"Formatação" danifica aparelho? Apagar arquivos (Duvidas)

  1. HugoXnaider
    Olá amigos!

    Duas duvidas rápidas:

    - Fazer o reset de fabrica (que tem na opcao Backup e Redefinir no Android). Utilizar ela e redefinir varias vezes irá danificar o aparelho e sua memoria com o tempo?

    - Ao "limpar dados" e "limpar cache", e apos isso, desinstalar o aplicativo que instalei, isso o elimina 100% do aparelho ou ainda deixa "vestigios"?



    Abraços
  2. TRONNER
    Não imagino que seja possível mas caso feito com frequência, deve-se avaliar os motivos para chegar a esta situação.
  3. caxorroloko
    Salve!


    Nunca ouvi falar de danos no hardware por esses procedimentos. Pode até causar erros no software, sendo necessário a instalação da ROM novamente, mas acho improvável que cause defeito físico no aparelho.


    Quanto a redefinir pelas opções de Backup, aparentemente o aparelho volta as configurações de fábrica, mas se quer ter certeza, aconselho a dar Hard Reset e usar as opções Wipe user data e Wipe partition cache, caso ache a opção de Wipe Dalvik cache pode limpar também...
    Sem contar que os aplicativos deixam um monte de sujeira no cartão SD, seria interessante fazer uma limpeza nele, se possível até formatar.

    Qual a marca e modelo do aparelho e qual a versão do Android?
  4. knalm550
    Vai depender de cada equipamento. Não é porque o equipamento tem um botão de reset, que deve ficar o tempo todo resetando ou formatando um HD por exemplo, alguns procedimentos a longo prazo prejudica sim o equipamento.
  5. edutango
    O que mais pode sofrer com este procedimento é o HD
  6. OP
    Não haveria porque danificar. O reset nada mais é que voltar as configurações originais e não há nada nisso que provoque danos físicos. Apenas existe o fato de se perder todas as atualizações e personalizações do telefone.

    A resposta do colega TRONNER é muito correta e vai direto ao ponto. Se a pessoa tem que fazer isso direto, é porque tem algum problema no aparelho ou nos apss que está colocando lá, mas seguramente não é causado pelo reset...
  7. knalm550
    @OP

    Se a resposta foi direta para mim, pode ler que respondi isso depende de cada equipamento. Seria necessário um um estudo mais específico no caso de tabler, smartphone que é o caso desse tópico. No caso de impressoras, scanner e outros equipamentos, se ler um pouco vai compreender o que estou dizendo.

    Talvez meu erro, foi por conta de ser um smartphone.
  8. HugoXnaider
    Então, é um recem comprado Moto G 3 Turbo Edition, e, eu sou meio chato em deixar resquicios que me prejudiquem no futuro....

    Então, ainda estou definindo o que vai ficar ou não no celular pro meu uso, e isso inclui jogo e aplicativos, os quais estou testando!


    Abraços
  9. TRONNER
    Entenda que de certa forma seria chover no molhado.
    - é obrigatório ter uma conta no google, logo por aí já tem uma enorme condição de sondar os seus hábitos
    - tem facebook, linkedin, tweeter, instragram ou similares ?! Então .... :nao_sei_de_nada:
    - usa navegação por modo anônimo ou na rede TOR, não !? Então ....:nao_sei_de_nada:
    - tem ativo os serviços de sincronização de contatos, fotos, arquivos ... ?! Então ... :nao_sei_de_nada:
    ... por fim o que estiver no celular será o menor dos seus problemas... :nao_sei_nao:
  10. OP
    Não foi não! Fique tranquilo, eu não seria injusto com você, que conheço a um bom tempo. Estava me referindo exatamente aos celulares, mesmo porque certo hardwares podem ter grandes problemas ao mudar seu software, ou no caso firmwares. Então minha resposta estava bem direcionada aos celulares, já que não é o caso por exemplo de hardwares que possam ter seu firmware alterado.
    No caso em questão ele está apenas resetando o software e não alterando o firmware dele.
  11. HugoXnaider
    Hahaha
    Hahahahaha não esse tipo de resquício não hahahaha Eu digo em questão de arquivos de apps e jogos, pastas que eles deixam!


    Abraços
  12. Francisco Ossian
    https://www.hardware.com.br/comunidade/formatar-hd/86460/
    http://tecnologia.uol.com.br/dicas/hardware-gadgets/2009/10/21/ult6035u30.jhtm

    A unica peça que se especula que sofre alguma coisa com isso é o HD
    Mas se fosse verdade, ainda seria minimo.

    OBS:
    Quando alocamos arquivos no HD, fazemos meio que "buracos" nele,
    que mesmo quando retirado esse arquivo. Esses buracos ficam.
    Então com o reuso do HD ele apresentará "buracos",
    que dificultarão no armazenamento dos arquivos.
    E quanto mais uso, mais ele apresentará esses empecilhos.
  13. aureoh
    A memória flash tem um limite de gravações, ao "formatar" o seu aparelho vai causar um desgaste, da mesma maneira que causa quando você instala/desinstala aplicativos. Agora ao ponto de danificar acho que não chega a tanto, a não ser que você tenha um imenso azar da memória flash danificar bem no meio da restauração.

    Esse é um grande problema no Android, com o tempo o sistema fica extremamente lento e instável, sendo necessário a restauração do sistema para voltar ao normal. Sofro isso direto com o Motorola D1, mesmo instalando apenas o básico, com o tempo ele fica inutilizável.