Não é crime baixar seriados da internet

  1. Aachen
    Em matéria publicada pela revista Época recentemente sobre a distribuição de séries e músicas na internet para uso em aparelhos de Ipod, deixou-se claro que o Ministro da Cultura Brasileiro Gilbero Gil não é totalmente contrario a idéia.

    Segundo a reportagem o ministro é um dos artistas favoráveis a idéia dos direitos “parcialmente reservados” que garante o pagamento de royalties aos músicos em caso de venda de CDs ou execução em filmes e novelas, e em caso de exibição na TV ou venda em DVD para os seriados.

    Debate provocado graças à “Lost” e “24 Horas”

    A discussão causou polêmica e voltou à cena hoje graças a uma matéria publicada no jornal Agora São Paulo sobre o sucesso das séries “24 Horas” e “Lost” na Internet, onde fãs baixam os episódios recém exibidos nos EUA.

    Segundo declaração de Elie Wahaba (Gerente Sênior VP da América Latina e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios disponíveis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.

    Já Stefania Granito (Gerente de Marketing dos canais da Sony como AXN e Animax) concorda com o Elie: “Os fãs promovem grupos de discussão na Internet, e isso ajuda na divulgação da série. Nos sites, eles disponibilizam links para quem quer baixar os capítulos para ver ou rever. Não consideramos que isso seja pirataria porque eles não estão comercializando o programa”.

    E como fica o fã?

    Seja como for, o debate na mídia trouxe um final feliz para o fã que baixa da internet seus episódios preferidos de animes, seriados e outros programas exclusivamente para ver em seu PC ou Ipod, prática muito
    comum entre fansubbers brasileiros, pois poderão continuar fazendo-o sem medo de estar cometendo um crime, apenas guardando seu seriado favorito no PC como guardariam em uma fita VHS ao gravar da televisão

    http://www2.uol.com.br/ohayo/

    :lol:
  2. Kenshin Rymura
    He he, boa notícia! Já que eu não faço downloads pra comercializar estou dentro da lei.
  3. OP
    É mais ou menos a mesma coisa que alguém gravar um seriado da TV no videocassete para ver depois. Faça isso a anos com corridas de Formula 1, e nunca pensei em vender o material, mesmo porque desgravo logo depois de assistir.
    Essa notícia mostra que ainda tem gente sensata discutindo isso...
  4. GangstarrapeR
    Legal a linha de raciocínio dos caras, apoiado os downs da série lost sml0085
    Alugar 300 DVD's na locadora sux :]
  5. Alexdsan
    Qual o endereço do site ???

    Apoidado,sou fã de seriado,e não baixo para vender,baixo para assistir....

    vlw
  6. jcferranti
    Toda lógica tem seu problema.

    Copiar os seriados da TV ou Net pode ser considerado legal, mas distribuir, independente de ser remunerado ou não, é crime. Então os criminosos são quem distribui o material e quem copia é cumplice sim, pois receptação de artigos ilegais tb é crime (como em caso de roubo).
    Além disso, quem copia está incetivando a prática criminosa...
  7. wonderwall
    Muito bom que os executivos dos estúdios pensem dessa forma :D
  8. Rhavy
    Hehe sou viciado em Lost....baixo pq eu não tenho TV a cabo, fora q esperar quase 2 anos pra ver em DVD sux. Eu só assisto, até deleto dps q acaba a temporada. :mrgreen:
  9. Aachen
    voce não leu a materia? a propria FOX e SONY dizendo que baixar as séries não é crime, que mais voce quer? ;)

    daqui a pouco o jqueiroz tranca isso aqui :roll:
  10. Dr. Hank
    Até que enfim tiveram um pingo de bom senso... :?
  11. Alexdsan
    Claro,ja que está ajudando a tornar mundialmente conhecido os seriados,a mesma lógica não segue os filmes,ja que vc assiste e pronto,ja seriados tem varios episódios......

    vlw
  12. Aachen
    Exatamente, essa logica se aplica as séries e também animes que são distribuidos por milhares de fansubs no mundo todo 8)
  13. matheus_rj
    q bom, não sou um criminoso, pirateador inescrupuloso só pq eu baixo os episodios de Lost q só passam nos EUA. :mrgreen:
  14. Nehno
    Oba, posso baixar minhas series favoritas sem "peso na consciencia". :roll: :mrgreen:
  15. Digital
    Bom saber.

    Eu baixo filmes, gravo num DVD-RW, assisto e depois gravo outro neste mesmo DVD.

    Bom saber que não sou pirateiro FDP, escambau e todos aqueles termos que alguns conservadores aqui costumam usar. :p
  16. Ricardo Guimarães
    Digital, o artigo fala sobre seriados. Baixar Crônicas de Nárnia antes de lançarem no cinema é pirataria sim!
  17. Mattheus Henrique
    Segundo a atual legislação brasileira, não, não é. Pirataria dá-se quando você ganha dinheiro com a comercialização do materal obtido.
  18. Aachen
    exatamente, e ta dificil do pessoal aceitar isso, muita hipocrisia...
  19. matheus_rj
    mas mesmo q vc não venda o produto "X" q vc baixou da internet, se ele tem direitos autorais e vc o pegou da internet sem ter pago por ele é crime, ou não?
  20. Ricardo Guimarães
    É pirataria sim, distribuição ilegal de conteúdo protegido. Até tem um tópico recente que o jqueiroz rebate tentativas dos usuários de encontrar essas brechas na lei!