K Mensagens 191 Curtidas
#5 Por user4
08/02/2015 - 11:46

Exatamente o que disse o colega apimente. Mais detalhadamente:
Tablets e smartphones possuem memórias flash, que permitem acesso imediato aos dados. Logo, não há perda de performance, já que se trata de componentes eletrônicos e sem peças mecânicas, como é o caso do HD, que utiliza cabeças de leitura. Ainda assim, pode haver uma taxa mínima de fragmentos.
Por outro lado, a fragmentação praticamente não existe para o caso específico dos aparelhos que utilizam o sistema Android, já que ele é baseado no kernel Linux, que possui um sistema de arquivos totalmente diferente do sistema utilizado pelo Windows (FAT32/NTFS).

Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.