Logo Hardware.com.br
luishoc
luishoc Geek Registrado
2.4K Mensagens 126 Curtidas

Veja antes de clicar se este link tem vírus

#1 Por luishoc 20/08/2007 - 15:08
Artigo publicado no site Ajudanet, site no qual é muito bom visitar sempre.



Se você usa Windows e sempre tem o PC infectado por vírus e spywares, isso pode ser evitado tomando o simples cuidado de verificar o link antes clicar. Leia mais para saber como.

Quando você recebe um link meio suspeito no Orkut, e-mail ou MSN, por exemplo, o ato de clicar e executar algum arquivo vai trazer muitos problemas na segurança dos seu dados. O correto é nunca executar o arquivo desses links no navegador, principalmente se a mensagem diz ser de um cartão ou fotos secretas mas tem extensão do tipo .exe ou .src. Um e-mail em que uma pessoa diz gostar de você e não tem coragem de se declarar, mas manda um link de uma suposta carta só pode ser golpe. Se essa pessoa quer revelar algo, então revela logo na mensagem e não por uma carta com extensão .exe.

Existe um modo de verificar se esse link tem vírus ou não. Se for link de mensagem do tipo falado acima com extensão tipo .exe é certeza ser vírus. Mas se for link de download de um site qualquer fica a dúvida se o bicho vai pega. Para verificar vírus nesses links sem clicar e sem correr risco de bichar o PC use o Firefox com a extensão (complemento) Dr. Web ou use o próprio AjudaNet.

Verificando o link com o Internet Explorer

Quando receber esses links coloque o mouse em cima e olhe se na barra de status do navegador aparece uma maracutaia como na imagem abaixo. Isso vale pra qualquer navegador.

Imagem

Já percebeu o golpe nesse link? Pois então confirme com o Dr. Web. Veja lá embaixo da página do AjudaNet um espaço com título URLs Vírus Scan. Copie o link e cole no campo como feito na figura.

Imagem Imagem Imagem

Clique em Scan e aguarde a janela que se abre apresentar o resultado. Se aparecer uma tela vermelha como essa o bicho tá pegando e se o link veio pelo Orkut ou MSN de um conhecido, avise que ele tem vírus no PC. Veja no final desse texto como tirar esse vírus sem instalar outro antivírus.

Imagem

Verificando o link com o Firefox

Se ainda não tiver o Firefox instalado clique aqui pra baixar e depois instale a extensão Dr. Web. Na primeira vez que instalar uma extensão deve-se desbloquear o site no Firefox. Quando aparecer um desses links sem vergonha, basta clicar com o botão direito no link e mandar verificar com o Dr. Web.

Imagem

Usar o Firefox é mais cômodo e seguro porque você pode usar a extensão NoScript que pode evitar alguém roubar seu perfil do Orkut ou redirecionar para páginas com vírus. Se o PC já foi contaminado usando o Internet Explorer, use o BitDefender Online para tirar todos os vírus diretamente pela Internet sem instalar outro antivírus.


Fiz aqui em casa e deu tudo certinho.
Muito legal esse artigo.
[]'s
Responder
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal