Tecnologia em redes de computadores

  1. Denilson Marcos
    Pessoal, essa está sendo minha opção de curso até o momento, é um curos bem específico sobre redes, o que acham ? Sei que o Robert fez o curso na Estácio de Sá, gostaria de saber o que achou.

    Uma pequena dúvida, com esse curso eu posso prestar concursos públicos em nível superior ?

    Tem duração de 2 anos e meio, investimento médio (mensalidade) = R$ 14.000,00.

    A propósito, somente a Estácio de Sá oferece esse curso aqui em Belo Horizonte ?
  2. Wellingtoner
    O curso é bom se você se empenhar...
    É o mesmo que estou fazendo, mas a faculdade é ruim...

    pode sim prestar concurso... tecnologo ou o que for, não deixa de ser curso superior
  3. Denilson Marcos
    Qual faculdade está cursando ?
  4. Wellingtoner
    Tecnologia em redes de computadoresNa Universidade Metodista de São Paulo
  5. Denilson Marcos
    OK...

    Pessoal, estive lendo aqui sobre a UNATEC, lá parece ter o curso também. Alguém tem alguma referência ?

    Então até agora temos a Estácio de Sá e a UNATEC que oferecem o curso, mais alguma ?
  6. rootsbh
    Infórium.
    Fica na raja. Faço tecnologia de banco de dados lá, mas tem de redes tb, além de sistemas de informação, webdesign.

    Entra lá www.inforium.com.br

    Inclusive tecnólogo de BD foi reconhecido pelo MEC semestre passado.
    Estou no 3º período e só tenho aulas práticas, só laboratórios.
    Professores em sua boa parte engajados, e as máquinas dos laboratórios não são TOP mas aguentam o tranco.
    Nada a relamar, só da falta de mulher que é uma constante no universo da TI.
  7. rmaiabh
    Ôpa, posso dar minha humilde opinião? Então vamos lá.

    Na época em que me inscrevi no curso, eu pesquisei e achei a Estácio o melhor lugar porque ela tinha uma estrutura melhor que as das outras faculdades. Tenho um amigo meu que estudou na Infórium, e o que ele diz é que o problema de lá é que a faculdade é meio distante dos alunos. Já a UNAtec, onde outro amigo estudou, tinha uma infra-estrutura um pouco deficiente com relação aos laboratórios. O curso do INED eu não conheço. A vantagem da Estácio na época que entrei eram:

    1) Professores: 50% deles eram oriundos da UFMG, 30% da PUC e o restante de outros lugares;
    2) As máquinas são trocadas em intervalos de tempo regular (durante meu curso foram trocadas duas vezes, quando saí eram todas Itautec Athlon 64 x2), tanto do laboratório de redes cabeada quanto do Lab de Wireless;
    3) Suporte da faculdade à grupos de estudos, emprestando inclusive laboratórios para estudo.

    Sugiro que você procure, se quiser mais informações, o Prof. Luiz Carlos Sizenando, que também é coordenador do curso, e solicite uma visita às instalações do curso e da faculdade em geral.

    P.S.: Tem um professor que dá aula na Infórium e que leciona lá também. Chama-se Rodrigo Moreno. É um dos melhores professores que eu conheço.

    P.S.2: O curso da Estácio está sendo todo reformulado. Ele está entrando numa grade nacional, que será adotado por todas as unidades da Estácio no Brasil, ou seja, se um dia você precisar ir daqui pro Rio, pra SP, pro Sul, ou pra onde tiver Estácio, a transferência é simples.

    P.S.3: O curso da Estácio é reconhecido pelo MEC, assim como o da UNAtec. Os da Infórium e do INED ainda não são reconhecidos. Pelos meus cálculos, o da Infórium deve ser esse ano ainda, e o do INED deve ficar por volta de 2009 ou 2010.

    Refs.:

    Infórium: http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/info_curso_new.asp?pCurso=71905&cHab=&pIES=2145

    UNATec http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/info_curso_new.asp?pCurso=92819&cHab=&pIES=344

    INED http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/info_curso_new.asp?pCurso=107778&cHab=&pIES=4251

    Estácio de Sá http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/info_curso_new.asp?pCurso=72165&cHab=&pIES=1509
  8. Denilson Marcos
    rootsbh, obrigado pela dica.

    Robert, valeu mesmo, com essas referências vou optar pela Estácio de Sá, uma pena as incrições do vestibular já terem terminado, agora somente no final do ano. Me diz uma coisa, esse curso lhe abriu muitas portas ? Chegou a estagiar enquanto o cursava ? Pergunto pois juntei dinheiro para os primeiros 6 meses de curso, minha idéia inicial é conseguir um estágio (estágio mesmo, de 4/6 hs para ajudar a financiar o restante), assim posso estagiar, trabalhar e estudar.

    Obrigado !
  9. rmaiabh
    Fica de olho que vai ter um vestibular antes de Agosto. Normalmente a Estácio de Sá (no Brasil todo) faz dois vestibulares, um antes das outras faculdades, como esse da semana passada e um depois. Fique de olho.

    Se pensar em ganho imediato não, porque eu ainda não fui chamado no concurso que passei para analista de suporte. Quanto ao estágio, enquanto eu estava cursando, eu já trabalhava na Prodabel. Mas o curso me valeu muito networking com gente interessante.

    A própria faculdade tem um programa de estágio lá mesmo (monitoria) que cobre sua mensalidade praticamente em sua totalidade (isso o Sizenando pode te responder melhor que eu... :rindo_ate_agora:). Aqui na Prodabel eu já indiquei algumas pessoas lá da Estácio que não me decepcionaram. Sempre que rola alguma vaga aqui, eu aviso a galera.

    Mas converse com mais pessoas, vá lá na faculdade, e sobretudo tire suas conclusões, por melhor que sejam, não vá só pela minha opinião, ok? :ze_bonitinho: Se precisar, dia 26 à noite eu estarei lá recebendo uma premiação na casa de cultura, se tiver por lá, te apresento o coordenador do curso. :rindo_atoa:
  10. Denilson Marcos
    Obrigado mesmo pelas dicas Robert, vou seguir os seus conselhos.

    Um abraço !
  11. wilyman
    Ola amigo faço TRC na Politécnica, estou no quarto semestre, o curso para mim até o momento foi gratificante, estou apredendo muito e ensinando já que sou monitor do curso, sim graças a Deus tem um abatimento na mensalidade e a satisfação de ensinar o que aprendi tanto como por mim mesmo e pela faculdade,

    Algumas grades são um lixo, mas o professor tem que saber valer e dedicar, principalmente a programação que embora muita gente pensa que é só fazer redes, como pensei estava enganado, no meu caso pegou C e agora Java..fazer o que né...

    Sou monitor de Wireless na facul e estou mandando ver com a segurança nesse padrão.

    Apesar de ter conhecimento muito bom na area ainda não fui contemplado por uma oportunidade, mesmo em estágio na area, talvez isso seja pela oportunidade ou sorte...mas estou sempre buscando quem sabe quando terminar já que falta um ano já tenha algo,

    Logicamente para se dar bem na area principalmente por ser tecnologica você precisa não só valer de uma graduação como essa, como também é vital uma certificação, é o que todo mundo diz...então temos que seguir a tendencia não é?

    Enfim estou cursando e estou gostando espero que no futuro consiga recolher algum fruto desse investimento, que não é barato.
  12. rmaiabh
    No caso da Estácio, tudo que era relativo à desenvolvimento, como Desenvolvimento WEB, ou Programação Orientada à objetos foi purgado do novo currículo (existe uma matéria eletiva na nova grade). O curso à meu ver ficou muito melhor, pois tá muito mais voltado à área que é relacionado - engenharia elétrica - que à área de software. Logicamente você vai estudar todos os aspectos de software relacionados com a área, como implementação de serviços de rede, etc., Mas não vai perder tempo com certos tipos de matéria que pouco acrescentam (desenvolvimento web é uma delas). Ficou 1000 vezes melhor.